domingo, 10 de março de 2019

Discurso pronunciado no banquete comemorativo do Dia do Trabalhador e da inauguração da Central Elétrica da Juventude de Kanggye


Foto: O grande Líder camarada Kim Il Sung responde às aclamações dos participantes do ato de inauguração da Central Elétrica da Juventude de Kanggye (29 de abril de 1964)

1 de maio de 1964

Queridos camaradas:

É para mim um grande motivo de complacência celebrar hoje, junto com os trabalhadores da província de Jagang, o Primeiro de Maio, festa combativa da classe operária de todo o mundo.

Na ocasião esta data, permitam-me felicitar efusivamente, em nome do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e do Governo da República, aos camaradas aqui presentes e a todos os trabalhadores da província.

De igual modo, com motivo da exitosa inauguração desta magnífica Central Elétrica da Juventude de Kanggye, congratulo calorosamente a vocês por seus heroicos esforços dedicados para sua construção.

No presente ano se comemora o 15º aniversário da fundação da província de Jagang. Durante este período, sob a direção de nosso Partido, seus trabalhadores registraram memoráveis progressos em todos os setores.

No passado, a província de Jagang era a mais atrasada da região montanhosa de nosso país e seus habitantes levavam uma vida mais difícil que outros. Porém hoje seu aspecto e a vida de seus trabalhadores experimentaram mudanças transcendentais.

Esta província se converteu em uma importante zona industrial do país. Aqui se estabeleceram a Fábrica de Máquinas-Ferramenta de Huichon e muitas plantas modernas que produzem todo tipo de máquinas e equipamentos necessários para a reconstrução técnica da economia nacional. A base da indústria mecânica assentada nesta província desempenha um grande papel na aceleração da revolução técnica em nosso país.

Seguindo a inauguração da Central Elétrica "Dokrogang", hoje se põe em funcionamento a Central Elétrica da Juventude de Kanggye e se impulsiona a construção da de Unbong. A Central Elétrica da Juventude de Kanggye é uma nova e grandiosa criação levantada graças aos abnegados esforços de nossa classe operária e de nossos jovens construtores, infinitamente fiéis ao Partido.

Ao construir continuamente grandes centrais dotadas de técnicas avançadas, a província de Jagang passou a ser uma poderosa base de força energética que cobre uma parte importante da produção elétrica do país.

Além disso, foram abertas minas que extraem grande quantidade dos recursos que abundam em seu subsolo, e na silvicultura foi registrado um desenvolvimento vertiginoso.

Em todas as cidades e distritos foram levantadas em grande escala as fábricas da indústria local que não somente fornecem diversas mercadorias de consumo aos trabalhadores da província, como também enviam seus produtos especiais a outras regiões.

No setor da economia rural desapareceu o método primitivo de cultivo e estão sendo introduzidas amplamente as técnicas avançadas, fazendo com que a produção agrícola experimente um rápido desenvolvimento.

O problema dos camponeses pobres, que na província foi o mais difícil neste setor, foi resolvido completamente e a vida de todos os agricultores chegou a um nível superior ao dos camponeses médios do passado.

Kanggye, Huichon, Jonchon e outras cidades estão convertendo-se em modernos centros culturais, e todas as capitais de distritos, povoados de trabalhadores e comunas rurais se rejuvenescem em forma culta e amena.

Até o distrito de Rangrim, outrora a mais recôndita e pobre comarca, se converteu em uma zona civilizada, agradável para viver e onde foram construídas fábricas da indústria local e estabelecimentos educativos e culturais e se logram boas colheitas.

O bem estar material e o nível cultural dos trabalhadores desta província foram elevados rapidamente.

Eles, que estiveram atenazados durante um longo tempo pelas garras da miséria, da ignorância e do obscurantismo, se converteram em dignos trabalhadores socialistas que sabem manejar máquinas modernas e gozam de uma vida feliz e culta.

A totalidade dos habitantes da província se encontra monoliticamente unidos em torno do Partido e marcham com passos firmes, cheios de esperança e fé em um futuro prometedor.

Todas as mudanças registradas na província de Jagang constituem uma prova patente de quão rapidamente se desenvolve nosso país pelo caminho do socialismo e que sob nosso regime socialista todas as regiões, sejam montanhosas ou planas, marcham para a prosperidade e os trabalhadores gozam por igual de uma vida feliz.

Esta grande transformação que experimentou a província é resultado da heroica luta que seus trabalhadores travaram em fiel acato e cumprimento da política do Partido, e constitui um motivo de orgulho, não somente para os habitantes locais, mas também para a totalidade do povo.

Permita-me, em nome do Partido e do Governo, estender meu caloroso agradecimento e felicitação aos operários, camponeses e outros trabalhadores, assim como aos funcionários do comitê provincial e demais órgãos do Partido e do Poder, e as entidades sociais e econômicas, que, fazendo alarde de seu extraordinário entusiasmo revolucionário e força criadora, lograram notáveis êxitos no desenvolvimento da economia e da cultura de sua província e realizaram grandes façanhas na construção socialista do país.

Camaradas:

Hoje nosso país entra na etapa da construção global do socialismo.

Avançar para uma nova meta mais alta depois de conquistar uma, e registrar contínuas inovações em todos os setores: este é o espírito revolucionário de nosso heroico povo dirigido pelo Partido do Trabalho da Coreia.

Pondo mais empenho na luta laboral, os trabalhadores da província, junto com os demais trabalhadores de todo o país, devem consolidar e desenvolver os êxitos já logrados na construção socialista e promover um novo impulso em todos os setores da economia nacional.

Tem que afiançar o poderio da base industrial criada na província de modo que sirva melhor a elevar transcendentalmente o nível de vida de nosso povo e fazer rica e poderosa nossa Pátria socialista.

Ao setor da indústria elétrica compete levar a feliz término no prazo fixado a construção da Central de Unbong impulsionando-a sob a base dos êxitos e experiências acumulados na edificação das Centrais "Dokrogang" e "Chongnyon" (Juventude) de Kanggye. Uma vez concluída, terá que dirigir as forças à construção da Central "Sodusu", de maior envergadura. Além disso, deve levantar muitas plantas de mediano e pequeno tamanho.

Com vistas a prover maior número de máquinas e equipamentos modernos aos distintos setores da economia nacional, é necessário elevar a capacidade produtiva das fábricas de maquinaria e acelerar a construção de outras agora em marcha.

Devemos fazer com que a base da indústria mecânica da província, construída por nossa heroica classe operária sob a direção do Partido e superando todo tipo de obstáculo e dificuldades nas difíceis circunstâncias do tempo de guerra e da reabilitação e construção pós-guerra, desempenhe um papel de maior importância no cumprimento da sagrada tarefa da revolução técnica.

Devemos explorar e aproveitar em grande escala os abundantes recursos do subsolo ampliando continuamente a indústria extrativa. É necessário intensificar a prospecção geológica nas regiões de Wiwon, Chosan, Chunggang e Juchang, que são regiões ainda virgens neste aspecto, para explorar ativamente seus abundantes recursos naturais e aumentar a extração de cobre, cumbo, tungstênio e outros metais não ferrosos, em particular os matais raros.

No setor de silvicultura é preciso aumentar a produção madeireira, realizar extensamente o repovoamento florestal e proteger estas riquezas.

Os camponeses devem intensificar o ritmo do desenvolvimento agrícola e impulsionar com energia a construção cultural no campo para converter todas aldeias desta província em povoados socialistas ricos, cultos e dotados de técnicas modernas.

Tem que desenvolver a agrotécnica e incrementar com prontidão a produção agrícola e pecuária e de todo tipo de produção complementar de acordo com as características de suas regiões montanhosas a fim de reforçar desta maneira a base econômica das granjas cooperativas e aumentar seus próprios rendimentos.

Todos os trabalhadores devem lutar para converter a província de Jagang em um lugar ainda mais prazeroso de se viver, em um verdadeiro paraíso, e acelerar a construção do socialismo em nosso país.

Estou convencido de que eles, unidos compactamente em torno do Partido, seguirão avançando com o ímpeto de Chollima e alcançarão novas e grandes vitórias em todos os setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário