"A primeira visita histórica à China do Dirigente Kim Jong Il constituiu um marco transcendental em continuar e desenvolver ainda mais a tradição de amizade Coreia-China, estabelecida ao custo de sangue."
Assim assinala o diário Rodong Sinmun em um artigo individual difundo nesta sexta-feira (2) e prossegue:
"O Dirigente Kim Jong Il visitou a China de 2 a 12 de junho de Juche 72 (1983) cumprimentando o convite do partido e do governo do país vizinho.
Sua visita histórica foi um marco importante que situou em etapa mais alta a amizade Coreia-China que tem a raiz histórica preparada no fragor da severa luta antijaponesa e foi consolidada no processo de construção e defesa do socialismo.
Nessa ocasião foi demonstrado o caráter inquebrantável da amizade combativa e unidade entre os dois partidos, Estados e povos e foram abertas excelentes perspectivas de desenvolvimento dos laços bilaterais.
O líder antecessor realizou incansáveis esforços físicos e mentais para consolidar e desenvolver sem cessar a amizade Coreia-China até o último período de sua vida.
Os laços de amizade, desenvolvidos pelo grande Líder camarada Kim Il Sung e pelo grande Dirigente camarada Kim Jong Il junto com os líderes da geração veterana da China, são levados adiante hoje em dia por Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e Xi Jinping, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e Presidente da República Popular da China.
A amizade íntima e a verdadeira camaradagem entre os líderes dos dois partidos e países servem de força motriz que leva adiante a amizade RPDC-China sem hesitação alguma ante a qualquer mudança da situação e desafio.
Os vínculos entre os dois partidos e países são desenvolvidos como relações de amizade especiais que não têm precedentes na história.
Segundo o nobre propósito e a sábia direção do Secretário-Geral do PTC, desenvolveremos no geral em etapa mais elevada a amizade bilateral junto com os camaradas chineses.
Ademais, seguiremos impulsionando com vigor a causa socialista em ambos países e defenderemos firmemente a paz e a segurança da Península Coreana e do resto do mundo. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário