quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Uma declaração histórica que demostrou a fortaleza da amizade RPDC-Rússia


Em 4 de agosto de 2001 foi adotada a “Declaração de Moscou entre a República Popular Democrática da Coreia e a Federação Russa”.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il realizou uma visita oficial à Federação Russa de 4 a 5 de agosto de 2001 onde realizou uma conversação com o Presidente Vladimir Vladimirovich Putin e firmou a Declaração de Moscou RPDC-Rússia.

A Declaração de Moscou RPDC-Rússia, junto com a Declaração Conjunta RPDC-Rússia adotada em Pyongyang em 19 de julho de 2000, é um documento comum de grande significância que assegurou uma poderosa força motriz do desenvolvimento das relações entre RPDC e Rússia para o século 21.

A Declaração Conjunta afirmou que desenvolver ainda mais as relações de amizade e cooperação entre RPDC e Rússia, que gozam de profunda raiz histórica, concorda com os interesses fundamentais dos povos de ambos países que entraram no novo século, e assinalou que foi acordado ampliar e desenvolver as relações de amizade para lograr a prosperidade de ambos países sobre a base da Declaração Conjunta RPDC-Rússia firmada pelos máximos dirigentes de ambos países em 19 de julho de 2000 e o Tratado sobre Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação entre RPDC e Rússia que foi firmado em 9 de fevereiro de 2000.

A Declaração Conjunta também tem conteúdos muito compreensivos, tais como a estreita cooperação em todos os setores das relações bilaterais como política, economia, assuntos militares, ciência e tecnologia, a solução independente e pacífica do assunto da reunificação do país através da união das forças dos coreanos, o asseguramento da paz e estabilidade da Península Coreana e o compartilhamento de uma segurança de nível igualitário de cada Estado nas relações internacionais, etc.

O fato de que o grande Dirigente camarada Kim Jong Il realizou a primeira visita oficial à Federação Russa no primeiro ano do século e firmou a Declaração de Moscou com o Presidente Putin constituiu um acontecimento de especial significância no desenvolvimento das relações amistosas RPDC-Rússia e no asseguramento da paz e segurança do mundo.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il visitou a Federação Russa novamente em 2002 e 2011 e estreitou os laços de amizade entre os povos dos dois países.

Graças às suas enérgicas atividades exteriores, as relações RPDC-Rússia tomaram constantemente o respeito, entendimento e cooperação mútuos como ponto de partida e se desenvolveram de modo positivo e construtivo superando todo tipo de obstáculos do interior e exterior.

Hoje em dia as relações de amizade RPDC-Rússia acolhem uma nova era de plena prosperidade.

O camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, realizou o primeiro encontro histórico com o Presidente Vladimir Vladimirovich Putin na cidade de Vladivostok em abril de 2019 e preparou o cimento que possibilita sublimar e desenvolver ainda mais as relações de amizade RPDC-Rússia segundo a demanda da nova época.

Graças à histórica Cúpula em Vladivostok, se confirmou mais uma vez a invariável corrente de amizade RPDC-Rússia que se desenvolveu de século em século e de geração em geração, o intercâmbio de opiniões estratégicas e táticas e a cooperação no desenvolvimento das relações bilaterais, o asseguramento da paz e estabilidade da Península Coreana e da região e o estabelecimento da imparcial ordem internacional ganhou uma nova força motriz e se desenvolve energicamente à uma etapa superior.

No futuro também, RPDC e Rússia desenvolverão incessantemente as relações de amizade bilateral à uma nova fase mais alta segundo o espírito do acordo e dos documentos conjuntos logrados entre os Máximos Dirigentes dos dois países e continuarão cooperando estreitamente na luta pelo asseguramento da paz e segurança do mundo e o estabelecimento da ordem internacional justa e imparcial.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário