Sua capacidade de liderança o levou a ser nomeado comandante da Companhia Infantil, composta por membros do Corpo das Crianças oriundos de Maanshan e de outras regiões. Nesse papel, O Il Nam demonstrou notável senso de responsabilidade e dedicação. Conduziu o treinamento dos jovens combatentes em Diyangxi e no acampamento secreto de Fuhoushui, seguindo um programa intensivo elaborado pelo Comandante Kim Il Sung. Preocupava-se com cada detalhe, desde a disciplina até o bem-estar dos meninos, chegando a ajudar pessoalmente nos cuidados mais simples, como enrolar as ataduras de pés de um dos recrutas para que não fosse motivo de zombaria. Durante as marchas árduas, vigiava para que nenhum ficasse para trás, mostrando profundo espírito humano e senso pedagógico.
Além de sua atuação com a Companhia Infantil, O Il Nam participou de importantes operações políticas. Liderou um grupo de operativos do 7º Regimento enviado para estabelecer contato com Liu Tong-shi, um senhor de terras hostil ao comunismo, mas de fortes sentimentos antijaponeses. Com postura firme e cortês, conseguiu dissipar a desconfiança inicial de Liu, explicando o verdadeiro caráter do Exército Revolucionário Popular da Coreia e sua missão de libertar coreanos e chineses da dominação japonesa. Sua conduta paciente e persuasiva foi decisiva para que Liu aceitasse dialogar com o Comandante Kim Il Sung, evitando assim que a operação resultasse em confronto armado e fortalecendo a frente unida contra o inimigo comum.
Figura destacada do 7º Regimento, O Il Nam integrou a mesma geração de comandantes e instrutores revolucionários como O Jung Hup, O Paek Ryong e Choe Il Hyon, de cujas fileiras saíram muitos dos quadros políticos e militares mais notáveis do Exército Revolucionário Popular da Coreia. Sua vida foi dedicada integralmente à causa revolucionária, na frente militar e no trabalho político, combinando bravura, disciplina e humanidade. Caiu em combate no dia 2 de maio de 1942, cumprindo ordens do Comando, e permanece lembrado como um exemplo de revolucionário que influenciou tanto os jovens combatentes quanto seus camaradas veteranos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário