A história das relações de amizade entre nosso país e Uganda, que foram estabelecidas no caminho da independência antiimperialista, registra hoje seu quinquagésimo aniversário.
Não se pode pensar nas históricas e tradicionais relações bilaterais de amizade e cooperação que continuam invariavelmente durante o longo período de meio século desde que ambos países estabeleceram relações diplomáticas em 2 de agosto de 1972 à parte do nobre dever internacionalista do grande Líder camarada Kim Il Sung, farol da libertação da humanidade.
Em setembro de 1969, o atual Presidente de Uganda, Yoweri Kaguta Museveni, que estava estudando em uma universidade estrangeira, participou na conferência mundial de jornalistas anti-EUA realizada em Pyongyang como um representante dos jornalistas de Uganda, e durante a conferência, escutou o discurso do grande Líder, e ficou profundamente impressionado.
O grande Líder que recebeu calorosamente o Presidente Museveni, que como Presidente visitou nosso país em abril de 1987, disse que a amizade entre os povos de ambos países é uma amizade entre os povos revolucionários que mantêm a posição independente antiimperialista e animou ativamente a luta do povo ugandês que se esforçava para rechaçar o dominacionismo e construir uma economia nacional independente.
O grande Líder disse que, se o povos dos países que haviam logrado recentemente a independência desejam consolidar a independência nacional, devem construir uma economia nacional independente e assinalou que na Uganda, que tem uma condição favorável para a agricultura, se deveria desenvolver em primeiro lugar a agricultura e desenvolver a indústria sobre esta base, e deu instruções detalhadas sobre a direção e os métodos para realizá-lo.
O grande Líder camarada Kim Il Sung recebeu cordialmente o Presidente Museveni que visitou Pyongyang outra vez em maio de 1990 e abril de 1992 e deu claras respostas sobre os problemas que se apresentavam na construção de uma nova sociedade na Uganda.
O Presidente Museveni ficou fascinado com o dever moral internacionalista e a magnanimidade infinita do grande Líder e elogiou altamente a ajuda material e espiritual do Presidente Kim Il Sung como exemplo real de cooperação internacionalista.
As relações de amizade entre nosso país e Uganda se fortalecem e desenvolvem ainda mais de acordo com a aspiração dos povos de ambos países e a demanda do novo século e as façanhas imortais do grande Líder gravadas na história da amizade RPDC-Uganda serão eternas de século em século.
Hoje em dia o povo da Uganda concentra grandes esforços para lograr o desenvolvimento do país com as próprias forças.
Sobretudo, acelera o trabalho para incrementar as forças de produção agrícola promovendo o plano exemplar do desenvolvimento do campo para a solução do problema alimentar e preparar um ambiente externo favorável para o desenvolvimento da economia do país através da realização da integração do mercado africano e da ativação do comércio.
Nós apoiamos ativamente a luta do povo da Uganda para lograr o desenvolvimento independente e nos esforçaremos continuamente para ampliar e desenvolver em várias esferas as relações entre os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário