21 de fevereiro é o Dia Internacional das Línguas Maternas.
Na 30ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura de novembro de 1999, foi decidido estabelecer o Dia Internacional das Línguas Maternas com o objetivo de preservar as línguas do mundo, acelerar o desenvolvimento sustentável de culturas variadas e fomentar o entendimento mútuo entre os povos de diversos países.
Atualmente muitos países como Rússia, Índia, Bangladesh e Uganda procuram fomentar o uso cotidiano da língua materna entre os habitantes e os da nova geração com orgulho dela e tomam ativamente as medidas destinadas a proteger e desenvolver seu idioma materno promovendo entre as altas figuras do governo proferir os discursos em língua materna nas atividades exteriores de caráter estatal e outras medidas.
Em nosso país também, sob a sábia direção dos grandes homens sem igual, desde muito tempo são realizados dinamicamente os trabalhos para proteger e desenvolver o idioma coreano, imbuído da sabedoria e engenhosidade da nação.
A língua coreana, um dos excelentes patrimônios culturais criados pela nação coreana, tem uma pronúncia rica, som bonito, expressão variada e estrutura gramatical bem organizada, sendo possível pronunciar livremente palavras de qualquer idioma do mundo e expressar sentimentos delicados e complexos de maneira correta e rica.
Por isso, distintos linguistas do mundo não poupam elogios sobre a superioridade do coreano, dizendo que este idioma tem uma estrutura especial, incomparável com outras línguas do planeta e que é fácil de aprender, simples, porém muito expressivo, e que se avaliam o nível de cultura de uma nação com sua língua, a Coreia estaria entre os países com melhores culturas nacionais.
Sob a sábia direção do estimado camarada Kim Jong Un, hoje o idioma coreano é desenvolvido e enriquecido como língua mais refinada e destacada que está em conformidade com o espírito da época e os sentimentos ideológicos de nosso povo.
No ano passado, foram adotadas a Lei sobre o Emblema Estatal e a Lei sobre a Proteção da Língua Culta de Pyongyang, nas quais está refletida a firme vontade de nosso Partido e Estado de proteger o idioma coreano e desenvolver e enriquecê-lo ainda mais de acordo com as demandas da época.
Nossa República fará esforços ativos no futuro também pela proteção e desenvolvimento do coreano, nossa língua nacional, assim como muitos países do mundo que tratam de proteger e desenvolver o idioma materno.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário