quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Por melhores alimentos e futuro

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação.

Este é o ano em que se comemora o 45º aniversário da criação do Dia Mundial da Alimentação e, ao mesmo tempo, o 80º aniversário da fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O objetivo da criação dessa data foi fazer com que as pessoas de todos os países e regiões do mundo compreendessem corretamente a importância do problema alimentar, além de aprofundar o debate internacional sobre a necessidade urgente de sua solução a nível global e as formas para alcançá-la, incluindo o aumento da produção de cereais para erradicar a pobreza e a fome.

Embora tenham se passado 80 anos desde a fundação da FAO, ainda existem pessoas no mundo que sofrem com a fome e, ao contrário, a crise alimentar se tornou um problema mundial e não restrito a alguns países ou regiões.

Atualmente, o confronto entre diversos países e regiões do mundo e os fenômenos climáticos extremos e anormais se tornam um grande obstáculo no uso da terra e da água para a produção de cereais, além de afetar a proteção da biodiversidade, o que constitui um fator principal que leva à crise alimentar.

Por isso, a FAO, com o objetivo de enfatizar o ideal e o espírito de cooperação da organização, definiu o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano como “Avancemos juntos por melhores alimentos e futuro” e exorta todos os países e regiões a promoverem colaborações para enfrentar o problema da miséria mundial e construir um futuro melhor para a alimentação e a agricultura.

Em nosso país, são tomadas medidas ativas e esforços para resolver o problema alimentar da população, aumentando as forças produtivas agrícolas sob a direção e apoio do governo ao setor rural.

Considerando como um fato consumado o fenômeno climático anormal e catastrófico, são adotadas medidas para prevenir os danos causados por ele, ao mesmo tempo em que são garantidos os recursos hídricos e aplicado ativamente o método agrícola de economia de água, incluindo o cultivo de plantas agrícolas resistentes à seca. Apenas neste ano, ao realizar a construção e reparação de instalações de irrigação em todo o país, incluindo as estações de bombeamento, estruturas de irrigação e canais de água, concluiu a obra de irrigação de arrozais em mais de 160 mil hectares e transformou em arrozais mais de 3.300 hectares de terras secas, estabelecendo assim a base para o desenvolvimento estável da produção agrícola.

Ao mesmo tempo, está sendo mudada de forma decisiva a estrutura de produção agrícola do país para uma produção de cereais, com prioridade para o arroz e o trigo, e intensificada a ajuda estatal ao setor agrícola, introduzindo e generalizando métodos de cultivo baseados nas ciências e técnicas avançadas e garantindo a utilização de máquinas agrícolas de alta eficiência conforme os processos agrícolas.

Além disso, a cada ano, são construídas ou reconstruídas estufas de hortaliças e fazendas de cultivo protegido em várias regiões do país, para contribuir para a melhoria das condições alimentares da população.

Kim Hyon Ung

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário