segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Estimado camarada Kim Jong Un envia mensagem de condolências ao presidente russo e expressa consolo à embaixada russa

O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, enviou no dia 8 ao presidente da Federação Russa, Vladimir Vladimirovich Putin, uma mensagem de condolências em relação ao falecimento, em 6 de dezembro de 2025, do embaixador extraordinário e plenipotenciário da FR na RPDC, A. I. Matsegora.

Em sua mensagem, o camarada Kim Jong Un expressou profundas condolências e consolo, em representação do governo da RPDC e em seu próprio nome, ao destinatário, à liderança da FR e aos familiares do falecido, pelo falecimento inesperado do embaixador extraordinário e plenipotenciário da FR acreditado na RPDC, Alexandr Ivanovich Matsegora.

Recordou que Alexandr Matsegora foi íntimo amigo e companheiro do povo coreano, que durante mais de 30 anos dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento das relações de amizade RPDC–Rússia.

Apontou que o percurso dos laços bilaterais, que vêm se fortalecendo e desenvolvendo como uma firme aliança nos dias de hoje, está claramente impregnado dos esforços abnegados do embaixador russo, que fez tudo ao seu alcance em apoio ao propósito e à vontade das lideranças estatais dos dois países.

Assinalou que a perda inesperada de Matsegora, no momento atual em que o desenvolvimento das relações dos dois países entrou numa importante conjuntura histórica, constitui uma grande tristeza e uma grande dor tanto para o governo e o povo da Rússia quanto para ele e o povo coreano.

"Embora o embaixador russo tenha se despedido lamentavelmente de nós, sua nobre vida dedicada à amizade combativa e ao cumprimento da causa comum dos povos de ambos os países será eterna e permanecerá para sempre na memória de ambos os povos", afirmou, desejando de todo o coração que os familiares do falecido superem a dor da perda e recuperem o mais rápido possível a tranquilidade.

O camarada Kim Jong Un expressou à embaixada da FR profundas condolências pelo falecimento de Alexandr Matsegora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário