segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Apresentando a linha da construção do Estado independente

Pouco antes da libertação da Coreia (15 de agosto de 1945), o grande Líder camarada Kim Il Sung manteve uma conversa com Zhdanov, membro do Bureau Político e secretário do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

Na ocasião, o anfitrião perguntou ao hóspede quantos anos seriam necessários para que os coreanos construíssem um Estado independente uma vez libertado o país.

Kim Il Sung lhe assegurou que em não mais de 2 ou 3 anos conseguiriam fazê-lo.

Ao ouvi-lo, Zhdanov, esfregando as mãos, mostrou-se contente. Mas, ao mesmo tempo, não tentou dissimular sua expressão de surpresa.

Kim Il Sung explicou que, ao travar durante longos anos a Luta Armada Antijaponesa e a luta de libertação nacional, o povo coreano despertou-se e fortaleceu-se em grande medida no campo político e que, nesse processo, prepararam-se um sólido núcleo dirigente e amplas forças patrióticas que lhe permitiam construir o país por si só, além de ter acumulado ricas experiências de luta, inesgotável poder criador, habilidade organizadora e alta capacidade mobilizadora.

Depois de escutar atentamente sua explicação, o dirigente russo voltou a perguntar-lhe que tipo de ajuda seria conveniente ao povo coreano em seus esforços pós-guerra para a construção do país.

O interlocutor apontou: Se nos ajudar, agradeceríamos, mas queremos, na medida do possível, construir o país com as próprias forças, e acreditamos que proceder assim resultará árduo, mas será benéfico para o futuro.

Tal decisão foi esclarecida claramente na conferência de quadros políticos e militares do Exército Revolucionário Popular da Coreia, convocada em 20 de agosto de 1945.

Na ocasião, Kim Il Sung proferiu o histórico discurso intitulado “Sobre a construção do partido, do Estado e das forças armadas na pátria libertada”.

Em seu discurso, assinalou que, alcançada a histórica causa da libertação da pátria, apresentou-se diante de nós a nova tarefa de luta e que, com base no triunfo alcançado, devíamos continuar impulsionando a revolução coreana e construir o Estado independente, rico e soberano com a própria força do povo coreano.

Na linha de construção do Estado independente apresentada por ele, refletia-se claramente a invariável posição independente de que, assim como conquistamos a histórica causa da libertação da pátria com a força de nosso povo, devíamos realizar a construção da nova pátria precisamente com nossas próprias mãos e ao nosso estilo, em conformidade com a situação real de nosso país.

Por contar com a linha de construção do Estado independente, soberano e democrático, nosso povo pôde abrir vigorosamente o caminho da construção da nova pátria mesmo na complexa situação posterior à libertação e, por fim, fundou a República Popular Democrática da Coreia em 9 de setembro de 1948.

Ham Kwang Hyok

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário