segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Invencíveis relações de amizade estabelecidas na luta comum pela independência antiimperialista e o socialismo


Transcorreram 62 anos desde que foram estabelecidas as relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República de Cuba.

Em 29 de agosto de Juche 49 (1960) nosso país estabeleceu as relações diplomáticas a nível de embaixador com a República de Cuba, em sinal de apoio e solidariedade com o governo e povo cubanos que entraram no caminho da construção da nova sociedade hasteando a bandeira da revolução ao pôr ponto final à política de vassalagem colonial dos EUA no hemisfério ocidental da Terra. Durante mais de 60 anos desde então, ambos países vieram bordando a ela história das relações amistosas baseadas em apoio e colaboração mútuos no caminho da independência antiimperialista e do socialismo.

Estas relações bilaterais não são as simples diplomáticas mas as especiais de amizade baseadas nos princípios revolucionário e socialista e na fidelidade camaradesca.

Já desde muito tempo os Líderes antecessores de ambos países estabeleceram relações amistosas baseadas no internacionalismo proletário e na moral revolucionária e prepararam a história e a tradição de desenvolvimento das relações bilaterais.

Embora os dois países estejam muito distantes do ponto de vista geográfica, o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il, considerando como íntimos camaradas de armas Fidel Castro Ruz e outros revolucionários cubanos que mantinham firmemente o princípio socialista sempre com a posição contra o imperialismo e os EUA, lhes ajudaram e apoiaram desinteressadamente.

Fidel Castro, que estimava infinitamente desde muito tempo o grande Líder camarada Kim Il Sung como veterano da revolução e gigante da política mundial, tinha muita vontade de se encontrar com ele e intercambiar as opiniões sobre muitos problemas, motivo pelo qual enviou ao nosso país os quadros diretivos de seu partido e governo em várias ocasiões.

O grande Líder camarada Kim Il Sung se encontrou com o camarada Raúl Castro Ruz que visitou nosso país em outubro de Juche 55 (1966) e outros revolucionários e personalidades do partido e governo cubanos, ocasiões em que deu instruções detalhadas sobre os problemas de interesse deles e os assuntos que se apresentavam no desenvolvimento das relações de amizade de ambos países.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il, dizendo que defender a revolução cubana significava defender o posto socialista do hemisfério ocidental, enviou apoio e solidariedade absolutos à luta do povo cubano pela construção do socialismo.

Em março de Juche 75 (1986) Fidel Castro Ruz fez sua primeira visita ao nosso país.

O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il o receberam com muita amabilidade como camarada revolucionário e amigo íntimo de nosso povo. Através das conversações e visitas a vários lugares de nosso país, os líderes de ambos países trocaram francamente opiniões sobre os problemas que se apresentam em fortalecer ainda mais os vínculos de amizade bilaterais e chegaram a um acordo em assuntos internacionais muito importantes.

O encontro serviu de motivo histórico muito importante para pôr em manifesto a amizade e unidade combativas dos povos de ambos países e fortalecer a unidade e coesão do movimento comunista internacional.

A história e tradição das relações de amizade e cooperação bilaterais preparadas pelos Líderes antecessores de ambos países são consolidadas e fortalecidas ainda mais século após século sob a atenção especial do estimado camarada Kim Jong Un e do camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez.

O primeiro deu calorosas boas-vindas ao segundo que visitou a RPDC em setembro de Juche 104 (2015) e em novembro de Juche 107 (2018).

No encontro de 2018, o Secretário-Geral expressou o absoluto apoio à luta do povo cubano pela construção do país poderoso e próspero, dizendo que a RPDC e a República de Cuba estão em uma mesma trincheira na luta para manter a soberania e a dignidade nacionais e defender a justiça internacional.

Em acato à sua nobre ideia, nos esforçamos para consolidar, ampliar e desenvolver em várias esferas as relações de amizade entre os parlamentos de ambos países.

Com motivo do dia comemorativo da fundação da RPDC, do dia comemorativo do triunfo da revolução cubana, do dia do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos países e outras ocasiões, são intercambiadas as mensagens de felicitação a nível de presidente entre a Assembleia Popular Suprema de nosso país e a Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba enquanto são impulsionadas energicamente as relações bilaterais com a ampliação e desenvolvimento multilaterais do intercâmbio e da cooperação entre os grupos de deputados de amizade de ambos parlamentos.

Atualmente, o povo cubano, firmemente unido em torno ao Partido Comunista de Cuba, liderado pelo estimado camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, logra louváveis êxitos em defender a soberania nacional, construir a economia nacional, estabilizar a vida do povo e desenvolver as relações exteriores rechaçando as crescentes sanções econômicas dos EUS e os desafios e maquinações obstaculizadoras das forças contrarrevolucionárias do interior e exterior do país.

Nosso povo se alegra considerando os êxitos do povo cubano como os próprios e deseja de todo coração que logre maiores êxitos na luta para materializar a resolução do VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba.

No futuro também estaremos ao lado do povo cubano na luta pela independência antiimperialista e a causa comum do socialismo e fortaleceremos ainda mais as tradicionais relações de amizade e cooperação com Cuba.

So Ho Won, presidente do grupo de deputados de amizade RPDC-Cuba da Assembleia Popular Suprema da RPDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário