sábado, 23 de março de 2019

A organização de massas pioneira na luta pela libertação nacional


No mesmo mês e ano que rompeu na Rússia a revolução proletária que daria origem ao primeiro Estado socialista da história, foi fundada na Coreia, dominada pelo imperialismo japonês, uma das maiores organizações revolucionárias clandestinas antijaponesas.

No vale Hakdang, localizado em Pyongyang, em 23 de março de Juche 6 (1917) o destacado combatente antijaponês Kim Hyong Jik fundou a Associação Nacional Coreana, estabelecendo a base para reunir as massas para a luta pela libertação nacional. Nela fizeram parte pessoas de diferentes classes sociais, incluindo trabalhadores, camponeses, professores, estudantes, soldados (do Exército da Independência), comerciantes, religiosos e artesãos.

Observando a luta dispersa dos compatriotas, sem tática e organização adequadas, Hyong Jik buscou agrupar pessoas de diferentes classes e desenvolver uma luta de forma organizada a fim de derrotar as forças repressoras do Japão estacionadas na Coreia desde o início da década.

A organização fez importante aporte ao Levante Popular de Primeiro de Março, grande demonstração da vontade do povo coreano de libertar o país e construir um Estado civilizado e democrático, e posteriormente manteve atividades ativas apesar dos percalços.

Depois do Levante Popular de Primeiro de Março o cerco aos "rebeldes" aumentou, com envio de mais forças militares do Japão para a Coreia e operações da polícia sendo feitas em várias localidades. Vários integrantes da ANC acabaram sendo presos; alguns foram mortos, outros retornaram à atividades revolucionárias e outros se dispersaram.

Outro problema enfrentado pela ANC eram as facções intituladas "independentistas" que diziam lutar pela libertação nacional mas se afastavam das massas por defender apenas os próprios interesses. Muitas faziam uso apenas de palavrório, sem qualquer ação prática e outros até combatiam outras organizações que lutavam pela mesma causa, a libertação nacional.

O camarada Kim Hyong Jik, que formulou a Ideia de Jiwon (almejar alto), seguiu suas atividades revolucionárias, aprendendo no duro caminho de lutas, e passou seus conhecimentos e seu ideal ao seu filho Kim Song Ju (Kim Il Sung), para que continuasse sua luta se ele não conseguisse.

Após Hyong Jik falecer em terras estrangeiras em 1926, o jovem Song Ju fez a promessa de seguir seu legado e alcançar a libertação da Coreia. No decorrer disso, fez uso dos ensinamentos de seu pai para organizar e corrigir o movimento pela libertação nacional e realizou o desejo de seu pai em 1945.

A ANC foi uma importante fundação para levar à uma etapa elevada a luta antijaponesa do povo coreano e serviu de base firme para a fundação da Associação para a Restauração da Pátria, bem como as outras organizações revolucionárias dirigidas pelo General Kim Il Sung.

O "grande propósito" formulado por Kim Hyong Jik no início do século XX agora é tornado realidade com o desenvolvimento constante da Coreia em direção à construção da potência socialista altamente civilizada.

Por: 레난 쿠냐

Nenhum comentário:

Postar um comentário