sábado, 12 de outubro de 2019

MINREX exige ao Japão indenizar pelo caso de afundamento de barco pesqueiro coreano


Em entrevista com a ACNC concedida neste sábado (12) em relação ao afundamento do barco pesqueiro coreano, recém ocorrido nas águas do Mar Leste da Coreia por culpa do Japão, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia deu a seguinte resposta:

"No dia 7, um barco patrulheiro da Agência de Pesca do Japão cometeu o ato absurdo de afundar nosso barco pesqueiro que estava em navegação rotineira nas águas do Mar Leste da Coreia.

Ainda que os tripulantes tenham sido socorridos pela parte japonesa, tiveram a vida e segurança gravemente ameaçadas por eles.

As autoridades do governo e os meios de imprensa do Japão tentam manipular a opinião pública falando como se a causa principal do incidente fosse o giro brusco que o barco pesqueiro deu sem aceitar a interceptação e produziu o choque com o barco patrulheiro japonês.

Embora o Japão se mostre entusiasta para justificar seu ato mal-intencionado que parte de sua lógica de bandido, não poderá evadir nunca a responsabilidade do caso.

A parte japonesa assumiu mais uma vez a postura provocativa apesar de nossa advertência prévia de que podem causar o choque eventual a obstaculização, a interceptação e outras ações físicas sobre o trabalho de nossas embarcações pesqueiras. Então, não poderá dizer nada quando tomemos as necessárias contra-medidas de ação.

Demandamos fortemente ao governo japonês que indenize os danos materiais causados pelo afundamento e tome as medidas para prevenir a repetição de tais casos.

Se um incidente como este ocorre novamente, será produzido um resultado que o Japão não desejaria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário