Os especialistas consideram que hoje a humanidade entrou na era da Quarta Revolução Industrial.
A Quarta Revolução Industrial é uma revolução científico-tecnológica em que todos os setores industriais se fundem com a tecnologia da informação.
Após, em uma certa feira industrial realizada em 2011, ter ressoado a afirmação de que era necessário preparar-se para a Quarta Revolução Industrial baseada na internet, esse conceito passou a despertar interesse mundial. Em comparação com as revoluções industriais anteriores, a Quarta Revolução Industrial está abalando a maioria dos setores industriais.
Pode-se dizer que a Quarta Revolução Industrial se caracteriza pela convergência de tecnologias de ponta como a inteligência artificial, a robótica, a internet, a biotecnologia e os computadores quânticos. Entre elas, a base é a inteligência artificial.
Desde os drones até os assistentes virtuais que realizam traduções ou pesquisas, as tecnologias de inteligência artificial já estão sendo aplicadas na prática.
No campo da inteligência artificial, estão sendo desenvolvidos até algoritmos utilizados para prever as demandas culturais dos seres humanos. Tornou-se possível o desenvolvimento e a oferta de novos produtos que aumentam a eficiência e a comodidade da vida. Pedidos de táxi, reservas de passagens aéreas, compra de mercadorias e pagamentos estão sendo realizados remotamente.
Considera-se que a Quarta Revolução Industrial terá grande impacto na previsão de demanda, no reforço da produção e na estrutura dos equipamentos. A inteligência artificial analisa e pesquisa por conta própria uma enorme quantidade de dados que incorporam as preferências das pessoas, projeta, calcula até a quantidade de demanda dos produtos correspondentes e os produz de forma perfeita, reduzindo consideravelmente os custos.
Recentemente, tornou-se um tema de destaque mundial o fato de uma empresa produtora de artigos esportivos ter transferido para seu próprio país uma fábrica de calçados esportivos que estava no exterior e iniciado a produção. Isso foi possível porque essa empresa, que produzia calçados esportivos intensivos em trabalho manual em países com baixos salários, conseguiu passar a fabricá-los em seu país de origem em pouco tempo graças à introdução de tecnologias de inteligência artificial.
Assim, a influência da Quarta Revolução Industrial alcança todos os cantos da indústria e da vida humana, e antecipa numerosas mudanças futuras na economia mundial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário