quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Os Congressos do Partido brilham como marcos decisivos na história sagrada de nossa revolução

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Nosso Partido, em cada período e em cada etapa da revolução e da construção, superando desafios sobrepostos com linhas e estratégias científicas, tem avançado incessantemente pela órbita imutável do socialismo e, nesse caminho, tem cumprido brilhantemente a histórica causa da construção de um Estado independente e poderoso."

Nosso Partido, em cada período e em cada etapa da revolução, convocou congressos do Partido, definiu claras estratégias e metas de luta e tem orientado incessantemente a luta por sua realização.

Os significativos congressos do Partido gravados na sagrada trajetória de mais de 80 anos do nosso Partido foram, cada um deles, divisores históricos que trouxeram novo desenvolvimento e saltos brilhantes da revolução.

Neste momento, tendo diante de nós o 9º Congresso do Partido, no qual outro marco imortal será erguido na sagrada trajetória de nossa revolução, nosso povo recorda com profunda emoção os históricos congressos do Partido gravados em letras douradas na história da pátria.

Congresso de fundação do Partido

Foi realizado em Pyongyang de 10 a 13 de outubro de 1945.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, no histórico relatório "Sobre a construção do partido marxista-leninista em nosso país e as tarefas imediatas do Partido", analisando detalhadamente a situação política interna e externa, enfatizou a necessidade de estabelecer o Comitê Organizativo Central do Partido como órgão dirigente central e esclareceu a linha organizativa e a linha política de nosso Partido

Na linha organizativa do Partido, estipulou-se que, tendo como núcleo os excelentes comunistas comprovados e temperados na longa luta revolucionária antijaponesa, se organizasse a base organizativa do Partido, que se fizesse do Partido um partido de massas firmemente assentado na base do proletariado, que se garantisse firmemente a unidade ideológica, de vontade e de ação de todo o Partido com base em uma única ideologia dirigente e que se estabelecesse firmemente a disciplina do centralismo democrático.

Na linha política do Partido, definiu-se a fundação da República Popular Democrática como tarefa política básica e esclareceram-se quatro tarefas imediatas para sua realização.

O Congresso formou o Comitê Organizativo Central do Partido e proclamou ao mundo a fundação de nosso Partido.

2º Congresso do Partido

O 2º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi realizado em Pyongyang de 27 a 30 de março de 1948.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, no relatório de balanço do trabalho do Comitê Central do Partido, analisou e avaliou a situação internacional e interna formada após a Segunda Guerra Mundial, fez balanço do trabalho geral realizado por nosso Partido desde sua fundação e esclareceu nitidamente as tarefas de luta para consolidar firmemente nossa base democrática e fortalecer qualitativamente o Partido.

Para reforçar a direção partidista sobre a construção econômica, indicou questões como: as organizações do Partido penetrarem profundamente na produção, estabelecerem ordem e disciplina rigorosas nas fábricas e empresas e instituírem um novo sistema de gestão de trabalho popular; elevar decisivamente o nível do trabalho das células do Partido e transformar todas as células em organizações vivas e vibrantes; fortalecer o trabalho educativo para armar firmemente os militantes do Partido e o povo com a educação na política do Partido, nos princípios da revolução e na consciência de classe. Esses valiosos ensinamentos do grande Líder foram diretrizes imortais que elevaram nossa revolução a um novo e alto estágio.

O 2º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia esclareceu nitidamente o caminho para impulsionar vigorosamente a revolução e a construção em nosso país e cumprir com êxito as tarefas do primeiro período da transição ao socialismo, e tornou-se um congresso histórico que abriu um importante momento para fortalecer a unidade e coesão do Partido, consolidá-lo qualitativamente e assegurar a direção do Partido sobre a revolução e a construção.

3º Congresso do Partido

O 3º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi realizado de 23 a 29 de abril de 1956.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, no relatório de balanço do trabalho do Comitê Central apresentado no Congresso, fez um balanço geral do árduo e orgulhoso caminho de luta percorrido por nosso Partido e apresentou tarefas programáticas para concluir em curto período a construção das bases do socialismo em nosso país e fortalecer ainda mais o Partido organizativa e ideologicamente.

O Congresso apresentou como tarefas básicas do 1º Plano Quinquenal (1957-1961) concluir a transformação socialista das relações de produção, estabelecer firmemente as bases da industrialização socialista e resolver fundamentalmente o problema de alimentação, vestuário e habitação do povo. Além disso, destacou especialmente que, no trabalho ideológico do Partido, se devia eliminar o dogmatismo e o formalismo e estabelecer o Juche como tarefa principal, conscientizar claramente os militantes do Partido sobre o caráter, as tarefas e as perspectivas futuras de nossa revolução e educá-los na história da luta revolucionária de nosso país e nas políticas de nosso Partido.

O 3º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi um congresso histórico que levantou alto a bandeira do Juche e da unidade e coesão; com ele, a construção e o trabalho do Partido entraram em novo caminho de desenvolvimento e a revolução socialista e a construção socialista avançaram com mais força.

4º Congresso do Partido

Foi realizado solenemente de 11 a 18 de setembro de 1961 na capital Pyongyang.

No Congresso, o grande Líder camarada Kim Il Sung, fazendo com orgulho o balanço dos brilhantes êxitos alcançados por nosso Partido e povo durante cinco anos desde o 3º Congresso, apresentou o grandioso programa do 1º Plano Setenal (1961-1967) de desenvolvimento da economia nacional, um magnífico projeto para a prosperidade da pátria e a felicidade do povo, e esclareceu tarefas para fortalecer ainda mais o Partido organizativa e ideologicamente e elevar seu papel dirigente.

Para cumprir com êxito o 1º Plano Setenal, indicou manter firmemente a linha do Partido de desenvolver simultaneamente a indústria leve e a agricultura garantindo o crescimento prioritário da indústria pesada e desenvolver integralmente a ciência e a cultura; apresentar como problema central a educação, transformação e união das amplas massas; mobilizar todo o Partido para o trabalho de educar e transformar as pessoas e desenvolvê-lo como trabalho de massas, entre outras tarefas programáticas que deveriam ser firmemente assumidas para elevar nossa revolução a um novo estágio.

O 4º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi um congresso de vencedores que fez o balanço da conclusão da construção das bases do socialismo, um congresso de unidade que demonstrou a força invencível de todo o Partido firmemente unido em torno do grande Líder após liquidar todo tipo de impureza sectária histórica, e um congresso histórico que apresentou o grandioso programa para concluir a industrialização socialista e construir integralmente o socialismo.

5º Congresso do Partido

O 5º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi realizado em Pyongyang de 2 a 13 de novembro de 1970.

No Congresso, o grande Líder camarada Kim Il Sung resumiu os brilhantes êxitos alcançados em todos os campos da política, economia, cultura e assuntos militares, incluindo a vitória histórica de transformar nosso país em um poderoso Estado industrial socialista, e apresentou tarefas para acelerar as três revoluções — ideológica, técnica e cultural — a fim de antecipar a vitória completa do socialismo.

O grande Líder apresentou no Congresso a grandiosa tarefa do Plano Sexenal (1971-1976) de desenvolvimento da economia nacional.

A tarefa básica do plano era consolidar e desenvolver os êxitos da industrialização, avançar a revolução técnica a um novo estágio superior, fortalecer ainda mais a base material e técnica do socialismo e libertar os trabalhadores do trabalho pesado em todos os setores da economia nacional.

O grande Líder esclareceu detalhadamente questões como: desenvolver amplamente o movimento de inovação técnica em todos os setores da economia nacional, incluindo a indústria e a economia rural, reduzir consideravelmente as diferenças entre trabalho pesado e leve e entre trabalho agrícola e industrial, libertar as mulheres do pesado fardo das tarefas domésticas através das três tarefas da revolução técnica, e colocar firmemente a revolução ideológica na frente para continuar aprofundando o trabalho de revolucionar e identificar toda a sociedade com a classe trabalhadora.

6º Congresso do Partido

O 6º Congresso do Partido, realizado de 10 a 14 de outubro de 1980, foi um glorioso congresso realizado com o grande Líder e o grande General juntos, e um significativo congresso que demonstrou ao interior e ao exterior que o problema da sucessão da causa revolucionária do Líder foi brilhantemente resolvido em nosso Partido e que foi assegurada uma firme garantia para a conclusão da causa revolucionária do Juche.

O grande Líder definiu no Congresso a transformação de toda a sociedade segundo a Ideia Juche como tarefa geral de nossa revolução.

Indicou como princípio fundamental, na luta para transformar toda a sociedade segundo a Ideia Juche, resolver todos os problemas da revolução e da construção à nossa maneira, com posição independente e criativa, e como via fundamental aplicar plenamente a linha das três revoluções — ideológica, técnica e cultural.

No Congresso, também se definiu claramente a ideia revolucionária do grande Líder, a Ideia Juche, como a única ideologia dirigente de nosso Partido, e esclareceram-se questões principiais do trabalho e da atividade do Partido conforme as exigências do desenvolvimento da realidade, incluindo manter firmemente a linha geral das três revoluções na construção socialista.

O Congresso elevou o grande General como membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido, membro da Comissão Militar Central do Partido e secretário do Comitê Central do Partido.

O 6º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi um congresso de vencedores que demonstrou amplamente a vitória completa da grande Ideia Juche e a força invencível de nosso Partido, e um congresso histórico que iluminou o brilhante caminho para o avanço vitorioso de nossa revolução.

7º Congresso do Partido

Os mais de 30 anos entre o 6º e o 7º Congressos foram, para nosso Partido e povo, dias de severa luta e ao mesmo tempo décadas de gloriosas vitórias.

No período de provações sem precedentes em que o sistema socialista mundial colapsou e a ofensiva antissocialista das forças imperialistas unidas se concentrou sobre nossa República, nosso Partido e povo tiveram de enfrentar sozinhos essas forças.

Graças à sábia direção do líder excepcional e à força da unidade monolítica do Partido, do povo e do exército centrados no líder, nossa pátria pôde esmagar passo a passo as manobras das forças imperialistas unidas para sufocar a República, defender até o fim a bandeira vermelha do socialismo e as conquistas da revolução e gravar orgulhosos anos de vitória.

O 7º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, um significativo congresso aberto na nova era da revolução Juche, foi realizado solenemente na capital da revolução, Pyongyang, de 6 a 9 de maio de 2016.

O estimado camarada Kim Jong Un, no relatório de balanço do trabalho do Comitê Central do Partido, analisou e resumiu amplamente os orgulhosos êxitos e experiências alcançados por nosso Partido na revolução e na construção sob a bandeira da Ideia Juche e da linha da revolução Songun em meio às severas tempestades da história, e apresentou tarefas programáticas para completar a causa socialista do Juche levantando no alto a bandeira do Kimilsungismo-Kimjongilismo, realizar a causa da independência mundial e promover novo avanço no fortalecimento e desenvolvimento do Partido e no trabalho partidista.

O Congresso deliberou e decidiu o Plano Quinquenal (2016-2020) de desenvolvimento da economia nacional.

O 7º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia foi um congresso de vencedores e de glória que estabeleceu uma base que jamais vacilará na execução da causa revolucionária do Juche e erigiu novo marco para completar a causa socialista, demonstrando poderosamente a força invencível de nosso Partido que, tendo à frente o estimado camarada Secretário-Geral, continua firmemente a linha e o método revolucionário independentes do grande Líder e do grande General, e apresentando o grandioso objetivo e programa de luta para construir uma potência socialista.

8º Congresso do Partido

O 8º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, realizado em momento muito crucial no caminho do fortalecimento e desenvolvimento de nosso Partido e da construção do socialismo ao nosso estilo, foi realizado na capital da revolução, Pyongyang, de 5 a 12 de janeiro de 2021.

O estimado camarada Secretário-Geral, no relatório de balanço do trabalho do Comitê Central do Partido, analisou e resumiu profunda e integralmente a situação do trabalho do 7º período do Comitê Central e apresentou nova linha de luta e diretrizes estratégicas e táticas para o avanço decisivo da construção socialista, bem como importantes tarefas para desenvolver as relações exteriores e fortalecer e desenvolver o trabalho partidista.

O Congresso proclamou um novo Plano Quinquenal de desenvolvimento da economia nacional.

O Congresso definiu como direção geral concentrar forças nos elos centrais do desenvolvimento econômico, revitalizar toda a economia nacional e criar bases firmes para melhorar a vida do povo; estabeleceu como tarefas centrais assegurar produção normal em todos os setores da economia concentrando investimentos na indústria metalúrgica e química como elos decisivos, fortalecer a base material e técnica da agricultura, garantir matérias-primas e materiais à indústria leve para aumentar a produção de bens de consumo, e apresentou como objetivo avançar rumo ao crescimento econômico contínuo e à clara melhoria da vida do povo com base na situação atual e no potencial da economia nacional.

O 8º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia tornou-se um congresso de luta e avanço que demonstrou a firme vontade dos revolucionários de, levantando invariavelmente a bandeira do Kimilsungismo-Kimjongilismo, alcançar a prosperidade e o desenvolvimento do socialismo ao nosso estilo com coragem e confiança na vitória.

Ri Hyon Il

Nenhum comentário:

Postar um comentário