sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Discurso do embaixador da China na RPDC, Wang Yajun, na recepção em comemoração ao Ano-Novo Chinês

Respeitado Vice-Presidente Kang Yun Sok,

Excelências chefes de missões diplomáticas acreditadas na RPDC, compatriotas chineses residentes na RPDC,

Camaradas e amigos:

Boa noite a todos!

A serpente auspiciosa despede-se do ano velho, e o corcel vigoroso anuncia a chegada da primavera. Ontem foi o Pequeno Ano Novo no sul da China, marcando o início das celebrações da Festa da Primavera. Neste belo momento de despedida do ano que se vai e de boas-vindas ao novo ano, em nome da Embaixada da China na RPDC, apresento calorosas boas-vindas ao Vice-Presidente Kang Yun Sok e a todos os convidados, bem como os meus votos de feliz Ano-Novo!

Ao relembrarmos 2025, colhemos frutos abundantes.

Sob a firme liderança do Comitê Central do Partido Comunista da China, tendo o camarada Xi Jinping como núcleo, a China resistiu a diversos riscos e desafios; o 14º Plano Quinquenal foi concluído com êxito; a economia desenvolveu-se rumo à inovação e à melhoria qualitativa; a força econômica, científica e tecnológica, de defesa nacional e o poder nacional abrangente alcançaram um novo patamar; e a modernização ao estilo chinês deu novos e sólidos passos adiante. Persistimos na promoção da diplomacia com características chinesas, praticamos as quatro grandes iniciativas globais, promovemos ativamente a construção de uma comunidade de destino compartilhado para a humanidade, injetando certeza no mundo por meio da nossa própria estabilidade e trazendo novas oportunidades ao mundo por meio do desenvolvimento da China.

Na RPDC, sob a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia, tendo o Secretário-Geral Kim Jong Un à frente, todo o país uniu-se como um só, empenhando-se plenamente na implementação da linha de construção do partido da nova era e do ideal político de primazia das massas populares; celebrou solenemente o 80º aniversário da fundação do Partido; concluiu com êxito todas as tarefas do plano quinquenal estabelecido pelo 8º Congresso do Partido; e alcançou resultados frutíferos na produção industrial e agrícola, na construção da capital, no desenvolvimento local, na revitalização rural, bem como nas áreas de ciência, educação, cultura e saúde, obtendo novas conquistas na realização da revitalização integral do Estado e na elevação do nível de vida do povo.

Em 2025, as relações China-RPDC abriram um novo capítulo.

Por ocasião do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista, o Secretário-Geral e Presidente Xi Jinping e o Secretário-Geral e Presidente de Assuntos Estatais Kim Jong Un realizaram, após seis anos, um novo encontro histórico, indicando a direção para o desenvolvimento das relações entre os dois partidos e os dois Estados.

O Primeiro-Ministro Li Qiang participou das celebrações do 80º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia e realizou uma visita oficial de amizade à RPDC; a ministra das Relações Exteriores Choe Son Hui visitou a China; e os dois países comemoraram conjuntamente e de forma solene o 75º aniversário da participação do Corpo de Voluntários do Povo Chinês na Guerra de Resistência contra a Agressão dos EUA e de Ajuda à Coreia. As interações de alto nível, os intercâmbios pragmáticos, as trocas interpessoais e a cooperação multilateral tornaram-se ainda mais estreitas.

Ao olharmos para 2026, estamos cheios de confiança.

Este ano é de grande significado para ambos os países. A China inaugura o 15º Plano Quinquenal, entrando em um período crucial para consolidar as bases da realização básica da modernização socialista e avançar com esforço integral. O 9º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia traçará um novo e belo plano para a construção socialista do país. As perspectivas de prosperidade das causas socialistas dos dois países e de contínua melhoria da qualidade de vida dos povos são promissoras.

Atualmente, as transformações sem precedentes em um século aceleram-se, os desafios globais tornam-se mais destacados e o unilateralismo e a política hegemônica proliferam. Independentemente das mudanças na situação internacional, manter, consolidar e desenvolver bem as tradicionais relações de amizade e cooperação China-RPDC sempre foi uma política firme e inabalável do Partido e do Governo chineses. A parte chinesa está disposta a trabalhar com a parte coreana para implementar plenamente os importantes consensos alcançados entre o Secretário-Geral Xi Jinping e o Secretário-Geral Kim Jong Un, fortalecer a comunicação estratégica, intensificar a cooperação bilateral e multilateral, enfrentar conjuntamente diversos riscos e desafios, promover um maior desenvolvimento das relações China-RPDC, impulsionar o avanço das causas socialistas dos dois países, beneficiar os povos de ambas as nações e salvaguardar a paz e a estabilidade regionais.

Camaradas e amigos,

Dentro de cinco dias, celebraremos o Ano do Cavalo no calendário lunar. O cavalo, na cultura chinesa, simboliza força, velocidade, iniciativa e sucesso; na Coreia, há também o “espírito do Chollima”, símbolo de luta e avanço vigoroso. Estamos confiantes de que, sob a orientação estratégica dos mais altos líderes dos dois partidos e dos dois Estados, China e RPDC esporearão seus cavalos e avançarão com energia na nova jornada, desenvolvendo a tradicional amizade de acordo com os tempos e contribuindo conjuntamente com novos aportes para o progresso e o desenvolvimento da humanidade.

Por fim, proponho um brinde:

À saúde do respeitado Secretário-Geral Kim Jong Un,

À saúde do respeitado Secretário-Geral Xi Jinping,

À saúde do Vice-Presidente Kang Yun Sok,

À saúde de todos os camaradas e amigos aqui presentes,

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário