Pyongyang Times, 22 de dezembro de 1969
Em comemoração ao 90º natalício de Stalin
Hoje é o 90º aniversário do nascimento de J.V. Stalin, um indomável combatente revolucionário, fiel sucessor da causa de Lenin e figura destacada do movimento comunista internacional.
Nascido em Gori, na província de Tiflis, Geórgia, em 21 de dezembro de 1879, Stalin dedicou toda a sua vida à luta pela liberdade e libertação da classe trabalhadora e de outros trabalhadores, assim como à vitória da causa do socialismo e do comunismo.
Stalin fez uma grande contribuição para a sagrada causa revolucionária do socialismo e do comunismo, defendendo firmemente os princípios revolucionários do marxismo-leninismo e avançando brilhantemente a causa de Lenin por meio de uma luta implacável contra todas as formas de oportunismo e inimigos de classe, com devoção à causa revolucionária da classe trabalhadora e fidelidade infinita ao marxismo-leninismo. Seu nome está intimamente ligado à história da luta do Partido Bolchevique e do povo soviético, bem como à história do movimento internacional da classe trabalhadora e do movimento comunista.
A vida e a atividade de Stalin, que realizou feitos revolucionários imortais, foram um curso de luta de um revolucionário indomável e verdadeiro comunista, que abriu caminho através de todas as tempestades pesadas com a convicção de vitória certa na causa revolucionária e um espírito de luta forte como o aço.
Tendo iniciado o movimento revolucionário ainda jovem, Stalin foi gradualmente se tornando um talentoso organizador e propagandista nas chamas da feroz luta de classes, sendo temperado como um combatente revolucionário forte como aço e um marxista comprovado.
Stalin foi o discípulo fiel de Lenin e camarada de armas que apoiou ativamente e defendeu suas ideias e linha.
Era o objetivo mais importante e o dever elevado de Stalin dedicar-se totalmente a defender e levar adiante o leninismo.
Sendo um fervoroso defensor das ideias de Lenin desde os primeiros dias de sua atividade revolucionária, Stalin lutou firmemente contra as tendências oportunistas e reacionárias de toda índole, sempre ao lado de Lenin e dos Bolcheviques.
O apoio total ao jornal leninista Iskra, a luta pela defesa da base ideológica, organizacional e tática de um partido leninista no Cáucaso, a defesa ativa das ideias de Lenin sobre a insurreição armada no período da primeira revolução russa e as estratégias e táticas leninistas na revolução, a atividade editorial do Pravda, e assim por diante – em qualquer momento e lugar, Stalin defendeu resolutamente o leninismo contra as calúnias maliciosas e ataques dos mencheviques e de todas as tendências reacionárias. Com lógica vigorosa e clara e uma caneta afiada, ele expôs e criticou em seus livros a natureza reacionária das teorias oportunistas e provou a justeza das ideias e teorias de Lenin.
Stalin travou uma luta árdua para unir de forma estreita as massas em torno de Lenin e do Partido Bolchevique e conquistar a vitória da revolução socialista, superando todas as dificuldades com um espírito de luta forte como o aço, sem ceder nem um pouco a qualquer repressão severa e perseguição pela polícia czarista.
Sob a orientação de Lenin, Stalin despertou a classe trabalhadora russa para a heroica insurreição armada para derrubar o poder das classes latifundiária e capitalista, desempenhando assim um papel enorme em garantir a vitória da Revolução Socialista de Outubro e estabelecendo o primeiro regime da ditadura do proletariado da história.
Após a vitória da grande Revolução Socialista de Outubro, Stalin dedicou-se ao trabalho de defender os ganhos da revolução e consolidá-los e desenvolvê-los como o assistente próximo de Lenin na árdua luta pela construção da pátria soviética.
Especialmente, no período sombrio em que as forças aliadas imperialistas compostas por 14 países e as forças contrarrevolucionárias derrubadas iniciaram uma intervenção armada contra a jovem República Soviética, Stalin foi enviado para as frentes de importância decisiva nas quais dependia o destino da revolução e fez uma contribuição notável para defender o poder soviético, repelindo resolutamente os ataques do inimigo e garantindo a vitória do Exército Vermelho.
Os orgulhosos sucessos alcançados pelo povo soviético em todas as esferas da revolução e da construção durante o período em que Stalin liderava o Partido Comunista e o povo da União Soviética, como um líder destacado da classe trabalhadora mundial e do povo soviético, após o falecimento do grande camarada Lenin, são impensáveis sem os feitos de Stalin, que brilhantemente deu continuidade à causa de Lenin sob a bandeira desdobrada de Lenin.
Stalin realizou, de fato, feitos imortais na construção do Partido e do Estado, na transformação socialista do país e na construção socialista.
Na construção do Partido, Stalin sustentou os princípios leninistas e fortaleceu de todas as formas a unidade e coesão do Partido, aumentando constantemente a militância e o papel de liderança do Partido e, assim, garantiu firmemente a vitória na revolução e na construção. Ele cumpriu brilhantemente o desejo de Lenin, travando uma luta enérgica pela defesa da ditadura do proletariado e consolidando e desenvolvendo-a, aumentando a capacidade de defesa do país e consolidando a aliança entre operários e camponeses, a base política do Estado soviético, e a amizade e solidariedade entre as nações.
Realmente árduo foi o caminho percorrido pelo povo soviético na construção do socialismo por conta própria, abrindo uma trilha inexplorada no ambiente do imperialismo. Após a revolução, a situação econômica da União Soviética era muito difícil, e as atividades subversivas e destrutivas dos inimigos de classe, tanto internos quanto externos, estavam desenfreadas. Após o falecimento de Lenin, todos os tipos de facções contrarrevolucionárias, como as de Trotsky, Zinoviev e Bukharin, recorreram a manobras frenéticas para desviar o Partido da linha leninista, destruir as conquistas da revolução e minar a construção socialista.
Em um período tão complicado e difícil, Stalin travou uma luta intransigente contra todos os renegados da revolução, capitulacionistas e oportunistas, esmagando decisivamente seus planos contrarrevolucionários, defendendo firmemente a bandeira do leninismo e conduzindo corretamente o povo soviético pelo caminho indicado por Lenin.
O Partido Comunista da União Soviética, sob a liderança de Stalin, formulou diretrizes científicas para a industrialização do país e a coletivização agrícola com base no programa de construção socialista apresentado por Lenin e organizou e mobilizou poderosamente todo o povo soviético para sua implementação.
Em resposta ao chamado do Partido, o povo soviético completou a industrialização e a coletivização agrícola, frustrando as calúnias maliciosas e os atos subversivos dos inimigos internos e externos, superando todas as dificuldades e transformando assim a outrora atrasada Rússia em uma potência socialista com uma indústria de primeira classe e ciência e cultura desenvolvidas. Dessa forma, o povo soviético, sob a liderança de Stalin, não apenas salvou o destino do primeiro Estado socialista do cerco do capital internacional, mas também confirmou na prática a justeza da teoria de Lenin sobre a possibilidade da vitória do socialismo em um só país e ofereceu convicção na vitória do socialismo e do comunismo aos povos explorados e oprimidos do mundo.
A Grande Guerra Patriótica do povo soviético para repelir a invasão armada da Alemanha nazista foi um período de duras provações, testando a força e a vitalidade do Estado socialista, onde os operários e camponeses haviam se tornado, pela primeira vez, os donos do país.
Nesses rigorosos dias, o povo soviético, sob a liderança de Stalin, Presidente do Comitê de Defesa e Comandante Supremo, repeliu os agressores, defendeu com honra a pátria socialista, derrotou a Alemanha nazista e o imperialismo japonês, levando a Segunda Guerra Mundial a uma conclusão vitoriosa por meio de uma luta heróica sem precedentes, salvando assim o progresso e a civilização da humanidade da ameaça do fascismo e dando uma grande contribuição ao desenvolvimento da revolução mundial.
Stalin deu uma grande contribuição ao enriquecimento do tesouro do marxismo-leninismo por meio de sua luta revolucionária prática e atividade teórica.
Stalin, um eminente pensador e teórico, não apenas defendeu em suas numerosas obras a pureza do marxismo-leninismo das calúnias e difamações de todas as correntes ideológicas reacionárias e de suas distorções, mas também o incorporou criativamente em conformidade com as novas condições e circunstâncias históricas.
Stalin foi um verdadeiro combatente internacionalista e uma destacada figura dos movimentos comunista e da classe operária internacionais. Ele travou uma luta enérgica pelo fortalecimento e desenvolvimento desses movimentos, sustentando a bandeira do internacionalismo proletário.
Ele lutou ativamente pela solidariedade internacional da classe operária e demonstrou particular interesse no fortalecimento da unidade e do poder dos países socialistas. Stalin, que considerava a luta de libertação de todos os povos explorados e oprimidos como um elo na cadeia da revolução mundial, enfatizou que era um dever internacionalista sagrado da classe operária prestar assistência ativa ao movimento de libertação nacional nas colônias, apoiando e incentivando-o com determinação, e dedicando profunda atenção ao crescimento e desenvolvimento da luta revolucionária dos povos de todos os países.
Stalin foi um firme combatente anti-imperialista.
Stalin, compreendendo profundamente a natureza agressiva e predatória do imperialismo, travou uma luta firme contra qualquer compromisso sem princípios com os imperialistas e guiou o Partido Bolchevique e o povo soviético a manterem sempre alta vigilância sobre os movimentos imperialistas de agressão e guerra, preparando-se solidamente para frustrá-los em cada etapa. Ele enfatizou que uma paz duradoura só poderia ser mantida por meio de uma luta resoluta para conter e se opor aos planos belicistas dos imperialistas.
Stalin foi um amigo próximo do povo coreano. Ele apoiou ativamente a luta de libertação nacional antijaponesa do povo coreano e prestou sincera assistência material e moral ao nosso povo na construção de um novo Estado.
De fato, Stalin realizou grandes feitos como grande líder do Partido Comunista da União Soviética, do Estado soviético e como uma figura destacada do movimento comunista internacional, no curso da luta indomável para herdar e desenvolver fielmente a causa de Lenin.
O nome de Stalin viverá para sempre no coração da classe trabalhadora mundial, junto com os grandes feitos que realizou e seus firmes traços revolucionários. A vida revolucionária de Stalin, marcada pelo serviço dedicado à liberdade e felicidade da classe trabalhadora e das massas trabalhadoras, pela fidelidade ilimitada ao marxismo-leninismo e ao internacionalismo proletário, pela adesão intransigente ao princípio da luta contra todas as formas de oportunismo e pela implacável batalha contra os inimigos de classe de todas as matizes, é um modelo para os revolucionários e comunistas.
Ao relembrarmos hoje os imortais feitos de Stalin, que herdou e desenvolveu brilhantemente a causa de Lenin, quando se aproxima o centenário do nascimento do grande camarada Lenin, saudamos calorosamente os grandes sucessos alcançados pelo povo soviético sob a liderança de Lenin e Stalin na luta pela defesa da pátria e pela causa do socialismo e do comunismo.
Os feitos de Stalin, juntamente com a grande causa de Lenin, brilharão eternamente junto com o desenvolvimento do movimento comunista internacional. É invencível a causa revolucionária da classe trabalhadora mundial e dos povos explorados e oprimidos que avançam sob a bandeira revolucionária do marxismo-leninismo, a bandeira sempre vitoriosa.
Publicado no diário Rodong Sinmun em 21 de dezembro de 1969
Nenhum comentário:
Postar um comentário