Entre os patrimônios nacionais figura Kobukson (navio-tartaruga), primeiro navio blindado do mundo fabricado pela nação coreana.
Com base na tecnologia de construção naval do passado e experiências obtidas em batalha marítima, Kobukson foi construído em 1413 e remodelado finalmente em 1592.
Sua proa tinha a forma de uma cabeça de dragão e seu casco e popa eram cobertos com um revestimento de ferro testudinado, que lembrava a forma de uma tartaruga. Naquela época, o navio era capaz de resistir a qualquer fogo artilheiro.
Como seu revestimento de ferro estava preso com furadores por toda parte, era impossível para os inimigos subirem nele.
O navio-tartaruga estava armado com cerca de 70 canhões e podia disparar em todas as direções através de brechas. E era impulsionado por 10 remos de cada lado e também podia tirar uma vela, que junto com o casco elíptico comprido e altura relativamente baixa asseguravam alta velocidade.
A criação, associada à sabedoria e talento da nação coreana, contribuiu para a vitória das batalhas navais no período da Guerra Patriótica Imjin (1592-1598) contra o exército agressor japonês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário