O nobre ideal e a comprovada liderança do grande Partido do Trabalho da Coreia, empenhado em concluir exitosamenter a sagrada causa revolucionária do Juche, de acordo com a doutrina de primazia das massas populares, coroam a cada ano, que passa no território pátrio, com sucessos e vitórias notáveis da história, produzindo mudanças gigantescas e um avanço vigoroso em todos os setores da construção do Estado.
Ao iniciar o ano de 2024, no qual se garantiria a possibilidade de concluir com sucesso o Plano Quinquenal, o Comitê Central do PTC jurou solenemente, em honra à sua gloriosa bandeira, cumprir com absoluta dedicação as responsabilidades importantes que a época e o povo lhe atribuíram.
Com sua estratégia de luta acertada, decisão estratégica e capacidade de execução consequente, transformou este ano no de mudanças e avanços, repleto de êxitos ampliados, apesar das provas extremas.
O trajeto orgulhoso deste ano, que colocou à vista a chegada de uma nova era de prosperidade na construção socialista e os importantes indicadores de desenvolvimento e avanço pleno tanto para a capital quanto para as localidades, torna-se uma pedra angular que sustenta o cumprimento bem-sucedido do programa de luta apresentado pelo VIII Congresso do PTC e novas vitórias que serão alcançadas de forma consecutiva.
Superando incontáveis desafios com uma luta tenaz e um esforço perseverante, e atravessando processos de desenvolvimento caracterizados por inovações, criação audaciosa e avanço constante, o povo coreano se tornou ainda mais orgulhoso e convencido de que o Partido e regime são os melhores do mundo, e que tanto a felicidade de hoje quanto a glória do futuro serão garantidas no seio destes.
Todos os militantes partidistas, habitantes do país e oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia, seguros do cumprimento bem-sucedido de sua causa e ideal, desejam dar grandes passos de avanço e desenvolvimento rumo à vitória mais grandiosa, reforçando a fé e o otimismo na invencibilidade e no futuro promissor do socialismo ao estilo coreano, que marcha com vigor pelo caminho da independência, autarquia e autodefesa sob a orientação do grande Comitê Central do Partido.
De 23 a 27 de dezembro, foi realizada na sede do Comitê Central do Partido, o supremo Estado-Maior da Revolução Coreana, a sessão ampliada da 11ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do PTC, que fez um balanço dos notáveis sucessos de 2024, alcançados com a força irresistível, típica do Estado e povo, mais fortes que qualquer prova ou desafio, e determinou a orientação e a estratégia de desenvolvimento das tarefas partidistas e estatais de 2025, que estabelecerá outro ponto de virada na história de fortalecimento do PTC e da RPDC.
O Secretário-Geral do PTC, Kim Jong Un, participou da reunião.
Quando ocupou a tribuna, todos os presentes receberam com aclamações este grande representante do Partido, Estado e povo, e destacado líder da revolução jucheana, que está forjando um novo período de prosperidade mais justo e digno com sua excepcional capacidade política e grande liderança.
Participaram da reunião os membros plenos e suplentes do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.
Estiveram presentes, na qualidade de observadores, os funcionários dos departamentos do Comitê Central do PTC, os quadros dos ministérios, órgãos centrais e instituições de direção a nível provincial, os secretários-chefes dos comitês do PTC, os presidentes dos comitês populares nas cidades e condados, os quadros diretivos do partido e da administração das fábricas e empresas importantes, assim como os comandantes correspondentes do Exército Popular.
Kim Jong Un presidiu a Reunião Plenária.
"Assim como no ano passado, este ano também ocorreram feitos significativos que abrem uma nova fase transcendental em todos os campos, como a política, a economia, a cultura, a defesa e a diplomacia, o que é um sucesso notável e indispensável para o avanço da revolução coreana", destacou.
"Neste momento de avaliação da luta de um ano, o Comitê Central do PTC deve identificar muitos mais defeitos do que sucessos, embora estes não passem de detalhes ou de uma parte, e também encontrar formas de corrigi-los", destacou, acrescentando que essa é uma atitude correta e uma posição revolucionária.
Referiu-se à necessidade de adotar nesta reunião uma medida drástica para superar os elementos negativos que impedem o desenvolvimento normal do Estado e elaborar substancialmente o plano de luta para implementar sem falhas a resolução do Congresso do Partido em 2025, o último ano correspondente ao 8º período do Comitê Central do Partido, e declarou aberta a sessão.
Foi eleita a presidência com os membros do Bureau Político do Comitê Central do PTC e de seu Presidium.
Foram levantados os seguintes pontos da agenda:
1. Sobre o balanço do cumprimento das políticas do Partido e do Estado para 2024 e a direção da luta para 2025
2. Sobre o trabalho da Comissão Revisora Central do Partido em 2024
3. Sobre a nova política do Partido em relação ao desenvolvimento local e as tarefas subsequentes
4. Para a implementação de uma série de medidas destinadas a consolidar a base da educação do país
5. Sobre a execução dos orçamentos estatais para 2024 e o projeto dos mesmos para 2025
6. Sobre o trabalho dos aparatos internos do Partido
7. Questão organizacional
A reunião aprovou por unanimidade a agenda proposta.
Foi discutido o primeiro ponto: "Sobre o balanço do cumprimento das políticas do Partido e do Estado para 2024 e a direção da luta para 2025".
Os participantes ouviram o informe.
No informe, foram destacados em detalhes os sucessos alcançados por meio da luta para cumprir as tarefas programáticas apresentadas nas importantes reuniões do Partido, como a 9ª e o 10ª Reuniões Plenárias do 8º Período do Comitê Central do PTC e as 19ª e 22ª reuniões ampliadas do seu Bureau Político no mesmo período, além dos defeitos observados nesse processo.
Kim Jong Un proferiu o discurso programático de conclusão sobre o primeiro ponto da agenda.
Ele fez uma avaliação do Comitê Central do PTC sobre o cumprimento das políticas do Partido e do Estado em 2024, considerado pelo Partido e povo como um ano de empenhos e mudanças, e resumiu os principais feitos do ano em curso.
"Neste ano, fortalecemos a força absoluta do país e garantimos com firmeza a defesa de sua soberania e o desenvolvimento do socialismo, continuando o empenho em consolidar as esferas política e militar.
Em todo o Partido, foi ativada uma ofensiva para criar o espírito de Chollima da nova época, por meio do fervor patriótico de todo o povo, baseado na nossa peculiar unidade monolítica. Esse processo acabou por multiplicar nosso poder político e ideológico, o que nos permite realizar milagres, superando com audácia todas as dificuldades.
Este ano, foi escrita outra página notável na história da política do nosso Partido, que concede primazia às massas populares.
Como resultado da catastrófica inundação em algumas regiões do país, nosso Partido tomou a oportuna decisão de iniciar uma ambiciosa reconstrução, transferir os afetados para Pyongyang para oferecer-lhes condições de vida estáveis e confortáveis, e ativar um sistema de emergência para ministrar aulas aos alunos.
Como uma demonstração da sinceridade do Partido em proporcionar às pessoas em dificuldade mais do que perderam e de sua prioridade com a educação, considerando a formação das novas gerações como a principal tarefa estatal, cumprindo assim sua missão ao serviço do povo, essas medidas importantes resultaram no estreitamento dos laços entre o Partido e o povo, e no maior apoio e confiança das massas na política do Partido."
O Secretário-Geral se referiu aos impressionantes sucessos alcançados na construção de uma poderosa autodefesa nacional, garantia fundamental para a defesa do povo e sua soberania.
Em sua conclusão, destacou que os ramos da ciência da defesa nacional e da indústria armamentista desempenharam um grande papel no cumprimento da causa da construção do exército poderoso, ao preservar com firmeza a paz e a estabilidade com sua força predominante, mantendo uma disposição intransigente para reagir ao agravamento excessivo do ambiente de segurança regional, demonstrando na prática o novo dissuasivo estratégico e exaltando ao mundo a inesgotável capacidade de desenvolvimento e modernidade, além da posição no cenário internacional das ciências e tecnologias da defesa nacional da RPDC, e continuou:
"O conjunto da economia nacional apresentou uma clara tendência de desenvolvimento, e foram alcançados sucessos substanciais em favor do bem-estar do povo.
A produção de materiais de aço laminado, metais não ferrosos, fertilizantes nítricos, eletricidade, carvão, cimento, madeira, peixe, tecidos e cereais superou as metas em 127%, 106%, 103%, 101%, 110%, 101%, 104%, 101%, 101% e 107%, respectivamente, e a quantidade de cargas transportadas por via férrea foi cumprida em 108%. Assim, foram conquistadas com sucesso as 12 metas principais para o desenvolvimento da economia nacional, incluindo a construção de habitações.
Foram impulsionadas com êxito as obras de ajustes e reforços, como a segunda etapa da remodelação da Fábrica de Tratores Kumsong e a instalação do alto-forno de economia de energia e aquecido por oxigênio no Complexo Siderúrgico de Hwanghae, feitos que contribuíram para o maior desenvolvimento e potencialidade da economia independente.
O setor agrícola conseguiu novamente uma colheita abundante ao introduzir de maneira ativa o método de cultivo científico. Em abril passado, foi concluída a segunda etapa da construção e reabilitação total do sistema de irrigação, fortalecendo assim a base material da produção agrícola.
O setor de construção ergueu novas moradias para 10 mil núcleos familiares mais refinadas e avançadas do ponto de vista estético, na zona de Hwasong da capital, e concluiu a construção das habitações na área de Komdok, planejada para este ano. Da mesma forma, em muitas cidades e condados, foram completadas a modernização das aldeias rurais, o que foi motivo de grande alegria para todo o povo.
O cumprimento da enorme tarefa de reconstrução nas províncias de Pyongan Norte, Jagang e Ryanggang, afetadas pelas inundações, e a nova aparência das modernas cidades rurais elevaram a construção local a um novo nível, exibindo nossa inesgotável capacidade de autossuficiência e autodeterminação, e promovendo o crescimento dos militantes do Partido, dos jovens e dos militares por meio de suas ações patrióticas.
Nos setores da ciência e da cultura, foram obtidos resultados que promovem a criatividade de todo o povo e a prosperidade do Estado, além de enaltecer a grandiosidade do país.
Foram cumpridas as principais e importantes tarefas para o desenvolvimento científico e tecnológico, e foi dado um grande avanço na solução dos problemas técnico-científicos urgentes para a maior produção de diversos setores econômicos, como as indústrias-chave, a indústria leve, a agricultura e a melhoria da vida da população. Além disso, foram feitos esforços para renovar os setores da educação, da saúde pública, da literatura e das artes.
Nossas futebolistas conquistaram vitórias consecutivas nas Copas da Ásia e do Mundo. Igualmente, nossos atletas ocuparam lugares de destaque nas competições asiáticas e mundiais de halterofilismo, tênis de mesa, boxe, taekwondo e outras disciplinas, os quais constituem conquistas dignas de menção no balanço deste ano.
O Partido formulou a 'política de desenvolvimento local 20×10', com vistas ao desenvolvimento simultâneo e equilibrado das localidades e à melhoria real da vida de todo o povo, e obteve suas primeiras concretizações perfeitas, dando mais esperança e coragem ao povo, além de redobrar sua criatividade e confiança em si mesmo", afirmou com orgulho.
Em nome do Comitê Central do Partido, Kim Jong Un expressou seu cordial agradecimento aos militantes partidistas, trabalhadores, militares e jovens, que ao longo deste ano decisivo para o cumprimento do Plano Quinquenal trabalharam com constância e devoção patriótica, obtendo sucessos significativos, criadores e inovadores ao cumprir com lealdade as resoluções partidistas, apoiando incondicionalmente a ideia e direção do Comitê Central do Partido e superando todos os desafios e dificuldades.
Ele enumerou uma série de desvios e defeitos que obstaculizam o avanço e desenvolvimento, entre os quais destacam-se a incapacidade do Estado para prevenir as calamidades e a construção que não é realizada sobre uma base científica.
Após indicar como rumo geral das atividades para o próximo ano o impulso substancial dos preparativos para o desenvolvimento da próxima etapa, cumprindo com êxito o Plano Quinquenal, apresentou as tarefas políticas para a sua materialização.
"É preciso concentrar as forças para o desenvolvimento da economia nacional como um todo", afirmou, e definiu as metas para as indústrias-chave, como a metalúrgica, a química, a elétrica, a mecânica, a carbonífera e o transporte ferroviário.
Na conclusão, foi destacada a necessidade de dar outro salto para realizar o ideal por meio de uma ambiciosa campanha de construção no ano seguinte.
"Em 2025, devemos concluir a construção de moradias para 50 mil núcleos familiares na cidade de Pyongyang, impulsionando a edificação das moradias da quarta etapa na área de Hwasong, terminar simultaneamente a construção de moradias na área de Komdok e continuar a construção de moradias rurais. Acima de tudo, devemos empenhar-nos em erguer as instalações industriais e públicas que acelerarão a grande obra da prosperidade local e estabelecer, em outra área, outro excelente exemplo de empresa de maricultura, com base nas experiências adquiridas na construção dessa empresa na cidade de Sinpho."
Insistiu na necessidade de melhorar o trabalho de reflorestamento, o cuidado do território nacional e a proteção do ecossistema e do meio ambiente, além de estabelecer um rigoroso sistema e ordem de comando unificado do Estado para a prevenção de calamidades, fazer todos os preparativos para enfrentar os impactos de desastres, como o fornecimento de equipamentos e materiais de socorro, e reduzir ao máximo os danos por meio da previsão científica e precisa das inundações, com a devida prontidão.
Foi enfatizado alcançar com sucesso a meta do crescimento econômico, dedicando esforços à resolução dos urgentes problemas metodológicos, como a melhoria do sistema e dos métodos, a planificação e os preços, de acordo com a estrutura econômica e a realidade concreta do país, a fim de garantir o controle unificado de toda a economia.
O Secretário-Geral determinou como tarefa fundamental apresentada pelo VIII Congresso do Partido registrar uma mudança substancial na vida da população e sugeriu alcançar resultados mais concretos no próximo ano, impulsionando com mais vigor as tarefas políticas importantes relacionadas à vida do povo.
"Para 2025, o setor agrícola tem a tarefa de alcançar a meta de produção de cereais indicada pelo Partido e estabelecer uma base que permita aumentar decisivamente a produção durante o período do novo plano de longo alcance."
Foram abordadas as medidas para assegurar a produção agrícola estável e contínua, incluindo consolidar a base material e técnica do setor, dar importância à agricultura científica e formar de maneira sistemática muitos competentes que executem o programa da revolução rural na nova época e que assumam a tarefa de transformar o campo socialista.
Para a indústria leve, foi enfatizada a necessidade de priorizar a qualidade como tarefa principal, dedicando grande esforço para melhorar a qualidade dos alimentos básicos e dos produtos de consumo indispensáveis, e, em particular, realizar com responsabilidade a política socialista voltada para crianças e estudantes. Além disso, foram esclarecidas as vias práticas para consolidar a base material do setor pesqueiro.
O discurso de conclusão qualificou como importante a tarefa de fortalecer o papel dos setores da ciência e da cultura no novo ano, no qual será finalizada a exploração e transformação da primeira fase, com vista ao desenvolvimento integral do socialismo.
"O círculo científico deve se empenhar para alcançar resultados bem-sucedidos que garantam a vitória da ofensiva final na implementação da resolução do Oitavo Congresso do Partido e a levem a uma nova etapa de desenvolvimento.
Ao setor de saúde pública, cabe aproximar constantemente da realidade os tratamentos e a prevenção, elevar a qualidade da assistência médica aos trabalhadores e fortalecer a base de profilaxia que possibilite enfrentar qualquer crise sanitária em escala mundial.
Aos setores de literatura e da arte, imprensa e informação, e esportes, compete agitar o mundo, incentivar o país e multiplicar o ímpeto revolucionário por meio da produção de excelentes obras literárias e artísticas, de uma intensa ofensiva midiática e de triunfos nas competições esportivas.
Às organizações de trabalhadores, cabe ser mais ativas na luta do próximo ano, que será um marco de grande vitória e transformação na história do nosso Partido e pátria. Em particular, as organizações da União da Juventude devem preparar seus funcionários e membros como continuadores fiéis da revolução, considerando como sua própria vida o propósito e a intenção da política do PTC de dar importância à juventude", apontou.
Foi feito um resumo dos sucessos alcançados neste ano para elevar a posição do Estado na arena internacional e consolidar sua posição no exterior, bem como das características da atual situação internacional, onde se destacam o crescimento e avanço das forças independentes, enquanto se enfraquece notavelmente o campo das forças hegemônicas.
"Ao enfrentar com agilidade e habilidade a crítica situação regional e a constante transformação das relações internacionais, nossa República defendeu fielmente seus direitos soberanos inalienáveis, alcançou vitórias de importância estratégica para promover ainda mais os interesses do Estado e elevar seu prestígio nacional, mantendo inalterado seu rumo de luta e sua posição de princípios na política externa. Dessa forma, solidificou sua posição no cenário mundial como uma força representativa, poderosa e independente, que defende a construção de um mundo justo e multipolar."
Foram detalhadas as tarefas estratégicas e táticas do setor de trabalho externo, com o objetivo de criar uma conjuntura internacional mais favorável à revolução coreana, agindo com iniciativa e coragem, conforme o propósito estratégico do Partido nesta área.
"Os Estados Unidos são descritos como o país mais reacionário, que adota o anticomunismo como uma política estatal imutável. A atual realidade, em que sua aliança com o Japão e a República da Coreia se expande como um bloco militar nuclear agressivo e no qual a República da Coreia se tornou a frente avançada anticomunista submissa ao domínio estadunidense, nos ensina claramente qual rumo devemos seguir e o que devemos fazer."
O discurso apresentou a estratégia de enfrentamento aos Estados Unidos com uma intransigência rigorosa, que será implementada com precisão para garantir os interesses futuros e a segurança da República.
Foram delineadas as tarefas para o setor de trabalho externo, com ênfase em travar uma luta vigorosa para defender os direitos soberanos, elevar o prestígio do Estado e proteger seus interesses, além de promover o desenvolvimento das relações com os países amigos que respeitam a dignidade e os interesses do Estado.
O Secretário-Geral destacou a importância de preparar o Exército Popular da Coreia como forças revolucionárias, infinitamente fiéis à direção do Partido e robustas tanto no aspecto ideológico quanto técnico.
"Considerando o fortalecimento político e ideológico como a tarefa estratégica principal, o Exército Popular deve tornar-se forças revolucionárias que triunfam com o poder da ideologia, formando todos os oficiais e soldados como fortes em termos ideológicos e espirituais, verdadeiros patriotas. Acima de tudo, deve-se desenvolver uma ofensiva ideológica para incutir nos militares uma firme consciência de enfrentamento ao inimigo, uma visão inabalável sobre o inimigo principal e uma total disposição para combater até a morte.
É necessário aprofundar o estudo dos métodos de combate ao estilo coreano, de acordo com as exigências e modalidades da guerra moderna, bem como em resposta às táticas e estratégias de guerra dos inimigos. Deve-se também acelerar a informatização e modernização do comando das operações, aprimorando continuamente a capacidade de execução de guerra do Exército Popular por meio da pesquisa constante e da aplicação de formas e métodos científicos de exercícios militares.
Além disso, é imperativo impulsionar de maneira contínua e vigorosa a preparação para a guerra no setor de defesa civil."
O Secretário-Geral apresentou as orientações estratégicas e táticas para garantir o fortalecimento inabalável do dissuasivo de guerra autodefensivo, por meio do progresso acelerado das ciências e tecnologias da defesa nacional e do desenvolvimento vertiginoso da indústria da defesa, frente às cada vez mais graves provocações militares dos EUA e seus aliados contra a República, e delineou as tarefas para sua implementação.
"O trabalho do próximo ano, para cumprir com sucesso as resoluções do VIII Congresso do Partido, exige que as organizações partidistas, os Estados-Maiores políticos de cada setor e unidade redobrem, mais do que nunca, sua função e atividade." O Secretário Geral apontou que todos devem desenvolver com planos meticulosos e um ânimo renovado o trabalho organizacional e político, visando a conquista das metas já estabelecidas.
"Acima de tudo, todos os funcionários do Partido devem ter bem em mente o verdadeiro significado do lema 'Tudo para o povo e tudo apoiando-se nas massas populares!' e se dedicar inteiramente ao trabalho para o povo, conforme o propósito do CC do Partido", destacou.
Ele também enfatizou que, embora as condições devam continuar extremamente críticas, as valiosas experiências e lições adquiridas, bem como a confiança renovada e a força conquistada em meio à luta árdua deste ano, que abriu uma nova era de mudanças inéditas desde a fundação do Estado, impulsionarão infalivelmente a alcançar o que foi proposto. O Secretário-Geral fez um fervoroso apelo a todos para lutar com convicção e mais ousadia pela grande vitória e glória de 2025, assumindo plenamente sua importante tarefa e responsabilidade perante a época, a revolução, a pátria e o povo.
Todos os participantes expressaram, com aplausos estrondosos e aclamações intensas, total apoio ao discurso de conclusão de Kim Jong Un, no qual foram esclarecidas as tarefas e os caminhos para acelerar o avanço histórico em direção à prosperidade do Estado, estendendo os gloriosos êxitos de 2024, alcançados com a força própria de todos os militantes do Partido e habitantes do país, unidos monoliticamente sob a bandeira de fidelidade e patriotismo, ao desenvolvimento e triunfos contínuos de 2025.
O histórico discurso de conclusão do Secretário-Geral é o grande programa prático que torna possível garantir cientificamente e amplificar de forma gigantesca o cumprimento perfeito das sagradas metas de luta do Partido, que iniciou a sublime trajetória rumo ao desenvolvimento integral do socialismo, erguendo o nobre ideal de Iminwichon (considerar o povo como o céu), a unidade monolítica e o apoio em suas próprias forças.
A reunião discutiu o segundo ponto da agenda, "Sobre o trabalho da Comissão Revisora Central do Partido em 2024".
Foi apresentado o informe correspondente.
O informe fez referência aos sucessos obtidos nos trabalhos para garantir financeiramente e materialmente a implementação da linha de construção da disciplina partidista de nova época, assim como nas atividades e tarefas partidistas, e destacou com rigor os desvios observados nos comitês revisores do Partido em todos os níveis.
A reunião fez uma avaliação correspondente sobre os trabalhos da Comissão Revisora Central do Partido realizados neste ano.
E discutiu o terceiro ponto da agenda, "Sobre a nova política do Partido em relação ao desenvolvimento local e as tarefas subsequentes".
Kim Jong Un destacou que a "política de desenvolvimento local 20x10", que o Partido promove com energia como tarefa revolucionária primordial, considerando-a um importante assunto político e um desejo máximo, é a determinação de maior relevância desde a fundação do Partido e do Estado, e uma luta ambiciosa de criação que visa oferecer uma nova vida rica e civilizada a todos os habitantes do país, elevando vertiginosamente o nível de desenvolvimento de todas as localidades em um curto período de dez anos, e prosseguiu:
"Com uma resolução audaz, refletimos na política a tarefa de médio e longo alcance para a transformação local, que tem sido nosso ideal por quase 80 anos, e avançamos sem demora para a etapa de sua execução ativa, apesar dos grandes desafios e dificuldades que obstaculizam nosso progresso e das imensas tarefas que devemos impulsionar e cumprir no período restante do plano quinquenal. Esta é, de fato, toda uma revolução que implica criar uma nova história.
Foi necessária uma reflexão, decisão valorosa e coragem nada fáceis para determinar essa ambiciosa linha de grande mudança, um programa prático para o desenvolvimento local. Alcançar o desenvolvimento equitativo e simultâneo de todas as localidades do país é uma importante tarefa estratégica da construção socialista ao nosso estilo, com rumo ao desenvolvimento integral, e ao mesmo tempo uma tarefa política urgente para materializar e evidenciar plenamente o ideal político do Partido e do Governo de dar primazia às massas populares."
O Secretário-Geral apontou que a XIX reunião ampliada do Bureau Político do VIII Período do CC do PTC, realizada em janeiro deste ano, adotou a "política de desenvolvimento local 20x10", destinada a elevar o nível de vida material e cultural básico dos habitantes de todo o país dentro de 10 anos, por meio da construção a cada ano de modernas fábricas da indústria local em 20 cidades e condados, sob a responsabilidade total do Partido e do Governo, e tomou medidas concretas para sua execução.
"Os construtores militares, os primeiros a cumprir a política de desenvolvimento local, ergueram novas fábricas como criações impecáveis, correspondentes à ideia, ao poderio e à civilização da atual época, dedicando-lhes enormes esforços com elevada responsabilidade e consciência pela dignidade do Partido e pela honra do exército.
Os trabalhadores, cientistas e técnicos de várias áreas responsáveis pelo abastecimento de materiais e equipamentos e pelo serviço técnico, entre elas a indústria mecânica e de materiais de construção, alcançaram valiosos sucessos no cumprimento da tarefa de produção e pesquisa, demonstrando perseverança e criatividade.
Na cidade de Sinpho, banhada pelo Mar Leste, foi construída uma empresa moderna como modelo de maricultura, adquirindo-se a experiência de desenvolver de forma autossuficiente as cidades e condados banhados pelo mar. Também foram impulsionadas as atividades para fomentar e acelerar a economia das localidades, visando alcançar seu desenvolvimento peculiar.
Esses frutos da execução da política sobre o desenvolvimento local são o resultado de nossa luta honrosa e o testemunho da prosperidade orgulhosa e preciosa, que não pode ser comparada com nada", disse o Secretário-Geral, e continuou, afirmando que embora as tarefas do Partido e do Governo tenham se duplicado e adquirido maior peso, a luta pelo fomento do bem-estar do povo foi dinamizada e expandida, e a construção socialista entrou em uma fase transcendental de avanço.
Explicou o propósito do CC do Partido de edificar adicionalmente nas cidades e condados do país os estabelecimentos de saúde pública, os centros culturais multifuncionais e os estabelecimentos de administração de cereais, considerando que a simples construção das fábricas da indústria local seria insuficiente para eliminar totalmente o atraso secular das localidades e alcançar seu desenvolvimento sustentado, e resumiu o significado da construção desses 3 objetos indispensáveis e a orientação detalhada para sua implementação.
Continuou, afirmando que ao concluir de forma correta e proveitosa as obras mencionadas acima e colocá-las em pleno funcionamento na etapa atual, será possível preparar a sólida base para o desenvolvimento local e abrir uma fase em que se simultaneiam a transformação e a prosperidade das cidades e condados.
Propôs à reunião plenária incluir oficialmente na nova política do Partido sobre o desenvolvimento local a construção adicional dos estabelecimentos de saúde pública, os centros de ciência, educação e vida cultural, e as instalações de administração de cereais, juntamente com as fábricas da indústria local.
Em seguida, foram proferidas as intervenções sobre o terceiro ponto da agenda.
Discursaram o secretário do CC do PTC, Jo Yong Won, o diretor da Direção Política Geral do EPC, Jong Kyong Thaek, o secretário-chefe do Comitê do PTC na província de Hamgyong Sul, Ri Jong Nam, e os quadros de várias áreas que propuseram os discursos escritos.
Os oradores expressaram apoio e consentimento absolutos ao grande programa de desenvolvimento local, no qual foram propostas medidas especiais para dar ponto final ao atraso secular das localidades e avançar com a causa histórica da prosperidade local, e esclareceram as soluções para sua execução.
"A nova política do nosso Partido em matéria da construção paralela do estabelecimento avançado de saúde pública, do centro cultural multifuncional e da instalação de administração de cereais, que são indispensáveis para o desenvolvimento local, é uma questão estatal importante e uma grande empreitada histórica que só pode ser realizada pelo Secretário-Geral, que considera como sua obrigação suportar as dificuldades pelo povo e carregar sobre si os fardos em seu nome", apontaram.
Tomaram a firme decisão de garantir plenamente a execução perfeita da política em questão, acatando com um só espírito e toda a energia o nobre propósito do CC do Partido e cumprindo com a responsabilidade e dever de membros de comando da revolução, que impulsionam com vigor a gigantesca luta para alcançar a transformação local de forma escalonada, tridimensional e ofensiva.
Na reunião, foi discutido o quarto ponto da agenda, " Para a implementação de uma série de medidas destinadas a consolidar a base da educação do país".
Foi apresentado um informe a esse respeito.
"Em agosto passado, o Secretário-Geral tomou uma medida especial para levar todos os alunos das regiões afetadas a Pyongyang, dizendo que o ensino é o assunto estatal número 1, que nunca pode ser adiado, mesmo que o céu desabe. Ele visitou as salas de aula temporárias montadas no Hotel 25 de Abril para averiguar os preparativos para o novo ano escolar", informou o orador, e continuou, afirmando que sua nobre concepção sobre as gerações futuras ensina, mais uma vez, com que postura e posição deve-se tratar os problemas de educar os alunos e oferecer-lhes as condições adequadas de ensino.
"O assunto urgente na época atual, para tornar o país uma potência de talentos e para a educação socialista, é fortalecer ainda mais a base educacional em geral, conforme as demandas da época", destacou, e apresentou à reunião plenária os problemas a serem resolvidos pelo Estado.
Kim Jong Un proferiu o discurso de conclusão sobre o quarto ponto da agenda.
"A educação é o primeiro assunto estatal que deve ser prioridade e requer maiores esforços em qualquer período e estágio, sendo o de maior responsabilidade, que deve ser desenvolvido constantemente", disse, referindo-se ao caráter prioritário e indispensável do desenvolvimento da educação e seu significado.
"De acordo com as tarefas apresentadas pelas VI e VIII Reuniões Plenárias do VIII Período do Comitê Central do Partido, estão sendo tomadas medidas práticas para mudar a estrutura educacional do país, visando oferecer um ensino avançado e melhorar seu conteúdo e métodos, formando com previsão uma reserva de educadores e executando de forma inabalável as políticas socialistas para os alunos", apontou. "Embora nos últimos anos tenham ocorrido mudanças qualitativas de que nos orgulhamos, a base educacional geral ainda não atende às demandas da época e da revolução", criticou, analisando rigorosamente a situação atual do setor educacional e esclarecendo as tarefas imediatas e de médio e longo prazo que o Partido e o Governo devem cumprir, com responsabilidade e concentrando os esforços estatais para consolidar a base educacional.
"Como fixamos como meta a construção de um Estado que dê maior importância ao ensino e que seja o mais desenvolvido do mundo nessa área, devemos nos orientar com segurança para que o Estado se responsabilize totalmente pelos problemas relacionados a materiais, equipamentos e aparelhos escolares, oferecendo aos educadores e alunos as melhores condições de trabalho e estudo", ressaltou. Ele esclareceu a intenção de ter incluído este ponto de forma especial na agenda da presente reunião plenária e iluminou os caminhos para situar, o quanto antes, a base educacional do país em um novo nível.
"É necessário impulsionar como uma questão estatal a reconstrução e modernização das escolas, que representam a maior parte do esforço para consolidar a base educacional, e cumprir sem falta, com uma dedicação perseverante, a ambiciosa meta de remodelar todas as escolas do país dentro de uma década", enfatizou o Secretário-Geral, apresentando as medidas para esse fim.
"À área da educação geral cabe elevar constantemente o nível intelectual de todos os alunos, por meio do aprimoramento qualitativo do ensino básico, revitalizar o setor educacional em geral e reduzir as diferenças entre a cidade e o campo no nível educacional, por meio da recapacitação dos educadores", destacou.
Além disso, foram destacados os assuntos que permitirão ao setor educacional cumprir satisfatoriamente seu objetivo e missão, incluindo, entre outros, o estabelecimento do sistema de apoio à educação de pessoas com deficiência em escala nacional.
"A tarefa educacional, que decide a prosperidade ou o declínio do país e influencia de forma decisiva o crescimento das pessoas, merece a atenção de toda a sociedade", destacou o Secretário-Geral, acrescentando que, atualmente, a prática da revolução exige mais esforço na ajuda a esse setor. Apontou que qualquer funcionário que se preocupe sinceramente com o futuro do Partido, da revolução e da pátria, e que esteja disposto a assumir a responsabilidade por eles, sempre prestará atenção em resolver os problemas educacionais e os tomará como questões de sua incumbência, independentemente de serem grandes ou pequenos.
Afirmou que o progresso da educação garante o caráter vigoroso e promissor da prosperidade integral do Estado e a promoção das localidades e zonas rurais. "Por maiores que sejam as criações e mudanças, e enormes as tarefas revolucionárias, nosso Partido priorizará constantemente a educação, estimulará mais a atenção de toda a sociedade ao setor educacional e aumentará continuamente a ajuda e o investimento do Estado", concluiu o Secretário-Geral.
"Quanto mais crescem a criação e as mudanças, e maiores são as tarefas revolucionárias, mais o nosso Partido colocará a educação de todos em primeiro plano, concederá prioridade a ela, despertará mais atenção social para essa área e continuará aumentando o apoio e o investimento estatal", afirmou.
Em relação à discussão do quinto ponto da agenda, a reunião plenária decidiu organizar um grupo de deliberação sobre o orçamento estatal, com o objetivo de revisar e analisar o estado da execução do orçamento estatal para o ano de 2024 e seu projeto para 2025.
Como sexto ponto da agenda, o encontro debateu "Sobre o trabalho dos aparatos internos do Partido" e aprovou por unanimidade uma resolução correspondente.
Por fim, discutiu-se a questão da organização.
Foram destituídos e eleitos os membros plenos e suplentes do CC do PTC.
Jong Myong Su e Yun Jong Ho, membros suplentes do CC do PTC, foram eleitos como membros plenos, enquanto No Kwang Chol, Ri Hi Yong, Song Jun Sol e Kang Myong Chol foram eleitos diretamente para esse cargo.
Kim Jo Guk, Kim Yong Bok, Kwon Song Hwan, Ri Man Su, Kim Song Bin, Jon Ryong Nam, Hwang Yong Gil, Ri Jong Sik, Sin Chang Gil, Yun Chi Gol e Hong Kil Ho foram eleitos como membros suplentes do CC do PTC.
Foram destituídos e eleitos os membros plenos e suplentes do BP do CC do PTC.
Ri Yong Gil e Choe Son Hui, membros suplentes do BP do CC do PTC, foram eleitos como membros plenos, e No Kwang Chol, Kim Jong Gwan, Ri Hi Yong e Choe Tong Myong foram eleitos diretamente como membros plenos do BP do CC do PTC.
Pang Tu Sop e Kim Chol Won foram eleitos como membros suplentes do BP do CC do PTC.
Foram destituídos e eleitos os membros do Presidium do BP do CC do PTC.
Pak Thae Song foi eleito como membro do Presidium do BP do CC do PTC.
Foram destituídos e eleitos os secretários do CC do PTC.
Choe Tong Myong, Kim Tok Hun e Ri Hi Yong foram eleitos como secretários do CC do PTC.
Houve a remoção e eleição do vice-presidente e membros da Comissão Militar Central do PTC.
No Kwang Chol, Pang Tu Sop e Kim Jong Sik foram eleitos como novos membros dessa comissão.
Houve também mudanças na composição da Comissão Revisora Central do PTC.
Ri Hi Yong foi eleito como novo presidente da CRC, e Kim Jae Ryong e Kim Hyong Sik foram nomeados vice-presidentes. Kang Myong Chol foi nomeado como membro da comissão.
Foram depostos e nomeados os diretores de alguns departamentos do CC do PTC.
Ri Hi Yong, Kim Tok Hun e Kim Jae Ryong foram nomeados como diretores de departamento do CC do PTC.
Kim Chol Sam foi designado como secretário-chefe do Comitê do PTC na província de Pyongan Norte.
Foram removidos e nomeados o Primeiro-Ministro e alguns membros do Conselho de Ministros.
Pak Thae Song foi nomeado como Primeiro-Ministro, e Kim Jong Gwan foi nomeado como vice-Primeiro-Ministro.
Kwon Song Hwan e Kim Yong Sik foram nomeados ministros do Desenvolvimento de Recursos Naturais e do Comércio, respectivamente.
A reunião plenária realizou, em dois dias, as sessões de estudo e consulta por comissões para traçar os planos de cumprimento mais cabal e correto das tarefas do ano de 2025, seguindo as instruções do Secretário-Geral dadas nos debates da agenda e a ideia e espírito de seus discursos programáticos de conclusão.
As sessões foram dirigidas pelos membros do Burô Político do CC do PTC.
Nessas reuniões, foram discutidos os assuntos para consolidar ainda mais e expandir os sucessos da luta deste ano, com base no estudo profundo sobre os projetos de resolução, e foram apresentadas opiniões científicas e inovadoras.
No dia 27, foi convocada a 24ª reunião do BP do 8º Período do CC do PTC.
O BP do PTC examinou as opiniões recolhidas nessas sessões e decidiu remeter à Reunião Plenária os projetos de resolução após emendá-los e complementá-los.
Foi acordado que o grupo de deliberação dos orçamentos estatais examinaria o estado da execução dos orçamentos de 2024 e o projeto dos orçamentos para 2025, apresentando o relatório correspondente à Reunião Plenária
Jo Yong Won informou à Reunião Plenária o resultado da reunião do BP.
A Reunião Plenária provou por unanimidade as resoluções "Para cumprir cabalmente as tarefas para o ano de 2025 do Plano Quinquenal, apresentado pelo VIII Congresso do Partido", "Para promover a prosperidade integral do Estado impulsionando vigorosamente a execução da nova estratégia de desenvolvimento local" e "Para adotar uma série de medidas destinadas a consolidar a base da educação do país".
Deliberou, finalmente, o estado de execução dos orçamentos estatais de 2024 e o projeto para os mesmos de 2025, aprovando a apresentação desses à 12ª reunião da 14ª Legislatura da Assembleia Popular Suprema.
Kim Jong Un declarou encerrada a reunião plenária.
"O ano de 2025 é significativo, pois marcará o 80º aniversário da fundação do Partido, e o Comitê Central do oitavo período fará o balanço de suas atividades diante da época e do povo", ressaltou, e prosseguiu dizendo que deve-se fazer de 2025, o último ano do plano quinquenal, um ponto de virada histórico que ocupe o lugar mais destacado na história da liderança di Partido, aproveitando a extraordinária inteligência, coragem, esforços responsáveis e empenho incansável de quatro anos de explorações e saltos.
O Secretário-Geral convocou todo o Partido, todo o país e todo o povo a alcançar sucessos milagrosos, mobilizando-se na sagrada luta patriótica pela prosperidade e desenvolvimento integrais do grande Estado, e a celebrar dignamente o IX Congresso do Partido como um evento glorioso dos vitoriosos.
A Reunião Plenária de dezembro de 2024 concluiu com sucesso seus trabalhos responsáveis em um ambiente marcado pela alta consciência política e entusiasmo de todos os participantes, decididos a cumprir fielmente até o final seus cargos como dirigentes da revolução, na vanguarda da implementação das políticas do Partido, aceitando no coração a grande confiança depositada neles por dezenas de milhares de cidadãos.
Os membros do órgão de direção central do Partido, que estão na reta final do cumprimento do grandioso programa da revolução, apresentado pelo VIII Congresso do PTC, recordaram a importância das tarefas revolucionárias cuja execução incondicional prometeram diante da Reunião Plenária, e reforçaram sua determinação de transformar, com coragem, esforço, paixão incansável e abnegação, 2025 em um ano maravilhoso e de grandes mudanças, que preparará o caminho para um avanço rumo a uma fase superior de desenvolvimento.
Esta reunião plenária brilhará na história do PTC como um encontro significativo, que multiplicou o otimismo sobre as perspectivas e potencialidades da causa da RPDC, que avança com o ideal mais justo e aspirações ambiciosas, e deu enorme força impulsionadora à marcha histórica para acelerar, com a força irresistível de autoconfiança e autossuficiência, a era de prosperidade integral do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário