domingo, 4 de fevereiro de 2024

Política para as gerações mais jovens


Quando a Coreia era governada pelo Japão no início do século XX, o povo coreano não tinha dinheiro para colocar os seus filhos na escola.

Em suas reminiscências, No Transcurso do Século, o grande Líder camarada Kim Il Sung, disse que quando frequentava a Escola Secundária Yuwen de Jilin (uma escola em Jilin, China, onde travou uma luta revolucionária de janeiro de 1927 ao outono de 1929), costumava receber dinheiro enviado por sua mãe com sentimentos confusos; houve uma sensação de alívio por não ter que se preocupar em cair em desgraça por não pagar as mensalidades escolares; mas havia também um sentimento de preocupação pela sua família, que teria de sobreviver sem dinheiro.

Ele acrescentou que sua mãe, Kang Pan Sok, ganhava apenas cinco a dez fen por dia costurando e se ela ganhasse dez fen por dia em média, seu salário mensal era de três yuans, o que era apenas o suficiente para pagar suas mensalidades escolares.

Naqueles dias, Kim Il Sung percebeu plenamente o desejo das mães coreanas de enviar os seus filhos para a escola e decidiu construir uma nova sociedade onde os filhos dos trabalhadores comuns e dos camponeses pudessem ter acesso à escolaridade gratuitamente.

Durante a luta armada antijaponesa, ele já garantiu que a educação gratuita fosse dada nas escolas do Corpo das Crianças nas bases da guerrilha e após a libertação do país em 1945, um sistema educacional gratuito foi parcialmente aplicado numa tentativa de aliviar gradualmente os pais trabalhadores dos seus encargos financeiros para a escolaridade.

Graças ao seu caloroso amor e cuidado, o ensino primário obrigatório universal foi aplicado em Juche 45 (1956), o ensino secundário obrigatório universal em Juche 47 (1958) e o ensino técnico obrigatório universal de nove anos em Juche 56 (1967), e a educação obrigatória universal de onze anos foi aplicada em Juche 61 (1972) pela primeira vez no mundo.

Mesmo na década de 1990, quando o país sofria graves dificuldades, o ensino obrigatório gratuito foi mantido em vigor, com as alterações à Constituição Socialista estipulando o ensino gratuito para todas as crianças.

Foi também nessa altura que um comboio escolar passou para várias crianças numa aldeia remota e um avião voou para as que estavam nas ilhas.

Hoje, todas as crianças coreanas estão aprendendo o quanto desejam, recebendo uniformes escolares, mochilas, cadernos e outros itens escolares do Estado, sob os benefícios da educação obrigatória universal gratuita de 12 anos.

A Nona Reunião Plenária do Oitavo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, realizada no final do ano passado, sublinhou que é a política consistente do Partido e a política nacional eterna que o Partido e o Estado assumam a responsabilidade de fornecer as necessidades das crianças em idade escolar, e estabeleceram as questões de princípios a serem mantidas na produção e fornecimento de uniformes escolares, mochilas e calçados e as formas de sua implementação.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário