É uma organização internacional de nível não governamental na qual empresários, economistas e políticos de vários países debatem e trocam opiniões sobre a economia mundial.
O Fórum Econômico Mundial foi realizado pela primeira vez em 1971 na cidade suíça de Davos. Desde então, todos os anos, no mês de janeiro, realiza-se ali a reunião anual. Por isso, o Fórum Econômico Mundial também é chamado de Fórum de Davos.
No fórum, reúnem-se empresários, economistas e políticos dos países-membros para discutir questões urgentes da atualidade, como o apoio econômico a países afetados por desastres naturais, a garantia da segurança monetária em escala mundial e a situação em regiões críticas do mundo. Por essa razão, exerce certa influência no cenário internacional.
O Fórum Econômico Mundial é alvo de críticas por representar os interesses das grandes empresas dos países capitalistas, sendo acusado de ser uma “reunião lucrativa e fechada”.
Desde 1979, publica uma vez por ano um relatório sobre a competitividade global, levando em conta a gestão empresarial, a tecnologia, a moeda e outros fatores, abrangendo todos os países.
O fórum econômico também realiza reuniões em outros países, fora da Suíça, em momentos diversos, para debater temas específicos.
Sua sede fica em Genebra, na Suíça.
A reunião anual deste ano foi realizada de 19 a 23 de janeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário