A RPDC assegura todas as condições e ambiente necessários para respeitar a personalidade das pessoas com deficiência e ajudá-las a exercer os mesmos direitos sociais e políticos que as pessoas sem deficiência e a se incorporarem às atividades estatais e sociais.
Desde que foi fundada em 9 de setembro de 1948, tomou várias medidas legais e institucionais para tratar com preferência e proteger as pessoas com deficiência.
Em 1951, quando a Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953) estava em seu auge, foi construída uma fábrica de aparelhos ortopédicos para as pessoas com deficiência, que funciona sem interrupção até hoje.
Em setembro de 1959, foram estabelecidas escolas para cegos e surdos em todas as províncias para que pudessem estudar livremente sob o sistema de ensino gratuito.
Em 1998, foi fundado o Comitê Central da Federação de Proteção das Pessoas com Deficiência da Coreia.
As pessoas com deficiência recebem tratamentos de reabilitação às custas do Estado nos sanatórios construídos em diferentes regiões do país.
O Centro de Reabilitação de Munsu, erguido em 2013 na cidade de Pyongyang, trata as pessoas com deficiência valendo-se de diversas terapias.
Toma-se a medida de detectar, diagnosticar e registrar as doenças com o fim de prevenir a perda da capacidade laboral.
No país, as pessoas com deficiência desfrutam do mesmo direito ao trabalho que as pessoas sem deficiência.
Elas estudam livremente nas escolas especiais para pessoas com deficiência e trabalham em diferentes empregos de acordo com suas aptidões e desejos.
Há 2 anos, foi adotada a “Lei da RPDC sobre o asseguramento dos direitos das pessoas com deficiência”, e predomina o ambiente social para lhes assegurar melhores condições laborais e de vida e para ajudá-las.
Promovem-se a cooperação e o intercâmbio com outros países e organismos internacionais no setor de proteção das pessoas com deficiência.
O grupo de intercâmbio de pessoas com deficiência de Pyongyang realizou turnês no Reino Unido e na França, demonstrando a vida feliz de que desfrutam as pessoas com deficiência coreanas.
Os atletas coreanos conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata no campeonato asiático de pessoas com deficiência da Federação Internacional de Tênis de Mesa, realizado em outubro passado na China, e outros da Federação de Esportes para Pessoas com Deficiência da Coreia obtiveram êxitos em vários eventos internacionais.
Realizam-se todos os anos diversos atos para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).
Kim Hyok

Nenhum comentário:
Postar um comentário