Recentemente, em relação a que o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA criticou a China dizendo que os incidentes de choque entre os navios de guerra e aviões militares chineses e estadunidenses no Estreito de Taiwan e no Mar do Sul da China demonstram que o caráter ofensivo da China está se intensificando a cada dia, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China rechaçou firmemente e apontou como segue:
A verdade destes incidentes é que o navio de guerra e o avião militar estadunidense vieram apesar da distância até a porta da casa da China e provocaram esta e que realizaram uma manifestação do poderio militar realizando reconhecimentos próximos das águas e espaços territoriais da China de maneira obstinada.
Isso não defende a liberdade de navegação, mas promove a hegemonia da navegação e constitui uma provocação militar patente. Tal ato hegemônico é a raiz que cria o perigo de segurança no mar e no ar.
As forças armadas chinesas tomaram medidas de resposta no mar e no ar de acordo com as leis e tais medidas são profissionais, legais e justas.
Por fim, o porta-voz enfatizou que a China respeita invariavelmente o gozo de cada país do direito de navegação e voo com base no direito internacional, mas rejeita firmemente os ataques à soberania e segurança da China sob o pretexto da liberdade de navegação e voo.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário