quarta-feira, 17 de julho de 2024

Méritos do torpedeiro nº 21 laureado com o título de Herói da RPDC


Na exibição de armas beneméritas e de interesse histórico do Museu Comemorativo à Vitória na Guerra de Libertação da Pátria, chama a atenção o torpedeiro nº 21 que testemunha os méritos dos marinheiros do Exército Popular da Coreia

Durante a passada Guerra de Libertação da Pátria (junho de 1950 - julho de 1953), este torpedeiro de 17 toneladas foi o destacado da segunda frota de torpedeiros e realizou um mérito fulminante na batalha naval de Jumunjin, quando afundou o cruzeiro pesado estadunidense Baltimore de 17.300 toneladas.

Enquanto ao resultado da batalha, os invasores estadunidenses lamantaram dizendo que "só Deus pode entender" e muitos veículos de imprensa divulgaram o ocorrido com títulos como "Mistério da Coreia" e "Afundar um cruzeiro pesado com torpedeiros. Isso não foi uma batalha, foi um milagre".

O grande Líder camarada Kim Il Sung disse que os méritos de combate dos marinheiros da segunda frota, que com somente 4 torpedeiros afundaram o cruzeiro pesado dos agressores estadunidenses e deixaram averiado outro cruzeiro leve, estarão registrados para sempre tanto na história das forças marítimas da Coreia como na mundial de batalhas navais.

Em setembro de Juche 99 (2010), o estimado camarada Kim Jong Un visitou o referido museu e disse que o torpedeiro nº 21 fez grande aporte ao afundamento do Baltimore, o que é um milagre digno de registro com letras maiúsculas na história mundial de combates navais.

Em 17 de julho de 2012, foi conferido o título de Herói da República Popular Democrática da Coreia a esse torpedeiro simbólico da história da marinha de guerra do EPC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário