sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Formemos os membros do Corpo Infantil como seguros pilares da revolução


Conversação com os responsáveis do Corpo Infantil em Xiaobeigou, distrito de Wangqing, em 17 de junho de 1933.

Gostaria de aproveitar este encontro com os responsáveis do Corpo Infantil para referir-me a alguns problemas relacionados com as atividades desta organização.

Lutamos para derrotar os bandidos imperialistas japoneses, e lograr a libertação e a independência da Coreia e para edificar na terra-pátria uma vez liberada uma sociedade socialista e comunista onde todos possam viver felizes, livres de exploração e opressão. Este grandioso objetivo não pode ser alcançado em um ou dois dias, somente mediante à luta revolucionária que deve ser mantida de geração em geração.

A boa formação dos pilares da revolução tem uma grande importância para continuá-la de geração em geração. Se trata de um assunto importante relacionado com o destino da revolução. Por isso, embora empreendamos a luta revolucionária em condições difíceis, devemos sempre prestar atenção necessária a essa tarefa.

Nas zonas guerrilheiras há muitas crianças que perderam seus pais e sua moradia por ação do inimigo. Eles são filhos e filhas de camaradas revolucionários que caíram combatendo junto conosco o imperialismo japonês. Seus pais empreenderam a revolução depositando nela, inteiramente, seu destino e o de seus filhos, e entregaram sua vida em aras de sua vitória. Muitos camaradas revolucionários nos pediram no último momento de sua vida que criássemos bem os seus filhos.

É mais que natural que cuidemos dessas preciosas crianças com responsabilidade, filhos dos camaradas caídos e casulos da revolução, e que os formemos como fortes pilares de nossa revolução, não somente para o futuro da revolução, mas também para cumprir o dever moral que assumimos ante aos mártires.

Se trata de uma tarefa que nunca devemos relegar e esta é o dever principal que compete a nós, os revolucionários.

Para formar uma sólida reserva da revolução, é muito importante intensificar o trabalho do Corpo Infantil.

Todavia, entre algumas pessoas se observam manifestações de desinteresse e menosprezo em relação a esta tarefa, e também surge a tendência de considerá-la uma sobrecarga. E incluso os de tendência ultra-esquerdista, de visão estreita, dizem que nas condições atuais o trabalho do Corpo Infantil é estúpido. Esta é uma manifestação de atitude míope de quem persegue somente comodidades pessoais e pensa que é possível lograr em curto espaço de tempo a vitória da revolução. Devido a que os funcionários não se livram deste errôneo ponto de vista e desta atitude, não  estabelecem com acerto o sistema de direção do Corpo Infantil e tampouco tomam medidas eficientes para educar seus membros. Na atualidade, estes não recebem suficiente educação ideológica, nem participam normalmente na vida orgânica, e o estado de suas vestimentas e calçado e as condições de seu alojamento e higiene são deploráveis.

Se não superamos e corrigimos o quanto antes este estado de coisas, não poderemos cumprir o dever moral com os camaradas revolucionárias caídos, nem educar os membros do Corpo Infantil como seguros pilares da revolução e, em consequência, tampouco poderá garantir-se o futuro desta causa.

Muito conscientes da significância e importância que tem o trabalho do Corpo Infantil, devemos nos esforçar com afinco para retificar com rapidez as deficiências detectadas e melhorar seu trabalho.

A fim de levar a bom término o trabalho do Corpo Infantil, é necessário ter um correto critério sobre ele e conhecê-lo bem.

Nunca foi fácil, desde logo, criar crianças em meio às chamas da árdua luta revolucionária. Como vocês sabem bem, a história da luta revolucionária de nenhum país registra casos de criação de crianças nessas condições difíceis. Porém os autênticos revolucionários e patriotas que sabem apreciar a atualidade e prever com clareza o futuro da revolução, devem prestar necessariamente uma profunda atenção a este trabalho.

O Corpo Infantil é a organização política antijaponesa e comunista criada para formar as crianças como verdadeiros revolucionários, infinitamente fiéis à nossa revolução.

Apresentamos a este Corpo o lema de "Estejamos sempre prontos para a libertação das classes despossuídas do mundo inteiro!", partindo do objetivo revolucionário de lograr a emancipação e a independência da Coreia derrotando os agressores imperialistas japoneses, de construir a sociedade socialista e comunista na terra-pátria uma vez liberada e, a longo prazo,, realizar o comunismo em escala mundial. A missão principal das organizações do Corpo Infantil é formar seus membros como seguros pilares da revolução, mantendo no alto este lema.

Todas as organizações do Corpo Infantil devem impulsionar mais o trabalho para formá-los assim, de acordo com sua missão principal.

Então, quais são as tarefas imediatas que elas tem nesse sentido?

Em primeiro lugar, há que intensificar a educação ideológica de seus membros. O importante neste ponto é orientá-los para uma firme confiança na derrota do imperialismo japonês e na vitória da revolução coreana.

A revolução é uma tarefa difícil e complexa. Para expulsar o imperialismo japonês e alcançar a independência do país, devemos nos sobrepor a múltiplas dificuldades e provas. Não podem ser revolucionários que, ao tropeçar com dificuldades, se mostram pessimista e triste e perdem o ânimo. Se os guerrilheiros lutam com valentia, sem conhecer o pessimismo ante à qualquer dificuldade e prova, é porque estão convencidos firmemente de que nossa revolução certamente triunfará. Nos compete explicar bem, de forma sensível, também aos membros do Corpo Infantil, a inevitabilidade da derrota do imperialismo japonês e da vitória de nossa revolução.

Ademais, devemos educá-los no espírito de ódio aos agressores imperialistas japoneses, latifundiários e capitalistas. Para alcançar este objetivo, temos que mostrar-lhes claramente sua natureza exploradora e sua crueldade. Em particular, devemos fazer-lhes compreender as desgraças e penas sofridas pelo povo coreano sob a exploração e a opressão que estes impuseram, assim como explicar-lhes com exemplos práticos reais o motivo pelo qual seus pais tiveram que abandonar sua querida terra natal para levar uma vida miserável de escravos em terras estrangeiras, e por qual motivo as crianças coreanas se encontram obrigadas a sofrer, perdendo a possibilidade de receber educação. Desta maneira, há que orientá-los a ter determinação de odiar esses agressores imperialistas japoneses, latifundiários e capitalistas e lutar até o fim contra eles.

É importante educar os membros do Corpo Infantil no espírito de amar, desde a infância, sua organização e coletividade.

Somente quem sabe amar sua organização e coletividade desde pequeno pode tornar-se um excelente revolucionário comunista que entrega-se por completo à luta por sua Pátria e pelo povo. As organizações do Corpo Infantil tem que educar seus membros do espírito de apreciar e amar sempre os companheiros, considerar com suas as dores destes, e sacrificar-se em defesa da organização e da coletividade. Desta maneira, devem lograr que eles, unidos firmemente, se ajudem e guiem uns aos outros e observem a consciência, a disciplina e a ordem.

É preciso levar a bom término a educação dos membros do Corpo Infantil na moral para que respeitem os guerrilheiros e a população, e para que atuem com cortesia.

Ao intensificar a educação ideológica, as organizações do Corpo Infantil devem dirigir bem o estudo de seus membros para que compreendam com clareza o conteúdo das matérias que lhes são dadas nas escolas, entre outras, nossa língua e alfabeto, a história e a geografia da Coreia, e programar e desdobrar diversas atividades esportivas de acordo com seus sentimentos e constituição física, aproveitando ao máximo as condições e possibilidades dadas.

Em segundo lugar, há que forjar os membros do Corpo Infantil mediante a prática revolucionária. Somente se incorporam-se ativamente às atividades da prática revolucionária, poderão convencer-se da vitória da revolução, cultivar um firme espírito revolucionário e singular sabedoria, assim como crescer com rapidez como revolucionários, forjando-se em meio à luta e contribuindo realmente desde pequenos à revolução.

Em relação a isto, é importante orientá-los a prestar uma efetiva ajuda à Guerrilha.

A experiência demonstra que, se mobilizam-os bem, os  membros do Corpo Infantil podem resolver muitos problemas.

Por exemplo, na batalha defensiva da zona guerrilheira de Xiaowangqing, eles elevaram o ânimo dos guerrilheiros que combatiam na região servindo-lhes água quente e entoando canções revolucionárias, e descobrindo de antemão as tropas inimigas de "castigo", contribuíram a fazer com que as pessoas escapassem sem risco. Atualmente, descobrem e detém muitos espiões que penetram na zona guerrilheira , encobrindo sua verdadeira face de diferentes maneiras.

Todos estes fatos testemunham eloquentemente o quão importante é orientá-los para que ajudem a Guerrilha.

As organizações do Corpo Infantil devem fazer com que seus membros, na ajuda à Guerrilha, montem guarda nas aldeias da zona guerrilheira, cumpram tarefas de enlace, explorem a retaguarda inimiga, distribuam panfletos e combatam os espiões e lacaios do inimigo.

E os mobilizarão para acondicionar bem as escolas do Corpo Infantil e as aldeias da zona guerrilheira.

A ajuda nos trabalhos agrícolas dos habitantes da zona guerrilheira é um bom método para forjá-los em meio à prátia. Não se deve dizer apenas com palavras aos membros do Corpo Infantil para que amem o trabalho. É importante que eles, participando diretamente na agricultura, conheçam o trabalho e sintam a dignidade do trabalhador.  As organizações do Corpo Infantil devem orientá-los a experimentar na própria pele o trabalho, para o qual é necessário programar a ajuda aos habitantes da zona guerrilheira nas temporadas agrícolas de maior carga laboral.

É preciso fortalecer mais as atividades do grupo artístico de membros do Corpo Infantil, as quais desempenham um importante papel no enriquecimento dos sentimentos das crianças, em sua formação revolucionária e na conscientização política do povo.

As organizações do Corpo Infantil devem os incorporar ativamente ao grupo artístico para que vivam cheios de otimismo, cantando e dançando, e para que, pondo em pleno jogo os sentimentos multifacéticos, se mobilizem com entusiasmo no trabalho de despertar as massas.

O grupo artístico do Corpo Infantil deve preparar diversas obras, como canções, danças e dramas para representá-las ante aos guerrilheiros e habitantes da zona guerrilheira e para divulgar entre estes últimos as canções revolucionárias. Ademais, visitará com frequência as unidades antijaponesas chinesas e lhes oferecerá boas apresentações e assim fará uma ativa contribuição a inculcar em seus soldados a consciência revolucionária e formar a frente unida antijaponesa com eles.

Por outra parte, é preciso dirigir bem a vida orgânica do Corpo Infantil.

Intensificá-la é um requisito importante para formar com firmeza todos os membros do Corpo Infantil como trabalhadores infinitamente fiéis à revolução coreana. O Corpo Infantil é a reserva da União da Juventude Comunista que, por sua vez, é a reserva para o partido. Somente se as pessoas participam bem, desde a infância, na vida orgânica, é possível que se consolide a "união das três gerações": o Corpo Infantil, a União da Juventude Comunista e o partido. Isto é de suma importância para incrementar nossas forças revolucionárias e conduzir ao triunfo a luta revolucionária antijaponesa.

O mais importante na direção da vida orgânica do Corpo Infantil é fazer que seus membros participem com consciência nela, tendo um correto conceito acerca da organização. As organizações do Corpo Infantil conduzirão seus membros a amá-las e a cumprir pontualmente o dever que lhes corresponde.

Outro ponto importante na direção da vida orgânica do Corpo Infantil é programar e efetuar as reuniões corretamente.

Se pode dizer que a reunião do Corpo Infantil é uma escola comunista que educa seus integrantes na consciência revolucionária. Há que convocá-la periódica e produtivamente com uma meticulosa preparação e de acordo com as características dos membros. Na reunião há que discutir principalmente as medidas para cumprir as tarefas que se apresentam ante às organizações do Corpo Infantil e seus membros, e os resultados do cumprimento dos deveres destes e as resoluções orgânicas.

Ali se procurará que todos os militantes expressem suas opiniões sobre os temas que se discutem e tenham um correta compreensão a respeito.

As organizações do Corpo Infantil farão com que eles cumpram cabalmente o discutido e decidido na reunião. Mostrarão-lhes com clareza que devem cumpri-lo pontualmente porque é a opinião orgânica do coletivo, discutida e aprovada por unanimidade na reunião, e devem assumir a responsabilidade por seu resultado ante à organização. Desta maneira, devem orientá-los para que materializem incondicionalmente a decisão da organização e vivam apoiando-se estritamente nesta. Neste processo devemos habituá-los à vida orgânica, assim como elevar a combatividade do Corpo Infantil constantemente.

Ademais, é necessário elevar o papel dos responsáveis do Corpo Infantil.

Para preparar bem seus militantes como pilares da revolução, é indispensável dirigir com acerto sua vida orgânica, o que exige que seus responsáveis sejam exemplares em todas as tarefas e na vida diária, e atendam bem aos militantes. Devem também aprofundar o estudo das tarefas de combate apresentadas na Conferência dos Funcionários da União da Juventude Comunista, efetuada em março passado, e da linha e orientação da revolução coreana, e as tomar como guia em todo trabalho e na vida cotidiana, participando com honestidade na vida orgânica da Juventude Comunista. Em particular, devem aplicar cabalmente as diretivas desta União relacionadas com o trabalho do Corpo Infantil e informá-la regularmente sobre seu trabalho.

Devem atender sinceramente aos membros do Corpo Infantil como se fossem seus irmãos mais novos. Devem se interessar até sobre coisas rotineiras, sobre como anda sua saúde, o que comeu e se dormiu bem. Como vivem sempre entre seus militantes, devem ensinar-lhes e explicar-lhes em detalhe tudo o que seja necessário. Porém este não é motivo para mimá-los sem fundamentos. Enquanto a assuntos de princípios, não devem ceder, mas ser exigentes com eles. Assim os conduzirão a preparar-se firmemente como revolucionários comunistas no processo de atravessar a tempestade da revolução.

Estou seguro de que os responsáveis do Corpo Infantil os formarão firmemente como autênticos revolucionários comunistas, como pilares de nossa revolução dignos de confiança e cumprirão assim com honra o honroso dever assumido ante à esta causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário