quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Auschwitz-Birkenau, campo de concentração e extermínio coletivo da Alemanha nazista

Conhecimentos gerais internacionais

O campo de extermínio nazista alemão de Auschwitz-Birkenau é um campo de concentração em massa construído pela Alemanha fascista durante a Segunda Guerra Mundial após ocupar a Polônia, na região de Oświęcim, nesse país. Chamado de “campo da morte”, era, à época, um complexo industrial de massacre em larga escala no qual foram introduzidas as mais modernas tecnologias.

Nesse campo, que podia encarcerar de uma só vez entre 180 mil e 250 mil pessoas, não houve um único dia em que não ocorressem assassinatos coletivos. Somente no período de maio de 1940 a dezembro de 1943, mais de 3 milhões de pessoas foram massacradas ali, das quais 2,5 milhões foram mortas por gás.

Até sua libertação das mãos da Alemanha fascista, em 27 de janeiro de 1945, mais de 4 milhões de pessoas foram assassinadas. Eram, em sua maioria, pessoas da União Soviética, Bélgica, França, Países Baixos, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Romênia, Hungria e Polônia.

Os fascistas cometeram nesse campo toda sorte de atrocidades criminosas, inclusive utilizando pessoas como cobaias para experimentos humanos.

O campo de extermínio nazista alemão de Auschwitz-Birkenau foi libertado em 27 de janeiro de 1945 pelo Exército Vermelho. Por decisão das Nações Unidas, esse dia foi designado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é uma data que relembra a maior tragédia da Segunda Guerra Mundial, evocando a dor e o sofrimento insuportável padecidos pelas vítimas do campo.

No local onde existia o campo foi instalado um museu, que ainda hoje denuncia ao mundo inteiro as atrocidades estarrecedoras cometidas pelos fascistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário