Em 30 de junho de Juche 39 (1950), o Presidium da Assembleia Popular Suprema emitiu um decreto sobre a instituição do título de Herói da República Popular Democrática da Coreia.
Esta notícia infundiu grande força e coragem a todos os oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia e ao povo que se levantaram como um só para lograr a vitória na Guerra de Libertação da Pátria (junho de 1950-julho de 1953).
Em 15 de julho de 1950, segundo o decreto do Presidium da APS, o título de Herói foi outorgado a mais de dez oficiais e soldados que realizaram relevantes méritos no primeiro período da guerra.
Entre eles figuraram Ri Hun, chefe do Regimento de Infantaria nº 18 da Divisão de Infantaria nº 4, que demonstrou a coragem do EPC na primeira batalha com as tropas agressoras estadunidenses em Osan; Kim Kun Ok e Ri Wan Gun, capitães da Segunda Esquadra de Torpedeiros, que afundaram com quatro torpedeiros o cruzeiro pesado “Baltimore” e destruíram outro cruzeiro leve, criando um milagre na história das batalhas navais do mundo; o tanquista Jon Ki Ryon que manifestou sua valentia impar na batalha para libertar Seul; e os aviadores Ri Mun Sun e Kim Ki Ok que demonstraram a bravura das forças aéreas do EPC ao derrubar os bombardeiros “B-29”de que os ianques se gabavam como “fortaleza aérea”.
Nesta guerra de três anos, que foi chamada de confronto entre o fuzil e a bomba atômica, foram produzidos 618 heróis.
Entre eles estavam 5 militares condecorados duas vezes com o título de Herói da República, 20 Heróis do Trabalho, incluindo 15 Heroínas, assim como 24 Heróis que taparam casamatas inimigas com seus corpos.
Os méritos dos heróis, que não hesitaram em dar sua vida pela pátria na frente, na retaguarda e nas áreas sob o controle inimigo, serão recordados eternamente na história nacional, e a história da Coreia heroica continua de geração em geração.
Ko Chol Hwa
Nenhum comentário:
Postar um comentário