domingo, 17 de maio de 2020

Língua culta de Pyongyang e nossa vida



A língua é uma marca importante que caracteriza a nação e a vida linguística desempenha um papel muito significativo no desenvolvimento da cultura nacional ao aderir ao caráter étnico.

Existem muitas línguas no mundo. Entre elas está nossa linguagem que tornou-se uma das melhores do mundo, com seu som fluído, pensamentos complexos, expressões delicadas e excelente expressão que podem expressar até as menores diferenças nos objetos apresentados.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il disse como segue:

"Devemos fazer ativamente vívidas nossa fala e língua culta na vida linguística."

Nossa língua padrão é a linguagem culta de Pyongyang. As características peculiares de nossa língua nacional são intensivamente cristalizadas na linguagem de Pyongyang.

Há bastante tempo, o grande Líder pôs grande significância no problema da língua e tomou muitas medidas para manter a integridade de nossa língua e escrita e designou a linguagem culta de Pyongyang como norma padrão da língua coreana.

O grande General apontou que a língua culta é a linguagem que se encaixa nas preferências nacionais de nosso povo que gosta da língua combativa e revolucionária, que é a que melhor expressa o caráter étnico e apontou a direção e meios específicos para o desenvolvimento da língua coreana baseada na linguagem culta de Pyongyang.

Todos devem amar e ativamente usar a linguagem culta de Pyongyang.

O uso ativo da linguagem culta de Pyongyang tornou-se demanda importante para preservar as peculiaridades da língua coreana.

Ao sintetizar a natureza e superioridade das particularidades da língua coreana, o uso ativo e vívido da refinada linguagem culta de Pyongyang em todas áreas da sociedade personifica mais amplamente o caráter Juche e étnico, pondo em pleno jogo o aspecto culto e revolucionário da vida linguística.

Cuidar de forma correta da vida linguística é também uma demanda importante para criar na sociedade uma atmosfera harmônica, saudável e refinada.

A língua é a base da vida humana. Não se pode pensar nas atividades humanas sem o aporte da linguagem.

A refinada língua culta desempenha um papel importante no estabelecimento do estilo de vida socialista. A língua culta que expressa claramente as necessidades da época, sentimentos delicados de pensamento e palavras moralmente nobres ressoam no coração da população, invocando-os vigorosamente à luta revolucionária e projetos de construção e cria relações humanas amigáveis ​​e íntimas.

Nossa linguagem culta de Pyongyang se tornou fonte de harmonia e unidade camaradesca. Especialmente em nossa língua, as palavras de chamamento são mais ricas que em qualquer outro país e tem várias características. Nossa língua, dividida em linguagem entre camaradas, com superior e com subalterno, claramente mostra a beleza e o nobre mundo espiritual de nosso povo.

Ademais, na linguagem culta de Pyongyang existem muitas palavras que expressam a vivacidade e vitalidade da sociedade coletivista como as cálidas palavras de agradecimento.

Quando todas as pessoas usam ativamente a linguagem culta de Pyongyang em suas vidas diárias permeia na sociedade e no coletivo a harmonia. 

Por outro lado, as expressões linguísticas inferiores que vão contra a refinada etiqueta linguística de nossa nação exercem má influência na sociedade e reduzem a dignidade das pessoas.

A vida linguística não é limitada aos interesses e caráter de pessoas individuais e costumes particulares.

Mesmo na fala cotidiana, jamais se deve falar ou escrever expressões vulgares que não correspondem à época. Não devemos ignorar as regras de etiqueta de nossa nação; devemos expressar afeto. Na vida linguísticas entre membros da mesma família e vizinhos o sentimento de familiaridade só pode surgir quando usam linguagem moralmente nobre e refinada.

Devemos rejeitar completamente todos os elementos mórbidos e exóticos na vida linguística.

Nossa excelente etnicidade brilhará ainda mais quando todos estabelecerem um estilo de vida refinado e civilizado e usarem ativamente a linguagem culta de Pyongyang.

*Obs: superior e subalterno devem ser entendidos no contexto da sociedade coreana, onde culturalmente as pessoas mais jovens usam linguagem diferenciada para falar com mais velhas, ou com pessoas de grau superior de estudo. Isso não significa "superioridade" ou "inferioridade" de um ou de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário