Foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro em Baku, Azerbaijão, a XVIII Cúpula dos Países Não Alinhados.
Esteve presente na ocasião a delegação da República Popular Democrática da Coreia, liderada por Choe Ryong Hae, membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, primeiro vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema da RPDC.
Estiveram presentes 3 mil personalidades como os chefes de Estado e governo, as delegações e delegados de alto nível dos países membros do MPNA e os representantes de varias organizações internacionais.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro Moros, que trabalhou como presidente da XVII Cúpula do MPNA, pronunciou o informe de balanço sobre as atividades do movimento durante o período 2016-2019.
O discurso de abertura esteve a cargo do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que foi elegido à presidência da presente edição da cúpula.
Ele apontou a necessidade de melhorar o papel do movimento atendo-se ao principio de respeito à soberania, à integridade territorial e à não-intervenção nos assuntos internos.
Depois dos discursos de felicitação, foram postos em debate os problemas sobre a paz, a segurança, o desarme, os direitos humanos e a situação do Oriente Médio.
Choe Ryong Hae interviu na ocasião.
Fizeram o mesmo os representantes de 97 países e organizações internacionais.
Ao final, foi adotado o documento final da XVIII Cúpula e a Declaração de Baku.
Nenhum comentário:
Postar um comentário