terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

O problema da escassez de água que se torna cada dia mais grave


De acordo com os estudos mais recentes, a taxa de diminuição das reservas subterrâneas de água está acelerando em todo o mundo. Especificamente, a quantidade de água nos aquíferos em áreas áridas está diminuindo visivelmente.

De acordo com a análise dos dados observacionais sobre as reservas subterrâneas de água em todo o mundo feita pelos pesquisadores, desde 1980, houve uma diminuição acentuada na quantidade de água nos aquíferos em quase todas as regiões do mundo. Desde 2000, a taxa de diminuição das reservas subterrâneas de água está acelerando, e esse fenômeno é especialmente evidente nas camadas freáticas de áreas áridas. Os pesquisadores afirmaram que a causa do aumento na velocidade de queda do nível de água subterrânea em áreas áridas é o uso excessivo de água subterrânea nessas regiões.

A Terra é frequentemente chamada de planeta água porque dois terços da superfície da Terra são cobertos por água. No entanto, os recursos hídricos que as pessoas podem realmente utilizar são limitados.

A quantidade de água doce que pode ser utilizada para fins domésticos ou agrícolas é pequena e a sua distribuição também é desequilibrada. Mesmo ela está diminuindo dia a dia sob a influência de vários fatores.

Um deles são as alterações climáticas.

Nos últimos 20 anos, a incidência de secas aumentou significativamente em todo o mundo devido aos efeitos das alterações climáticas. Desde 2000, o número de secas e a sua duração aumentaram 29% em comparação com os 20 anos anteriores.

Há pouco tempo, a comunidade autônoma espanhola da Catalunha declarou estado de emergência, ao enfrentar a pior seca dos últimos 100 anos. À medida que o nível da água no reservatório caiu abaixo de 16%, o abastecimento de água começou a ser restrito. Atualmente, diz-se que cerca de 6 milhões de pessoas, de uma população de cerca de 8 milhões na comunidade autônoma da Catalunha, são afetadas pela seca.

A Espanha sofreu danos sem precedentes devido à seca no verão passado. Em janeiro deste ano, as temperaturas subiram fora de época para quase 30 graus Celsius em muitas áreas. Na comunidade autônoma da Catalunha, a precipitação continuou abaixo da média nos últimos três anos.

Os especialistas relatam que atualmente cerca de 3,6 bilhões de pessoas sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês a cada ano. No entanto, acredita-se que esse número aumentará para cerca de 4,8 bilhões a 5,7 bilhões de pessoas até 2050.

A realidade atual mostra quão importante é sair da perspectiva do passado, que considerava a água como um recurso ilimitado, e passar a proteger ativamente e utilizar de forma eficaz os recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário