Em um dia de dezembro de Juche 92 (2003) visitou a Universidade de Tecnologia Kim Chaek um funcionário do setor de construção para discutir o problema referente ao levantamento do dique da Central Hidrelétrica de Samsu. Segundo o desenho primitivo de uma unidade, a obra necessitava remover a terra de mais de 10 milhões de metros cúbicos, o que requeria enorme quantidade de mão de obra, equipamentos, materiais e tempo.
As palavras do visitante deixaram os professores e investigadores em profunda reflexão.
Nesse momento um homem se pôs de pé e disse “Se rompemos o conceito existente podemos certamente resolver este problema.”
Foi precisamente Jang Ui Jun, chefe de cátedra da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Terra. Ele se encarregou voluntariamente da tarefa nuclear do grupo investigativo e se empenhou em cumpri-la. Nesse processo introduziu um novo método de desenho mediante o programa 3D, como resultado que reduziu pela metade a quantidade da obra prevista e também garantiu de maneira científica a segurança do dique. Em consideração a seu mérito, o país lhe outorgou o título de Doutor em 2004.
Durante mais de 40 anos ele cumpriu o papel nuclear e principal em calcular a estrutura dos diques e avaliar sua segurança nas centrais hidrelétricas de tamanhos grande e pequeno do país, incluindo a Juventude de Anbyon, a Juventude de Wonsan, a de Samsu, a Exército-Povo de Wonsan, a de Huichon e a Jovens Heróis Paektusan.
Cada vez que eram levantadas uma após a outra as obras hidrelétricas por toda parte do país com base em seus desenhos, pensava no gingko de Kumya de mais de 2.000 anos de idade arraigado em seu povoado natal do condado de mesmo nome da província de Hamgyong Sul, porque tinha como seu credo garantir a segurança dos diques como essa árvore por mais que passem cem ou mil anos.
Ademais, cumpriu centenas de tarefas investigativas de importância estatal incluindo a “Avaliação de engenharia geológica e o desenvolvimento e uso de energias naturais”.
Aportou enormes ganhos ao Estado ao realizar a investigação científica destinada a fortalecer as bases energéticas do país e poupar a eletricidade, incluindo a introdução do sistema de refrigeração e calefação por energias geotérmicas na Fazenda de Patos de Tudan, no Complexo de Serviços de Higiene Ryugyong, na Pista de Patinação do Povo ao ar livre e no Palácio das Crianças de Mangyongdae.
Em 2009 e 2016 recebeu o Prêmio de Ciência e Tecnologia 16 de fevereiro.
Ele foi educador antes de ser investigador. Suas lições que se baseiam em ricos conhecimentos não só de sua especialidade que é a engenharia geológica, mas também das outras engenharias, desfrutam de boa aceitação entre os estudantes. Ele formou numerosos possuidores de grau acadêmico e categoria docente, incluindo vários doutores.
Também redigiu mais de 10 livros de texto e referências tais como “Mecânica do solo rochoso” e “Análise da estrutura do dique mediante ABAQUS”, assim como se classificou em vários científico-técnicos ao apresentar êxitos investigativos que contribuíram ao desenvolvimento da ciência e educação do país.
Como resultado, recebeu o título de candidato a acadêmico em julho de Juche 110 (2021).
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário