Cientistas italianos descobriram que a depressão — um dos distúrbios mais comuns entre as pessoas — pode ser tratada com a luz do sol.
Os médicos do Instituto San Raffaele, localizado em Milão, apresentaram os resultados dessa pesquisa na 6ª Conferência da Sociedade Italiana de Psicopatologia, realizada em Roma.
A luz solar, especialmente a luz da manhã, exerce uma influência benéfica sobre as pessoas, levando muitos clínicos a considerá-la um excelente “remédio natural” para o tratamento da depressão.
O chefe do grupo de pesquisa, Enrico Smeraldi, que conduziu o estudo com 602 pacientes ao longo de três anos, afirmou o seguinte:
“Descobrimos que os pacientes que permaneceram em quartos voltados para o leste, onde recebiam luz solar matinal, se recuperaram em média quatro dias mais rápido do que os demais, independentemente do efeito dos medicamentos. Isso nos levou à conclusão definitiva de que a luz do sol da manhã tem um papel favorável no alívio dos sintomas depressivos.”
Um psiquiatra da Universidade de Roma também constatou que quando o paciente inicia suas atividades matinais com uma caminhada ao ar livre e respira ar fresco, o metabolismo do corpo é estimulado e o efeito dos medicamentos é potencializado.
Atualmente, o tratamento da depressão com o uso da luz solar vem apresentando excelentes resultados.
Publicado no Kyoyuk Sinmun (Jornal da Educação) em 25 de agosto de 2006, página 56.
Nenhum comentário:
Postar um comentário