Em não poucos países, o desenvolvimento vertiginoso da indústria é dividido em várias etapas.
Na década de 1760, com a invenção da máquina de fiar por um trabalhador inglês, ocorreu uma transformação no campo da tecnologia de produção da indústria têxtil. Foi construída a primeira fábrica de fiação que utilizava rodas d’água e máquinas de fiar, e posteriormente surgiram também fábricas de fiação movidas pela força hidráulica.
A Primeira Revolução Industrial teve início justamente com a invenção dessa máquina de fiar. Após a Inglaterra, a revolução industrial também ocorreu em outros países europeus, como França, Países Baixos e Itália. A revolução mecânica iniciada com a introdução da máquina de fiar mecanizou o trabalho manual e transformou a manufatura artesanal em indústria mecanizada, abrindo pela primeira vez a era das máquinas.
No início, as máquinas eram produzidas por técnicas artesanais, mas gradualmente as máquinas passaram a produzir máquinas. Assim, surgiu e se desenvolveu a indústria de fabricação de máquinas, e foi estabelecido um sistema de produção composto por diversas máquinas.
A transformação do modo de produção em um setor provocou a transformação completa dos modos de produção em outros setores.
Máquinas também foram introduzidas na metalurgia, na indústria do carvão e em outros ramos, transformando fundamentalmente a estrutura industrial e os modos de produção.
A Primeira Revolução Industrial foi ainda mais impulsionada com o surgimento da máquina a vapor prática.
Ao realizar a mecanização da produção por meio da força hidráulica e do vapor, alcançaram-se avanços extraordinários em diversos setores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário