quarta-feira, 9 de outubro de 2019
Com motivo da criação da organização do partido
Discurso proferido na reunião de criação da organização partidária, a Associação de Camaradas Konsol, efetuada em Kalun em 3 de julho de 1930.
Na recente Conferência de Quadros Dirigentes da União da Juventude Comunista e da União da Juventude Antiimperialista, definimos a linha da revolução, sua estratégia e tática, as que correspondem com a realidade concreta de nosso país. Ao assinalar de modo claro o caminho a seguir pela revolução coreana, já podemos conduzir vitoriosamente o movimento comunista e a luta antijaponesa de libertação nacional, vislumbrando seguros o dia da restauração da Pátria.
Hoje, ante a nós, os comunistas da nova geração, se apresenta o honroso e importante dever de materializar, de modo consequente, a linha e as orientações da revolução que foram adotadas na Conferência.
A tarefa primordial que se apresenta no cumprimento deste dever histórico é criar uma organização partidista revolucionária.
Para realizar com êxito a revolução, é indispensável que esta seja conduzida pelo partido. Ela não é feita por si só, ainda quando se tenha assinalado o caminho a seguir. Por mais acertada que seja a linha traçada, a revolução não pode ser levada a feliz término se não conta com um partido revolucionário que guie corretamente as grandes massas para sua materialização.
Além disso, hoje temos a tarefa de acelerar os preparativos da implantação da luta armada contra o imperialismo japonês e de aglutinar solidamente as amplas forças patrióticas antijaponesas de todas as classes e setores sociais sob a bandeira da restauração da Pátria para levar a luta antijaponesa de libertação nacional a uma etapa superior. Para cumprir exitosamente esta difícil e complexa tarefa, deve assegurar-se a direção de uma organização partidista revolucionária.
A criação de tal organização também cobra importância para impulsionar com êxito a obra da fundação do partido.
A maioria dos integrantes do Partido Comunista da Coreia, fundado em 1925, eram reclacitrantes faccionalistas ou indivíduos contaminados por ideias faccionalistas, afastados das massas, que sem nenhum preparativo, proclamaram a constituição do comitê central e se dedicaram somente a disputas sectárias para lograr a "hegemonia". Como consequência, o Partido Comunista da Coreia não pôde desempenhar plenamente o papel de vanguarda da revolução e em 1928, ante à repressão do imperialismo japonês, não foi capaz de preservar nem sequer sua existência.
A experiência demonstra que um partido fundado com a proclamação da constituição de seu comitê Central em uma reunião de umas tantas pessoas, e sem haver formado uma base organizativo-ideológica, é incapaz de desempenhar o papel de Estado Maior da revolução e resistir à opressão inimiga.
Tendo em conta esta séria lição, não deveríamos apressar impacientemente a formação do comitê central do partido sem nenhum preparativo, mas devemos preparar sua fundação com esmero. Podemos afirmar que a fundação do partido com uma preparação suficiente é a orientação para a construção do partido definida na recente Conferência de Quadros Dirigentes da União da Juventude Comunista e da União da Juventude Antiimperialista.
Na atualidade, o mais importante no trabalho preparatório para a fundação do partido é criar e estender amplamente suas organizações de base, formar elementos medulares, capazes de conduzir com aprumo o movimento revolucionário, incluso sob as condições difíceis de lutar contra os atrozes imperialistas japoneses, alcançar a unidade e coesão das filas revolucionárias e cimentar bases sólidas entre as massas. Estas são questões fundamentais que na etapa atual de luta pela fundação do partido cobram importância primordial.
Para resolvê-las com acerto é preciso constituir as organizações partidistas criando primeiro as de base com elementos medulares e progressistas já preparados e logo ampliando-as e consolidando-as.
Com vista a realizar com êxito esta tarefa, é necessário uma organização matriz, de vanguarda, do partido, capaz de guia-la com acerto e de maneira unificada.
Se criamos primeiro tal organização e elevamos continuamente seu papel de vanguarda, poderemos impulsionar o trabalho de criação e ampliação das organizações partidistas de base, assegurar plenamente sua identidade ideológica e unidade de ação e realizar com êxito a direção unitária sobre o movimento comunista e a luta antijaponesa de libertação nacional em nosso país.
A nossa luta, a dos comunistas da jovem geração, para a fundação de um autêntico partido marxista-leninista começou com a constituição da União para Derrotar o Imperialismo e registrou um avanço com a criação da União da Juventude Comunista da Coreia. Esta União, integrada pelos membros medulares da União da Juventude Antiimperialista, ao exercer uma direção unificada sobre todas as agrupações revolucionárias, desempenhou um grande papel para mobilizar os operários, camponeses e outros amplos setores para a luta antijaponesa.
Ao criar a UDI e a UJC e preparar núcleos comunistas dignos de confiança e acumular ricas experiências nas atividades organizativo-propagandísticas no curso da direção prática da luta revolucionária, hoje, por fim, fundamos uma organização partidista revolucionária que servirá de cimento para a fundação de um partido da classe operária. Isto é um brilhante fruto da luta revolucionária que nossa jovem geração de comunistas vem empreendendo de modo persistente, desde que hasteou a bandeira da revolução até hoje em dia, superando as múltiplas provas. Além disso, constitui um acontecimento histórico de enorme significância na luta pela fundação de um partido revolucionário.
Poderíamos dizer que a organização partidista revolucionária que criamos hoje servirá de embrião ao partido, que será fundado posteriormente, e será uma entidade de importância matriz para a constituição e ampliação de suas agrupações de base.
Ao criá-la, nossa jovem geração de comunistas passa a contar com uma autêntica organização de vanguarda da revolução e a impulsionar de modo mais enérgico, sob sua direção unitária, os preparativos da fundação do partido e a luta antijaponesa de libertação nacional.
Profundamente consciente da importante missão que assume esta organização, nossa jovem geração de comunistas terá que desenvolver de modo dinâmico a tarefa de assentar o cimento organizativo-ideológico para a fundação do partido.
Baseando-se estritamente na orientação traçada para a fundação do Partido, os membros de nossa organização devem empreender intensas atividades encaminhadas a criar e ampliar aceleradamente as agrupações de base do partido em extensas regiões e implantar o sistema de direção unificada sobre elas.
No momento, atuarão com zelo para estabelece-las e amplia-las continuamente nas regiões da Manchúria do Leste e na parte setentrional da Coreia, próximas ao rio Tuman, que serão uma importante base da luta armada antijaponesa. Temos que constituir por toda parte as agrupações de base do partido com militantes da Juventude Comunista que estão cumprindo admiravelmente seus deveres revolucionários, sem abater-se frente à selvagem repressão dos inimigos, e com outros elementos progressistas, conscientizados e provados.
O importante no cumprimento desta tarefa é realiza-la corretamente, sem desvios, evitando tanto a impaciência como a lentidão. Devemos prevenir casos de que cativados pela impaciência, sejam aceitos cegamente nas organizações do partido pessoas não bem conhecidas, ou que alegando que este trabalho deve ser realizado com seriedade, não admitam a tempo aqueles que estão preparados.
Na medidas que se estendam as organizações de base do partido, devemos implantar um ordenado sistema para as dirigir. Em primeiro lugar, em todas partes da Manchúria do Leste onde estão preparadas as forças revolucionárias há que estabelecer comitês zonais e distritais e nos lugares necessários, os regionais. Assim lograremos estabelecer um sistema de direção unificada sobre as organizações do partido e assegurar com êxito a guia partidista sobre as agrupações revolucionárias e os movimentos de massas em seus respectivos territórios.
Os membros da organização do partido prestarão a maior atenção a lograr uma monolítica unidade organizativo-ideológica e de camaradagem em suas filas. Tal como os grãos de areia são pisoteados se dispersos, mas que formam toda uma montanha se juntos, também os membros da organização não poderão fazer muito se atuarem dispersos, porém, se unem-se solidamente no organizativo-ideológico, e na camaradagem, em função do dever moral, poderão vencer qualquer dificuldade e prova e guiar vitoriosamente a luta revolucionária. Podemos afirmar que assegurar a identidade ideológica e a unidade de ação é uma exigência inerente à organização partidista revolucionária como uma força organizada.
A lição aprendida com o anterior movimento comunista de nosso país comprova que sem uma unidade de ideia e vontade, não é possível construir um partido nem pavimentar o caminho da luta revolucionária. "Unamo-nos com uma só ideologia e vontade!", este é o lema que devemos manter. Com este lema, devemos fazer todos os esforços possível para lograr a unidade e coesão monolítica das filas revolucionárias.
Para cumprir com sua nobre missão, os membros da organização do partido devem preparar um sólido terreno entre as massas a favor da revolução.
Com poucos comunistas e sem o ativo apoio e participação das amplas massas, é impossível fazer a revolução, e se o partido não se arraiga nelas, não poderá desempenhar seu papel, nem tampouco conseguirá preservar sua existência. Uma das principais causas de que o Partido Comunista da Coreia, fundado em 1925, não pôde desempenhar seu papel nem tampouco preservar sua existência, radica no fato de que não contava com o apoio das massas e se encontrava afastado delas.
Tendo em conta esta séria lição, devemos concentrar todas as forças em assentar um sólido terreno entre as massas para a revolução. Devemos educar e conscientizar as massas de todas as classes e estratos para as aglutinar nas organizações revolucionárias sobre a base do princípio de ganhar para a revolução as forças opostas ao imperialismo japonês, ainda que seja somente poucas pessoas, sem distinção de profissão, classe, grau de instrução e crenças religiosas.
Devemos prestar uma profunda e especial atenção em agrupar nas organizações revolucionárias exuberantes integrantes da jovem geração. Educar os jovens com um forte sentido de justiça e espírito empreendedor e ganhá-los para a revolução tem importante significado para levar a bom término a tarefa de ilustrar e conscientizar as massas de diferentes classes e estratos e as aglutinar sob a bandeira antijaponesa. Para unir os jovens da nova geração nas organizações revolucionárias devemos nos proteger estritamente dos faccionalistas que, disfarçados de comunistas, manobram para atrair os jovens, e prevenir a penetração da ideia sectária entre eles.
Contamos com suficientes possibilidade de aglutinar as grandes massas sob a bandeira antijaponesa. Hoje seu ânimo está decaído como consequência da Revolta de 30 de Maio, uma ação aventureira de esquerda, porém se trata de um fenômeno temporário. Na medida que a dominação colonialista do imperialismo japonês se torne mais brutal, irão crescendo cada dia mais as forças que se opõem e se elevará o espírito antijaponês do povo. O problema dependerá de como nós, os jovens comunistas da novas geração, realizaremos o trabalho organizativo-político compenetrando-nos profundamente com as massas.
Outra questão importante para cumprir com êxito as tarefas que assume a organização partidista revolucionária é manter com firmeza uma posição independente.
Isto constitui uma segura garantia para assentar uma sólida base organizativo-ideológica para a fundação do partido e realizar exitosamente nossa revolução. Todos os membros da organização partidista, baseando-se estritamente no princípio de construção do partido e na orientação da revolução coreana que apresentamos, e com seus próprios esforços, impulsionarão de modo ativo e de acordo com a realidade concreta de nosso país os preparativos para a fundação do partido e o avanço da luta armada contra o imperialismo japonês.
O trabalho de criação das organizações do partido deve ser realizado em estreita relação com a luta revolucionária contra o imperialismo japonês. Somente se mantemos este princípio poderemos preparar no fragor da luta as bases organizativo-ideológicas para a fundação do partido e prevenir a repetição da dolorosa lição do Partido Comunista da Coreia, cujo comitê central foi constituído por umas tantas pessoas de sua classe superior, incapazes de impedir que sua organização desmoronasse como um castelo de areia.
Unicamente no curso da luta revolucionária contra o imperialismo japonês podemos formar os elementos medulares da revolução e preparar com solidez suas forças, lograr sua unidade ideo-volitiva e mudar a situação em favor da revolução. É imprescindível que os membros da organização do partido realizem as tarefas de ampliação e consolidação de suas agrupações de base e o estabelecimento do terreno de massas para a revolução em vinculo com as práticas revolucionárias encaminhadas a mobilizar os amplos setores das massas em diversas formas de luta contra os imperialistas japoneses.
Desde os primeiros dias em que iniciamos a revolução, até hoje, percorremos um caminho cheio de provas difíceis. Todavia, ainda nos falta percorrer um largo e tortuoso caminho revolucionário pois nossa revolução apenas iniciou.
Nós, que somos os primeiros membros da organização do partido revolucionário, profundamente conscientes da responsabilidade que assumimos ante à Pátria e à revolução, temos que seguir avançando até a vitória da revolução coreana, marchando com firmeza frente aos contratempos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário