A comunidade internacional considera a Segunda Revolução Industrial como uma revolução energética ocorrida com a substituição da energia a vapor pela energia elétrica como força motriz fundamental da indústria.
Os físicos britânicos Faraday e Maxwell apresentaram a teoria do eletromagnetismo e afirmaram a existência das ondas eletromagnéticas, lançando assim as bases teóricas da indústria de energia elétrica.
Na década de 1880, foram construídas pela primeira vez usinas termelétricas, possibilitando a produção em massa de eletricidade.
As sucessivas invenções do telégrafo, da lâmpada elétrica, do rádio, bem como o desenvolvimento da eletrometalurgia e da eletroquímica e a solução do problema da transmissão de energia a longas distâncias abriram a era da eletricidade.
A era em desenvolvimento exigia com urgência a fabricação de motores de combustão interna leves e práticos.
Na década de 1890, o motor a diesel foi inventado e passou a ser amplamente utilizado em locomotivas, tratores, embarcações e outros meios.
Com o uso dos motores de combustão interna, surgiram uma série de grandes setores industriais.
Como exemplo, nasceram novos ramos industriais, como a indústria automobilística e a indústria aeronáutica.
Com a Segunda Revolução Industrial, o uso da energia tornou-se mais conveniente, a eficiência produtiva aumentou e as forças produtivas se desenvolveram de maneira extraordinária.
A Terceira Revolução Industrial é a revolução da tecnologia da informação ocorrida no século XX com o desenvolvimento das tecnologias informacionais.
Iniciada com a produção em massa de computadores e o desenvolvimento de softwares, a Terceira Revolução Industrial realizou a informatização da produção, trazendo um salto qualitativo à economia.
A tecnologia da informação abrange as tecnologias de fabricação de equipamentos informacionais, de programação, de serviços de informação e de comunicação informacional, alcançando resultados inimagináveis no campo da ciência e da tecnologia.
Com a Terceira Revolução Industrial, o papel desempenhado pelo trabalho intelectual na produção da riqueza material tornou-se ainda mais relevante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário