sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Poder estatal

Explicação de terminologias políticas

O poder estatal é a autoridade política que defende e realiza as exigências e os interesses de uma determinada classe ou de uma comunidade social.

Na sociedade de classes, o poder estatal assume um caráter de classe. O caráter de classe do poder estatal é definido por qual classe detém o poder, em outras palavras, por qual classe é a dona do poder. Antes do surgimento da sociedade socialista, o poder estatal das classes exploradoras, sem exceção, foi utilizado como autoridade política baseada na violência contrarrevolucionária, realizando a ditadura das classes exploradoras sobre as massas trabalhadoras. Entretanto, na sociedade socialista, o poder estatal é a autoridade política nas mãos da classe trabalhadora, sendo utilizado para servir às massas trabalhadoras.

Na sociedade socialista, o poder estatal tem a missão de unificar e administrar todas as esferas da sociedade e de orientar as atividades independentes e criativas das massas populares.

Hoje, em nosso país, o poder socialista serve ao povo como representante dos direitos independentes das massas trabalhadoras, como organizador de sua capacidade e atividade criativas, como chefe responsável pela vida do povo e como protetor dos interesses populares.

O poder socialista, ao administrar a sociedade e conduzir a revolução e a construção, não pode absolutizar a função do poder e da ditadura, mas na sociedade transitória, onde a luta de classes continua, jamais se pode negligenciá-la.

Sobretudo nas condições em que as forças hostis que se opõem ao socialismo intensificam cada vez mais suas manobras perversas, para defender o socialismo e fazê-lo avançar vitoriosamente, o poder estatal socialista deve também reforçar ininterruptamente sua função de ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário