terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Origem do jornal

Conhecimentos gerais internacionais

O jornal é uma publicação periódica que informa rapidamente e comenta novos fatos e acontecimentos ocorridos em diversos campos da vida social, representando e formando a opinião pública.

A história do jornal é muito antiga. O jornal como meio de informação de massas com a forma atual surgiu ao mesmo tempo que o surgimento e desenvolvimento do capitalismo, mas antes disso também existiram comunicados que desempenhavam funções semelhantes.

Segundo os materiais, em 490 a.C., o grego Fídipides correu de Maratona até Atenas distribuindo papéis com a notícia de que o exército ateniense derrotara o exército persa, e isso teria se tornado a origem do jornal.

No Império Romano foram publicados comunicados como o “Boletim do Senado”, e em nosso país e na China também foram publicados os “Jo-bo”, que podem ser vistos como formas embrionárias de jornal.

No século XVI, com o surgimento e desenvolvimento da indústria capitalista na Europa, começaram a aparecer jornais irregulares, centrados em informações comerciais, nas cidades comerciais ao redor do Mediterrâneo e em outras regiões.

O fato de o jornal ter passado a ser publicado semanalmente pela primeira vez na Europa está relacionado à entrega regular do sistema postal que se realizava uma vez por semana.

No século XVII começaram a ser publicados na Europa jornais impressos semanais regulares, protótipos dos jornais modernos.

Em 1622 surgiu na Inglaterra o “Weekly News”, e em 1631 na França o “Gazette”. À medida que aumentava a demanda social por jornais, a partir da segunda metade do século XVII começaram a ser publicados competitivamente jornais diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário