segunda-feira, 4 de março de 2019

Sobre as tarefas imediatas do Poder Popular na Construção Socialista


Discurso proferido na Primeira Sessão da Segunda Assembleia Popular Suprema da RPDC, em 20 de setembro de 1957.

Camaradas deputados,

Hoje estamos vivendo em uma era onde significativas mudanças históricas estão sendo realizadas no desenvolvimento de nosso país.

A economia de nosso país foi recuperada dos mais sérios danos de guerra e entrou em novo estagio de desenvolvimento.

A forma socialista da economia predomina não somente na área urbana mas também no campo. As fileiras da classe trabalhadora cresceram e seu papel de liderança aumentou na vida estatal e econômica, enquanto a posição sócio-econômica de milhares de camponeses passou por uma mudança radical.

O padrão de vida do povo que caiu durante a guerra teve substancial melhora, e nós estamos agora nos esforçando para fazer maior progresso neste domínio.

O povo trabalhador em nosso país está demonstrando entusiasmo sem igual para o trabalho e iniciativa criativa em todos os setores da economia nacional, e também participa nas funções do Estado com grande entusiasmo político e atividade.

Todo o povo está se unido mais firmemente do que nunca antes em torno do Partido do Trabalho da Coreia e do Governo da República e há um crescente senso de honra de serem cidadãos da República Popular Democrática da Coreia.

Tudo isso foi claramente demonstrado através da execução do plano econômico nacional de 1957 e das eleições à Assembleia Popular Suprema. No primeiro semestre deste ano o povo trabalhador em nosso país superou não somente as metas do plano estatal mas também as metas para aumentar a produção que eles mesmos haviam definido, e estão logrando maior sucesso em seus esforços para levar em frente o plano para o segundo semestre do ano.

Graças à heroica luta do povo coreano, nosso país ganhou espaço na arena internacional como nunca antes. Como um orgulhoso membro do grande campo socialista, a República Popular Democrática da Coreia estabeleceu fortes relações de amizade e cooperação com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com a República Popular da China, e muitas outras democracias populares. Os laços econômicos e culturais de nosso país com os povos da Índia, Indonésia, Burma, Egito e muitos outros países asiáticos e africanos estão gradualmente se fortalecendo. Todos povos progressistas no mundo tem simpatia com o povo coreano e apoiam nossa justa causa.

A coisa mais importante para nós no momento é nos mantermos determinados a não sermos levados pelos êxitos que já obtivemos mas fortalecer a unidade das massas e então os mobilizar para novas vitórias.

Camaradas,

Depois da libertação o povo coreano teve que passar por várias dificuldades e testes na luta para a reunificação e independência nacionais.

No período da construção pacífica que precedeu a guerra, o povo sob a direção de nosso Partido e do Poder Popular estabeleceu uma poderosa base democrática na parte Norte da República introduzindo reformas democráticas, reconstruindo e desenvolvendo a economia nacional e fortalecendo a unidade entre todas as forças patrióticas e também embarcou na tarefa de converter tais fundações em bases materiais para a reunificação pacífica do país.

O rápido crescimento das forças democrática e a consolidação da fundação democrática na parte nortenha não foram boas notícias para os imperialistas estadunidenses e para a a camarilha de traidores de Syngman Rhee. O inimigo que não queria que o povo coreano tomasse as rédeas do poder em suas próprias mãos e construísse um Estado independente e democrático, tentou destruir as forças democráticas e colocar o povo coreano de joelhos através de uma direta intervenção armada em nosso país.

A guerra que o inimigo impôs sobre nós foi a mais dura prova para o povo coreano, e ele teve imensurável sofrimento. O povo coreano, todavia, levantou-se como um só na resistência heroica para deter a invasão dos inimigos apesar de todas as dificuldades. O povo coreano e o Exército Popular da Coreia, em cooperação com o Corpo de Voluntários do Povo Chinês e com auxílio material e suporte moral dos povos da União Soviética e de outros países fraternos, alcançou uma vitória gloriosa na árdua luta contra a invasão por 16 Estados agressores, liderados pelos EUA, e seus capangas, o traidor Syngman Rhee e sua camarilha, salvaguardando assim sua soberania e sistema democrático popular.

O povo coreano não se rendeu mesmo na impiedosa guerra, e demonstrou que os agressores imperialistas não pode nunca conquistá-los. Durante  guerra, o povo coreano se tornou mais unido e testado, e claramente demonstrou o poderio do povo que está no poder e a superioridade do sistema democrático popular. A guerra de três anos, cruel como foi, firmemente convenceu o povo coreano de que eles são totalmente capazes de defender seu país e levar a cabo a revolução coreana. Durante a guerra, nós adquirimos experiência útil e muitas lições, que nos permitirão alcançar a vitória na revolução.

A guerra de três anos infligiu destruição sem precedentes nas forças produtivas de nosso país e levou nosso povo à extrema pobreza.

O problema fundamente que tivemos que resolver no período do plano trienal pós-guerra foi melhorar o baixo padrão de vida do povo o mais rápido possível e, ao mesmo tempo, estabelecer fundações para o futuro desenvolvimento de nossa economia nacional autossuficiente com rápida restauração e com fortalecimento dos meios produtivos e materiais em nossa devastada indústria e agricultura. Esta foi uma tarefa muito difícil e complexa  levando em conta que desde as cidades urbanas até as vilas rurais foram reduzidas a escombros, enquanto todos ramos de nossa economia nacional foram totalmente destruídos, e as massas populares foram privadas de suas necessidades básicas.

A política econômica do Partido e Governo, que dá prioridade ao crescimento da indústria pesada e, ao mesmo tempo, garante o desenvolvimento da indústria leve e da agricultura, tem grande significado no fato de que provém uma solução para este problema difícil. Ao implementar tal política econômica, foi muito importante para nós fazer uso tanto dos recursos domésticos disponíveis como dos recursos dos países fraternos, para corretamente entender o principal fator na restauração e desenvolvimento da economia nacional e concentrar todas as forças nisso.

O que foi decisivamente significativo no campo da indústria foi a questão de corretamente determinar como usar o investimento capital. Nós resolvemos esta questão sobretudo em duas linhas. Primeiro, na reconstrução da indústria pesada, nós concentramos nossos investimentos nos setores diretamente ligados à melhora do padrão de vida do povo; segundo, enquanto concentrávamos esforços na reconstrução de velhas fábricas e instalações, também tomamos os passos necessários para introduzir tecnologia moderna na restauração e re-construção de tais fábricas, e para construir novas fábricas, com o objetivo de poupar fundos e fazer lucro nos investimentos em curto prazo.

A direção correta do Partido e Governo e os esforços de nossos dedicados trabalhadores fizeram possível implementar com sucesso nossa política na construção industrial. Como resultado, mas de 280 médias e grandes fábricas foram reconstruídas e renovadas com melhoria da base tecnológica e mais de 80 fábricas com instalações modernas foram construídas em curto período de tempo após a guerra. Pela primeira vez, criamos nossa própria indústria de maquinaria, expandimos e atualizamos a indústria têxtil em larga escala, e nos tornamos capazes de produzir considerável quantidade de produtos acabados com nossas ricas reservas minerais que no passado foi usada somente como materiais para produtos semi-acabados.

No período do plano trienal o valor de nossa produção industrial bruta cresceu em 1.8 vezes - o bruto dos meios de produção em 3 vezes e o de bens de consumo em 1.1. Somente este ano, nossa indústria produzirá mais produtos industriais que aqueles produzidos entre 1946 e 1949, os quatro anos antes da guerra.

Portanto, nossa indústria garantiu o fornecimento de materiais, equipamentos e bens de consumo de massa para reconstruir a destruída economia nacional e para a melhora do padrão de vida do povo, e estabeleceu a fundação para a produção e tecnologia para o futuro desenvolvimento da economia nacional.

A tarefa mais importante na agricultura no pós-guerra foi resolver o problema alimentar do povo através de rápido aumento da produção de cereais.

Reconhecendo o fato de que em nosso país a terra é limitada, o principal fator em produzir grãos reside em ampliar os rendimentos de grãos por chongbo e na correta utilização da terra; o Estado direcionou seus maiores esforços para este fim. Deste modo, primeiro tomou várias medidas técnicas para reconstruir a arruinada economia rural e aumentar a produção cerealeira. A maior parte dos investimentos na agricultura foram usados em projetos de irrigação, enquanto outras medidas foram também tomadas, como rápido e maior fornecimento e uso de fertilizantes químicos e larga expansão da área para milho.

Estas medidas encorajaram os camponeses a trabalhar mais entusiasticamente e deu bons resultados. Em 1956 a produção de cereais ultrapassou a média pré-guerra em 8%, com o resultado de que o problema de fornecimento de alimentos foi substancialmente resolvido, enquanto a renda dos camponeses e suas condições de vida melhoraram.

A introdução de cooperativas na agricultura teve papel decisivo na rápida reconstrução e desenvolvimento da agricultura. Se a agricultura não fosse baseada nas cooperativas, as medidas tecnológicas e econômicas tomadas pelo Estado para seu desenvolvimento não teriam resultados efetivos e, em consonância, o dano causado à nossa agricultura durante a guerra não seria superado rapidamente. No período pós-guerra as contradições entre a indústria socialista, que foi rapidamente desenvolvida e aperfeiçoada, e a economia camponesa individual, que foi lentamente sendo reformada, não seriam resolvidas sem a introdução das cooperativas no setor agrícola.

Graças à correta política do Partido e governo para a cooperativização e ao ativo suporte das massas de camponeses para com essa política, o movimento de cooperativização agrícola desenvolveu-se rapidamente no período pós-guerra, com resultado de que 85,5% de todas moradias camponesas foram envolvidas com cooperativas agrícolas.

A cooperativização agrícola foi uma grande revolução em nosso campo. Não apenas pavimentou o caminho para a rápida reconstrução do setor agrícola, mas proveu os pré-requisitos essenciais para realizar uma mudança radical em nossa tecnologia agrícola, na vida material e cultural dos camponeses e em fazê-los mais conscientes.

Desta maneira, as fundações materiais de nossa agricultura foram fortalecidas e seu setor econômico foi transformado, com resultado que uma firme fundação para um desenvolvimento mais rápido de suas forças produtivas foi estabelecido.

O padrão de vida do povo foi melhorado consideravelmente com a reconstrução e desenvolvimento da indústria, agricultura e outras esferas da economia nacional.

No final de 1956 os ganhos reais do povo trabalhadores superaram a média do período pré-guerra. Em 1956 o volume de comércio do Estado e das organizações de comércio das cooperativas foi o dobro de 1949.

Depois da guerra, novas casas de habitação com espaço total de 13.400.00 metros quadrados foram construídas nas cidades urbanas e no campo. Dentre essas, casas cobrindo uma área de 5.100.000 metros quadrados foram construídas com fundos estatais.

Durante o plano trienal, 5.455 escolas foram ou restauradas ou construídas, e em 1956 se tornou possível introduzir educação primária obrigatória. No presente, o número de estudantes em diferentes escolas excede 2.080.000.

Nosso Poder Popular foi ainda mais fortalecido e a unidade do povo consolidada através dos testes difíceis da guerra e dos esforços do pós-guerra para reconstruir a economia nacional.

A história da árdua luta do povo coreano provou que nosso Poder Popular é defensor ferrenho dos interesses do povo e, em consonância, representa a forma mais democrática de governo no presente estágio do desenvolvimento de nosso país, um governo que é capaz de unir as massas ao seu redor e os inspirar a desempenhar seu papel ativa e entusiasticamente.

Para fortalecer o Poder Popular, nós realizamos eleições para os órgãos governamentais em todos níveis no passado, e tomamos outras medidas importantes, como a reorganização da parte administrativa dos distritos e a simplificação do aparato estatal. Ao mesmo tempo, travamos uma contínua luta para livrar os órgãos estatais da burocracia e fazer os funcionários estabeleceram um correto ponto de vista em relação às massas. Como resultado, todos órgãos governamentais se tornaram próximos do povo, e as massas populares começaram a tomar parte mais ativa na gestão dos assuntos estatais. Desta maneira, o papel e  as funções do Poder popular foram aprimoradas, e todo o povo está agora firmemente unido em torno do Partido e do Governo.

Uma frente unida do povo de todas as seções e classes na parte nortenha da República foi formada e fortalecida durante a luta para realizar as tarefas da revolução democrática, e foi mais consolidada nas novas fundações políticas e econômicas no processo da construção socialista.

A parte norte da República, nossa base democrática, se tornou uma força política e econômica, através de severos testes. Esta é uma grande realização lograda pelo povo coreano.

Camaradas,

Apesar de passados 12 anos desde a libertação, a Coreia do Sul permanece sob ocupação dos imperialistas estadunidenses e se tornou colônia deles. Isso é precisamente o que faz da revolução coreana uma luta árdua e complexa.

Os imperialistas estadunidenses usam a palavra "ajuda" para cobrir seus atos de agressão contra o sul da Coreia. Todavia, é de conhecimento de todos de que a chamada "ajuda" dos imperialistas estadunidenses à Coreia do Sul não é nada mais que uma forma de implementar sua política de agressão e pilhagem.

Os imperialistas estadunidenses, que possuem total controle sobre os assuntos comerciais do governo fantoche, direcionou verbas inteiramente para a manutenção do exército de ocupação dos EUA, das forças armadas fantoches e da maquinaria do governo fascista sul coreano. A Coreia do Sul está sendo rebaixada ao status de terra dominada, endividada com os EUA, e seu orçamento deficitário está aumentando sem limites. Hoje as finanças do governo fantoche atingem o ponto de falência.

Os imperialistas estadunidenses estão estão tornando a Coreia do Sul em um mercado para seus produtos, arruinando a indústria sul coreana. Numerosas pequenas e médias empresas chegaram ao ponto de falência, e muitas não estão funcionando com total capacidade. Em 1956, somente 60% dos estabelecimentos industriais estiveram em operação. Com isso, o capital nacional está sendo arruinado sob a pressão do monopólio dos EUA.  Os salários dos trabalhadores são menores que a metade do custo mínimo para vida, e é comum para os trabalhadores receberem estes salários com salário. Em 1956 o desemprego na Coreia do Sul excedeu 1.100.000 e, junto a isso, milhares de trabalhadores tem apenas trabalhos de meio período.

A agricultura na Coreia do Sul foi extensivamente devastada pela política predatória dos imperialistas estadunidenses e da camarilha de traidores de Syngman Rhee. Mesmo os dados oficiais deles mesmos publicados mostram que a área cultivada na Coreia do Sul foi reduzida a 200.000 por chongbo, uma redução considerável em relação aos dias sob o domínio colonial japonês. Em 1956 o bruto de cereais diminuiu para 9 milhões de sok comparado com os tempos do imperialismo japonês, com o resultado de que a Coreia do Sul está enfrentando séria crise alimentar. Os camponeses estão sofrendo a cruel exploração dos donos de terra e usurários, e estão sendo roubados, perdendo grande parte de suas colheitas, sob a desculpa da chamada "compensação de cereais por terra distribuída", "taxa de aquisição de terra" e "taxa de irrigação", sendo obrigados a entregaram os cereais. Nesta primavera um milhão de famílias camponesas ficaram sem provisões na Coreia do Sul.

A política agressiva dos imperialistas estadunidenses e do governo reacionário do traidor Syngman Rhee na parte sul de nosso país está enfrentando total colapso nos campos político, econômico e cultural. Não pode haver outro resultado se não este com a infame e predatória política dos imperialistas estadunidenses e dos traidores sul coreanos.

Os imperialistas estadunidenses e a camarilha de Syngman Rhee estão tentando achar um caminho para fugir da crise intensificando sua supressão e pilhagem das massas populares e criando novas tensões na Coreia. Esta tentativa, todavia, vai destruí-los ainda mais.

O povo na Coreia do Sul está ciente de que não podem viver mais sob o governo dos imperialistas estadunidenses e de Syngman Rhee. A tendência a favor da parte norte da República e a demanda por um mesmo tipo de governo popular que o norte está aumentando com o passar dos dias entre as massas. Não há dúvidas que todas as forças patrióticas na Coreia do Sul, incluindo operários e camponeses, inspirados pela construção socialista na parte norte da República, levantaram a luta contra os imperialistas estadunidenses e a camarilha traidora de Syngman Rhee a fim de alcançar a reunificação pacífica do país. Nenhuma repressão será capaz de bloquear as forças patrióticas na Coreia do Sul.

Camaradas deputados,

Hoje a situação em nosso país está em favor do povo coreano que aspira pela reunificação do país.
Nós devemos lutar mais firmemente para realizar a reunificação pacífica do país e libertar os compatriotas do sul das imensuráveis dificuldades que estão enfrentando. Essa é a tarefa revolucionária mais importante que cabe a todo povo coreano.

Para realizar a reunificação pacífica nós devemos primeiro garantir a paz duradoura em nosso país. Todas as provisões do Acordo de Armistício devem ser completamente observadas e o armistício deve ser convertido em paz durável A tentativa dos inimigos de quebrar o Armistício e criar novas tensões na Coreia devem ser completamente expostas e frustradas.

Todas as tropas estrangeiras devem ser forçadas a deixar a Coreia e as tentativas dos EUA de tornar a Coreia do Sul em base atômica não deve ser tolerada.

O norte e o sul não devem se engajar em corrida armamentista, mas reduzir suas forças armadas. Nós novamente propomos um plano para as autoridades sul coreanas sob o qual tanto as forças armadas do norte como do sul seriam reduzidas a 100.000 ou menos soldados. Essas medidas constituirão uma das garantias práticas para a manutenção da paz duradoura na Coreia e irão particularmente fazer possível diminuir o sofrimento do povo coreano, causado pelos excessivos gastos com o setor militar.

E nós mais uma vez propomos tomar medidas concretas sem demora para comércio, viagem livre de pessoas e intercâmbios culturais e de correspondências entre o norte e o sul da Coreia.

Nós consideramos que estas são as primeiras questões que devem ser resolvidas urgentemente para a realização da reunificação pacífica do país.

Portanto, a reunificação do país deve ser alcançada pacificamente sem interferência de qualquer força estrangeira, de acordo com o desejo democrático de nosso povo. Nosso país que está dividido em norte e sul deve ser reunificado através de eleições em todo o país sob base de sufrágio universal, igual e direto por voto secreto, e sob condição de livres atividades de todos partidos políticos do norte e do sul da Coreia.

Nosso programa para a reunificação pacífica expressa o unânime desejo de todo o povo coreano e goza de seu total apoio. Todavia, o inimigo faz manobras, de todas formas possíveis, para dificultar a reunificação pacífica de nosso país.

Somente uma luta prolongada e árdua fará o povo coreano frustrar as manobras dos inimigos e alcançar a vitória em sua grande luta pela reunificação do país. Para este fim, a base democrática na parte nortenha deve ser ainda mais consolidada e convertida em força material poderosa para a reunificação do país, e todas as forças patrióticas na Coreia do Sul, incluindo operários e camponeses, devem se unir para levar a cabo a luta contra os imperialistas estadunidenses e a camarilha traidora de Syngman Rhee.

Nossa base democrática agora se tornou uma força decisiva para apressar a reunificação pacífica de nosso país e se transformou no fator mais importante em todos os desenvolvimento da Coreia. Nossa tarefa é mobilizar todo o povo e consolidar ainda mais a base democrática, tanto politico como economicamente.

O povo na parte norte da República deve fortalecer ainda mais as fundações da economia da base democrática levando a cabo o primeiro plano quinquenal, os principais alvos que foram claramente pontuados no Terceiro Congresso do Partido do Trabalho da Coreia. Nós estamos levando a cabo o plano quinquenal pela primeira vez na história de nosso país.

A tarefa básica do plano quinquenal é consolidar ainda mais a infraestrutura econômica do socialismo e substancialmente resolver os problemas de alimentos, vestimentas e moradias para o povo na parte norte da República.

Ao desenvolver ainda mais as forças produtivas da indústria, devemos estabelecer as bases para a industrialização socialista que tornarão possível no futuro introduzir tecnologia moderna em todos os setores da economia nacional e realizar a construção da capital em escala maior. Durante o plano quinquenal, a agricultura coletiva deve ser implementada por completo, e os setores da economia socialista devem ser ainda mais consolidados em todas as esferas da economia  nacional.

O problema alimentar deve ser prontamente resolvido e, em adição, o fornecimento de produtos alimentícios deve ser aumentado. A questão das vestimentas deve ser resolvida através do aumento da produção das fábricas para mais de 17 metros por pessoa. Durante o período de 5 anos, casas de habitação devem ser construídas com fundos estatais com espaço total de mais de 7.2 milhões de metros quadrados, e mais de 200 000 modernas casas devem ser construídas nas áreas rurais para prover bom trabalho e habitação ao povo.

A realização do plano quinquenal nos ajudará a reformar nossa atrasada economia nacional e converter a Coreia de um país agrário atrasado em um Estado industrial-agrícola e trazer grande progresso na construção socialista.

Em vista das tarefas básicas do plano quinquenal, o Partido e o Governo continuaram a seguir a política de dar prioridade ao crescimento da indústria pesada enquanto, ao mesmo tempo, desenvolve a indústria leve e a agricultura.

Sob a base de estabelecer firmes fundações para nossa própria economia independente, devemos fortalecer ainda mais a cooperação econômica e técnica com os países do campo socialista, incluindo da URSS e a China.

Na esfera industrial, enquanto damos prioridade ao desenvolvimento da indústria pesada, devemos dar maior atenção aos ramos que são essenciais para as fundações da industrialização socialista, e para solucionar as questões de alimentos, vestimentas e moradias para o povo e, nessa base, rapidamente aumentar a produção de bens de consumo. Devemos começar a processar matérias primas em produtos semi-finalizados e os produtos semi-finalizados em produtos finais. Além disso, devemos desenvolver as indústrias de processamento em geral, melhorar os equipamentos técnicos, aumentar a variedade de bens, e definitivamente elevar a qualidade dos produtos. Desta forma os traços coloniais de nossa indústria devem ser eliminados e as fundações para uma indústria independente consolidadas.

O Estado vai desenvolver ainda mais a indústria metalúrgica para garantir o fornecimento de aço e metal, a indústria química que se concentra na produção de fertilizantes químicos e fibras artificiais, a indústria de materiais de construção que inclui a produção de cimento, e a indústria de maquinaria. O Estado irá também continuar fortalecendo as bases de energia e combustível e extensivamente explorar as abundantes reservas minerais de nosso país e expandir as operações de refinação e processamento deles,

A industria de maquinaria é o núcleo da indústria pesada e constitui a base para progressos técnicos. No presente, todos os setores da economia nacional, tais como as indústrias pesada e leve, agricultura, transporte e comunicações, demandam muito da indústria de maquinaria. Nossa indústria de maquinaria devem produzir e fornecer várias máquinas, equipamentos e acessórios em larga quantidade para acelerar o progresso tecnológico em todos os setores da economia nacional. Atualmente esta indústria, com ênfase na produção de máquinas de pequeno e médio tamanho, deve também direcionar esforços para a produção de equipamentos elétricos, equipamentos de mineração, máquinas de construção, navios, máquinas de processamento para a indústria leve, e vários tipos de partes separadas, que estão em grande demanda em nosso país.

Quanto à produção de bens de consumo, a indústria têxtil deve ser ainda mais desenvolvida e o crescimento da indústria alimentícia deve ser acelerado. Em nosso país, que possui ligação com o mar em três lados, o desenvolvimento da indústria pesqueira é importante para resolver o problema alimentar. A captura de peixes deve ser rapidamente elevada e, em particular, o processamento de produtos marinhos deve ser melhorado.

Nós devemos manter uma alta taxa de desenvolvimento industrial. A situação que prevalece em nosso país e o avanço de nossa revolução não nos permite desacelerar a taxa de crescimento da produção industrial. A este respeito, é de suma importância aprimorar os equipamentos técnicos de nossa indústria e introduzir tecnologia avançada. Nós ainda não nos livramos completamente dos métodos ultrapassados na indústria, que são remanescentes dos imperialistas japoneses. Todas as questões como a alta taxa de crescimento da produção, rápido desenvolvimento das indústrias de processamento, aumento da variedade de bens, e melhoria da qualidade dos produtos, depende do progresso tecnológico. Atualmente não podemos desenvolver mais nossa indústria com base em técnicas ultrapassadas.

Em todos os setores da indústria, novos métodos de tecnologia devem ser continuamente introduzidos, os processos de produção devem ser mecanizados e novos métodos de produção postos em uso. Enquanto encorajamos a criatividade dos trabalhadores e técnicos no desenvolvimento da tecnologia e sobre a ampla disseminação de informação sobre avançados métodos de produção criados por eles, devemos ativamente aprender as técnicas modernas da União Soviética e outros países avançados e confidentemente introduzi-los para fortalecer nossa economia nacional.

Para garantir uma rápida taxa de desenvolvimento industrial, é de grande importância ativamente mobilizar os potenciais produtivos das empresas existentes, combinar corretamente o reparo, reconstrução e construção de novas empresas e e obter retornos máximos de investimentos. Na tarefa de levar a cabo a construção industrial, seguiremos a linha de concentrar-nos na completa restauração das empresas, reconstrução, expansão e aperfeiçoamento das empresas existentes e combinando estas coisas com a construção de algumas novas empresas. Este é o único caminho para usar devidamente os fundos, manter o rápido crescimento da taxa de produção e cumprir as tarefas básicas do desenvolvimento industrial.

As tarefas centrais na agricultura estão em continuamente aumentar a produção de cereais e elevar a produção da cultura industrial para um nível definitivo, completar a cooperativização agrícola e fortalecendo ainda mais a economia cooperativa.

Em 1961 a produção de cereais excedeu 3.7 milhões de toneladas. No caso da cultura industrial, o foco deve ser direcionados na produção de fibras como algodão e na produção de linho e óleo. Ao mesmo tempo, devemos desenvolver a agricultura de forma diversificada realizando trabalho extensivo na pecuária, sericultura, apicultura, fruticultura, dentre outros.

É de grande importância realizar os projetos de irrigação em larga escala, cuidar bem dos rios, realizar projetos de diques para prevenir inundação com vista ao desenvolvimento agrícola. Assim sendo, o investimento na agricultura deve ser continuamente concentrado neste trabalho.  O Estado deve investir nos projetos de irrigação em larga escala e de diques nos rios, e os fundos providos pelas cooperativas e agricultores por eles mesmos devem ser usados para pequenos projetos.

Hoje o desenvolvimento agrícola depende de organizadas e economicamente fortes cooperativas. A tarefa da cooperativização agrícola pode ser completada somente consolidando ainda mais as cooperativas já organizadas e aumentando sua renda.

As cooperativas agrícolas representam uma forma de economia socialista. A economia socialista não pode ser realizada sem planos. As cooperativas devem planejar todas suas atividades econômicas - não apenas a produção, mas também a distribuição, troca de mercadorias e consumo. A produção planejada, a distribuição e consumo fortalecerão a economia das cooperativas e desenvolverão a agricultura.

Para reorganizar a agricultura em linhas socialistas, é necessário aprimorar não somente a forma econômica mas também a tecnologia rural e tornar os camponeses mais conscientes. Este é o único caminho para completar a transformação socialista da agricultura e desenvolver ainda mais a economia cooperativa.

Tendo nós alcançado uma vitória decisiva na cooperativização agrícola, a aplicação de tecnologia moderna na agricultura agora se torna uma tarefa urgente para nós. Devemos extensivamente introduzir técnicas avançadas de cultivo e mecanizar a agricultura.

A mecanização da agricultura deve ser realizada gradual e continuamente em nosso país com vistas a manter o ritmo do desenvolvimento da indústria e da consolidação econômica das cooperativas, com ênfase sendo posta no aumento dos rendimentos por chongbo e da utilização da terra, em conformidade com as características de nossa agricultura. Devemos primeiramente realizar a mecanização em pequena escala, que não é muito difícil, e amplamente introduzir máquinas de tração animal, enquanto gradualmente aprimoramos nossos equipamentos agrícolas com tecnologia moderna.

Junto com a transformação técnica da agricultura, os camponeses devem se tornar mais conscientes nas linhas socialistas. A defasagem de consciência dos camponeses ficam muito atrás de seus status econômicos e sociais. Devemos intensificar ainda mais a educação de classe dos camponeses, ativamente levar adiante a construção cultural no campo e melhorar o trabalho higiênico e de serviço médico. Neste caminho, devemos completamente eliminar os remanescentes da velha ideologia e os velhos costumes dos camponeses, e transformá-los em verdadeiros trabalhadores socialistas com consciência socialista e melhores realizações culturais.

Para melhorar o padrão de vida do povo, a distribuição de mercadorias deve ser melhorada e intensificada para manter o ritmo do desenvolvimento da indústria e da agricultura. Durante o plano quinquenal, devemos mais que dobrar o valor do comércio de varejo pelas organizações cooperativas e estatais, estender as redes de comércio e melhorar o sistema de fornecimento de bens, para satisfazer a demanda crescente da população.

Acima de tudo, enquanto continuamente aumenta o fornecimento de produtos alimentícios para os centros urbanos e distritos de trabalhadores, devemos rapidamente enviar diferentes tipos de produtos manufaturados, máquinas agrícolas e materiais de construção para o campo.

Fontes para a produção de bens devem ser aproveitadas ao máximo através da compra a granel pelo Estado que deve ser conduzida de forma a encorajar os camponeses a aumentar a produção. Sob a condição da cooperativização na agricultura, a compra de produtos devem ser bem planejado e, a este respeito, o papel das agências do Estado e das cooperativas devem ser melhorado.

Nós devemos expandir o comércio exterior mais ativamente. A tarefa importante aqui é explorar as fontes de produtos exportáveis de todas formas possíveis, aumentando o alcance dos produtos e aumentando ainda mais a qualidade dos produtos para adquirir mais moeda estrangeira. Devemos prestar atenção em promover as funções dos estabelecimentos de comércio exterior e elevar as qualificações profissionais de seus funcionários.

Durante o primeiro plano quinquenal, os padrões materiais e culturais do povo serão consideravelmente melhorados.

A melhora do padrão de vida do povo deve continuar em estrito acordo com o nível de desenvolvimento da economia nacional, e ser corretamente coordenado com acumulação socialista. Sem aumentar a acumulação socialista, a economia nacional não pode ser desenvolvida e, consequentemente, as condições de vida do povo não podem ser gradualmente melhoradas. O Estado deve se esforçar para melhorar o padrão material e cultural do povo aumentando os fundos de consumo enquanto garante um sistemático aumento na acumulação.

O trabalho educacional e cultural deve ser constantemente intensificado e o nível cultural do povo trabalhador deve ser elevado. Desde a libertação nós logramos memoráveis sucessos em treinar nossos próprios quadros. Como resultado, nós agora temos pessoal tanto para administração estatal como para a administração de empresas modernas em todas as esferas da economia nacional.

Isso, todavia, é ainda longe do suficiente em vista das coisas tremendas que requer a construção socialista.

Para a construção socialista, os quadros devem aprender ciência e tecnologia e o nível cultural geral de todo povo trabalhador deve ser elevado prontamente. É por isso que o Estado está planejando a introdução da educação secundária obrigatória durante o plano quinquenal, enquanto desenvolve ainda mais os níveis médio e avançado da educação técnica. Isso é de fato um trabalho difícil. Mas, sem o realizar, não podemos eliminar o atraso de nossa economia nacional e cultura rapidamente.

Nosso trabalho educacional deve ser ser ligado de perto com a produção, e a melhor ideia deve ser ensinar tecnologia avançada e ciência ao povo trabalhador e treiná-los para se tornarem competentes construtores socialistas.

A literatura e as artes devem ser constantemente aprimoradas para maior enriquecimento da vida cultural do povo trabalhador. No futuro, devemos também desenvolver a cultura nacional do povo coreano, baseada na nova vida, assim herdando a era de ouro dos legados culturais de nosso povo e continuar a assimilar o melhor das realizações culturais dos países desenvolvidos.

Executar o primeiro plano quinquenal é uma tarefa árdua e enorme. O plano pode ser cumprido com êxito somente quando todo o povo trabalha duro e supera muitas dificuldades.

O sucesso na implementação do plano quinquenal depende da execução de um estrito sistema econômico e da utilização de recursos internos em todas as esferas da economia nacional. Nós devemos lutar contra qualquer desperdício, controlar firmemente os custos de produção e construção, e planejar a economia sob a base de cálculos estritos.

Para levar nosso povo a aumentar a produção e praticar a economia que atingiu novos níveis no curso da execução da decisão da Reunião Plenária do Comitê Central do Partido de Dezembro de 1956, deve ser ainda mais intensificada. Isso constitui uma importante garantia para o cumprimento do plano quinquenal.

Enquanto a economia socialista é levada a cabo com sucesso, a base democrática deve ser ainda mais fortalecida politicamente.

A construção socialista na parte norte da República não pode ser garantida sem a consolidação do Poder Popular e do Estado e do sistema social. O governo popular é uma poderosa arma para a construção socialista, que está nas mãos do povo.

Desde sua fundação, o governo vem obtendo êxito em grandes tarefas de significado histórico mobilizando todo o povo, e completamente demonstrou a superioridade tanto no período da construção pacífica como no período da guerra. Isso, todavia, não significa que não há deficiências no trabalho dos órgãos estatais. Nós devemos fazer esforços constantes para aprimorar as atividades do Estado.

Para o fortalecimento do governo popular, o aparato do Estado deve ser simplificado e tornado mais eficiente por todos órgãos estatais. Nos órgãos estatais, os funcionários devem ter profundo senso de responsabilidade e uma luta contínua deve ser travada contra os métodos burocráticos no trabalho. Devemos adotar um método verdadeiramente popular, discutindo os assuntos estatais diretamente com as massas, contar com seu entusiasmo e iniciativa para superar as dificuldades e ouvir suas demandas urgentes prontamente, fortalecendo a orientação de campo. Neste caminho as massas populares devem ter papel mais ativo nos assuntos estatais, os laços entre o governo popular e as massas fortalecidos, e a democracia socialista completamente lograda.

Enquanto garante totalmente a democracia entre as massas populares, as funções de ditadura de nosso Estado contra o inimigo devem ser fortalecidas. Sem o fortalecimento da ditadura contra a contrarrevolução, a construção socialista não pode ser realizada, nem os direitos democráticos e liberdades podem ser garantidos para as massas populares.

Nós estamos sendo diretamente confrontados pelo inimigo. Os imperialistas estadunidenses e a camarilha de traidores de Syngman Rhee se impregnaram na Coreia do Sul e estão incessantemente perpetrando atos de de subversão e sabotagem contra a parte norte da República. Maior o sucesso que alcancemos, maior as atividades subversivas do inimigo. Além disso, as manobras do inimigos tentam dividir nossas filas e buscar a menor falha que seja de nossa parte para tirar vantagem em suas tramas subversivas.

Sob essas condições, nós devemos unir ainda mais nossas filas e direcionar todos nossos esforços para a luta contra o inimigo. Nós devemos completamente suprimir os elementos hostis e contrarrevolucionários, e frustrar e expor todos atos de espionagem, subversão e sabotagem. Nós devemos bloquear a infiltração de elementos hostis em nossas filas e não permitir que o inimigo estabeleça sua base.

A forte unidade e solidariedade entre os partidos democráticos, organizações sociais e povo de todas esferas da vida baseada na aliança operário-camponesa constitui uma poderosa fundação política de nosso Estado e fonte de nosso poderio invencível.

Nós devemos fortalecer a Frente Democrática para a Reunificação da Pátria e transformar a base democrática em uma força revolucionária unida e impenetrável. Isso sozinho nos permite emergir vitoriosos ao superar dificuldades com a força unida, sem menor vacilação, não importa os problemas que surjam.

Para este fim, nós devemos, primeiramente, fortalecer a aliança operário-camponesa que é a base do sistema democrático popular. Depois da libertação a aliança operário-camponesa estabeleceu sólidas fundações políticas e econômicas na parte norte da República como resultado da organização e formação do governo popular e da implementação das reformas democráticas, - incluindo a reforma agrária -, e esta aliança bravamente resistiu às provações da guerra. A classe trabalhadora, porém, pode firme e definitivamente reunir o campesinato ao seu lado apenas levando-os ao longo do caminho socialista e tornando-os em trabalhadores socialistas. Agora que a vitória decisiva foi conquistada na cooperativização agrícola, pode-se dizer que a aliança operário-campesina se tornou indestrutível em nosso país.

A aliança operário-campesina será ainda mais fortalecida e a classe trabalhadora terá um grande papel de liderança nesta aliança como resultado das medidas tomadas pelo Partido e Governo para aumentar a orientação da indústria socialista com relação à agricultura; para completar as tarefas da cooperativização agrícola e desenvolver ainda mais a agricultura socialista; para por fim em todas as práticas de exploração no campo; para melhorar o padrão cultural e material do campesinato e mudar sua consciência ideológica.

Sob o sistema democrático popular de nosso país, os empreendedores individuais, comerciantes e aqueles em outros setores sociais participam no governo junto com os operários e camponeses, e formam parte componente da frente unida. Os empreendedores e comerciantes em nosso país são companheiros-viajantes de todo povo trabalhador, incluindo a classe trabalhadora, não somente quando levaram a cabo a revolução democrática mas também na construção socialista na parte norte da República.

O governo popular apoia as legítimas atividades comerciais dos empreendedores e comerciantes que contribuem para o desenvolvimento da economia e para a melhoria das condições de vida do povo; se abre um caminho para nova vida para eles gradualmente transformando-os em parte da classe trabalhadora através de filiação voluntária em várias cooperativas e por outros métodos. O Governo continuará aderindo esta política no futuro.

Nossa tarefa mais importante no campo da política externa é fortalecer ainda mais a amizade e unidade internacionalistas com os países do campo socialista, incluindo a URSS e a China.

Os imperialistas estão recorrendo a todos timos de manobras para minar a unidade entre os países socialista. Nós devemos aumentar a vigilância contra as manobras dos imperialistas e completamente frustrar sua propaganda reacionária.

O povo coreano reconheceu a grandeza da bandeira do internacionalismo proletário através de sua própria experiência de vida ou morte. Eles permanecerão fiel a esta bandeira até o fim.

A República Popular Democrática da Coreia respeitará o princípio leninista de coexistência pacífica com os países de diferentes sistemas sociais, e se esforçará para estabelecer laços de amizade com todos países que desejam ter relações amigáveis conosco.

Nós devemos estabelecer relações de amizade com todos países que estão lutando contra o colonialismo, pela independência nacional e pela paz. Devemos fortalecer a solidariedade com países asiáticos e africanos como Índia, Indonésia, Burma, Egito e Síria, e desenvolver laços econômicos e culturais com eles com base no benefício mútuo.

Devemos nos empenhar para estabelecer relações normais com o Japão. Isso não será benéfico somente para os povos dos dois países, mas também contribuirá para a consolidação da paz na Ásia.

O povo coreano sempre quis a paz e se opôs à guerra.

Graças aos esforços ativos dos países socialistas, incluindo URSS e China, as tensões internacionais foram abrandadas recentemente. Mas devido à corrida armamentista e a política de preparação de guerra das agressivas potências ocidentais, lideradas pelos imperialistas estadunidenses, a paz mundial é constantemente ameaçada.

Nós continuaremos lutando para fortalecer a solidariedade com os povos amantes da paz em todo o mundo e para preservar a paz. O povo coreano contribuirá para a preservação da paz na Ásia e também em todo o mundo frustrando das tramas dos imperialistas estadunidenses e da camarilha traidora de Syngman Rhee que buscam criar novas tensões em nosso país, e combater firmemente as provocações do inimigo.

Camaradas deputados,

A luta do povo coreano pela reunificação pacífica e completa independência do país é uma luta justa.
O povo coreano está hoje profundamente convencido de sua vitória final na luta contra a agressão imperialista e pela independência nacional.

O povo coreano não é escravo colonial como no passado. Nosso povo tomou o poder e tem uma poderosa fundação democrática. O povo coreano é guiado em todas as lutas pelo Partido do Trabalho da Coreia, que herda as excelentes tradições revolucionárias de nosso país e foi testado no curso da luta árdua. Nenhuma força pode deter nosso povo.

A invasão pelo inimigo, que tentou ocupar a parte norte de nossa República e escravizar o povo coreano, terminou em uma humilhante derrota. Todas as manobras do inimigo para destruir nossa construção socialista e suprimir o desenvolvimento de nossas forças democráticas foram derrotadas uma após a outra. A conspiração de todos elementos contrarrevolucionários e faccionalistas anti-partidários para quebrar as fundações de nossas fileiras e criar uma divisão foi frustrada e exposta. O povo coreano experienciou muitas dificuldades e testes, mas superou-os heroicamente.

As lições da história mostram que nenhuma força no mundo pode bloquear a marcha em frente do povo coreano que organizou uma luta justa, e que não pode haver nenhuma dificuldade intransponível à nossa frente.

O povo coreano irá definitivamente alcançar a reunificação do país. Certamente chegará o dia quando o povo em todo o país desfrutará de uma vida feliz, nobre e decente em nossa terra reunificada.

A vitória pertence ao povo coreano que luta pela reunificação de seu país e pelo socialismo.

Nos reunamos firmemente em torno do Partido do Trabalho da Coreia e do Governo da República e marchemos valentemente em direção à grande vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário