Este ano marca o 47º aniversário da entrada de nosso país no Movimento dos Países Não Alinhados.
O fato de que nossa República se converteu em 25 de agosto de 1975 em país membro do Movimento do Países Não Alinhados foi o brilhante resultado de nossa política externa independente e amante da paz.
Depois da entrada no Movimento dos Países Não Alinhados, nossa República se esforçou ativamente para salvaguardar os ideais e princípios fundamentais do movimento, defender a independência e realizar a verdadeira justiça internacional.
Em aras do fortalecimento e desenvolvimento do Movimento dos Países Não Alinhados, o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il prestaram profunda atenção para que os países do MPNA fortalecessem a unidade e realizaram energicamente a luta pela realização da independência no mundo.
O grande Líder camarada Kim Il Sung publicou várias obras como “O Movimento dos Países Não Alinhados é uma poderosa força revolucionária antimperialista de nossa época” e “Para fortalecer e desenvolver o Movimento dos Países Não Alinhados” e dirigiu sabiamente para que o MPNA defendesse invariavelmente os ideais e princípios fundamentais da independência.
Sob a enérgica direção do grande Líder camarada Kim Il Sung dirigida a libertar para sempre os países não alinhados não só politicamente mas também economicamente da subordinação, desigualdade, repressão e exploração, em Pyongyang foram realizadas significativamente as reuniões de alto nível, incluindo o Simpósio dos países não alinhados e outros em via de desenvolvimento sobre o aumento da produção alimentar e agrícola, a Reunião dos Ministros da Educação e da Cultura dos Países Não Alinhados, a Reunião dos Ministros da Informação Pública, a Reunião dos Ministros dos Esportes e a Reunião Ministerial sobre a Cooperação Sul-Sul.
No tempo passado, nosso país construiu mais de 30 objetos de construção em 22 países membros do MPNA e outros em via de desenvolvimento e realizou as obras de irrigação em mais de 20 países, assim como os respaldou tanto materialmente como espiritualmente para que seguissem o caminho da autoconfiança.
O grande Dirigente camarada Kim Jong Il, frente às maquinações de complô dos imperialistas que tentavam desintegrar o MPNA por dentro, fez com que o MPNA defendesse invariavelmente seus nobres ideais e o caráter antimperialista mediante a firme unidade política e estreita cooperação econômica entre os países não alinhados.
A humanidade progressista não se esquece das façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung e do grande Dirigente camarada Kim Jong Il que iluminaram claramente o caminho do MPNA e dedicaram abnegações e esforços para a unidade do Movimento e o fortalecimento das cooperações.
No tempo atual, as forças imperialistas, fazendo esforços frenéticos para manter a todo custo a supremacia, intensificam ainda mais as agressões e maquinações de intervenção nos assuntos internos.
Transcorreram dezenas de anos desde o término da Guerra Fria. Contudo, no mundo ainda são mantidos e expandidos os agressivos blocos militares. E na arena internacional são violados abertamente os princípios fundamentais das relações internacionais reconhecidos internacionalmente devido à sinistra ambição de dominação e maquinações de intervenção das forças imperialistas e a justiça está sendo pisoteada segundo os interesses das potências imperialistas.
Diante dessa realidade, os países não aliados devem se opor e rechaçar as coações, arbitrariedades, padrão duplo e atos de violação da soberania por parte das forças imperialistas e lutar ativamente para realizar a verdadeira justiça internacional.
Somente quando os países não alinhados e os países em via de desenvolvimento fortaleçam a unidade, cooperação e solidariedade sob a bandeira da independência antimperialista e da paz poderão reprimir as agressões e os atos de violação da soberania do imperialismo e construir um mundo independente e pacífico sem guerra.
O estimado camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, disse que os países não alinhados devem frustrar todas as maquinações dos imperialistas que pretendem manter e fortalecer os agressivos blocos militares e lutar contra todo tipo de invasões, intervenções, subjugações e desigualdades.
Construir um mundo onde esteja assegurada estritamente a independência constitui o invariável objetivo de luta do governo de nossa República.
Hoje em dia a luta para realizar a verdadeira justiça internacional é uma luta sagrada para assegurar a soberania e igualdade dos países e nações e realizar a independência no mundo.
No futuro também, como no passado, nossa República se esforçará ativamente pelo fortalecimento e desenvolvimento do Movimento dos Países Não Alinhados e à defesa da paz e segurança da região e do mundo sob os ideais de independência, paz e amizade.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário