Discurso do camarada Ri Il Hwan, membro do Bureau Político e secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, no ato central de recordação ao grande Líder camarada Kim Il Sung pelo 30º aniversário de seu falecimento.
Cidadãos de Pyongyang que se reúnem nesta praça com profunda saudade do grande Líder camarada Kim Il Sung, pai benevolente do povo coreano, eterno líder e criador de nosso Estado socialista muito digno!
Todo o povo e oficiais e soldados do Exército Popular, que possuem o mais nobre e glorioso título de descendentes do camarada Kim Il Sung!
Membros do Comitê Central do Partido, do Governo da República e dos órgãos das forças armadas!
Já se passaram 30 anos desde o falecimento do camarada Kim Il Sung, o grande Líder que nosso povo teve no máximo posto pela primeira vez na história da nação.
No fluxo imparável do tempo, novas gerações cresceram e o território da pátria mudou de forma irreconhecível, mas o sorriso infinitamente benevolente e caloroso do grande Líder segue brilhando em toda esta terra transbordante de criações, e continuam invariavelmente os laços consanguíneos entre o líder e o povo junto com as anedotas que transmitem as benevolências dispensadas a cada família que goza de nova vida.
Durante os dias e meses destes 30 anos, em que nunca esquecemos o grande Líder e o recordamos com profunda reverência, nosso povo colocou no plano cimeiro a honra e a dignidade da pátria socialista do Juche, nobre herança patriótica do grande Líder, levantando no alto a bandeira vermelha da revolução que o grande Líder ergueu durante toda sua vida.
Os feitos e ideia excepcionais do grande Líder, que exibem intensamente sua vitalidade imortal no avanço vigoroso da causa revolucionária, que continua não como linhas da história, mas ao longo de séculos e gerações, são riquezas preciosas que provam como e onde está enraizada a vida do grande Líder.
Nas crônicas de transformação, em que saltos surpreendentes e êxitos valiosos foram gravados no trajeto de realização da causa revolucionária do Juche, os feitos de direção e a ideia revolucionária do grande Líder brilham como pedra angular eterna. A Coreia Juche, que toma como arma invencível a herança revolucionária do Líder, abre o novo panoramo de prosperidade integral do Estado e exibe ao mundo inteiro a honra e dignidade de potência.
Esta Coreia de hoje, que exibe glória infinita e poderio sem precedentes ao mundo, é um monumento à vida do Líder, onde seu plano e desejos são completamente realizados.
Portanto, neste dia, não apenas as gerações que cresceram nos braços do grande Líder, mas também as novas gerações, que mantêm o nome e imagem preciosos do Líder gravados no coração e se responsabilizam pela firme continuidade, prestam mais nobre reverência neste dia.
Camaradas!
A vida revolucionária do grande Líder foi a de um grande homem e revolucionário que criou a imagem imortal que brilhará por gerações e milagres sem precedentes na história, marcada pelo amor e devoção pela pátria e pelo povo.
A teoria ideológica excepcional, a liderança extraordinária e a excelente prática revolucionária do grande Líder, que dedicou tudo de si ao trabalho pela felicidade e dignidade do povo e do país, permitiram às massas do povo trabalhador, outrora abandonadas e desprezadas, emergissem como donas do próprio destino e da época e que uma potência socialista fosse levantada nesta terra, que antes não conseguia sequer defender seu nome, e pôde começar a história moderna que avança na órbita da independência.
Na grande era de Kim Il Sung, o mundo pôde ver o líder notável que logrou a causa mais orgulhosa nas fases complexas e grandiosas da revolução, enfrentando todos os tipos de ventos e marés da história.
O grande Líder organizou e dirigiu a luta revolucionária em todas as esferas e estágios, desde o movimento de libertação da pátria até a reforma do homem, da sociedade e da natureza e o estabelecimento do sistema socialista. Toda sua jornada foi adornada com vitórias gloriosas e êxitos transcendentais.
Os feitos ideológicos e teóricos do grande Líder, que acumulou com prioridade os feitos imortais ante a pátria e a revolução, o povo e a história, e abriu a nova época do desenvolvimento histórco com o brilho da Ideia Juche, seguem brilhando.
A Ideia Juche é o símbolo eterno da grandeza do Líder e a essência de seus feitos acumulados durante toda a vida.
Nos dias em que explorou a rota da revolução coreana, o grande Líder discerniu com sabedoria a peculiaridade e o aspecto da luta que as massas populares empreendiam em território mundial e em nosso país e, partindo da nova verdade de que as massas populares são donas da revolução, concebeu a Ideia Juche.
É a essência da imortal Ideia Juche resolver todos os problemas que se apresentam na revolução com independência, segundo sua realidade e com responsabilidade e, para alcançar a vitória da revolução, as massas populares devem ser organizadas e mobilizadas.
O nascimento da grande ideia que apresentou o povo como dono da história e do próprio destino, quando este não tinha vez no mundo da filosofia, foi um grande acontecimento que apenas o camarada Kim Il Sung, que assumiu a missão de salvar o destino da pátria e do povo, poderia provocar.
Embora as massas populares tenham existo em qualquer época da história humana e sua natureza de seres justos e poderosos não fosse diferente, foi a Ideia Juche que a apresentou pela primeira vez na história mundial da filosofia. A excelência ideológia e teórica de nosso Líder é evidente no estabelecimento na visão de mundo de que este pode ser transformado com a força inesgotável do forjamento do destino.
Por ter sido concebida no momento crítico em que nosso povo precisava corrigir o destino de nossa nação, e pela sua verdade absoluta e imutável, a Ideia Juche sempre teve vitalidade como ideia orientadora da revolução.
A ideia revolucionária do grande camarada Kim Il Sung, que explicou de forma original os problemas estratégicos e táticos, o princípio e a essência fundamentais do movimento revolucionário e a visão de mundo jucheana que reflete completamente as demandas e aspirações das massas populares, é uma enciclopédia de construção e criação e poderosa bandeira de luta da época da independência.
Com o nascimento da grande Ideia Juche, nosso povo finalmente acolheu a luz da restauração nacional e, ao mesmo tempo, as massas trabalhadoras oprimidas do mundo ganharam uma arma teória para pôr fim à história da ideologia reacionária que servia para enganar e escravizá-las.
Desde o espírito e temperamento excelentes peculiares de nosso povo e a bela ética moral predominante em nossa sociedade até o poderio ídeo-político de nosso Estado, tudo que define a legetimidade e a invencibilidade de nossa revolução, Estado e povo nasceu da ideia revolucionária do Líder.
Ter estabelecido a bandeira imortal que conduz a causa socialista e a da independência das massas populares ao futuro, preparando a ideia orientadora mais revolucionária, científica e popular, foi a maior façanha legada pelo grande Líder camarada Kim Il Sung ante a época e a história.
A vida inteira do grande Líder camarada Kim Il Sung é adornada com feitos imortais de defender a bandeira da independência e do autofortalecimento, fortalecendo a dignidade do país e do povo.
A dignidade é a força vital do país e da nação, e a liberdade, independência, desenvolvimento e prosperidade não podem ser considerados sólidos sem dignidade.
A história de transformação dramática da Coreia, que antes era um país colonial fraco e hoje é uma potência muito digna, foi iniciada e coberta pelo grande Líder.
Por contar com o camarada Kim Il Sung, herói da nação que decidiu embarcar na adolescência na guerra sagrada para derrotar os inimigos estrangeiros e logrou a grande causa da libertação da pátria ao travar batalhas sangrentas e penosas junto com os partisans lendários, nosso povo recuperou a soberania nacional que lhe tinha sido tirada e pôde subir com confiança no palco da história.
Embora muitos países tenham recuperado sua soberania no século XX, que pode ser considerado como século da independência das nações, não há exemplo como o do nosso país, que tomou como lema a libertação com as próprias forças, desferindo um duro golpe político-militar às poderosas forças imperialistas ao criar e fortalecer suas próprias filas armadas.
Ainda hoje, as marcas da guerra antijaponesa, gravadas claramente em cada cadeia de montanhas de Paektu e em cada curva do rio Amnok, transmitem calidamente a história da luta inflexível em que o grande Líder abriu o caminho de vida ou morte para salvar o destino da nação.
Para nosso Líder, que restaurou a dignidade perdida ao edificar um novo país genuinamente do povo de tipo Juche, sem copiar os outros, numa terra que outrora sofria sob a opressão do imperialismo estrangeiro, nutrir e defender a dignidade nacional foi uma causa sagrada que deveria ser realizada sem falta, mesmo que isso significasse sacrificar toda a vida.
Foi graças à direção do grande Líder, grande e invencível Comandante de Aço, que foi possível demonstrar a glória eterna do povo heroico que defendeu a paz do mundo e protegeu orgulhosamente a dignidade e soberania nacionais, derrotando os agressores que desejavam colocar o mundo de cabeça pra baixo. Foi graças a ele que nosso povo pôde lançar as bases para a fundação do Estado democrático ao atender a seu chamado patriótico de que cada um contribuísse ativamente com o que dispusesse, dinheiro, força ou sabedoria, para a construção do Estado.
O grande Líder, que não tolerava qualquer tentativa de ofensa ou difamação à nossa soberania, rechaçou resolutamente a pressão e tirania dos dominacionistas e conduziu a revolução e a construção ao estilo coreano, em linha com as aspirações do povo e as circunstâncias de nosso país.
Em meio a uma época em que a ordem dominante centrada nas grandes potências foi legalizada como norma inviolável e o dogmatismo e a submissão prevaleciam, foi precisamente nosso Líder, um grande revolucionário, que apresentou a linha revolucionária jucheana, decidiu de forma independente sobre todas as políticas internas e externas, fortaleceu as forças internas da revolução e abriu um extenso caminho reto ao socialismo.
A sábia direção e os sólidos princípios revolucionários do grande Líder, que manteve firmemente a independência, autarquia e autodefesa como método de desenvolvimento e princípio político de nosso Estado, são manifestados no ente socialista brilhante e prestigioso que logra vigorosamente tudo que idealiza com as próprias forças e defende sua dignidade sem hesitar diante de qualquer tempestade da política.
Hoje, a notável transformação que ostenta vigorosamente o prestígio nacional da República e abre a época de dar primazia ao nosso Estado é um nobre resultado alcançado com base nas façanhas patrióticas do grande Líder, que defendeu a dignidade do país e do povo e cultivou suaa força inesgotável
Camaradas!
A imagem sublime do camarada Kim Il Sung, que permanecerá conosco para sempre, é a do eterno líder do povo que assegurou a firme base para a felicidade do povo e a prosperidade das futuras gerações, dedicando-se de corpo e alma e mantendo Iminwichon (considerar o povo como o céu) como seu credo de toda a vida.
O nobre ideal de Iminwichon, que integra o princípio jucheano de que não existem seres tão poderosos e sábios quanto as massas populares neste mundo, é o resumo de toda a vida do grande Líder, que fez grandes esforços físicos e mentais pela felicidade do povo e foi o cerne da liderança dele ao percorrer o longo e árduo caminho inexplorado junto com o povo.
O grande Líder, que deu o primeiro passo da revolução para o povo e sempre confiou e apoiou-se neste, o guiou pelo único caminho de vitória e glória, superando dificuldades sem precedentes que se apresentavam na revolução, sem qualquer fracasso ou frustração. O segredo está em sua nobre filosofia de considerar o povo como o céu e sua filosofia e visão sobre o povo, que seguem sendo implementadas nos dias atuais e servem de motor inesgotável de desenvolvimento do socialismo ao nosso estilo que segue triunfando.
O amor infinito pelo povo foi o que tornou nosso Líder tão grande e forte.
Nosso povo, sob as mãos do Líder, que provocou o Chollima de transformação e criação saltando décadas e séculos, considerou as dificuldades como bênçãos e teve o forte desejo de oferecer felicidade ao povo amado o quanto antes, cresceu como um povo heroico que cria milagres, supera o mundo e liberta-se de todos tipos de restrições, gozando da vida como verdadeiro ente social.
Por ter como padrão político absoluto, apresentado pelo grande Líder, os interesses e demandas do povo, e pelo partido, exército e governo existirem para o povo, como ponto de partida de todos os pensamentos e atividades de nosso Líder, o Partido do Trabalho da Coreia nasceu como partido-mãe que abraça o destino do povo, o país do povo foi fundado pela primeira vez na história milenar da nação, junto com seu nome de profundo significado e bandeira desenhada pessoalmente pelo grande Líder, e as forças armadas revolucionárias regulares foram estabelecidas para proteger firmemente a soberania e o destino do país.
Todas as numerosas linhas e políticas apresentadas pelo grande Líder durante sua direção sobre a revolução desde a fundação do Estado servem como arma poderosa de vitória e como guia de vida não somente para ontem e hoje, mas também para o amanhã, por sintetizarem as demandas e aspirações do povo.
O grande Líder, que preparou o nascimento brilhante da unidade baseada na camaradagem nos primeiros momentos da revolução, uniu firmemente todo o povo e as filas revolucionárias invencíveis, unidos com fé e amor camaradesco e uma mesma ideologia, e transformou toda a sociedade numa familia socialista harmoniosa através de políticas benevolentes.
Sob a bandeira das três revoluções - ideológica, tecnológica e cultura -, levantada pelo grande Líder, nosso país entrou no caminho reto ao comunismo e, com as reformas do homem, da sociedade e da natureza de acordo com as demandas da Ideia Juche, passou a brilhar ante o mundo como socialismo mais vantajoso e poderoso que concretiza perfeitamente a independência das massas populares.
Todas as riquezas que nosso povo hoje tanto valoriza, ama fervorosamente e protege com sua vida, foram todas preparadas graças aos esforços incansáveis do Líder, que esteve entre o povo durante toda sua vida e continuou invariavelmente no caminho do patriotismo e do amor ao povo.
Mantendo no alto a bandeira da independência anti-imperialista durante toda a vida, o grande Líder camarada Kim Il Sung fez contribuições imortais ao movimento comunista internacional e à causa da independência da humanidade, vivendo para sempre não apenas no coração de nosso povo, mas no de centenas de milhares de pessoas do mundo.
No século XX, quando o conflito e a luta entre a justiça e a injustiça no mundo eram ferozes, o nome digno de nosso Líder tornou-se bandeira de luta e símbolo de vitória dos povos progressitas e dos combatentes que resistiam à opressão e tirania. O respeito infinito da humanidade pelo Líder está ligado à sua autoridade reconhecida como líder do movimento comunista e veterano da política mundial.
Defendeu a unidade e unificação do campo socialista com sua firme posição de princípios e lealdade infinita à causa revolucionária ao longo das décadas do século XX, quando eram intensas e complexas as manobras traiçoeiras e oportunistas dos revisionistas de versão moderna e a opressão e tirania dos imperialistas e dominacionistas. A prática revolucionária do grande Líder, que conduziu a tendência mundial à independência, está gravada na história como um exemplo notável de política moderna.
Graças à nobre fidelidade internacionalista e às enérgicas atividades externas do grande Líder, que encorajou em grande medida a luta dos povos de todos os países contra agressão e guerra, dominação e subjugação, com firme solidariedade e apoio altruísta, as forças de independência anti-imperialista foram solificadas e fortalecidas e a influência e o status internacional de nossa República foram levados ao grau mais elevado.
O fato do grande Líder camarada Kim Il Sung, com um nobre senso de responsabilidade pelo avanço do país e da revolução, ter resolvido com precisão e confiança o problema da sucessão da liderança com plano a longo prazo é a maior de suas façanhas acumuladas durante toda a vida pela revolução e pelo futuro.
A história do movimento revolucionário da classe trabalhadora, que se estende por centenas de anos, registra a dolorosa lição de que a causa revolucionária, iniciada e defendida com sangue, não está imune a reveses e reviravoltas. Ensina também que, ainda que a ideologia diretriz e a governança sejam corretas durante décadas, de nada adianta se o problema da sucessão da liderança não é resolvido.
Graças à excelente direção e perspicácia extraordinária do grande Líder, que resolveu brilhantemente o problema da sucessão da revolução pela primeira vez na história, imaginando o futuro distante de nosso país e povo, foi preparada a firme base para o avanço vigoroso da nossa revolução, de geração em geração, ao longo da órbita imutável.
As façanhas e a ideia revolucionária imortais do grande Líder foram avançadas vitoriosamente, demonstrando a vitalidade e força de tração infinitas, graças aos seus sucessores mais firmes e fiéis, e hoje avançam vitoriosamente com ainda mais vitalidade e força.
Na luta majestosa da nova época em que são registradas vitórias e transformações transcendentais, a de sucessão mais brilhante da causa revolucionária, unidos firmemente em torno do estimado camarada Kim Jong Un, nosso povo percebe a cada dia o quão precioso é o legado do Líder paterno.
Nos dias atuais, quando nosso poderio nacional, que se fortalece integralmente tendo como núcleo a unidade ídeo-política das filas revolucionárias, sem precedentes na história, faz brilhar incesantemente e defende firmemente a causa revolucionária do Líder sob a direção do grande Partido, nossa causa mostra-se invencível e faz redobrar a convicção de que é possível estabelecer sem falta a sociedade ideal do povo nesta terra.
Camaradas!
A herança mais pura e completa da ideia e façanhas do grande Líder, que deu início à revolução, é uma característica e aspecto peculiares de nosso Estado que não podem ser encontrados em nenhum outro país.
A garantia sólida para o cumprimento da causa revolucionária do Juche reside em seguir e apoiar incondicionalmente o camarada Kim Jong Un, que conduz nosso partido, Estado e povo a uma brilhante vitória e glória com sua extraordinária perspicácia e capacidade diretiva.
Devemos realizar brilhantemente o ideal de construção da potência do grande Líder ao lograr inovações e transformações incessantes em todas as esferas da construção socialista e fortalecer o poderio nacional, defendendo o plano e a intenção do camarada Kim Jong Un e tomando o Kimilsungismo-Kimjongilismo como eterna linha de vida.
A história de vida do Líder paterno, que preparou a ideia e os grandes feitos que impulsionam infinitamente a criação da nova história e serve como um livro didático de vida e luta que ensina a filosofia de vitória certa e o caráter imutável da revolução, nunca irá passar, por mais que o tempo passe, e continuará avançando vigorosamente com o sopro da revolução jucheana.
Nenhuma força será capaz de quebrar a força irresistível do Líder, partido e massas, unidos em uníssono, e ninguém será capaz de impedir o avanço impetuoso de nosso país.
Que todos lutemos vigorosamente para alcançar o quanto antes a vida mais digna e satisfatória, onde o desejo e o ideal do povo são materializados brilhantemente, pela prosperidade infinita de nossa pátria socialista que brilha com o nome honroso do grande Líder camarada Kim Il Sung, unidos firmemente em torno do invencível Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia com coração patriótico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário