Hoje é o dia significativo em que foi preparado um marco histórico do desenvolvimento das relações entre RPDC e Rússia no novo século.
Em 19 de julho de 2000, o grande Dirigente camarada Kim Jong Il recebeu o camarada Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, que fez a primeira visita ao nosso país, com quem manteve um intercâmbio de opiniões francas sobre assuntos de relações bilaterais e assuntos internacionais de interesse comum e firmou a Declaração Conjunta entre a República Popular Democrática da Coreia e a Federação Russa.
Ambos líderes expressaram na declaração conjunta a vontade de ampliar e desenvolver ainda mais a cooperação em todos os setores, como política, economia, cultura, etc. entre a República Popular Democrática da Coreia e a Federação Russa e fortalecer ainda mais a colaboração mútua para assegurar a paz e a segurança e lograr a prosperidade do mundo.
O primeiro encontro de cúpula RPDC-Rússia realizado no início do segundo milênio e a histórica declaração conjunta entre os doius países constituiu um acontecimento transcendental que manifestou ao mundo que as relações de amizade bilateral, que têm raízes e tradição longas e históricas, marcharão pelo invariável caminho do desenvolvimento no novo século também.
O grande Dirigente camarada Kim Jong Il realizou a visita oficial à Rússia em agosto de 2001, um ano depois da assinatura da declaração conjunta, e aprovou a Declaração RPDC-FR de Moscou, com o qual preparou a poderosa força motriz das relações de amizade bilaterais, e nos tempos posteriores realizou mais duas visitas à Federação Russa, fortalecendo a amizade e a irmandade entre os povos dos dois países.
A tradição e os laços de amizade e cooperação RPDC-Rússia, que foram ainda mais fortalecidos superando as provas da história graças às façanhas imortais do grande Dirigente camarada Kim Jong Il, são consolidados sem precedentes sob a atenção especial do estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais, e do camarada Presidente Vladimir Vladimirovich Putin.
Graças aos encontros e acordos levados a cabo em Vladivostok em abril de 2019, no Cosmódromo de Vostochny em setembro de 2023, e em Pyongyang, em 19 de junho deste ano, as relações RPDC-Rússia alcançaram nova altura de relações de associação estratégicas integrais.
Lutar conjuntamente para construir o mundo justo e pacífico, livre de domínio e subjugação, hegemonia e coação, continuando a tradição histórica de haver batalhado ombro a ombro contra o inimigo comum, e fortalecer neste trajeto o apoio mútuo e a cooperação estratégica, essa é a aspiração e vontade comuns dos povos dos dois países.
A amizade e cooperação, a fraternidade camaradesca e a unidade combativa, que são mantidas século após século entre os dois países, continuarão invariavelmente no futuro também e serão elevadas e desenvolvidas de acordo com o desejo e aspiração de ambos povos.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário