sábado, 24 de junho de 2023

Uma guerra que não foi preparada da noite para o dia


Em 25 de junho de 1950, os EUA provocaram uma guerra de agressão contra a República Popular Democrática da Coreia, que tinha apenas dois anos. O povo coreano teve que travar uma guerra sangrenta de três anos para repelir os agressores e defender a dignidade e a soberania de seu país.

Como todas as outras guerras do mundo, não foi uma guerra que estourou da noite para o dia.

O exército dos EUA, que pisou na metade sul da Coreia após a libertação do país em agosto de 1945, intensificou os preparativos para uma guerra, como a organização de um exército títere equipado com armas de fabricação estadunidense, com a intenção de ocupar toda a Coreia.

Para encontrar um pretexto para a guerra, os EUA instigaram o exército títere sul-coreano a cometer provocações armadas nas áreas do paralelo 38, que dividia a Coreia em norte e sul.

Sob o comando de William Roberts, chefe do Grupo Consultivo Militar dos EUA, e outros conselheiros militares dos EUA no exército títere, a camarilha de Syngman Rhee, que ao mesmo tempo em que reforçava suas forças armadas, construía posições de ataque ao longo do paralelo 38, desdobrou forças enormes e frequentemente perpetrava provocações armadas contra a metade norte da Coreia.

De janeiro de 1947 até pouco antes do início da guerra, unidades do exército títere, juntamente com bandidos armados, invadiram a metade norte da Coreia mais de 5.150 vezes, causando danos ao povo e destruindo ou incendiando milhares de edifícios.

Por exemplo, em 1947, o exército títere sul-coreano cruzou a linha de demarcação nas áreas de Pyoksong e Yonbaek na península de Ongjin, assassinando pessoas, incluindo crianças e idosos, incendiando casas e saqueando as áreas. Entrando em 1948, as incursões armadas tornaram-se mais frequentes; as batalhas eram travadas quase todos os dias nas áreas do Monte Chiak na província de Hwanghae e na colina Kosan na província de Kangwon. Desde o início de 1949, o inimigo cometeu incursões em larga escala em toda a área ao longo do paralelo 38, incluindo na colina Kuksa e no monte Kkachi ao redor da península de Ongjin, no monte Songak ao sul de Kumchon, no monte Unpha na província de Hwanghae e em Yangyang na província de Kangwon.

Tudo isso levou o país à beira da guerra e, em 25 de junho de 1950, os EUA finalmente instigaram a camarilha de Syngman Rhee a iniciar a guerra.

Mas, ao final, os imperialistas estadunidenses tiveram que se ajoelhar diante do povo coreano, admitindo que a guerra havia sido travada “no lugar errado, na hora errada e com o inimigo errado”.

O povo coreano tornou-se um povo heroico ao derrotar os imperialistas estadunidenses pela primeira vez na história, realizando feitos imortais.

Kim Song.

Nenhum comentário:

Postar um comentário