“Quantas pessoas se reuniram alguma vez em Pyongyang, com sua longa história de 4 mil anos e não menos que seus 400 mil habitantes? ...”
Trata-se de um parágrafo de um artigo publicado no “Pyongyang Minbo” em 15 de outubro de 1945, que transmitiu a notícia do comício dos cidadãos de Pyongyang para dar as boas-vindas ao grande Líder camarada Kim Il Sung, que retornou à pátria após libertar o país do domínio dos imperialistas japoneses.
No dia 14 de outubro de 1945, quando o camarada Kim Il Sung subiu à tribuna do comício, estouraram aclamações que retumbaram o céu e a terra, de modo que ele não pôde começar seu discurso por algum momento.
Esboçando um largo sorriso, ele acenou com as mãos para os reunidos que o aplaudiam e, em seguida, proferiu o histórico discurso intitulado "Consagremos todas as forças à construção de uma nova Coreia democrática", que segue:
"Fico muito feliz por estar com meus compatriotas na pátria libertada. Lutamos durante muito tempo contra os agressores imperialistas japoneses pela vitória da causa histórica da restauração da pátria e por este encontro com vocês."
Após expor as tarefas que se apresentavam para a construção da nova pátria, ele exortou:
"Todos os setores do povo, sem exceção, devem se mobilizar para a edificação da nova Coreia, demonstrando entusiasmo patriótico. Que todos contribuam ativamente para a construção do país com sua força, aqueles que a tiverem; com seus conhecimentos, aqueles que os possuírem; e com o dinheiro, os que o tiverem. Que todo o povo que ama o país e a democracia, unido firmemente, construa um Estado soberano, independente e democrático."
As aclamações que se seguiram ao apelo patriótico, que iluminava o brilhante futuro da nova Coreia, estremeceram o céu e a terra. Foram uma erupção de júbilo do povo, louvando o grande Líder, e um grito de desejo de alcançar a prosperidade na terra pátria, em resposta ao seu chamado.
Posteriormente, ao relembrar aquele momento, o grande Líder camarada Kim Il Sung disse:
"No instante em que ouvi esses gritos efusivos, todo o cansaço acumulado ao longo de 20 anos desapareceu de meu corpo e alma.
Se alguém me perguntasse quando me senti mais feliz na vida, diria que foi naquele momento."
Han Chol Ryong
Nenhum comentário:
Postar um comentário