quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Tratado de Versalhes

Conhecimentos gerais internacionais

É o tratado que pôs fim oficialmente à Primeira Guerra Mundial.

Um tratado de paz é um acordo político firmado entre países beligerantes para encerrar o estado de guerra e estabelecer relações normais. Em geral, estipula questões como a repatriação de prisioneiros de guerra, indenizações de guerra e problemas referentes à posição e ao desenvolvimento do país derrotado.

O caráter e o conteúdo de um tratado de paz são determinados pelos sistemas sociais e pelos objetivos da guerra dos países envolvidos. Os tratados de paz assinados pelos imperialistas após guerras de agressão visam, em essência, submeter o país derrotado, impor indenizações exploratórias e criar condições para preparar novas guerras de agressão.

O Tratado de Versalhes é um exemplo representativo desse tipo de tratado.

Foi assinado em 28 de junho de 1919, no Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris, entre as Potências Aliadas — incluindo Estados Unidos, Reino Unido e França — e a derrotada Alemanha. De acordo com o tratado, a Alemanha cedeu consideráveis territórios a vários países. Todas as suas colônias foram divididas entre as grandes potências.

O Tratado de Versalhes impôs à Alemanha enormes indenizações de guerra e estipulou que ela não poderia ter um exército com mais de 100 mil soldados, nem possuir tanques, aviões ou mesmo navios acima de 1 000 toneladas. Graças à forte luta dos povos do mundo, foram decididos também a criação de um tribunal especial para julgar criminosos de guerra e uma série de cláusulas relacionadas aos crimes de guerra.

No entanto, devido às manobras de proteção dos imperialistas, esses criminosos de guerra não receberam qualquer punição. As forças reacionárias na Alemanha foram preservadas.

Os Estados Unidos concederam enormes empréstimos à Alemanha, revivendo o militarismo. As quantias e condições das indenizações alemãs foram alteradas várias vezes e, mais tarde, sua cobrança foi suspensa.

Na década de 1930, surgiu a Alemanha nazista e Hitler lançou-se à construção do Grande Reich Alemão. Promulgou a Lei de Organização das Forças Armadas, que instituía o serviço militar obrigatório e estabelecia um exército permanente de 36 divisões e 550 mil soldados. Declarou oficialmente a formação da força aérea.

Embora sentissem inquietação em relação ao regime de Hitler, as grandes potências capitalistas como Estados Unidos, Reino Unido e França simpatizavam com sua política anticomunista e fizeram concessões, tentando usar a Alemanha para exterminar o comunismo. Estimulada por isso, a Alemanha fascista aboliu, em março de 1935, as cláusulas militares do Tratado de Versalhes. Depois ocupou a Áustria e a Tchecoslováquia e invadiu a Polônia, pisoteando completamente o Tratado de Versalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário