quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Tarefas imediatas das organizações do partido no interior do país


Discurso proferido na reunião constitucional de uma organização do partido, efetuada na colina Turu, no distrito de Onsong, em 1 de outubro de 1930.

Camaradas:

Expresso meu profundo agradecimento aos revolucionários do interior do país que, apesar da rigorosa vigilância do imperialismo japonês, alcançaram êxitos em seus esforços para constituir, ampliar e consolidar agrupações revolucionárias.

Hoje, quando o imperialismo japonês intensifica como nunca a repressão e o saque contra nosso povo e leva a cabo em toda sua magnitude os preparativos de uma guerra de agressão à Manchúria, vamos criar no país a primeira organização do partido como reflexo das exigências do desenvolvimento e das agrupações revolucionárias.

Este fato tem enorme significância para guiar à vitória a luta antijaponesa que é empreendida de modo ininterrupto e sob diversas formas em todas partes do país.

O povo coreano, encontrando-se ante a um dilema de vida ou morte por causa da cruel exploração e saque, repressão e atrocidades de extermínio dos imperialistas japoneses, está empreendendo em todas regiões do país uma intensa luta de massas contra estes inimigos.

Por toda parte são desencadeadas as greves de trabalhadores de grande envergadura, incluindo a de janeiro passado na Fábrica Têxtil de Pusan, enquanto a luta dos camponeses se intensifica.

Também em Onsong e outras zonas ribeiras do rio Tuman, na parte setentrional da Coreia, os trabalhadores mobilizados à construção da ferrovia Unggi-Hoeryong que o imperialismo japonês empreendeu com o fim de agredir o continente, lutam fortemente contra a execução da obra.

A luta massiva contra o imperialismo japonês é empreendida de diversas formas por todas partes, porém como se leva a cabo espontaneamente, sem guiar-se por uma estratégia correta e tática, não pode evitar reveses.

Ante a esta situação, para lograr que a luta antijaponesa do povo seja empreendida de maneira unificada, baseada em uma correta estratégia e tática, é imprescindível assegurar-lhe a direção de um partido comunista, que é uma organização de vanguarda.

A criação das organizações do partido no interior do país também tem significado importante para o assentamento da base do partido que será fundado com o tempo em nosso país.

A fim de fundar o partido, devemos formar a armadura orgânica, por fim ao sectarismo e preparar o terreno entre as massas. Somente assim podemos criá-lo, desenvolvê-lo e consolidá-lo sobre um fundamento saudável.

O fato de que o Partido Comunista da Coreia fundado em 1935 foi dissolvido, sem poder manter sua existência, nos ensina uma grande lição.

Naquele tempo, os sectaristas, sem nenhum preparação para a criação do partido, constituíram o "comitê central" com métodos faccionalistas com alguns intelectuais de matiz pequeno-burguesa, e proclamaram o nascimento do partido. Por conseguinte, esta organização não passou de um castelo de areia, sem o terreno de massas, e por causa das rinhas sectaristas não pôde desempenhar seu papel como Estado Maior da revolução e finalmente não pôde evitar seu desmoronamento.

Os faccionalistas, em vez de tirar uma séria lição disso e empenhar-se para cimentar as bases da fundação do partido, ainda depois da dissolução do mesmo, partindo de sua ambição arrivista, seguem manobrando para aumentar a força de suas respectivas seitas sob o rótulo de "reconstrução do partido", o que divide e debilita mais as filas revolucionárias.

Jamais devemos repetir os passos dos faccionalistas. Em vez de tratar de criar um "comitê central" sem nenhuma base, nos orientaremos a constituir organizações de base do partido e a estende-las e fortalece-las. Unicamente procedendo assim poderemos selecionar de modo rigoroso, um por um, os jovens comunistas imaculados e robustos não contaminados pelo sectarismo e pelo oportunismo de toda classe, dar-lhes a preparação necessária e estabelecer uma sólida base para a fundação do partido.

Já anteriormente enviamos agentes políticos às zonas da parte setentrional da Coreia e a regiões localizadas no mais profundo do país e criamos numerosas organizações revolucionárias. Em Onsong e seus arredores, por exemplo, existem, entre outras, as pertencentes à Juventude Comunista e a Juventude Antiimperialista, a Associação da Juventude Antijaponesa, a Associação de Camponeses e a Associação da Juventude Trabalhadora, as quais estão trabalhando para agrupar em suas filas as massas e transmitir-lhes o espírito revolucionário.

A organização do partido que criamos hoje vai desempenhar um grande papel na consolidação das agrupações revolucionárias do país e na extensão e desenvolvimento da luta do povo em etapa superior.

Camaradas:

Somente com o fato de que vamos constituir esta organização não se assegura por si só a direção sobre as agrupações revolucionárias do país. Tudo depende de que os camaradas aqui presentes se esforcem com afinco e com alto sentido de responsabilidade para ampliar e consolidar sua organização.

Somente quando esta for ampliada e consolidada, poderemos aglutinar solidamente as forças antijaponesas de todas as classes e estratos sob a bandeira da restauração da Pátria e levar a revolução coreana a uma nova etapa de desenvolvimento ao assegurar uma correta e oportuna direção sobre as agrupações revolucionárias e a luta de massas.

Para estender e fortalecer a organização do partido, devemos, antes de tudo, incorporar nela pessoas leais, avezadas e provadas nas atividades organizativas revolucionárias e na luta prática.

Dentre os operários e camponeses serão aceitas pessoas progressistas com uma firma consciência classista, que se proponham sacrificar seus interesses pessoais em prol da revolução e gozem de confiança das massas, sobretudo muitos jovens formados na Juventude Comunista e na Juventude Antiimperialista.

Como os jovens, além de serem objetos de opressão e desprezo do imperialismo japonês, por sua condição nacional, são sensíveis ao novo e tem um forte sentido de justiça, possuem mais elevada consciência nacional e ideias antijaponesas que outros e um forte espírito patriótico de lutar com abnegação pela independência do país.

Trabalhar bem com eles e incorporá-los de modo ativo à organização do partido constitui uma questão de suma importância para conscientizar no nacional e classista os amplos setores das massas e os mobilizar para a luta contra o imperialismo japonês.

Na região de Onsong há um bom número de jovens estudantes que receberam influência revolucionária em Jilin, Longjing e outras zonas de Jiandao, jovens que trabalham nas obras de construção da ferrovia e os de famílias camponesas pobres e peões. Nosso dever é incorporá-los às organizações revolucionárias e os forjar.

A organização do partido deve impulsionar com energia o trabalho de aglutinação das massas de diferentes classes e estratos nas agrupações revolucionárias.

Somente procedendo assim podemos cumprir com êxito o dever da luta antijaponesa mediante uma sólida preparação das forças revolucionárias e a organização do partido se fará forte arraigando-se profundamente nas massas.

Para unir de modo compacto os amplos setores das massas, é preciso que os militantes do partido se compenetrem profundamente com eles, busquem e captem os elementos medulares, e apoiando-se nestes, atuem com pujança para despertar as massas.

C conscientização das massas deve ser levada a cabo com diversas formas e métodos.

Na educação de diferentes classes e estratos das massas, há que pôr ênfase na elevação de sua consciência nacional e na ampliação de seus conhecimentos políticos. Desta maneira, dando-lhes a conhecer com clareza quem são os inimigos, que está do seu lado, e quem podem ser aliados, deve,ps incorporá-las ativamente nas organizações revolucionárias de diversas fomas.

Uma importante tarefa que deve ser cumprida de maneira eficaz pela organização do partido, é mobilizar vitoriosamente os amplos setores das massas para a luta antijaponesa.

Entrando na década de 30, os bandidos imperialistas japoneses impulsionam em toda sua magnitude os preparativos da guerra de agressão à Manchúria, por uma parte e, pela outra, sob o pretexto de manter a "segurança da retaguarda", intensificam como nunca antes a ofensiva política reacionária encaminhada a reprimir implacavelmente qualquer ímpeto antijaponês de nosso povo e incluso a menor manifestação de aspiração à independência nacional.

Em virtude de toda uma série de leis infames, incluindo a "lei de manutenção da segurança pública", pisoteiam e suprimem até a liberdade de expressão, publicação, reunião e associação e outros direitos democráticos elementais de nosso povo, e dissolvem à força incluso as entidades culturais, para não falar das de caráter político.

Nesta severa época quando sob a inaudita tirania do imperialismo japonês nossa nação se encontra em um dilema de vida ou morte, para salvá-la há que mobilizar de modo ativo as grandes massas para a luta antijaponesa.

Com uma análise correta da situação criada, devemos empreender dinamicamente a luta antijaponesa em diversas formas.

Temos que empreende-la combinando estreitamente as formas legais com as ilegais, e ganhando para a revolução e alçando nesta batalha todas as forças que odeiam o imperialismo japonês, incluso os religiosos e capitalistas nacionais conscientes, para não falar dos operários e camponeses.

Passando de modo gradual da luta de pequena envergadura à de grande escala, devemos alcançar maiores vitórias de modo que as massas populares tenham a firme fé de que se batalham mancomunadamente, podem derrotar qualquer inimigo.

Para poder desempenhar plenamente seu papel de vanguarda de dirigir todas as agrupações revolucionárias e mobilizar as massas populares para a luta revolucionária, é preciso que a mesma organização do partido se consolide.

Para este fim, o primordial é que seus militantes se armem de modo firme com o marxismo-leninismo e com as linhas e orientações da revolução coreana.

Vocês, camaradas, devem assimilar profundamente estas linhas e orientações e os ter como sua crença inabalável. Assim cumprirão suas tarefas de modo responsável e com plena fé na vitória da revolução.

Uma questão importante para a consolidação da organização do partido é fortalecer sua disciplina interna.

Como vocês realizam suas atividades sob a rigorosa vigilância do inimigo, tem que prestar uma atenção especial a implantar uma disciplina férrea dentro da organização e manter seus segredos.

Devem dirigir atenção profunda a manter a pureza orgânico-ideológica das filas do partido. Somente quando assegurada a pureza orgânico-ideológica e a unidade e coesão de suas filas, a organização do partido poderá vencer a repressão fascista do imperialismo japonês e as manobras subversivas e de sabotagem dos faccionalistas, e cumprir com êxito sua missão.

Para assegurar esta pureza, é necessário empreender uma luta intransigente contra todo tipo de fatores ideológicos malignos e estar sempre em guarda para prevenir a infiltração em seu seio de faccionalistas e elementos espúrios. Desta maneira se deve lograr que as filas do partido se convertam nas filas de genuínos revolucionários, solidamente unidos sobre a base de uma mesma ideologia e vontade.

O militante do partido é um combatente de vanguarda que se esforça abnegadamente por nossa obra revolucionária. Vocês, profundamente conscientes de sua grande responsabilidade como membros da primeira organização do partido criada no país, se prepararão como autênticos revolucionários.

Mantendo-nos fiéis ao compromisso assumido ante à revolução, lutemos todos com energia pela vitória da revolução coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário