Na ocasião do 76º aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia, o estimado camarada Kim Jong Un realizou uma visita congratulatória ao Ministério da Defesa Nacional da RPDC e proferiu um discurso significativo para felicitar os oficiais e soldados do heroico EPC.
O texto completo do discurso assinala como segue:
Membros do Ministério da Defesa Nacional, supremo órgão de direção das forças armadas da República, suboficiais e soldados aqui presentes para celebrar dignamente o aniversário de fundação de nosso glorioso exército;
Fidedignos oficiais e soldados dos primeiro, segundo, quarto e quinto corpos de exército que nestes precisos momentos defendem com abnegação a frente fronteiriça de nossa pátria;
Oficiais e soldados do corpo de exército da defesa de Pyongyang que cumprem fidedignamente sua honrosa missão;
Oficiais e soldados de todos os corpos de exército e unidades motorizadas, de infantaria, tanques e veículos blindados que defendem com firmeza o território e as águas jurisdicionais nas regiões orientais e ocidentais da pátria;
Oficiais e soldados do duodécimo corpo do exército que defende a fronteira setentrional e da guarnição fronteiriça;
Nossos valorosos oficiais e soldados de distintas tropas;
Todos os oficiais e soldados do Exército Popular:
Os estendo minhas calorosas felicitações e saudações de estímulo com motivo do 76ª aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia, festa gloriosa de nosso Estado e povo.
Aproveito esta ocasião para render meu mais sincero tributo aos mártires revolucionários e do Exército Popular e aos respeitados veteranos de guerra que adornaram com façanhas e milagres imortais o alvorecer da história de construção do exército autóctone e as décadas de grande vitória.
De igual forma, transmito meu sincero agradecimento a todo o povo e familiares de militares que apoiam de maneira incondicional a causa de nosso Partido da construção de um exército poderoso.
De pé neste lugar, me faltam palavras para agradecer os oficiais e soldados de nosso exército que levam cada dia mais cargas nas costas e sofrem como ninguém e para elogiar seus méritos excepcionais.
Só em pronunciar "Exército Popular" me produz um intenso ardor no coração e sua imagem heroica me deixa emocionado.
Seus gloriosos 76 anos foram semeados de triunfos e proezas, apesar dos diversos acontecimentos e das múltiplas provas.
Desde seu nascimento, vem sendo fiel à sagrada missão confiada pela época e pela história, salvaguardou a mais justa ideia e causa e lutou em prol da paz e do bem-estar do povo. Daria um conto interminável falar de suas grandes façanhas e inúmeros méritos nesse empenho.
A maior de todas as façanhas que resplandecem em sua história de luta heroica é que, infinitamente fiel à sua missão intrínseca, defendeu com firmeza a soberania e dignidade do país e do povo e assegurou a paz e estabilidade diante da chantagem militar do imperialismo e do perigo de guerra.
Em nossa revolução foi escrita a inaudita história de que o exército foi fundado antes que o Estado. Isso se deve a que a soberania em si é defendida e exercida unicamente com a violência revolucionária que possa esmagar a tirania imperialista, com a inexorável vitória na luta.
Nosso Exército Popular foi uma conquista da luta prolongada do povo para recuperar sua liberdade e direitos como os de existência e desenvolvimento. Além disso, defender firmemente a soberania da qual não podemos ser privados e que não deve ser violada nunca mais, foi a missão mais importante e sagrada de nosso exército.
Ao assumir a responsabilidade histórica da defesa do Poder do Estado, cuja defesa não é nada fácil, nosso exército percorreu indômito em seus longos 76 anos o abrupto caminho da renhida luta política e de classes.
São incalculáveis os êxitos de combate e as façanhas heroicas que nesse trajeto inexplorado obtiveram êxitos nossos oficiais e soldados à custa de sangue e vida.
Em todos os lugares onde a soberania estatal é exercida, o Exército Popular controlou resolutamente todo tipo de desafios e ameaças do inimigo e defendeu a inexpugnável cerca do país, salvaguardando assim plenamente o bem-estar, os direitos e os interesses da pátria e do povo, a ideia e causa do Partido. Em virtude de seu inestimável sacrifício e história de vitórias heroicas, nosso povo logrou a grande prosperidade do Estado e o fortalecimento do exército, tomando fortemente a soberania e exercendo plenamente seus direitos na política, na defesa, na economia, na cultura e nas relações exteriores.
A absoluta força, dignidade e prestígio de nosso Estado se fundamentam nas inestimáveis façanhas e triunfos alcançados por nosso exército ao preço de sangue, suor e sacrifício.
Em seu afã de construir um Estado mais poderoso e florescente, nosso Partido persegue recuperar e exercer com dignidade todos nossos direitos soberanos sem exceção e apresenta como principal tarefa perpetuar a segurança estatal.
Para isso, deve possuir uma força absoluta que impeça os outros de agredi-lo, uma força poderosa com que possa dominar o inimigo.
Recentemente, nosso Partido e Governo fizeram um balanço da história nacional de divisão e enfrentamento, definiram a títere República da Coreia como primeiro Estado hostil e inimigo invariável que impede nosso caminho como maior obstáculo e determinaram como política política estatal ocupá-la e subjugá-la em caso de emergência, o que é uma medida claramente justa em prol da segurança eterna do Estado e da sua futura paz e estabilidade.
Com isso, tomamos a iniciativa de desfazer-nos das travas da realidade que nos forçavam a empenhar-nos, amarrados pela retórica de que somos uma só nação, em diálogos e cooperação formais com os títeres da República da Coreia que buscam desmantelar o Poder de nossa República e sonham com a unificação por absorção. Após definir a República da Coreia como Estado obviamente hostil e o legítimo direito de atacá-la e derrotá-la ante sua mínima tentativa de nos agredir, pudemos consolidar o poderio militar, manter o estado de reação sumamente intransigente, preservar a dignidade do Estado socialista, soberano e independente e controlar melhor nosso âmbito de acordo com os interesses de nosso Estado.
Pudemos adotar a resolução transcendental de dar essa guinada na política e tomar uma atitude inflexível ante o inimigo porque contamos com um exército plenamente preparado enquanto à vontade de defender a soberania e à capacidade militar e tecnológica.
São unicamente nossas forças armadas revolucionárias dirigidas pelo Partido do Trabalho da Coreia as que concluem como vitória irrefutável cada um de seus confrontos com o imperialismo e defendem honrosamente a dignidade da pátria e do povo neste mundo em que são usurpados impiedosamente os poderes e territórios e são rotineiros os derramamentos de sangue devido à política hegemônica e às brutais agressões do imperialismo.
A brilhante história de fortalecimento de nosso exército como tropas indestrutíveis que defenderam com firmeza a segurança e a soberania de nosso Estado foi escrita sempre junto com a de sua ingente criação e construção em prol da pátria e do povo.
Nossa pátria e povo sentem eterna gratidão pelos esforços do exército e celebram seu aniversário como uma de suas festas mais significativas, porque ele teve um papel insubstituível e realizou ressoantes méritos tanto na defesa do Poder estatal como na construção socialista e no fomento do bem-estar do povo.
É precisamente nosso Exército Popular o contingente de leais e fidedignos que compartilham com o Partido a vida, o risco da vida, a alegria e a tristeza, aceitam prontamente suas ordens e instruções, não importa quão difíceis sejam as missões militares ou tarefas econômicas, e as cumprem de maneira cabal e exaustiva, com uma pontualidade constante.
Nossos militares nunca precisam de uma explicação prolixa.
São eles que, antes que seja dada alguma interpretação, captam com toda alma o que aflige o Partido, têm consciência da proximidade do momento histórico que requer seu protagonismo e se deslocam se hesitação aos lugares onde devem suportar maiores sofrimentos.
Seus estandartes levam inscritos o pequeno lema - "Pela eterna prosperidade da pátria e o bem-estar do povo"-, porém sua missão e tarefas foram importantíssimas e seus méritos não foram somente de caráter militar.
Na longa trajetória da pátria desde o início de sua restauração pós-guerra até a data, a construção socialista veio sendo para o exército a primeira tarefa revolucionária, tão importante quanto a defesa do Poder estatal, e mesmo nas críticas situações sua magnitude não foi minimizada nem seu cumprimento foi adiado.
As marcas de nossos militares foram gravadas em todas as partes da pátria onde são promovidos o desenvolvimento e a criação, entre eles, as fábricas metalúrgicas e as minas que constituem o fundamento da economia nacional, as ferroviais e as estradas que são as artérias do país, os campos, canais de irrigação e pôlderes que garantem a felicidade do povo.
São também suas criações todos os espíritos da época que brilharão eternamente na história nacional e os monumentos levantados em virtude deles.
Toda sua valiosa vida, dignidade, orgulho, honra e felicidade cedem lugar, sem a mínima lástima, ao orgulhoso chamado do Exército Popular.
Seguindo as marcas honradas e belas gravadas com o espírito revolucionário e tenaz e o entusiasmo patriótico, é transformada a fisionomia da pátria, é preparado o berço da vida do povo e são produzidos seus risos de felicidade.
Em todas as obras do ano passado, como a construção de moradias realizada simultaneamente na capital, na zona de Komdok e em distintas latitudes do país, a de canais de irrigação, a instalação de barreias nas fronteiras, a produção de cereais e a recuperação de danos naturais, nossos militares foram os primeiros a realizar méritos abrindo a trilha.
No ano passado, todos os generais, oficiais, soldados e seus familiares foram os primeiros a reduzir seu arroz para superar a carência alimentar que o país enfrentou desde os primeiros dias de janeiro. Em seu maior avanço e ofensiva, fizeram desse ano o mais glorioso da história do exército ao cumprir completamente as tarefas que o Partido os atribuiu e adorná-lo com méritos e milagres lendários.
Se não fosse pelo papel e proezas excepcionais do Exército Popular, não teríamos podido fazer balanço do ano passado de cabeça erguida nem assegurar-nos, como fazemos hoje, da plena prosperidade, transbordantes de ânimo e convicção.
Podemos qualificar 2023 como a síntese da longa e gloriosa história de vitórias que nossa pátria e povo alcançaram apoiando-se no papel de vanguarda do coletivo militar, bem preparado no ideológico e na capacidade de combate, e como a página mais brilhante dessa crônica.
Em fiel resposta ao chamado do Partido, hoje nosso exército iniciou uma obra honrosa e gigantesca como nenhuma outra, denominada como revolução de dez anos, consistente em metamorfosear as indústrias locais, e por toda parte flamejam com brio os estandartes de honra convocando-nos a uma nova ascensão da revolução.
Estas insígnias, que representam as almas vermelhas e os incontáveis méritos dos soldados do Exército Popular adicionam esplendor e vigor ao nosso pavilhão nacional e delineiam mais claramente diante de nossos olhos o futuro de nossas transformações.
Nosso Partido se sente infinitamente orgulhoso e alentado por contar com o exército mais fidedigno no qual se pode confiar a vanguarda da revolução tanto nos tempos agradáveis e benignos como nos momentos críticos para o país.
Os consequentes oficiais e soldados do Exército Popular, embora suportem todas as cargas pesadas nas frentes de defesa nacional e da construção socialista apertando os cintos a todo momento, não desejam mais que uma palavra de apreciação de seu Comandante Supremo, e lutam invariavelmente com o conceito da revolução e da vida que os faz sentir maior orgulho e felicidade compartilhando a mesma ideia com seu Comandante Supremo. E a cada instante me infundem inesgotável força e ânimo.
Com sua luta heroica, nosso exército escreveu na parede da história a verdade de que só um Estado e povo que avançam com o exército na vanguarda da revolução se mantêm incólumes ante qualquer desafio e logram ininterruptos desenvolvimento e prosperidade.
Aproveitando esta ocasião significativa, mais uma vez felicito e agradeço todos os oficiais e soldados do heroico Exército Popular da Coreia, representando o Comitê Central do Partido e o Governo da República e refletindo o sentimento de todo o povo.
Camaradas:
Sobre as proezas e méritos que entranham distintos acontecimentos descansam a dignidade nacional que devemos defender ao risco da vida e o ideal do povo que devemos realizar a todo custo.
O Partido do Trabalho da Coreia, que assume uma responsabilidade absoluta ante a pátria e o povo, se apoia e seguirá se apoiando na valentia e lealdade das forças armadas revolucionárias, e com elas antecipará a prosperidade da República.
Por mais crítica que seja a situação e por múltiplas que sejam as dificuldades, nos sentimos seguros com o exército ao nosso lado e confiamos na vitória de qualquer obra difícil e volumosa se dela se encarrega o exército. Esta é a crença do povo deste país.
Devemos responder a essa confiança e defender, com empenho tenaz e resultados perfeitos, a convicção do povo de que a política do Partido é científica e realista.
Camaradas;
Nosso exército deve possuir a força mais poderosa e com esta força irresistível prevenir a guerra e defender a paz a todo custo.
A paz não é alcançada por meio de súplica e negociação.
Agora, na fronteira, vemos os maníacos guerra que estão no poder nos apontando o fuzil e ameaçando a segurança de nosso Estado.
Recordemos mas uma vez que a guerra não é anunciada de antemão.
Devemos manter continuamente o estado de guerra.
Se o inimigo decide pelo uso da força contra nosso Estado, tomaremos a resolução de mudar a história e mobilizaremos sem hesitar todos os meios potentes que estão ao nosso alcance para acabar com ele.
Camaradas;
Todos os oficiais e soldados do Exército Popular, que seguiram sempre na vanguarda a ideia e a causa do Partido, defenderão com firmeza a sagrada soberania de nossa pátria gloriosa, a República Popular Democrática da Coreia, e a honra do povo coreano e demonstrarão plenamente a peculiaridade espiritual e o temperamento do exército na honrosa tarefa para antecipar o período de desenvolvimento integral de uma potência próspera com a inflexível convicção revolucionária, o inabalável espírito patriótico, o valor heroico e ímpeto sem igual e o serviço abnegado.
Por contar com o destacamento indestrutível, o exército revolucionário de elite, nossos Partido, Estado e povo sairão sempre vitoriosos.
Com a segurança e o otimismo na nova e grande vitória, lutemos todos, unidos com a mesma vontade, pela prosperidade eterna da pátria e o bem-estar do povo.
Glória eterna às nossas orgulhosas forças armadas revolucionárias!
Viva o heroico Exército Popular da Coreia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário