sábado, 12 de abril de 2025

Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado e o Desenvolvimento Espacial

12 de abril é o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado.

Em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, astronauta da antiga União Soviética, foi levado ao espaço exterior pela nave espacial Vostok. Durante o voo de 108 minutos, a nave orbitou a Terra e realizou uma reentrada bem-sucedida na atmosfera. Assim, a humanidade concretizou seu antigo sonho do voo espacial, e a ciência e tecnologia espaciais entraram em uma nova etapa de desenvolvimento.

A 65ª sessão da Assembleia Geral da ONU, realizada em 7 de abril de 2011, celebrou o 50º aniversário do voo espacial tripulado e adotou uma resolução para comemorar, a cada ano, o dia 12 de abril como o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado.

Todos os anos, por ocasião da data, países realizam eventos como exposições fotográficas, simpósios e emissão de selos comemorativos.

Muitos países lançam satélites com diferentes finalidades, pois o espaço, que traz benefícios imensos para a humanidade, só pode ser desenvolvido e utilizado por meio de satélites e outras sondas espaciais.

Até o momento, foi registrado um notável progresso em diversos campos, como tecnologia de lançamento de satélites, desenvolvimento de satélites de novo tipo, voo espacial tripulado e exploração do espaço exterior.

Em conformidade com a tendência global de desenvolvimento espacial e o tratado internacional que define o uso pacífico do espaço exterior como um direito dos Estados soberanos, a RPDC impulsiona seu programa espacial em meio à atenção e expectativa de todo o país e do público.

O país lançou com sucesso, desde há muito tempo, satélites de teste e de aplicação fabricados inteiramente com seus próprios esforços, tecnologia e materiais, estabelecendo assim uma base confiável para a conquista do espaço.

Em 1º de abril de 2013, estabeleceu a Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial e adotou a lei sobre exploração espacial, proporcionando uma garantia para promover com mais vigor a conquista do espaço.

Além disso, fundou o Comitê Nacional Não Permanente de Ciência e Tecnologia Espacial e a Associação Espacial da Coreia, que reúne cientistas, técnicos, professores universitários e pesquisadores do setor de aplicação da tecnologia espacial, incentivando amplamente pesquisas acadêmicas e intercâmbios para promover o desenvolvimento e uso do espaço.

O simpósio nacional sobre ciência e tecnologia espaciais é realizado regularmente sob o patrocínio do Comitê Central da Federação Geral de Ciência e Tecnologia da Coreia, sendo apresentados valiosos trabalhos sobre desenvolvimento, controle, observação e tecnologia de comunicações de satélites artificiais da Terra, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia espaciais no país.

As conquistas obtidas no campo da ciência e tecnologia espaciais promovem ativamente o desenvolvimento econômico do país e são amplamente aplicadas a diversos setores culturais, incluindo ciência, educação e saúde pública.

Pak Chol

Naenara

sexta-feira, 11 de abril de 2025

A liderança do nosso Partido é uma força irresistível que conduz a Coreia Juche à vitória

O grande Partido do Trabalho da Coreia, que firmemente segura a grande tendência de mudança e ascensão, liderando nossa revolução com uma força resoluta e imbatível, e abrindo uma nova era de prosperidade nacional integral!

Hoje, nosso partido, adornando a história mais longa no poder socialista, guia nossa Coreia de maneira firme e confiante rumo à linha de frente dos países poderosos, levando nosso povo ao cume da sociedade ideal.

A primeira página da história foi escrita com o sangue vermelho, e o caminho da revolução coreana, o caminho da revolução Juche, que os mártires revolucionários abriram e avançaram com seu sangue, é um caminho inexplorado que não pode ser percorrido com teorias tradicionais ou métodos convencionais.

O caminho da revolução que seguimos, o caminho do socialismo ao nosso estilo, é um caminho sagrado trilhado com sacrifícios e dificuldades ao longo das gerações, marcado por profundas dores e sofrimentos.

Sob a liderança do grande Comitê Central do Partido, o caminho Juche que seguimos sem vacilar é a única linha de vida da nossa revolução e a rota imutável.

Não devemos desviar do caminho sagrado, mesmo que seja árduo, nem cair por dificuldade, nem atrasar por parecer distante. Quanto mais íngreme for a montanha que enfrentamos e mais pesados os testes que passamos, maiores e mais gloriosos serão as vitórias que conquistaremos.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"O Partido do Trabalho da Coreia se fortaleceu e se desenvolveu como um partido revolucionário, com uma liderança refinada e capaz de guiar a revolução e a construção rumo à vitória, por meio do método de liderança jucheano."

Para o povo que faz a revolução, a maior felicidade e glória é ser guiado pela grande liderança do partido. Hoje, nosso partido, com uma habilidade excepcional de liderança, está conduzindo com confiança a luta do nosso povo pela construção da potência socialista.

O método de liderança do nosso partido é uma forma de luta independente, que mantém inabalável a bandeira do Juche e resolve todas as questões da construção socialista de acordo com as necessidades do nosso povo e as condições reais do nosso país.

Nosso partido, baseado no princípio da independência, rejeita firmemente qualquer intervenção ou pressão externa e, sem se prender a teorias ou fórmulas preexistentes, resolve todas as questões da revolução e da construção de acordo com os interesses da nossa revolução e as circunstâncias do nosso país, de maneira própria.

Não buscamos uma "transformação deslumbrante"! O caminho que seguimos é somente o caminho da independência e do socialismo!

Com essa determinação firme, o estimado camarada Kim Jong Un, ao assumir a liderança da revolução, tomou fortemente as rédeas da história e guiou nossa revolução com uma força implacável em direção à vitória, surpreendendo o mundo com sua liderança revolucionária.

Hoje, a história prova isso. Sob a liderança do estimado camarada Kim Jong Un, a dignidade e o poder do nosso país atingiram o auge, e a construção da potência socialista avançou rapidamente em todas as áreas, alcançando um progresso impressionante. Diante dessa realidade dinâmica, o mundo se maravilha.

A vontade indomável e a independência são a chave! É exatamente aqui que reside a sabedoria da liderança do nosso partido, que tem guiado nossa revolução e nosso povo, superando todos os desafios da história e liderando com força a construção de uma potência.

Se a força de um país for fraca, ele não pode expressar suas opiniões no palco internacional, nem defender a justiça e a consciência internacional, o que é a realidade de hoje. No cenário atual, onde a luta pela hegemonia entre as grandes potências se intensifica tanto no âmbito regional quanto global, perder a própria posição e depender dos outros ou confiar na ajuda de outros países não faz sentido.

Diante das condições especiais da nossa revolução e da situação internacional complexa e multifacetada de hoje, nosso partido sempre manteve uma postura firme e independente, reforçando nossa força e adotando uma trajetória de desenvolvimento autossustentável. Independentemente de ventos do leste ou do oeste, ou de quaisquer desafios e obstáculos que surgem em nosso caminho, não fizemos nem a menor concessão ou compromisso em questões relacionadas aos interesses fundamentais de nosso país e povo. Com base no princípio de autoconfiança e autofortalecimento, conduzimos com sabedoria a construção de uma potência socialista.

A razão pela qual nosso socialismo, mesmo enfrentando dificuldades, seguiu firmemente em direção à vitória foi o resultado da sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia, que manteve consistentemente uma postura firme de independência. Hoje, o fato de nossa República Popular Democrática da Coreia ser reconhecida como um país independente e poderoso no cenário internacional é uma consequência inevitável da história.

O método de liderança do nosso Partido é um método centrado na ideologia, que acredita na força do povo e põe em pleno jogo o potencial espiritual inesgotável das massas populares.

Nosso Partido é um Estado-Maior revolucionário refinado que educa as pessoas com amor, faz florescer todos os ideais e aspirações com virtude, e forma um exército de lealdade com confiança.

Para um partido no poder socialista, o caminho fundamental para solidificar sua base popular e fortalecer os laços de sangue com as massas está no amor, na virtude e na confiança. O segredo para acelerar o avanço da construção socialista, maximizando o poder criativo das massas populares, também não é outro senão o amor, a virtude e a confiança.

Existe uma cena histórica comovente que mostra a confiança ilimitada do nosso Partido na classe trabalhadora.

Em Sangwon, onde, junto à luta para glorificar o último ano do plano quinquenal como um ano de grande vitória, foi acesa com força a chama da produção milagrosa, um vento de aumento extraordinário da produção sopra vigorosamente!

Desde o início do ano, a notícia das inovações no Complexo de Cimento de Sangwon — que ultrapassou consecutivamente o nível do melhor ano de produção e mantém o auge mais ativo desde o início de suas operações — emocionou todo o país.

O aumento da produção em Sangwon provocou uma reação em cadeia em vários setores da economia nacional e em todos os campos da construção socialista, fazendo com que em toda parte se acendesse a chama do aumento da produção.

Então, o que foi o detonador que fez explodir por completo o espírito da classe trabalhadora de Sangwon?

Foi a imensa confiança do estimado camarada Kim Jong Un, tão grandiosa quanto o oceano.

O estimado camarada Kim Jong Un, que sempre busca o segredo do aumento da produção na mobilização da força espiritual das massas antes de qualquer cálculo econômico, concedeu grande confiança à classe trabalhadora de Sangwon.

Quando se fica preso apenas a números econômicos e se deixa paralisar diante das dificuldades, o resultado inevitável é que a revolução não avança.

Foi exatamente percebendo isso que o estimado camarada Kim Jong Un avivou as chamas da ideologia e do espírito das massas, fazendo com que essa chama se propagasse por todo o país e fervesse todo o país como um propulsor do aumento produtivo.

O partido que considera o povo como o ser mais precioso e mais poderoso, que desenvolve todas as suas atividades em benefício dos interesses do povo, que confia firmemente nele e que se apoia no povo para superar as provações — somente esse partido pode conduzir a causa socialista à vitória, com o apoio absoluto das massas populares.

A política que assegura que o povo ocupe a posição de verdadeiro dono da sociedade e preserve sua dignidade independente; a política que garante que o povo, como dono do país, cumpra plenamente com sua responsabilidade e papel; a política que possibilita que o povo realize livremente seus grandiosos sonhos e ideais — tudo isso está enraizado no amor, na virtude e na confiança que caracterizam o nosso Partido.

É precisamente por isso que, mesmo em meio a provações severas, a tarefa histórica da revitalização integral do Estado está sendo cumprida, e novos horizontes na construção de um país poderoso continuam sendo abertos de forma incessante.

A liderança do nosso Partido se manifesta como um método de ofensiva implacável, que enfrenta os obstáculos de frente e conquista, de uma só vez, os objetivos previamente determinados.

As inúmeras criações que surgiram ao longo dos últimos dez anos, como cogumelos após a chuva, podem ser chamadas de verdadeiros monumentos aos milagres.

Em meio à árdua luta, em que o nosso Partido teve de enfrentar passo a passo as dificuldades e superar os obstáculos impostos pelas persistentes manobras de opressão das forças hostis, ele enfrentou de maneira ativa a situação em constante mudança e as circunstâncias desfavoráveis, abrindo um caminho de vitória para o povo coreano por meio de estratégias e táticas criativas e métodos de luta ofensivos.

Se não fosse pela capacidade de liderança do nosso Partido — que guiou vigorosamente a revolução com a ideia revolucionário ofensiva e com o espírito de luta indomável em cada momento decisivo do desenvolvimento da revolução —, o nosso caminho revolucionário não teria avançado sequer um passo.

O evento histórico da realização da grande causa da conclusão da construção das forças nucleares do Estado, em um período de tempo tão curto, comprova esta verdade.

A luta árdua para acumular forças militares invencíveis, esmagando a opressão e os desafios das forças hostis — que haviam se exacerbado ao extremo — representou um confronto político e militar sem precedentes, travado entre o imperialismo, fortalecido durante centenas de anos de agressão, e um Estado socialista com apenas algumas décadas de história.

O fato de que a nosso país, suportando com coragem as piores adversidades, conquistou a mais poderosa capacidade de dissuasão de guerra e está reprimindo a injustiça com uma força física esmagadora — isso se torna uma prova clara e inegável da justeza e invencibilidade da nossa causa, bem como da capacidade de liderança do nosso Partido, que conduziu a revolução com um método ofensivo indomável.

Por mais justos e verdadeiros que sejam os ideais, se não houver força, eles não passam de castelos de areia — pois somente com poder é possível defender a revolução, proteger a dignidade e a felicidade do povo, e realizar o ideal da potência. Por isso, o estimado camarada Kim Jong Un empreendeu incansáveis jornadas de orientação no terreno.

Transformando a nossa indústria revolucionária numa indústria de desenvolvimento e criação, enfrentando de frente as grandes montanhas da história com ofensivas arrojadas, e alcançando vitórias decisivas no confronto anti-imperialista contra os EUA e na construção de um Estado socialista poderoso — tudo isso constitui um feito grandioso, que o estimado camarada Kim Jong Un edificou para a pátria e para as gerações futuras, um feito que brilhará eternamente na história nacional..

Hoje, o nosso povo, abrindo uma era de plena prosperidade na construção socialista e avançando vigorosamente da era de prosperidade da construção para uma era de grande florescimento, expressa profundo agradecimento ao nosso Partido.

O nosso Partido, por meio de ofensivas consecutivas, está promovendo com firmeza grandes e ambiciosas obras, erguendo inúmeras criações para a felicidade do povo.

Com uma velocidade avassaladora, estão sendo promovidas vigorosamente as construções de moradias na capital e nas zonas rurais, as fábricas modernas de indústria local, os três grandes projetos essenciais recém-adicionados, a fazenda de estufas de larga escala, os centros de maricultura, entre inúmeras outras frentes de construção tão vastas que seria impossível enumerá-las todas.

Mesmo em condições de extrema dificuldade, sem a mínima hesitação, o nosso Partido leva adiante o seu desejo mais sincero: proporcionar ao nosso excelente povo — que tem permanecido fiel até o fim, compartilhando o destino com o Partido — a vida mais feliz e civilizada.

Através dessas grandiosas obras de realização dos ideais, o nosso povo vislumbra o amanhã dos seus sonhos e está plenamente convencido de que um novo mundo, repleto de felicidade, está se aproximando.

O nosso povo, tendo experimentado na prática que todos os seus ideais, a felicidade e o futuro radiante existem unicamente no caminho da liderança do Partido e do socialismo, seguirá por esta única via — sem parar, sem vacilar — e, geração após geração, compartilhará para sempre o seu destino com o grande Partido-Mãe.

De fato, a história da direção do nosso Partido é uma história de vitórias, em que se abriram novas etapas de avanço da revolução ao mobilizar o grandioso poder espiritual do nosso povo — que confia absoluta e segue lealmente o líder — e de transformação, onde, sob a bandeira do fortalecimento e prosperidade autossuficientes, o nosso povo e os militares do Exército Popular foram formados como gigantes da criação de milagres lendários e protagonistas de epopeias heroicas.

A jornada revolucionária que o nosso Partido abriu e impulsionou tem sido um caminho de verdade que comprovou diante da história e do mundo que o socialismo é ciência e que a sua vitória também é científica.

O nosso Partido, no futuro também, domará eternamente todas as tempestades da história e continuará conduzindo com força irresistível a causa revolucionária do Juche, guiando firmemente o caminho, até erguer com certeza, nesta terra e sob este céu, uma potência socialista que fará inveja ao mundo inteiro.

A vitória pertence ao nosso grande povo, que avança sob a direção invencível do Partido do Trabalho da Coreia, vitorioso em todas as batalhas.

Minju Joson

O rótulo de "cooperação" é um disfarce do Estado belicoso chamado Japão: comentário da Agência Central de Notícias da Coreia

Recentemente, em todas as ações militares do Japão, o rótulo de "cooperação" tem aparecido como um elemento fixo.

Há pouco tempo, por ocasião da visita do Secretário de Defesa dos EUA ao Japão, os Estados Unidos e o Japão não só concordaram em produzir conjuntamente o mais moderno míssil ar-ar "AIM-120", como também o Japão já está promovendo o desenvolvimento conjunto de caças de próxima geração com o Reino Unido e a Itália, o desenvolvimento conjunto de novos navios de guerra com a Austrália, a pesquisa conjunta com os EUA para viabilizar armas de micro-ondas, e a manutenção e reparação conjunta de navios e aeronaves das forças armadas estadunidenses— exemplos como esses são inúmeros.

Levando em conta ainda os exercícios militares conjuntos que o Japão realiza frequentemente não só na região da Ásia-Pacífico, mas também em territórios distantes com forças armadas de diversos países, incluindo a OTAN, não é difícil perceber que o rótulo de "cooperação" levantado pelo Japão abrange praticamente todos os seus movimentos militares.

Isso não significa simplesmente o fortalecimento da cooperação militar externa do Japão.

O Japão, como país criminoso de guerra que causou enormes danos aos povos asiáticos no século passado, vinha sendo restringido por diversos dispositivos institucionais, internos e externos, destinados a conter sua expansão militar.

Hoje, todas essas restrições ficaram no passado. Um exemplo claro disso é a revogação do princípio de proibição de exportação de armas, que o Japão manteve por décadas, e a adoção dos novos "Três Princípios para a Transferência de Equipamentos de Defesa".

De acordo com esses princípios, os itens de exportação de armas continuam sendo limitados a armamentos não letais, como antes, mas no caso de desenvolvimento ou produção conjunta em nível internacional, exceções são permitidas. No final das contas, armas ofensivas ou letais, que contrariam a chamada "defesa exclusiva", podem ser desenvolvidas, produzidas e vendidas livremente sob o pretexto de "cooperação".

O verdadeiro objetivo que o Japão persegue por meio dessa astuta estratégia de engano não é meramente obter lucros, mas sim modernizar e sofisticar sua indústria militar como suporte material e tecnológico para concretizar sua ambição de se tornar uma potência militar, além de reforçar sua capacidade de guerra como um Estado militarista.

Todas as ações militares conjuntas multilaterais que o Japão está realizando são promovidas precisamente com essa intenção oculta.

Isso, em última análise, levará não apenas ao surgimento de um "único corpo" de um país militarista perigoso que ambiciona uma nova invasão na região da Ásia-Pacífico, mas também a uma aliança militar exclusiva e a um bloco de guerra, com a integração total em todas as áreas de atuação.

É aqui que reside a verdadeira essência por trás da fachada de "cooperação" que o Japão apresenta a todo momento.

A estratégia astuta do Japão de contornar as restrições legais e os alertas da comunidade internacional, utilizando pretextos plausíveis, para buscar o renascimento completo de um Estado de guerra e de agressão, já falhou.

O Japão, por mais que se cubra com qualquer "disfarce", não conseguirá esconder suas intenções sujas. E, quanto mais levantar a bandeira da "cooperação", mais essas intenções ficarão expostas como um alvo para os países da região. Isso é algo que o Japão deve entender claramente.

Assassino enlouquecido

O câncer da paz no Oriente Médio - Israel

No dia 2, na 58ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, foi adotada uma resolução exigindo que Israel cesse os massacres em massa na Faixa de Gaza. A resolução condenou Israel por utilizar a fome como meio de guerra em Gaza, por rejeitar injustamente o acesso humanitário, por obstruir deliberadamente o fornecimento de ajuda e por bloquear o fornecimento de alimentos, água, combustível e outros itens essenciais à sobrevivência dos civis. A resolução também expressou séria preocupação com as declarações de autoridades israelenses que incitam o genocídio.

A resolução apelou à Assembleia Geral da ONU para estabelecer um “mecanismo internacional justo e independente” para investigar e punir os responsáveis pelos crimes atrozes cometidos durante o conflito.

A comunidade internacional espera que a crise em Gaza, que já dura um ano e meio, termine o mais rápido possível e que o sangue de pessoas inocentes deixe de ser derramado.

Devido aos bombardeios intensos e aos atos de obstrução de Israel, alimentos, água, medicamentos e combustível não estão conseguindo entrar na Faixa de Gaza. O sistema de saúde de Gaza, que já era extremamente frágil, praticamente entrou em colapso.

Os atos brutais de Israel estão gerando grande indignação e repúdio na comunidade internacional.

O secretário-geral da Liga dos Estados Árabes afirmou que a guerra de Israel em Gaza e os ataques ao Líbano entraram em uma fase extremamente imprudente, e que a máquina de guerra israelense não parece que irá parar. Ele afirmou que o objetivo de Israel ao matar e expulsar civis diariamente em Gaza é ocupar completamente a região, e apelou aos países amantes da paz para que interrompam imediatamente esses atos cruéis de assassinato.

O representante permanente da China na ONU exigiu, em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão Palestina-Israel, que Israel interrompa suas ações militares. Referindo-se ao anúncio de Israel de expandir o ataque terrestre para ocupar a Faixa de Gaza, ele afirmou que isso apenas resultará em mais massacres e ódio.

Em vários países estão ocorrendo protestos contra Israel.

As multidões de diferentes setores da sociedade que participam dessas manifestações gritam palavras de solidariedade ao povo palestino e condenam os crimes cometidos pelo exército israelense, que bloqueou a Faixa de Gaza e retomou os ataques militares.

No entanto, Israel não demonstra qualquer consideração.

Mesmo após um ano e meio de ataques militares bárbaros, transformando a Faixa de Gaza em um imenso cemitério coletivo e em ruínas desoladas, Israel continua desafiando rigidamente as exigências da comunidade internacional.

Sob o pretexto do “direito à autodefesa”, age de forma ainda mais descarada, como um ladrão que critica quem tenta se defender.

Israel não dá ouvidos à opinião pública mundial, que exige fortemente a suspensão das ações militares, e está, pelo contrário, intensificando ainda mais seus crimes.

Tentando ao máximo minimizar e justificar seus crimes de guerra atrozes, Israel ainda faz alarde dizendo que “não se renderá a nenhuma pressão ou ameaça”.

Enquanto Israel, obcecado por expansão territorial e massacres em massa, continua coligado com os Estados Unidos, a paz no Oriente Médio permanece distante e incerta.

Ho Yong Min

Rodong Sinmun

Emitido alerta de ventos fortes

No dia 12, foi emitido um alerta de ventos fortes em várias regiões da costa oeste, bem como em algumas áreas das províncias de Kangwon e Hamgyong Sul. No dia 13, o alerta foi emitido para a cidade de Rason, várias regiões das províncias de Kangwon, Hamgyong Norte e Hamgyong Sul, e algumas áreas ao sul da parte central da costa oeste.

Prevê-se que no dia 12 soprem ventos fortes de 10 a 15 metros por segundo em várias regiões da costa oeste, bem como em algumas áreas das províncias de Kangwon e Hamgyong Sul, incluindo Sepho e Pujon. No dia 13, espera-se que ventos dessa intensidade atinjam a cidade de Rason, várias regiões das províncias de Kangwon, Hamgyong Norte e Hamgyong Sul, bem como algumas áreas ao sul da parte central da costa oeste, como Onchon e Ryongyon.

Em especial, no dia 13, prevê-se que em algumas regiões das províncias de Hamgyong Norte e Hamgyong Sul, incluindo Tanchon e Puryong, soprem temporariamente redemoinhos fortes e ventos de 15 a 20 metros por segundo.

Os diversos setores da economia popular devem estabelecer medidas de segurança rigorosas para evitar danos causados pelos ventos fortes.

Agência Central de Notícias da Coreia

Rodong Sinmun defende ideia revolucionária do estimado camarada Secretário-Geral

"A ideia revolucionária do estimado camarada Kim Jong Un esclarece os meios revolucionários e científicos para elevar à altura absoluta a dignidade e o poderio da Coreia Juche. Nela residem o avanço vitorioso da República Popular Democrática da Coreia e as mudanças e reformas sucessivas alcançadas pelo povo coreano que avança em alta velocidade rumo à potência.

Assim assinala o diário Rodong Sinmun em um artigo individual divulgado nesta sexta-feira (11) e prossegue:

"Se todo o povo se armar firmemente com a ideia revolucionária do Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, as fileiras revolucionárias crescerão e se fortalecerão como as de autênticos patriotas, e se abrirá uma nova época digna de prosperidade integral do Estado.

A ideia revolucionária do Secretário-Geral é enciclopédica, pois permite impulsionar o progresso substancial e simultâneo na construção do Estado em seu conjunto, uma vez que esclarece as orientações para alcançar de maneira escalonada, multilateral e ofensiva as transformações em todas as esferas da construção socialista e na melhoria da vida do povo.

Da mesma forma, sendo bandeira de avanço e salto, ilumina o caminho para edificar o quanto antes, sobre esta terra, a melhor potência, um paraíso do povo admirado por todo o mundo.

Quando todo o povo põe em prática a ideia revolucionária do Secretário-Geral com disposição incondicional, rigorosa e precisa, considerando-a como sua firme convicção, são criadas incessantemente novas normas e modelos de desenvolvimento inovador e rápido, e são manifestados sem reservas o poderio e o prestígio da pátria.

O povo coreano avançará sem falta rumo ao futuro radiante da Coreia Juche, tomando como guia a ideia revolucionária do Secretário-Geral, e ingressará antes de todos na sociedade comunista idealizada pela humanidade ao longo de vários séculos.

Ninguém neste mundo pode impedir o avanço do povo coreano que mantém no alto o lema de 'Armemo-nos firmemente com a ideia revolucionária do grande camarada Kim Jong Un!'".

Dia histórico que nos ensinou a grande verdade

Na política internacional contemporânea reina um cenário caótico de injustiça e tirania, coerção e arbitrariedades, sem cessar os confrontos entre potências, choques e flagelos de guerra entre regimes. No entanto, nossa República está manifestando ao mundo inteiro seu poder e temperamento como potência nuclear independente, grande jardim socialista da unidade monolítica e bastião inexpugnável da causa da independência anti-imperialista, inabalável diante de quaisquer vendavais ou tempestades.

De modo algum esses feitos são dádivas fortuitas do céu, nem foram conquistados simplesmente com o passar do tempo.

Trata-se da inevitabilidade gloriosa e orgulhosa da história e da maior fortuna e glória da nação, que garantem o futuro brilhante da República e a felicidade infinita do nosso povo, conquistadas graças à elevação do estimado camarada Kim Jong Un ao posto supremo da nossa revolução. Com sua inteligência perspicaz e liderança destacada, ele abriu uma era digna de potência e o período de pleno esplendor da prosperidade nacional nesta terra.

Na IV Conferência do Partido do Trabalho da Coreia e na V Sessão da XII Legislatura da Assembleia Popular Suprema da RPDC, elevamos o estimado camarada Kim Jong Un à liderança de nossa revolução, evento após o qual nossa República pôde manifestar seu poderio como potência invencível, conduzindo com êxito a grande marcha do fortalecimento do poder nacional e da melhoria das condições de vida do povo, tarefa que outros não ousaram realizar em vários séculos.

No coração do estimado camarada Kim Jong Un arde sempre o espírito de ofensiva indomável e a firme determinação de fazer de nossa pátria um Estado poderoso que ninguém possa subestimar, pulsando a convicção inabalável de que, quanto mais ele lutar, mais sonhos e ideais do povo se tornarão realidade. Em cada marca sagrada de sua liderança, deixada sem se importar com o frio, a neve ou a chuva, foram realizados milagres brilhantes e obras transcendentais, uma após outra.

A imponência da potência militar, que possui plenamente os poderosos meios físicos de autodefesa e surpreende países que se dizem avançados no mundo, e o poder nacional inesgotável que ergueu uma cidade civilizada na região fronteiriça, superando em curto período de tempo os danos causados por desastres naturais brutais — tudo isso é a soma da glória e do orgulho do nosso Estado, oferecida pela liderança do estimado camarada Kim Jong Un, que dedica toda a sua alma, pensamento e esforços à querida pátria e ao povo.

Por isso, as figuras proeminentes, o meio jornalístico e os povos progressistas do mundo elogiam nossa República, que lidera a independência e a justiça sob a direção do destacado líder, e expressam admiração por nosso povo, que desfruta de uma vida abençoada e digna.

O espírito valente de todo o nosso povo, que avança rumo ao futuro promissor unido em torno do estimado camarada Kim Jong Un, escrevendo epopeias de heroísmo, avanços vigorosos e novos saltos, realizará sem falta, num futuro próximo, a grande causa da potência próspera que surpreenderá o mundo.

O dia histórico em que elevamos o estimado camarada Kim Jong Un à liderança da revolução ensina ao nosso povo e a todo o mundo a verdade filosófica de que o grande dirigente engrandece o povo e faz resplandecer a dignidade do Estado.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

quinta-feira, 10 de abril de 2025

O comportamento imprudente da OTAN aumenta o risco de guerra


No final de março até o início deste mês, a OTAN realizou exercícios militares multinacionais no oeste do Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico. O exercício contou com a participação de milhares de soldados, dezenas de navios de guerra, unidades anfíbias e forças aéreas, envolvendo um grande contingente militar.

Considerando que o principal teatro de operações da OTAN é o Oceano Atlântico, à primeira vista, não pareceria problemático que os países-membros dessa aliança realizassem exercícios militares no oeste do Mediterrâneo e no Atlântico.

No entanto, o que não pode ser ignorado é o objetivo desses exercícios.

A OTAN declarou que o principal propósito do exercício foi "testar a capacidade da aliança de garantir rotas marítimas importantes em um ambiente de segurança em mudança".

Entretanto, as áreas do Oceano Atlântico e do oeste do Mar Mediterrâneo, que fazem parte do principal âmbito operacional da OTAN, são regiões onde não houve nenhuma mudança significativa no ambiente de segurança.

O mar que o Ocidente tem propagandeado até à exaustão como sendo alvo da "garantia da segurança das rotas marítimas" é justamente o Mar Vermelho, que se liga ao Mar Mediterrâneo. Os Estados Unidos, através dessa região, prestam apoio a Israel enquanto realizam ataques militares em larga escala contra as forças de resistência do Iêmen, usando o pretexto da "garantia da segurança das rotas marítimas".

Atualmente, o Mar Vermelho, junto com a Faixa de Gaza e o sul do Líbano, constitui uma das maiores zonas de tensão do Oriente Médio.

Na realidade, a retórica sobre a "garantia da segurança das rotas marítimas" nada mais é do que um pretexto para legitimar os ataques militares contra as forças de resistência do Iêmen.

O fato da OTAN ter realizado recentemente exercícios militares no Atlântico e no oeste do Mar Mediterrâneo, sob os slogans de "ambiente de segurança em transformação" e "teste da capacidade da aliança para garantir as rotas marítimas", demonstra claramente que esses exercícios não estão dissociados da situação do Mar Vermelho.

Além disso, não são poucos os países-membros da OTAN que já participaram de operações navais no Mar Vermelho no ano passado. Isso evidencia que a OTAN está se preparando para uma nova operação militar contra as forças de resistência do Iêmen.

Esses exercícios militares, por si só, constituem uma forma de ameaça e intimidação militar contra as forças de resistência do Iêmen. Existe ainda o risco inerente de que, caso considerem necessário, as forças militares da OTAN que participaram dos exercícios possam ser imediatamente lançadas no campo de batalha.

A gravidade da situação não reside apenas no fato de que o nível da pressão militar contra as forças de resistência do Iêmen está se intensificando e empurrando o quadro político para uma fase ainda mais perigosa. O verdadeiro perigo está no fato de que isso pode lançar todo o Oriente Médio em um turbilhão de guerra ainda mais grave.

Os tentáculos da OTAN estão se estendendo cada vez mais profundamente na região do Oriente Médio.

Desde o início deste século, sob o pretexto de "combate ao terrorismo", a OTAN passou a intervir abertamente na região, pisando com suas botas militares nos assuntos internos do Oriente Médio. A participação das suas forças militares nas operações no Afeganistão e no Iraque revelou de maneira explícita as suas ambições hegemônicas na região.

Em certa ocasião, o representante dos EUA junto à OTAN chegou a declarar abertamente: "Na verdade, podemos dizer que os planos futuros da OTAN estarão centrados no Oriente Médio."

Este exercício militar revela claramente a ambição desmedida da OTAN de consolidar ainda mais sua base de dominação na região, aproveitando a atual crise no Oriente Médio como uma oportunidade.

Devido às descaradas manobras de interferência militar da OTAN, o risco de guerra no Oriente Médio está aumentando ainda mais.

Un Jong Chol

Rodong Sinmun

O dever cívico e a Lei de Gestão de Parques e Áreas de Lazer

Conheçamos bem os requisitos legais e os sigamos cabalmente

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Os militantes do Partido, os trabalhadores e os jovens devem considerar os bens públicos do Estado e da sociedade como se fossem parte de seu próprio corpo, tratá-los com cuidado e carinho, e esforçar-se ao máximo para usá-los com moderação."

Graças ao amor e à consideração do nosso Partido, que se empenha em proporcionar ao povo condições e ambientes de vida mais civilizados e excelentes, novas avenidas e novas aldeias estão surgindo em todo o país como cogumelos depois da chuva, e parques infantis, parques juvenis, jardins de flores, parques com fontes e outros espaços estão sendo maravilhosamente construídos, contribuindo ativamente para a vida cultural e emocional do povo.

Saber utilizar bem e administrar corretamente os parques e áreas de lazer, que foram criados para a vida cultural, o descanso e a educação do povo, é um dever natural dos cidadãos, que são os verdadeiros donos desses espaços.

Todo cidadão deve, com plena consciência, cumprir as exigências da Lei de Gestão de Parques e Áreas de Lazer, que regula o bom uso e a administração adequada desses locais, pois eles são um patrimônio precioso do país e do povo, construídos para proporcionar-nos condições de vida cultural e emocional mais belas e civilizadas.

A Lei de Gestão de Parques e Áreas de Lazer tem como missão estabelecer rigorosamente o sistema e a ordem na construção, administração, operação e utilização desses espaços, de modo a contribuir para garantir plenamente ao povo as condições necessárias à vida cultural e emocional.

Esta lei estabelece que o Estado deve construir mais parques e áreas de lazer, de maneira qualitativa, nas cidades, aldeias e regiões de belas paisagens, assim como reformá-los de modo moderno, de acordo com as aspirações e as demandas do povo.

No entanto, por mais que o Estado se esforce em construir inúmeros parques e áreas de lazer em todo o país, se as pessoas que os utilizam não respeitarem conscientemente as regras estabelecidas e não os valorizarem e administrarem como verdadeiros donos, que tipo de resultado poderá surgir?

Como se diz que uma propriedade que não é cuidada não dura muito, todo cidadão deve valorizar os parques e áreas de lazer construídos pelo Estado como se fossem sua própria propriedade e administrá-los com carinho e cuidado.

O uso correto dos parques e áreas de lazer é uma exigência importante para manter e conservar esses espaços em seu estado original.

Os cidadãos devem descansar apenas nos locais designados dentro dos parques e áreas de lazer, fazer uso adequado das instalações de descanso e não danificá-las nem torná-las inutilizáveis. Além disso, devem utilizar corretamente as instalações esportivas, os equipamentos de recreação e lazer, e as instalações aquáticas, respeitando a ordem estabelecida, e somente utilizá-las quando estiverem em conformidade com os padrões apropriados.

Quando se pretende utilizar parques e áreas de lazer em grupo, deve-se entrar previamente em contato com os órgãos de administração ou as empresas responsáveis e utilizar os espaços de acordo com as orientações recebidas. Além disso, os órgãos, empresas, organizações e cidadãos que utilizarem os parques e áreas de lazer devem pagar corretamente as taxas de entrada e de uso das instalações estabelecidas.

Juntamente com a utilização dos parques e áreas de lazer conforme as normas estabelecidas, é importante cultivar o espírito de participar como verdadeiros donos também na gestão e manutenção desses espaços.

Os cidadãos devem, após utilizarem os parques e áreas de lazer, verificar cuidadosamente se não deixaram sujeira ou danificaram algo e devem ter como hábito e costume organizar o local e deixá-lo em seu estado original.

Durante a utilização dos parques e áreas de lazer, deve-se prestar atenção especial para não destruir o meio ambiente natural.

Esta lei esclarece de forma específica os atos que devem ser proibidos nos parques e áreas de lazer.

Nos parques e áreas de lazer, deve-se evitar a circulação e o estacionamento de veículos em locais proibidos, assim como não realizar a limpeza em áreas onde isso não é permitido.

Deve-se ter em mente que fazer refeições, praticar esportes, brincar ou descansar em locais não designados não apenas prejudica o ambiente dos parques e áreas de lazer, mas também interfere no descanso das pessoas ao redor, devendo-se evitar condutas imorais e desordeiras.

Além disso, não se deve jogar lixo indiscriminadamente, nem andar sobre áreas gramadas ou canteiros de flores. Os pais devem dedicar especial atenção à educação de seus filhos, orientando-os para que, desde pequenos, cultivem o hábito de respeitar a ordem de utilização dos parques e áreas de lazer, preservando-os com cuidado.

Caso se danifique ou perca algum equipamento ou instalação durante o uso dos parques e áreas de lazer, deve-se restaurá-lo ao seu estado original ou compensar o prejuízo correspondente.

A manutenção regular e a gestão dos parques e áreas de lazer, onde inúmeras pessoas vêm com frequência para desfrutar momentos de descanso e vida cultural, não podem ser sustentadas apenas pelos esforços dos trabalhadores das instituições e empresas responsáveis.

Todos os cidadãos devem ter plena consciência cívica e espírito patriótico, reconhecendo que os verdadeiros donos dos parques e áreas de lazer são eles próprios. Devem, assim, cumprir rigorosamente as exigências da Lei de Gestão de Parques e Áreas de Lazer, contribuindo ativamente para a construção de um Estado socialista civilizado.

An Song Il

Os funcionários partidistas devem se tornar verdadeiros revolucionários imbuídos com a respiração e alma do Partido do Trabalho da Coreia

Na atual realidade dinâmica, onde em todas as áreas da construção do Estado se abre firmemente uma fase de ascensão e os sonhos e ideais do povo se concretizam de forma brilhante, aumenta-se cem vezes o senso de pesada responsabilidade dos funcionários do Partido em todo o país, que devem estar na vanguarda sustentando os planos e a intenção do Comitê Central do Partido.

Tornar-se um verdadeiro revolucionário, impregnado profundamente com a alma e a respiração do Partido do Trabalho da Coreia — essa deve ser a nobre consciência e aspiração dos funcionários do Partido, e quanto mais se intensificarem os esforços e a luta por esse objetivo, mais vigorosamente avançará a luta para abrir uma nova era de fortalecimento geral do Partido e de desenvolvimento integral da revitalização do Estado.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"São os funcionários que defendem com determinação na linha de frente a linha e as políticas do Partido e que mobilizam as massas para sua implementação, assim como também são os funcionários que organizam e dirigem a ofensiva geral de hoje."

Para impulsionar com êxito a luta revolucionária e a construção, é necessário implementar de forma rigorosa a ideia e a linha do líder, e para isso, os funcionários do Partido, que são o núcleo dos núcleos do Partido, devem estar totalmente unificados com o Comitê Central do Partido, em pensamento e ação.

Um verdadeiro funcionário revolucionário é aquele que possui firmemente a lealdade de confiar absolutamente no líder e compartilhar sua vontade até o fim, que se impregna completamente da ideia da bandeira vermelha do nosso Partido, e que, em seus ideais, prática e caráter, se torna um verdadeiro reflexo do estimado camarada Secretário-Geral.

Somente quando se torna seu verdadeiro discípulo e reflexo, pode-se dizer que é um genuíno revolucionário, profundamente imbuído da alma e da respiração do Partido do Trabalho da Coreia.

Agora é o momento de haver muitos funcionários do Partido verdadeiros e preparados, que compreendam corretamente a ideia e a linha do Comitê Central do Partido e garantam de todas as formas a direção do Partido, abrindo um novo ponto de virada no desenvolvimento integral do socialismo através de seu papel exemplar.

Neste exato momento, o estimado camarada Secretário-Geral, com a grande ambição de erguer em um futuro próximo nossa pátria ao cume do mundo através de uma transformação sem precedentes, está incansavelmente desenhando o projeto da construção de uma potência socialista.

A realização dos planos e das intenções do nosso Partido depende do papel das organizações partidistas, que são o Estado-Maior político das respectivas regiões e unidades, e isso é determinado pela responsabilidade e esforço dos funcionários do Partido.

Quando os funcionários do Partido se unificam completamente com o Comitê Central do Partido em pensamento, vontade e ação, quando em cada momento da vida, em cada passo, pulsa intensamente a alma e a respiração do Partido do Trabalho da Coreia, podem abrir com capacidade e dedicação que superam todos os limites o caminho mais rápido para concretizar os ideais e objetivos de uma potência.

Um verdadeiro revolucionário profundamente imbuído da alma e respiração do Partido do Trabalho da Coreia — temos em nossas mãos um valioso manual que nos apresenta claramente esse modelo.

O estimado camarada Secretário-Geral nos ensinou que hoje o coração dos nossos funcionários deve pulsar unicamente com a ideia do líder, assim como faziam os combatentes revolucionários antijaponeses.

Os mártires revolucionários antijaponeses, que cresceram como revolucionários aprendendo o fundamental sob o cuidado do grande Líder, foram pessoas de convicção inabalável que, em meio às tempestades da revolução, gravaram profundamente no coração a verdade de que, enquanto estivessem com o Comandante, a vitória seria certa.

Por isso, eles arderam com toda a alma na ideia de nunca abandonar a fé revolucionária, mesmo diante da morte, e agiram sempre de acordo com os ensinamentos do grande Líder, sem jamais se desviar dos princípios revolucionários, nem mesmo sob ameaça de morte.

Os comandantes das unidades de guerrilha antijaponesas, que, ao ouvir apenas o som dos tiros disparados pelo quartel-general, compreendiam com precisão a intenção do Comandante e a concretizavam na prática, os revolucionários da primeira geração que, em qualquer situação, pensavam primeiro no que o Partido havia orientado e, com base nisso, buscavam as soluções — são eles o exemplo vivo que define o verdadeiro revolucionário profundamente imbuído da alma e respiração do Partido do Trabalho da Coreia.

Hoje, o nosso Partido, neste importante momento histórico de seu desenvolvimento, ao levantar o lema “Herdemos o ideal e o espírito da fundação do Partido e abramos uma grande era de construção do Partido da nova época!”, coloca como a primeira tarefa revolucionária dos funcionários herdar, em um patamar ainda mais elevado, o ideal, a convicção, o espírito e o estilo de luta dos revolucionários da primeira geração que realizaram a causa da fundação do Partido — e o sentido essencial disso está justamente aqui.

Um importante sinal distintivo do verdadeiro revolucionário profundamente imbuído da alma e da respiração do Partido do Trabalho da Coreia é o espírito de servir ao povo com total dedicação.

Na base da autoridade absoluta do nosso Partido e de suas imortais realizações está o ideal de considerar o povo como o céu e de se dedicar inteiramente a ele. A essência do Kimilsungismo-Kimjongilismo, a ideologia orientadora do Partido, é o princípio da primazia das massas populares, e o princípio supremo das atividades do Partido é melhorar continuamente a vida do povo.

Embora a época tenha mudado muito desde a fundação do Partido até hoje, o modo de existência e a forma de atuação do nosso Partido — de compartilhar as alegrias e dificuldades com o povo e de lutar junto com ele na linha de frente — permanecem inalteráveis.

Fazer com que as nossas crianças e o nosso povo vivam melhor do que qualquer outro no mundo, para que o som de suas risadas felizes e os gritos de “Viva o Partido do Trabalho!” ecoem com força — esse é o propósito e a vontade do nosso Partido. O estimado camarada Secretário-Geral, dizendo que ao pensar no lema “Nada a invejar no mundo!” até as tarefas mais difíceis se tornam suportáveis com um sorriso, coloca fardo sobre fardo em seus ombros e continua, sem descanso, o caminho da devoção ao povo.

Para o amado povo, o nosso Secretário-Geral não hesitou em dirigir pessoalmente operações de resgate aéreo em áreas de desastre onde o perigo estava presente a todo momento e subiu sem vacilar em barcos infláveis que não garantiam segurança — esse é o nosso camarada Secretário-Geral.

Certa vez, o estimado camarada Secretário-Geral disse, com profunda emoção, que até hoje, ao encontrar no caminho das visitas de orientação os olhares puros e esperançosos do povo, sua determinação e disposição de dedicar tudo generosamente por esse grandioso povo se fortalecem ainda mais. Ele acrescentou que deseja sinceramente que todos os funcionários do Partido tenham sempre esse mesmo sentimento e essa mesma resolução em suas lutas — e é por isso que exige com rigor que se siga de modo sincero e correto o caminho do serviço ao povo.

Para o estimado camarada Secretário-Geral, que toma a palavra “povo” como ponto de partida da política e dedica todo o seu coração e alma unicamente em prol do povo, o momento de maior alegria é quando presencia os feitos dos verdadeiros funcionários do Partido que se dedicam sinceramente ao serviço do povo.

Até hoje, emociona profundamente o coração de todos a carta manuscrita e repleta de afeto que o estimado camarada Secretário-Geral enviou à secretária de uma organização de base do Partido, uma mulher que acolheu com amor e carinho dois jovens marcados por feridas na alma e os fez integrantes da grande família socialista.

"Camarada secretária da organização de base do Partido, que acolheu calorosamente Ko Kum Song e Cha Hyo Sim com as mãos e o coração de uma mãe! Muito obrigado de verdade.

— Kim Jong Un

11 de julho de 2013"

O estimado camarada Secretário-Geral, tão feliz por ter encontrado uma excelente funcionária do Partido que cuida calorosamente do povo com o coração de uma mãe, chamou-a carinhosamente de "camarada" e a destacou perante toda a nação para que todos a conhecessem e respeitassem.

Durante a 2ª Conferência dos Secretários das Organizações de Base do Partido do Trabalho da Coreia, o estimado camarada Secretário-Geral disse que considera mais alegre do que colher estrelas do céu o fato de ter encontrado excelentes funcionários do Partido — verdadeiros servidores sinceros do povo que, conscientes da pesada missão de responder pela unidade básica de combate na execução das políticas do Partido, entregam-se inteiramente de corpo e alma.

Quando ele entregou pessoalmente os certificados de louvor do Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia aos secretários de base exemplares, os funcionários do Partido de todo o país gravaram mais uma vez em seus corações que servir ao povo com devoção é lealdade ao Partido; que o verdadeiro servidor fiel, que apoia sinceramente o povo e corre incansavelmente pela felicidade do povo, é o funcionário que verdadeiramente compartilha a ideia e a respiração com o Comitê Central do Partido.

Os funcionários do Partido são, mais do que ninguém, quadros dirigentes da revolução que recebem a imensa confiança do Partido, e por isso assumem uma responsabilidade igualmente pesada. Cabe a eles serem o espelho que reflete fielmente a imagem do Partido, fazendo com que o caloroso amor e afeto do Partido-mãe cheguem diretamente ao coração do povo. Também é sua responsabilidade mobilizar ao máximo a força espiritual das massas e abrir na vanguarda uma nova era de revitalização integral do Estado.

Cumprir ou não essa missão não é apenas uma questão de capacidade dos funcionários do Partido, mas sim uma questão de qualificação. Sem gravar profundamente na própria pela a ideia e a intenção do Partido, sem possuir as qualidades e o caráter que tocam o coração das massas, não se pode cuidar plenamente do destino e da vida das pessoas sob sua responsabilidade, nem se tornar uma locomotiva que impulsiona a execução das políticas do Partido.

Os funcionários do Partido devem ter sempre em mente que só quando estiverem completamente armados com a ideia do Comitê Central do Partido e assimilarem profundamente os excelentes métodos de trabalho do nosso Partido, poderão aproximar mais o coração do povo ao redor do Comitê Central do Partido e colocar com dignidade sua região e sua unidade na linha de frente da época. E devem colocar sua vida e esforço nisso.

É igualmente importante esforçar-se constantemente para se adequar às exigências do Partido e se aprimorar continuamente.

Para que a alma e respiração do Partido do Trabalho da Coreia estejam profundamente impregnadas no corpo e na alma, não basta apenas reconhecer sua importância ou ter consciência disso em determinados momentos ou ocasiões.

É necessário que cada dia, cada instante, seja permeado por uma exigência constante sobre si mesmo. Os funcionários do Partido não devem, nem por um momento, negligenciar o trabalho de elevar sua consciência política, e devem sempre revisar seu trabalho a partir de uma postura crítica, corrigindo oportunamente até mesmo os menores defeitos.

Quando todos os processos e etapas do trabalho e da vida se tornam um caminho de armamento ideológico com a ideia do Partido e de cultivo com as políticas e princípios do Partido, será possível possuir plenamente a aparência verdadeira e refinada de um revolucionário autêntico, digno de um funcionário do Partido do Trabalho da Coreia.

Todos os funcionários do Partido devem ter uma profunda consciência das exigências da época e da revolução, e, tornando-se revolucionários genuínos, impregnados da alma e da respiração do Partido do Trabalho da Coreia, devem lealmente apoiar os planos e as intenções do Comitê Central do Partido.

Kim Sun Yong

Grande programa imortal que indica o caminho para o fortalecimento de todo o Partido na nova época da revolução jucheana

Nosso povo relembra com reverência os feitos revolucionários imortais do estimado camarada Kim Jong Un, que, com sua extraordinária sabedoria e vigorosa atividade ídeo-teórica na nova era da revolução do Juche, estabeleceu diretrizes programáticas que garantem a base de longo prazo para a construção do Partido, abrindo assim uma nova era de fortalecimento total do Partido.

O estimado camarada Secretário-Geral, em um importante ponto de virada histórica da revolução do Juche, ofereceu respostas perfeitas às questões teórico-práticas essenciais para elevar a construção e as atividades do Partido a um novo e mais alto nível por meio de sua vigorosa atividade ideológica e teórica.

"O grande camarada Kim Il Sung é o líder eterno de nosso partido e povo" e "Completemos brilhantemente a causa revolucionária do Juche mantendo o grande camarada Kim Jong Il como eterno Secretário-Geral do nosso Partido", obras clássicas imortais publicadas pelo estimado camarada Secretário-Geral em abril de 2012,  são grandes diretrizes para a construção do Partido, que, em conformidade com a histórica tarefa de herdar a causa revolucionária, claramente definem a ideologia orientadora e o programa supremo do Partido.

Nessas obras, o estimado camarada Secretário-Geral apresentou o grande Kimilsungismo-Kimjongilismo como a ideologia orientadora do nosso Partido, e a transformação de toda a sociedade segundo essa ideia como o programa supremo do Partido. Nelas ele esclareceu de forma precisa as tarefas e os caminhos para fortalecer e desenvolver continuamente o Partido do Trabalho da Coreia como o glorioso Partido dos grandes camaradas Kim Il Sung e Kim Jong Il.

O estimado camarada Secretário-Geral, com sua extraordinária sabedoria, discernimento e profunda argumentação teórica, apresentou diretrizes orientadoras para transformar todo o Partido em uma entidade de pureza ideológica e unidade organizacional, onde prevaleçam uma só ideologia e uma só disciplina organizacional, elevando notavelmente o poder de liderança e a capacidade combativa do Partido.

Na obra clássica imortal "Sobre estabelecer mais firmemente o sistema de direção única do Partido em conformidade com as demandas do desenvolvimento da revolução" estão refletidos de forma concreta os princípios fundamentais da construção de um partido revolucionário, bem como os princípios básicos e exigências para o estabelecimento do sistema de liderança única do Partido.

As conclusões proferidas pelo estimado camarada Secretário-Geral nos 7º e 8º Congressos do Partido do Trabalho da Coreia são grandes diretrizes imortais, que consolidam de maneira sólida a unidade e a coerência político-ideológica de todo o Partido, e traçam o caminho para fortalecer a liderança partidista e a orientação política do Partido, elevando assim sua capacidade de liderança e poder combativo na revolução e na construção.

A contínua reflexão e o esforço do estimado camarada Secretário-Geral, que elevaram significativamente a capacidade combativa das organizações de base do Partido e abriram uma nova era de construção do Partido revolucionário jucheano, estão refletidos também em sua ideia original sobre a construção do Partido, como exposto na obra "Sobre o fortalecimento dos comitês primários do Partido", que apresenta a teoria inovadora sobre o papel dos comitês primários do Partido e a ênfase na importância das mesmas.

A obra clássica imortal, "Reforcemos a força motriz de avanço da revolução com agitação e propaganda inovadoras", publicada pelo estimado camarada Secretário-Geral com sua habilidade de escrita excepcional, se tornou uma bandeira combativa que possibilitou uma transformação fundamental na área do trabalho ideológico do Partido.

O estimado camarada Secretário-Geral, por meio de sua vigorosa atividade ideológica e teórica, formalizou a essência do grande Kimilsungismo-Kimjongilismo como a primazia das massas populares, e publicou obras que se tornaram diretrizes programáticas para garantir que todas as atividades do Partido fossem consistentemente orientadas por esse princípio.

Em 17 de outubro de 2022, o estimado camarada Secretário-Geral, em uma palestra comemorativa aos funcionários e estudantes da Escola Central de Quadros do Partido do Trabalho da Coreia, apresentou as cinco direções originais para a construção do Partido na nova era, na obra intitulada "Sobre a direção da construção do nosso Partido na nova era e a missão da Escola Central de Quadros do Partido do Trabalho da Coreia".

A confiança absoluta do povo em nosso Partido está crescendo, e a dignidade da respeitável República está sendo fortemente destacada no mundo, devido à ideia brilhante e à enérgica liderança do estimado Secretário-Geral, que claramente apontou o caminho para o Partido do Trabalho da Coreia manter firmemente sua natureza revolucionária e essência, e para fortalecer extraordinariamente sua capacidade de liderança e poder combativo. Este é o valioso fruto de sua visão e liderança incansável.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Ra Myong Hui

Nascida em 17 de abril de 1936, durante o domínio colonial do imperialismo japonês em uma família de trabalhadores comuns, Ra Myong Hui pôde desfrutar de uma nova vida após a libertação da pátria (agosto de 1945) pelo grande Líder camarada Kim Il Sung.

Em meio à construção da nova Coreia, a jovem Myong Hui dedicou-se aos estudos — um privilégio que as gerações anteriores, oprimidas pelos invasores japoneses, não haviam desfrutado — e, ainda jovem, tornou-se enfermeira, movida pela nobre intenção de contribuir para a promoção do bem-estar do povo, aliviar as dores dos compatriotas enfermos e retribuir a confiança que o Partido e o Estado haviam nela depositado.

Quando a Guerra da Coreia eclodiu, embora muito jovem, solicitou ir para as frentes de batalha para cuidar dos soldados feridos. Participou na batalha de libertação de Seul, na do rio Rakdong, dentre outras, fazendo grandes contribuições no tratamento das feridas dos soldados.

Mesmo sendo ainda uma adolescente, não hesitou em arriscar sua vida para cumprir com seu dever. Por exemplo, no período da retirada temporária estratégica, caminhou minhares de quilômetros sozinhas até chegar ao Comando Supremo, arriscando sua vida em face do avanço inimigo.

Depois da guerra, passou a trabalhar como enfermeira responsável de uma unidade ferroviária e, em 1958, após descobrir o plano maligno dos elementos sabotadores antiestatais para explodir uma importante base produtiva e até mesmo atentar contra a vida do grande Líder, não hesitou em arriscar sua vida e comunicar o Líder através de uma carta. 

Graças à sua atitude corajosa, o plano dos inimigo foi desmantelado e os sujeitos foram devidamente punidos pela revolução.

Pouco depois, ela teve a oportunidade de encontar-se com o grande Líder que, mesmo com sua agenda apertada, tinha o desejo de conhecer a corajosa e patriótica enfermeira.

No encontro, ele disse para a enfermeira e soldado do EPC: “Nosso Partido, por contar com excelentes soldados do Exército Popular como você, consegue detectar a tempo as manobras conspiratórias dos elementos faccionistas antipartidistas e contrarrevolucionários, e é confiando nos soldados que pode também desenvolver com vigor a luta contra as facções.”

Apesar de seus méritos, Myong Hui manteve sempre a modéstia e viveu como uma verdadeira filha do Partido, trabalhando com afinco para cuidar da saúde das pessoas como uma enfermeira exemplar.

Em dezembro de 2013, mais de cinco décadas após sua façanha, foi condecorada com o título de Heroína da República, juntamente com a Medalha da Estrela de Ouro e a Ordem da Bandeira Nacional de Primeira Classe.

Como veterana, fez grande contribuição a educar as novas gerações com a consciência de classe anti-imperialista e o patriotismo, tendo participado em alguns encontros em que contou sua história de vida e instou os jovens da nova geração a serem patriotas que defendem a pátria como algo mais valioso que a própria vida.

Um filme sobre sua história foi produzido e lançado em 2022 pelo Estúdio de Filmes 25 de Abril da Coreia, alcançando notoriedade dentro e fora da RPDC.

A camarada Ra Myong Hui faleceu em 31 de outubro de 2020, aos 84 anos. Na ocasião, o estimado camarada Kim Jong Un expressou condolências e enviou uma oferenda floral ao seu féretro.

Foi enterrada no Cemitério dos Mártires Patrióticos da comuna Sinmi.

O espírito da revolução contínua, próprio do Partido do Trabalho da Coreia, está abrindo uma nova era de transformações, em que os ideais do povo florescem plenamente

Todo o país vibra com revitalização e transformação.

Uma era de mudanças grandiosas se desenrola nesta terra, comprimindo dez anos em um, transformando todo o país de forma visível de ontem para hoje, de manhã para a noite.

A realidade deslumbrante — onde novos frutos do avanço nascem sucessivamente na capital e nas localidades, nos campos agrícolas e nas vilas de pescadores, e onde se torna comum, em meio a admiração, que o início de uma obra já signifique sua conclusão — mostra de maneira vívida como o amanhã do país próspero e poderoso, sonhado pelo povo, está chegando até nós.

Na aparência vibrante desta transformação comovente de hoje, que se tornaria uma obra-prima se desenhada com um pincel ou uma bela canção se transcrita em melodia, e no espírito palpitante desta terra em movimento, todo o povo sente profundamente, em seu coração, a justeza e o imenso poder vital da ideia da revolução contínua de nosso Partido.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Nosso Partido guardará como a mais preciosa riqueza da revolução o coração do povo que o segue com sinceridade, e assumirá todas as responsabilidades, enfrentando os espinhos do caminho, para trazer antecipadamente tudo o que há de mais radiante no futuro, por nosso povo corajoso, sábio e belo."

Neste momento, estamos caminhando pelo canteiro de obras da 4ª etapa do projeto de construção de 10 mil moradias na zona de Hwasong, onde sopra impetuosamente o vento do salto revolucionário.

Cada vez que contemplamos a paisagem vibrante do canteiro de obras — onde cada segundo e cada minuto fluem com o espírito de luta decidida para florescer o grandioso projeto de construção da capital idealizado pelo Comitê Central do Partido — ecoam profundamente em nossos corações as palavras do estimado camarada Kim Jong Un, que disse que esta frente de construção é um microcosmo que condensa o espírito da revolução contínua, característico do Partido do Trabalho da Coreia, e o avanço de nosso Estado em direção a um futuro grandioso.

Já é a quarta vez que se realiza a construção de 10 mil moradias na zona de Hwasong.

Partindo da significativa cerimônia de início das obras na primavera de 2021 — quando o estimado camarada Kim Jong Un entregou pessoalmente a bandeira do Comando de Construção de 50 mil moradias de Pyongyang aos membros do comando — a cada ano os estrondosos sons das explosões de demolição ressoaram poderosamente por esta terra, apressando os tempos da prosperidade. Inevitavelmente, a capital Pyongyang fervilha de alegria em abril com as festividades de entrada nas novas residências.

Hoje, a zona de Hwasong tornou-se um símbolo evidente de nossa Pyongyang que se transforma a cada ano e de nossa pátria que se renova infinitamente. Para conhecer o esplendor das transformações e do desenvolvimento brilhante da Coreia de Kim Jong Un, é preciso vir até aqui — à zona de Hwasong, que em apenas alguns anos foi renovada completamente, como se o céu e a terra tivessem sido virados do avesso.

Ao longo da ampla e reta avenida principal, os edifícios de formas variadas e beleza arquitetônica singular se erguem em perfeita harmonia nos bairros de Hwasong e Rimhung, enchendo o ambiente com as risadas felizes dos trabalhadores comuns que ali vivem. Após as fases 1 e 2, um novo e magnífico conjunto arquitetônico — revelado agora na 3ª fase — aguarda seus novos moradores, prontos para iniciar uma nova vida.

O fato de que já surgiram três bairros ideais enche de emoção qualquer coração, mas não tardará o momento em que outro bairro ainda mais desenvolvido se elevará como brotos após a chuva. Essa transformação espetacular da zona de Hwasong é, de fato, o brilhante fruto do espírito da revolução contínua característico do Partido do Trabalho da Coreia — um espírito ardente e inabalável dedicado ao povo.

Para o nosso Partido, que luta constantemente pelas demandas, pelos interesses e pela realização dos ideais do povo, a revolução contínua não é apenas uma postura natural — é a própria razão de sua existência, um princípio revolucionário e um estilo de trabalho inconfundível.

O estimado camarada Kim Jong Un ensinou que devemos continuar lutando incansavelmente pela felicidade do povo; que estabelecer grandes metas para rapidamente proporcionar ao povo a civilização de mais alto nível, e atacar e avançar continuamente, sem nunca se satisfazer com o que já foi alcançado, é o verdadeiro espírito de luta e o caráter do nosso Partido — um Partido que, por amor ao povo, nunca conhece o descanso e nunca perde o desejo de fazer mais.

Na luta para melhorar o bem-estar do povo, o nosso Partido-mãe sempre defende o avanço e a criação constantes, sentindo que mesmo os sucessos conquistados ainda são insuficientes, e se dedica incansavelmente e sem limites.

Quanto gravamos com emoção estas lições em nossos corações!

Se o Partido dá uma coisa ao povo, ele deseja dar-lhe dez, cem vezes mais — empenhando-se de coração e colocando fardo sobre fardo em seus ombros, lutando para proporcionar uma felicidade ainda maior. Esse é o caloroso sentimento do grande Partido-mãe, o Partido do Trabalho da Coreia.

É inesquecível cada trecho do discurso profundamente significativo do estimado camarada Kim Jong Un na cerimônia de início da construção do Hospital do condado de Kangdong e do Centro de Serviços Gerais, no âmbito da "política de desenvolvimento local 20×10".

Ele apontou francamente o atraso cultural e o subdesenvolvimento profundamente enraizado nas regiões do interior, afirmando que se fecharmos os olhos para essa realidade evidente e continuarmos a discutir apenas sobre viabilidade, adiando as coisas indefinidamente, nunca conseguiremos superar o atraso cultural dessas regiões. Por isso, o Comitê Central do Partido tomou a decisão revolucionária e extraordinária de infundir a ciência, a tecnologia e a civilização moderna em todas as cidades, condados e até mesmo nas áreas montanhosas do país — avançando sem hesitação rumo aos objetivos determinados para o desenvolvimento regional.

Essas palavras do estimado camarada Kim Jong Un tocaram profundamente o coração de todo o povo.

Não foi porque tínhamos recursos econômicos de sobra ou condições favoráveis.

As dificuldades que bloqueiam o nosso avanço continuam extremamente severas, e as tarefas a serem promovidas e concluídas durante o período do plano quinquenal são realmente enormes. No entanto, porque a sociedade ideal e próspera tão ansiada pelo nosso povo não pode permanecer apenas como um sonho, e porque a concretização dos desejos históricos dos habitantes locais é um assunto de importância suprema que não pode ser ignorado nem adiado por um instante sequer, o nosso Partido tomou a decisão ousada de construir simultaneamente não só as fábricas da indústria local, mas também as três instalações essenciais em cada região — avançando com passos vigorosos para a sua realização.

E não é só isso.

As construções de novas moradias rurais que se desenvolvem com vigor em escala nacional, a construção de fazendas de estufas de maior escala e do centro de pesquisa de hortaliças, a moderna base de maricultura que se ergue no condado de Rakwon após a construção da base modelo na cidade de Sinpho, e os grandiosos projetos como a construção do novo centro de repouso para trabalhadores em Onpho — uma instalação avançada de descanso e tratamento — são todas provas claras do sublime ideal político de primazia das massas populares do nosso grande Partido, que sempre busca o que há de mais inovador, desenvolvido e de padrão mundial para o bem do povo, e também do seu poder extraordinário de criação.

Quanto mais sentimos profundamente o mundo sublime do nosso Partido, que estabelece incessantemente metas orientadas para o desenvolvimento e se dedica ao povo com o espírito da revolução contínua, mais se torna impossível conter o respeito e a admiração infinitos pelo estimado camarada Kim Jong Un, que avança criando novos milagres e transformações que o mundo jamais viu, guiado por um intenso amor pelo povo.

Nenhuma realização grandiosa pode ser pensada separadamente de um ideal grandioso. Ainda mais, o ideal do líder que conduz um país é a bússola que orienta o progresso e o desenvolvimento da nação.

Então, qual é o sublime ideal do estimado camarada Kim Jong Un, o grande homem sem igual que faz resplandecer a dignidade e o prestígio da nossa República no mais alto patamar e faz florescer a felicidade invejável do povo — recebendo o respeito e a confiança do mundo inteiro?

São palavras profundamente significativas do estimado camarada Kim Jong Un que ecoam em nosso coração: seu ideal é tornar o nosso país a melhor potência do mundo, que ninguém jamais ousará tocar, e fazer do nosso povo o mais feliz do mundo.

Sim, o povo mais feliz do mundo — esse é o ideal.

O espírito da revolução contínua do estimado camarada Kim Jong Un, que luta ainda mais tenazmente, apresentando objetivos ainda mais elevados e grandiosos sobre as vitórias milagrosas alcançadas com incontáveis esforços e dedicação, tem sua origem no ideal infinitamente sublime de servir o povo.

Foi justamente por possuir esse sublime ideal que ele, sem conhecer o menor contentamento quando se trata do bem-estar do povo, assumiu inabalavelmente tantas e tantas cargas pesadas para realizar os anseios do povo. Sempre afirmando que o povo deve caminhar apenas pela estrada da felicidade, e que os caminhos árduos jamais devem ser visíveis para eles, percorreu muitos caminhos desconhecidos pelo povo e não registrados pela história. Mesmo trazendo para esta terra frutos tão abundantes de felicidade e prosperidade para o povo, disse em tom ardente que ainda há muito trabalho a ser feito diante de nós.

No final de dezembro do ano passado, ao orientar a 11ª Reunião Plenária do 8º Comitê Central do Partido, onde se definiu a direção da luta para 2025, o estimado camarada Kim Jong Un recebeu um determinado relatório.

Durante a reunião de consultas por setores, alguns funcionários haviam opinado que, com a atual capacidade de produção de cimento, seria difícil realizar todos os grandes projetos de construção previstos, e que seria melhor adiar parte deles para o ano seguinte.

Se fosse analisar apenas com base nos números de produção, realmente parecia não haver solução.

No entanto, o estimado camarada Kim Jong Un jamais poderia concordar com tal opinião.

Se as políticas destinadas ao nosso povo, mesmo que seja apenas uma delas, forem adiadas por esta ou aquela condição ou circunstância, que sentido teria discutirmos centenas ou milhares de tarefas de luta para o próximo ano? O sublime propósito do estimado camarada Kim Jong Un, de que todo o Partido e todo o país devem ingressar no 9º Congresso do Partido abraçando os ideais que concebemos, elevando grandemente as chamas do movimento de aumento da produção, e a sua comovente exortação de que até mesmo 1g de cimento deve ser dedicado à concretização das políticas populares, fizeram com que os funcionários mais uma vez sentissem profundamente como devemos servir o povo e como devemos, com firmeza inabalável, liderar esta era de criação e transformação em prol do povo. Essa história deixa uma impressão realmente profunda.

O estimado camarada Kim Jong Un, que abriu pela primeira vez desde a fundação do país a revolução para o desenvolvimento das regiões e que construiu perfeitamente sua primeira materialização, afirmou com sinceridade que isso não deve ser motivo para congratulação prematura ou comemoração.

Ele, que em apenas alguns anos inaugurou um novo período de prosperidade na capital ao transformar completamente a aparência de Pyongyang, declarou que a construção de moradias na cidade de Pyongyang deve continuar até que todos os cidadãos da capital possam desfrutar plenamente de uma vida civilizada e feliz, sem qualquer inconveniência — essa é a visão do Partido, que deve ser plenamente concretizada.

De fato, o ardente sentimento sincero do estimado camarada Kim Jong Un, que deseja conceder ao nosso povo a maior felicidade e civilização do mundo, sua firme vontade e crença de não permitir nem um instante de autossatisfação, nem um passo de estagnação ou retrocesso até o dia em que os seus grandiosos ideais e aspirações sejam perfeitamente concretizados — essa inflexível determinação de servir o povo com total abnegação — estão continuamente desdobrando nesta terra um grande período de criação, construção e prosperidade.

O estimado camarada Kim Jong Un, ao abrir novas páginas de criação e transformação, traçou com vigor a seta da revolução contínua.

Os ardentes apelos do grande líder, proclamados em significativas cerimônias de inauguração e lançamento de obras, tornaram-se ecos de marcha que convocam à revolução contínua, encorajando e impulsionando poderosamente as dezenas de milhares de pessoas.

Porque existe o Partido do Trabalho da Coreia, que considera o povo como o mais sagrado e o eleva acima de tudo, a história de criação e transformação para o bem-estar do povo continuará, e graças à incansável luta de avanço do nosso Partido, a sociedade ideal do povo se erguerá inevitavelmente nesta terra.

Minju Joson

Até que ponto chegou a mudança climática?

Aquecimento global que se agrava a cada dia (1)

Recentemente, a Organização Meteorológica Mundial anunciou a chocante notícia de que, em 2024, a temperatura média da Terra aumentou 1,55°C em comparação com o período anterior à Revolução Industrial, ultrapassando pela primeira vez o limite de 1,5°C estabelecido no Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas há 10 anos.

Em dezembro de 2015, foi realizada em Paris, França, a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na qual foi adotado um acordo com o objetivo de reduzir ao máximo a emissão de gases de efeito estufa em todo o mundo. O acordo estipulava o compromisso de conter o aumento da temperatura global abaixo de 2°C em relação ao período anterior à Revolução Industrial e, de preferência, limitar esse aumento a menos de 1,5°C, a fim de evitar os efeitos prejudiciais do aquecimento global.

Segundo especialistas, o limite de 2°C é a linha máxima para preservar o ecossistema existente.

Atualmente, com o aumento contínuo da temperatura da Terra a cada ano, as geleiras do Ártico estão derretendo gradualmente e fluindo para o mar. A cada ano, as geleiras desaparecem mais rapidamente, e o nível do mar está subindo devido à água proveniente do gelo derretido.

Se esse processo não for interrompido, alguns climatologistas preveem que, por volta de 2030, o gelo do mar Ártico desaparecerá completamente e, até o ano 2100, o nível do mar poderá subir até 7,1 metros.

É também grave o fato de que, com o aumento do nível do mar, países e regiões situados em áreas costeiras poderão ser inundados, e pequenas nações insulares do Oceano Pacífico correm o risco de desaparecer por completo.

Além disso, prevê-se que, se a temperatura continuar subindo e o gelo do Ártico desaparecer, a ocorrência de secas severas e grandes inundações se tornará mais frequente, podendo resultar no colapso de todo o ecossistema.

Segundo um relatório publicado pela ONU em 2007, se a temperatura global aumentar 1°C em relação ao presente, espécies sensíveis à temperatura, como sapos e salamandras, desaparecerão da Terra. Caso a temperatura suba mais de 2°C, de 20% a 30% das espécies existentes no planeta serão extintas, e até 2080 a maioria das espécies poderá enfrentar o risco de desaparecimento.

Além disso, com a queda da imunidade das pessoas e o aumento de carrapatos e mosquitos, o risco de diversas epidemias se espalharem pelo mundo também cresce.

A opinião unânime da comunidade internacional é que, para evitar isso, é necessário conter o aumento da temperatura abaixo de 2°C. Se a temperatura for controlada em 2°C e reduzida para menos de 1,5°C, estima-se que a elevação do nível do mar se limite a 2,4 metros, possibilitando a preservação do ecossistema.

Tendo em conta esses fatos, o fato de que a temperatura média da Terra já tenha subido mais de 1,5°C em relação ao período anterior à Revolução Industrial no ano passado é uma questão extremamente grave.

Mais grave ainda é o fato de que o limite para conter o aquecimento global está desmoronando.

A principal causa do aquecimento global está na contínua emissão de gases de efeito estufa.

Os gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, desempenham a função de manter a temperatura da superfície da Terra estável, assim como o vidro de uma estufa.

No entanto, quando esses gases aumentam além do necessário, a temperatura do planeta se eleva.

Atualmente, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera continua aumentando. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, a concentração média global dos principais gases de efeito estufa na atmosfera em 2023 foi de 420 ppm, um aumento de 2,3 ppm em relação ao ano anterior.

Já no início do ano passado, a Organização Meteorológica Mundial alertou que, no período de 12 meses de março de 2023 a fevereiro de 2024, a temperatura da Terra ultrapassou o limite de aumento de 1,5°C, emitindo, em relação a isso, um "alerta vermelho".

Apesar disso, no ano passado, a temperatura continuou subindo, causando nas mais diversas regiões do mundo, incluindo a África e a Europa, as piores secas já registradas, além de chuvas torrenciais, grandes inundações e ondas de frio intenso, resultando em enormes danos humanos e materiais.

Na região dos Andes, as geleiras desapareceram completamente, e 44% dos recifes de corais em todo o mundo enfrentam risco de extinção. Como resultado, 2024 foi registrado como o ano mais quente desde o início das medições.

Os desastres climáticos catastróficos, que deixaram de ser uma previsão futura e já se tornaram uma realidade presente, comprovam claramente que o aquecimento global chegou a um estágio extremamente perigoso, ameaçando concretamente a sobrevivência da humanidade.

Un Jong Chol

Presidente da Rússia rejeita tentativa da OTAN de expandir sua influência na região do Ártico

Recentemente, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou sua posição de não permitir a tentativa da OTAN de expandir sua influência na região do Ártico, durante seu discurso na sessão plenária do 6º Fórum Internacional do Ártico, “O Ártico: Território de Diálogo”, realizado no oblast de Murmansk.

O presidente afirmou que a Rússia é a maior potência da região ártica e tem defendido constantemente a cooperação justa no Ártico, incluindo a pesquisa científica, a proteção da biodiversidade, a resposta a emergências e o desenvolvimento econômico e industrial.

"Nos últimos anos, vários países ocidentais escolheram o caminho da confrontação, cortando relações econômicas com a Rússia e suspendendo os intercâmbios científicos, educacionais e culturais", disse ele, acrescentando que alguns políticos ocidentais pregam a importância da proteção ambiental aos seus cidadãos, mas na prática suas políticas são totalmente contraditórias.

Putin revelou que a tentativa dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia causa preocupação à Rússia e que o comportamento da OTAN, buscando expandir sua influência na região ártica, provoca medidas de resposta por parte da Rússia.

Ele enfatizou que a Rússia nunca ameaçou ninguém, mas está acompanhando de perto as mudanças na situação e reforçando a capacidade combativa de suas forças armadas, além de modernizar sua infraestrutura militar.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

terça-feira, 8 de abril de 2025

O pensamento anacrônico e obsessivo dos Estados Unidos, Japão e da República da Coreia sobre a "desnuclearização" não pode exercer nenhuma influência sobre a posição do nosso Estado

Declaração da vice-diretora de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia

Na recente reunião dos chanceleres da OTAN, as autoridades diplomáticas dos Estados Unidos, Japão e da República da Coreia voltaram a falar sobre a "desnuclearização total" de alguém, qualificando como "ameaça" o exercício dos direitos soberanos da República Popular Democrática da Coreia.

Ficou novamente evidente a mentalidade inquieta dos Estados Unidos, Japão e da República da Coreia, que não têm outra opção a não ser clamar em coro pela "desnuclearização" da RPDC, mesmo sabendo perfeitamente que isso é uma ilusão irrealizável.

Há dois meses, a RPDC já havia explicado o quão estúpido é o objetivo dos Estados Unidos de "desnuclearizá-la", algo que se tornou ainda mais impossível e irreal tanto na prática quanto em sua concepção.

No entanto, os Estados Unidos continuam insistindo na "desnuclearização total", sem acordar do sonho fracassado do passado, o que por si só mostra ao mundo inteiro o quão anacrônico e ignorante é seu nível de julgamento político.

Por mais que se esforcem mentalmente e gritem cada vez que se reúnem, acaso lhes ocorre alguma boa ideia para realizar a "desnuclearização" de alguém?

Se fazem isso com seriedade, devem ser ridicularizados pelos outros como tolos.

A posição da RPDC como país possuidor de armas nucleares, formada com base na existência de um dissuasor nuclear real e muito poderoso, e estipulada de forma permanente na lei máxima e fundamental do Estado, segundo a vontade unânime de todo o povo coreano, é o resultado da ameaça hostil proveniente do exterior e a escolha inevitável que reflete corretamente a mudança na estrutura das forças de segurança mundial do presente e do futuro. Por essa razão, ela não sofre nenhuma influência da rejeição de alguém.

Não levamos em consideração a rejeição ou o reconhecimento de alguém, nem jamais mudaremos a nossa escolha.

Essa é a nossa opção irreversível diante de qualquer força física ou artimanha.

Nesta oportunidade, afirmo mais uma vez de forma clara que, seja quem for, falar abertamente diante de nós sobre o abandono das armas nucleares e tentar ressuscitar a já inválida concepção de "desnuclearização" são precisamente os atos mais hostis de negar a soberania da RPDC e de tentar impor-lhe a anulação da Constituição e do regime.

As forças armadas nucleares da RPDC desempenham um papel central em deter a agressão e a ameaça provenientes do exterior, em defender a soberania e a segurança do Estado, e fazem uma contribuição importantíssima para garantir o equilíbrio de forças e a segurança estratégica da região e do mundo inteiro.

O único remédio que resta aos Estados Unidos, Japão e à República da Coreia para aliviar a preocupação com a segurança consiste em abandonar completamente suas tentativas unilaterais de mudar a realidade com o objetivo de minar a posição atual da RPDC e em buscar cuidadosamente um caminho para evitar o confronto direto com ela.

Se os Estados Unidos e seus aliados não se afastarem do pensamento anacrônico e obsessivo sobre a "desnuclearização", falando ruidosamente sobre a "ameaça" de alguém, nos darão a necessidade absoluta e o pretexto para fortalecer ainda mais a superior força nuclear autodefensiva.

Diante da realidade em que o grau de ameaça nuclear dos Estados Unidos se intensifica e se aprofundam suas manobras de confronto por meio de alianças nucleares, a RPDC fará esforços responsáveis e contínuos para defender firmemente o interesse máximo do Estado e garantir a paz e a estabilidade da região.

Pyongyang, 8 de abril de 2025