segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Vida grandiosa resplandecente de patriotismo

16 de fevereiro deste ano é o 84º aniversário de nascimento do Dirigente Kim Jong Il.

Nessa ocasião, o povo coreano recorda com profunda emoção a trajetória do Dirigente, que dedicou tudo de si, até mesmo seus aniversários, ao povo.

Em 16 de fevereiro de 1975, quando estava absorto em seu trabalho, um funcionário lhe disse que era seu aniversário. Ele respondeu sorrindo como poderia celebrar seu aniversário, que nunca o celebrava, e retomou o trabalho.

Mesmo as pessoas comuns desfrutam seus aniversários, mas o Dirigente costumava passar seus aniversários como dias comuns e ainda trabalhando com mais intensidade.

Ele passou aniversários inspecionando a Fábrica Geral de Impressão de Pyongyang, orientando a adaptação cinematográfica de uma obra do Presidente Kim Il Sung ou discutindo a questão de melhorar o nível de vida do povo.

Embora todo o povo desejasse que ao menos em seu aniversário ele descansasse bem, ele acelerava ainda mais seu ritmo na jornada pelo bem do país e do povo.

16 de fevereiro de 1982 foi seu 40º aniversário.

O então Comitê Popular Central da RPDC concedeu-lhe o título de Herói da RPDC, refletindo a vontade unânime de todo o povo do país.

Naquele dia, o Presidente Kim Il Sung organizou uma recepção informal e disse: Falando propriamente, o camarada Kim Jong Il disse que não celebraria seu aniversário. De fato, ele nunca o celebrou antes, exceto fazendo uma refeição com sua família em casa. Mas desta vez eu estava decidido a celebrar seu aniversário.

Nesse dia também, o Dirigente partiu para outra viagem de orientação no terreno assim que terminou a recepção simples porém significativa.

Em seu 50º aniversário, quando o Presidente lhe dedicou um poema de bênção, ele fortaleceu sua determinação de ser ainda mais fiel à revolução no futuro. E, fiel à sua promessa, dedicou-se ao país e ao povo até os últimos momentos de sua vida.

Ele inspecionou o então Palácio Memorial Kumsusan em construção em seu aniversário de 1995, no ano seguinte ao inesperado falecimento do Presidente, e visitou um posto da linha de frente em 16 de fevereiro de 2003.

Por isso o estimado camarada Secretário-Geral Kim Jong Un disse com emoção: Nosso General Kim Jong Il estava sempre em viagens de orientação pelo bem do país e do povo, sem ter um descanso adequado nem mesmo em seus aniversários. Meu coração não doeria tanto se eu pudesse ter oferecido a ele o banquete de 70º aniversário, ele que nunca celebrou seu aniversário.

Inúmeras construções erguidas nesta terra e a felicidade crescente do povo estão associadas à liderança do Dirigente, que dedicou até seus aniversários a eles.

Por isso o povo coreano dedica sem reservas todos os seus esforços à luta para construir, sem falta, o paraíso socialista que o Dirigente desejava nesta terra.

Pyongyang Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário