quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Efetuado ato de inauguração das fábricas da indústria local do condado de Jangyon

A veracidade e a vitalidade da política de desenvolvimento local do Partido tornam-se mais patentes com as risadas do povo provocadas pelas surpreendentes criações da época que se erguem por toda parte do país, exibindo o poder de avanço audaz e as metamorfoses do Estado rumo ao desenvolvimento integral da construção socialista.

Foi realizado com solenidade, no dia 18, o ato inaugural das fábricas da indústria local do condado de Jangyon, em virtude da política de desenvolvimento local 20x10.

A sede da cerimônia transbordava de infinita gratidão e confiança absoluta no camarada Kim Jong Un, que abriu a maravilhosa perspectiva da construção da sociedade ideal socialista, na qual todos os habitantes do país desfrutarão de uma nova vida mais culta e feliz e de uma nova civilização, e a concretiza com toda firmeza.

Assistiu ao ato o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia.

Quando o Secretário-Geral chegou ao local do ato, irromperam estrondosas aclamações.

Todos os participantes prestaram o máximo tributo ao distinto líder da revolução e generoso pai do povo, que coroa a cada ano, com grandes mudanças sem precedentes na história do país, os dias e meses caracterizados pelo amor ardente e pela abnegação ao povo.

Estiveram presentes na ocasião os principais quadros do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, os secretários-chefes dos comitês partidistas provinciais, os comandantes do Ministério da Defesa Nacional da RPDC e das grandes unidades combinadas do Exército Popular da Coreia, os funcionários da província de Hwanghae Sul e do condado de Jangyon, os trabalhadores e os construtores militares.

O discurso da ocasião esteve a cargo do secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Ri Il Hwan.

Ele apontou que o condado de Jangyon acolheu a festa da temporada de inaugurações que conclui exitosamente o presente ano de 2025, ano das transformações locais. E felicitou calorosamente todos os habitantes do condado que celebram, com a presença do Secretário-Geral do Partido, a inauguração de novas fábricas da indústria leve que alimentam a convicção no futuro ditoso de sua localidade.

Além disso, agradeceu aos construtores militares, aos funcionários envolvidos, aos trabalhadores, aos cientistas e aos técnicos que registraram novas mudanças na sagrada página do desenvolvimento local com sua inflexível ofensiva.

"A corrente da grande época vai transformando rapidamente todo o país, e nas cidades e nos condados locais constroem-se modernos hospitais, complexos de serviços e outros empreendimentos comparáveis aos da capital", destacou. E prosseguiu que essa transformação maravilhosa é fruto do nobre propósito e dos esforços incansáveis do Secretário-Geral para pôr em pleno jogo, na vida cotidiana do povo, a superioridade do regime estatal baseado no ideal da primazia das massas populares, mediante a materialização cabal e substancial da estratégia de desenvolvimento local.

Recordou que o Secretário-Geral detalhou o rumo, as tarefas e as vias para a execução exitosa da magna obra revolucionária orientada a eliminar o atraso secular das localidades e levar a bom termo o anseio de seus moradores, fazendo com que o processo de construção de cada ano seja um salto para a etapa mais elevada. Acrescentou que, graças à sua extraordinária orientação, no ano passado passou a existir um firme fundamento de desenvolvimento independente em um décimo das regiões do país, cifra que se duplicou no presente.

"Em virtude da política de desenvolvimento local que se amplia a cada ano, no futuro também se erguerão nesta região novos empreendimentos, inclusive o hospital e o complexo de serviços de caráter inovador", apontou, e exortou o condado de Jangyon a cuidar com esmero dos bens de civilização entregues na nova época e a imprimir forte impulso aos projetos destinados ao desenvolvimento regional, apoiando-se nessas bases, com vistas a obter notáveis avanços na melhoria da vida dos habitantes locais.

Concluiu exortando todos a permanecerem fiéis à ideia e à orientação do Secretário-Geral e a trabalhar com maior empenho pela implementação incessante da política de desenvolvimento local e pelo futuro da pátria em plena prosperidade.

O Secretário-Geral cortou a fita inaugural.

Foram lançadas salvas e inúmeros balões de borracha no céu da sede do ato, onde se encenificou um quadro comovente que será eternizado na história da pátria juntamente com a nova era do desenvolvimento local.

Todos os participantes fizeram efusivas aclamações com a infinita honra de celebrar o dia significativo da inauguração com a presença do estimado camarada Secretário-Geral.

Uma menina ofereceu ao Secretário-Geral um ramo de flores, refletindo a alma unânime dos habitantes locais.

O Secretário-Geral reuniu-se com os trabalhadores presentes no ato e, tomando-lhes as mãos uma a uma, abençoou o futuro ditoso dos moradores.

O Secretário-Geral percorreu as fábricas.

"Por meio da importante transformação do segundo ano da causa para alcançar a mudança radical das localidades e melhorar o nível de vida de todos os habitantes do país, redobramos a convicção de que não há ideal irrealizável e de que podemos, sem falta, erguer um paraíso socialista nesta terra quando nos esforçamos com valentia para abrir, por conta própria, o caminho do desenvolvimento e da prosperidade sob a bandeira da autoconfiança", disse o camarada Kim Jong Un.

"O anseio do Partido e a meta principal da política de desenvolvimento local residem em consolidar firmemente o alicerce do desenvolvimento local e elevar de maneira transcendental o nível de vida material e cultural dos habitantes regionais, para assim converter todas as cidades e condados do país em regiões felizes com autoconfiança", enfatizou.

Provou o sabor do molho e da pasta de trigo e de outros alimentos produzidos na fábrica de alimentos e mostrou-se muito satisfeito com o fato de a unidade dar importância à qualidade dos produtos.

Ao apreciar que essa fábrica local acondicionou um avançado processo de produção de cerveja com marca regional, destacou que o trabalho de elevar os índices dos produtos que contribuirão para a melhoria da vida material dos habitantes locais, utilizando as matérias-primas abundantes de suas próprias zonas, constitui precisamente a implementação correta, a profundização e o desenvolvimento da política partidista.

"O sabor e a qualidade dos produtos constituem o resultado da sinceridade e da qualificação dos produtores", disse, prosseguindo que devem elaborar diretrizes sobre os detalhados índices qualitativos e a operação padrão de todos os processos, desde a seleção das matérias-primas até o envio das mercadorias, e estabelecer um sistema para observá-las com rigor. Acrescentou que é preciso dinamizar a emulação entre as fábricas da indústria local recém-construídas pelo desenvolvimento e pela qualidade dos produtos, a fim de criar um ambiente em que todos avancem e se desenvolvam juntos.

"Desenvolvem-se mais, tanto no desenho arquitetônico quanto no perfil técnico das obras e nos índices de produção, em comparação com o ano passado, e a vitalidade da política de desenvolvimento local se tornará mais frutífera a cada ano se fizermos esforços tenazes rumo ao ideal grandioso e às metas elevadas", destacou, indicando uma série de tarefas importantes relacionadas à construção das fábricas da indústria local no próximo ano e ao fortalecimento da capacidade independente das províncias, cidades e condados.

Avaliou altamente a sincera fidelidade patriótica de todos os oficiais e soldados dos regimentos nº 124, em todos os níveis do Exército Popular da Coreia, e expressou a esperança e a convicção de que eles cumprirão de maneira excelente as tarefas de construção das obras ampliadas, com base na potencialidade e nas experiências alcançadas no processo de construção do ano passado e do presente.

Encomendou com ênfase que os funcionários do condado de Jangyon e os empregados das fábricas da indústria local devem normalizar a produção, tendo presente que a resposta à confiança do Partido é assegurar uma vida rica aos habitantes locais.

Os moradores locais mostravam-se muito alegres ao ver diversos condimentos, artigos de uso diário e vestimentas com marcas de sua localidade.

Presenciando esse aspecto, os quadros sentiram de coração que os esforços abnegados do Secretário-Geral se tornam a fonte da felicidade do povo e do radiante porvir da pátria.

A inauguração consecutiva das fábricas da indústria local, frutos preciosos da política do grande Partido do Trabalho da Coreia de dar prioridade às massas populares, estimula todos os habitantes do país mobilizados na luta patriótica e criadora rumo ao glorioso Congresso do Partido, com a firme confiança na causa e no ideal e a segurança em si mesmos.

As alegações do Ocidente sobre "objetividade" e "imparcialidade" da mídia são enganosas

Os países ocidentais alardeiam que sua imprensa sempre realiza reportagens com base nos princípios da “imparcialidade” e da “objetividade”.

Será verdade?

Há pouco tempo, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia expôs a conduta da imprensa dos Estados Unidos e dos países ocidentais. Ela criticou o fato de o jornal estadunidense “The Wall Street Journal” possuir materiais concretos sobre atos de corrupção de Yermak, ex-chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, e, mesmo assim, não os tornar públicos.

Ao mencionar que o jornal italiano “Corriere della Sera” também se recusou, desse mesmo modo, a divulgar as declarações do ministro das Relações Exteriores da Rússia que comprovavam a natureza neonazista da Ucrânia, ela qualificou os meios de comunicação de massa ocidentais como um verdadeiro grupo criminoso organizado de alcance mundial.

Isso demonstra, na prática, que a chamada “imparcialidade” e “objetividade” da imprensa, tão alardeadas pelo Ocidente, não passam de conceitos de fachada, convenientes para dominar o campo da informação, abusar de padrões duplos e realizar seus próprios interesses.

São inúmeros os exemplos que mostram como, nos países ocidentais, se utilizam da imprensa para alcançar objetivos políticos e interesseiros.

Em 2021, quando uma epidemia maligna se espalhava pelo mundo, os meios de comunicação de um país europeu divulgaram ruidosamente que a Rússia estaria utilizando a vacina “Sputnik V” para ampliar sua influência política na África e na América Latina, que tal conduta estaria bloqueando a entrada das vacinas chinesas no mercado externo e que, dentro da Rússia, estaria ocorrendo escassez de vacinas. Essa propaganda foi uma invenção engenhosa de políticos ocidentais com o objetivo de semear desconfiança em relação à ajuda russa, deteriorar as relações entre a Rússia e a China, lançar confusão no interior da Rússia e, ao mesmo tempo, desviar a atenção da sociedade dos diversos problemas internos agravados pela pandemia.

A imprensa dos países ocidentais, quando lhe convém, faz grande alarde sobre “imparcialidade” e “objetividade”, e, quando não convém, simplesmente não as exibe.

Em 2014, ocorreu na Ucrânia uma terrível tragédia em que elementos neonazistas queimaram vivos mais de 50 civis em determinada região. Se um fato desse tipo tivesse ocorrido em um país que lhes fosse desagradável, os círculos políticos e midiáticos ocidentais certamente teriam feito um grande escândalo.

No entanto, à época, os políticos e a imprensa do Ocidente não demonstraram qualquer reação.

Atualmente, a imprensa ocidental também noticia com critérios duplos as atrocidades de Israel na Faixa de Gaza. Embora cerca de 670 instituições educacionais, incluindo escolas, tenham sido destruídas em Gaza, e aproximadamente 13.500 estudantes, mais de 830 professores, 190 acadêmicos e quase 300 jornalistas tenham sido mortos pelas forças israelenses, a cobertura da imprensa ocidental descreve essas mortes como danos inevitáveis de uma guerra moderna, inclinando-se a defender a inocência de Israel.

A realidade dos ataques indiscriminados e das atrocidades de Israel contra civis inocentes está sendo em grande parte encoberta pela postura tendenciosa da imprensa ocidental.

Mais grave ainda é o fato de que a imprensa ocidental não hesita em forjar materiais inexistentes ou deturpar os fatos, chegando inclusive a interferir nos assuntos internos de outros países.

Difundindo informações falsas cuidadosamente fabricadas e ampliando de maneira obstinada alegações infundadas, ela estimula a hostilidade contra países que não se submetem docilmente às exigências do Ocidente.

Chega ao ponto de chamar de “insurgentes” terroristas que capturaram e assassinaram reféns em cidades, hospitais e escolas de determinados países, questionando as políticas antiterroristas de seus governos e até dando lições, dizendo que devem agir desta ou daquela maneira.

Nos últimos anos, inclusive a emissora britânica BBC foi alvo de críticas por ter realizado uma série de manipulações políticas, como a chamada “migração forçada”, em reportagens sobre um país asiático. A emissora fabricou esses conteúdos utilizando métodos de “denúncia anônima” e “retórica falsa” e, posteriormente, reuniu forças externas antigovernamentais e, emprestando-lhes a voz, travou uma guerra de opinião pública para criar pretextos destinados à imposição de sanções contra empresas desse país.

As mídias dos Estados Unidos e da Europa se apresentam como “combatentes da justiça” que, munidos de “imparcialidade” e “objetividade”, revelam a verdade e criticam o poder que exerce privilégios. No entanto, isso não passa de uma completa farsa.

A cobertura de padrão duplo e contradória da imprensa ocidental sobre os acontecimentos que se desenrolam em diversas partes do mundo demonstra isso de forma clara.

Ri Hak Nam

Aspecto moral e espiritual

Explicação de terminologias políticas

O aspecto moral e espiritual é o aspecto da pessoa determinada pelo nível de consciência ideológica e de consciência moral.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Em toda a sociedade, deve-se estabelecer corretamente a disciplina moral, consolidar o modo de vida socialista e travar com vigor a luta para erradicar todos os fenômenos antissocialistas, fazendo com que todas as pessoas possuam um elevado aspecto moral e espiritual e levem uma vida revolucionária e civilizada."

O aspecto moral e espiritual expressa-se na atividade prática de acordo com o nível de consciência ideológica e de consciência moral do ser humano e constitui o aspecto e a postura determinadas por esses níveis. Nesse sentido, o aspecto moral e espiritual distingue-se do caráter, que define as características ideológico-espirituais assimiladas pelas pessoas. Se o caráter caracteriza os traços internos fixados nas pessoas, o aspecto moral e espiritual é a disposição e a feição externas determinadas pela consciência ideológica e moral interna já enraizada nelas.

O aspecto moral e espiritual é um importante critério que caracteriza a dignidade e o valor do ser humano. Por mais elevado que seja o nível de conhecimentos, uma pessoa moral e espiritualmente impura não pode ser considerada alguém dotado de um aspecto elevado. Somente quem possui um nobre aspecto moral e espiritual pode percorrer até o fim o caminho árduo e cheio de provações da revolução e dedicar-se à pátria, ao povo, à sociedade e ao coletivo.

Os seres humanos dotados do mais elevado aspecto moral e espiritual são os revolucionários jucheanos. O aspecto moral e espiritual dos revolucionários que estão firmemente armados com o grande Kimilsungismo-Kimjongilismo e lutam pela vitória da causa revolucionária do Juche manifesta-se na fidelidade infinita ao Partido e à revolução, no espírito revolucionário resoluto e na vontade inabalável de romper audaciosamente os obstáculos que se interpõem, bem como no amor ardente à pátria, ao povo, ao coletivo e aos camaradas.

O elevado aspecto moral e espiritual das pessoas não pode ser concebido à margem da correta direção do partido revolucionário, desenvolvendo-se e aperfeiçoando-se no processo da vida organizativa e política.

Todos devem consolidar ainda mais um estilo consciente de vida organizativa, elevar o espírito coletivista, rejeitar todas as tendências liberalistas e insalubres e cultivar nobres qualidades morais.

Avancemos vigorosamente a uma nova fase transformadora pondo em pleno jogo o espírito de luta audaz e ofensivo

Sob a direção destacada e refinada do grande Comitê Central do Partido, em um período dinâmico em que a ardente disposição revolucionária de todo o povo se eleva extraordinariamente para concluir de forma brilhante a luta pioneira da primeira etapa rumo ao desenvolvimento integral do socialismo, com firme confiança em sua própria causa e em suas próprias forças e com um espírito indomável, realizou-se a sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido.

A reunião plenária fez o balanço das principais tarefas do Partido e do Estado em 2025 e deliberou uma série de importantes questões colocadas de forma imediata, incluindo os preparativos para o 9º Congresso do Partido.

A sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do do 8º Período do Comitê Central do Partido tornou-se uma importante ocasião política ao definir claramente o caminho para um novo avanço na construção socialista e ao impulsionar vigorosamente a marcha de todo o povo.

Atualmente, todos os funcionários e trabalhadores, multiplicando por cem sua confiança e coragem no futuro de sua própria causa e de sua própria luta, estão transbordando de ardente entusiasmo para cumprir cabalmente as tarefas apresentadas na sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido e abrilhantar o 9º Congresso do Partido como um congresso dos vencedores, um congresso de glória.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Empunhando a firme confiança na vitória da causa socialista e da causa revolucionária do Juche, unamo-nos como um muro de aço em torno do Comitê Central do Partido e avancemos com vigor rumo a uma nova vitória da revolução."

Esta reunião plenária é uma reunião histórica que fez um balanço orgulhoso da situação da execução das políticas do Partido e do Estado em 2025.

Neste ano, o nosso povo, sob a direção destacada do grande Comitê Central do Partido, mesmo em meio ao desenvolvimento de trabalhos de envergadura jamais vistos em outros anos, superou com determinação os diversos desafios e dificuldades com um espírito ofensivo indomável, alcançando transformações significativas e dignas de nota em todo o trabalho do Estado.

Os principais setores industriais da economia nacional cumpriram com responsabilidade planos de produção elevados por meio da persistente luta pelo aumento da produção e pela economia; o setor agrícola registrou uma colheita de cereais superior à do ano passado; e, com a excelente conclusão de numerosas construções de significativa importância, foram alcançadas as metas de desenvolvimento econômico deste ano, bem como concluído o plano quinquenal.

Os trabalhos de modernização dos principais setores da economia nacional e de reforço das infraestruturas técnicas entraram em sua fase final, criando possibilidades e garantias para avançar com maior segurança na execução das metas prospectivas da etapa seguinte.

Em especial, constitui um resultado de grande relevância o fato de terem sido iniciados e concluídos ao longo do ano os projetos da política de desenvolvimento local ampliados e avançados, alcançando resultados dignos de orgulho na concretização dos ideais e do bem-estar do povo e demonstrando plenamente o desenvolvimento simultâneo do nosso Estado.

Graças aos significativos êxitos alcançados de acordo com a orientação de modernização do nosso Partido para todos os componentes da capacidade de defesa nacional, muitos problemas foram resolvidos de forma eficaz e correta para garantir a segurança e a defesa do país e salvaguardar seus interesses, mesmo em meio às mudanças geopolíticas e tecnológicas globais, seguindo-se um rumo preciso de desenvolvimento.

As celebrações do 80º aniversário da fundação do Partido, realizadas neste ano, tornaram-se a maior e mais sublime festividade, gravando diante do mundo a dignidade absoluta e o poder da unidade monolítica que apenas o nosso Partido, Estado e povo possuem, multiplicando por cem a firme vontade de todo o povo de construir a sociedade socialista com sua própria sabedoria, esforço e estilo; além disso, bons resultados também foram conquistados no campo esportivo, contribuindo para elevar amplamente o prestígio do nosso Estado.

O estimado camarada Kim Jong Un declarou, na conclusão programática proferida na reunião plenária, que 2025 é justamente o ano histórico de viragem em que, com o vigoroso ímpeto de avanço do desenvolvimento integral, se pode romper com confiança a linha final da execução do plano quinquenal e transitar energicamente para uma nova etapa, carregando a força motriz necessária.

Velocidade de avanço acelerada e força interna multiplicada: esta é a avaliação geral do Comitê Central do Partido sobre o trabalho deste ano.

Aqui reside o principal balanço da luta deste ano: avançando de forma inabalável pelo caminho de desenvolvimento por nós definido, apesar da confusão e das mudanças globais e de quaisquer desafios e interferências, e adornando mais um ano com grandes conquistas, reafirmou-se mais uma vez a justeza e o caráter invencível da nossa causa rumo ao desenvolvimento integral do socialismo.

Esta reunião plenária é uma reunião significativa que concluiu de maneira substancial o trabalho do 8º Período do Comitê Central do Partido e estabeleceu diretrizes para ingressar com êxito na trajetória de desenvolvimento da etapa seguinte.

O estimado camarada Kim Jong Un, na conclusão programática apresentada na reunião plenária, abordou uma série de tarefas principais colocadas diante do Partido, do Governo e dos órgãos estatais no período atual.

Foram enfatizadas as tarefas relacionadas ao impulso ao aumento da produção agrícola e ao desenvolvimento rural, a questão de transformar, entre as fazendas de áreas costeiras, aquelas recém-organizadas ou mais atrasadas em aldeias rurais modernas e civilizadas que simbolizem uma nova transformação do desenvolvimento rural, o fortalecimento da base material do setor educacional e a necessidade de que províncias, cidades e condados participem, com postura de verdadeiros protagonistas, dos trabalhos voltados ao desenvolvimento local.

E foram mencionadas as questões de princípio e as tarefas que se colocam no reforço da disciplina financeira do Estado e da disciplina do comércio exterior, tendo sido especialmente enfatizada a questão de concentrar esforços, em âmbito estatal, no trabalho de transformação das aldeias mineiras; também foram apontadas as tarefas relativas à proteção do meio ambiente ecológico e as questões de caráter prático para dar vida ativa à essência da sociedade socialista, que tem como princípio vital o serviço absoluto às massas populares.

O estimado camarada Kim Jong Un também esclareceu, na reunião plenária, as diversas tarefas relacionadas aos preparativos do Congresso do Partido, incluindo a questão de concluir, até a convocação do 9º Congresso do Partido, importantes projetos ainda pendentes, a questão de estabelecer com exatidão as metas do próximo plano quinquenal voltado ao desenvolvimento qualitativo em todos os setores e de apresentar métodos científicos e realistas para sua concretização, a questão de elevar em todos os setores a vigilância revolucionária e o senso de tensão, estabelecendo rigorosamente a disciplina e a ordem, a questão de realizar, nas organizações partidistas e nas organizações de massas de todos os níveis, uma ofensiva de propaganda em diversas formas e métodos para elevar o fervor político próprio do nosso povo e o ímpeto de avanço, bem como a questão de preparar adequadamente diversas atividades político-culturais.

Esta reunião plenária do Comitê Central do Partido tem grande significado, pois nela foram debatidas e decididas as tarefas preparatórias para a realização bem-sucedida do 9º Congresso do Partido, que se tornará um ponto de viragem decisivo para impulsionar vigorosamente o fortalecimento e o desenvolvimento do nosso Partido e ampliar ainda mais a força motriz do avanço rumo ao desenvolvimento integral da construção socialista, bem como uma série de importantes questões colocadas de forma imediata.

Aqui reside a posição histórica desta reunião plenária do Comitê Central do Partido: ela acrescentou um poderoso impulso à incessante marcha e ao desenvolvimento do nosso Estado, que, com seu próprio estilo e com suas próprias forças, abre audaciosamente uma nova era de prosperidade integral, e infundiu no povo uma firme confiança e otimismo.

Hoje, diante de nós, apresenta-se a honrosa tarefa de luta de sustentar em alto grau a ideia e o espírito da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido, acolher o 9º Congresso do Partido como um congresso de vitória e glória e abrir com firmeza uma nova etapa do desenvolvimento nacional.

O período até a convocação do Congresso do Partido constitui um momento extremamente importante e responsável tanto para concluir com êxito o trabalho do 8º Período do Comitê Central do Partido quanto para transitar para uma nova etapa de transformação.

Todos os funcionários e trabalhadores, carregando o grande orgulho e a elevada dignidade de terem sublimado os últimos cinco anos como um grandioso período pioneiro da prosperidade integral, devem imprimir ainda mais ímpeto ao espírito de luta audaz e ofensivo e avançar com vigor para uma nova etapa de transformação.

É necessário intensificar ainda mais os esforços para concluir os importantes projetos pendentes, a fim de acolher dignamente o 9º Congresso do Partido.

Os setores e unidades correspondentes devem analisar e sintetizar novamente, de forma concreta, as experiências e lições acumuladas até agora e, com base em métodos mais adequados, desencadear com ousadia uma vigorosa ofensiva e uma batalha em múltiplas frentes para concluir os projetos importantes.

Quanto maiores forem as dificuldades e mais apertado o prazo, mais se deve demonstrar entusiasmo extraordinário e elevado senso de responsabilidade, concluindo, sem falta, até a convocação do Congresso do Partido, os projetos importantes no nível elevado desejado pelo Partido e como obras de sucesso perfeitas, que o povo possa sentir na vida real.

É preciso estabelecer com exatidão as metas do próximo plano quinquenal e encontrar métodos científicos e realistas para sua realização.

Todos os setores e todas as unidades devem definir corretamente as metas de planejamento de modo a possibilitar a renovação fundamental do trabalho de seus respectivos setores e unidades durante o próximo período do plano quinquenal.

Deve-se fazer com que sejam planos realistas e mobilizadores, que só possam ser executados com a mobilização geral de todos e com todos assumindo responsabilidades e se lançando à ação.

As metas de planejamento devem ser estabelecidas segundo o princípio de refletir plenamente a sabedoria coletiva e as opiniões das massas, e de estimular ao máximo sua força ideológica e espiritual, e não a partir das visões de apenas alguns.

Devem ser planos inovadores, audaciosos e de grande envergadura, capazes de renovar completamente o trabalho dos setores e das unidades, em consonância com as exigências da época, que aspira a um novo desenvolvimento e prosperidade.

Em especial, é necessário conceber planos orientados ao desenvolvimento para cumprir de forma perfeita a série de tarefas principais que se colocam diante de nós no período atual e explorar ativamente medidas práticas, bem como métodos otimizados e de máxima eficiência.

Com base nas experiências e lições obtidas nos últimos cinco anos na implementação das resoluções do Partido, deve-se orientar o trabalho para a elaboração de planos e para a busca de meios práticos para sua concretização.

A elaboração dos planos e as medidas para sua execução devem basear-se rigorosamente nas próprias forças e tecnologias e visar ao fortalecimento do potencial interno de desenvolvimento.

É preciso considerar a produção com recursos nacionais e a reciclagem de matérias-primas e materiais como linha vital, buscar meios que permitam saltos qualitativos apoiando-se em nossas forças, nossas tecnologias e nossos recursos, e refletir isso nos planos.

Prevendo de forma prospectiva as condições e os ambientes que poderão se formar no futuro, devem ser estabelecidos planos de ação capazes de impulsionar, de maneira equilibrada, proativa e dinâmica, o trabalho dos setores e das unidades, mesmo em meio a quaisquer provações severas.

Os funcionários, como quadros dirigentes da revolução, devem demonstrar extraordinária capacidade organizativa e de direção, bem como uma firme força prática.

Todos os funcionários devem ter clara consciência da importante missão que assumem perante o Partido e a revolução e, com elevada determinação político-ideológica, senso de responsabilidade e iniciativa, tornar-se quadros dirigentes que conduzam com dinamismo o trabalho das regiões, dos setores e das unidades.

Portando um pesado senso de pressão e uma elevada consciência de responsabilidade, devem organizar o trabalho de forma minuciosa e manifestar intensamente um estilo de luta que conclua, um a um, todos os trabalhos de maneira substancial e eficaz.

Por meio de um vigoroso trabalho político e de uma ofensiva ideológica revolucionária, deve-se mobilizar plenamente a força espiritual das massas, fazendo com que a sabedoria coletiva e a criatividade se manifestem ao máximo.

É necessário demonstrar alto grau de responsabilidade para alcançar resultados concretos e um avanço real nas tarefas assumidas.

Unamo-nos todos ainda mais firmemente em torno do Comitê Central do Partido e, com a força da autossuficiência e da autodeterminação, abramos com vigor uma nova etapa de transformação para o desenvolvimento integral do socialismo ao nosso estilo.

Minju Joson

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

A manobra de rearmamento do Japão entra em uma fase imprudente

Enganando e zombando do público interno e externo, o Japão, que vem trilhando o caminho principal da remilitarização, está apresentando tendências militares extremamente preocupantes.

Desde a entrada do atual governo, vêm se acelerando ainda mais movimentos imprudentes, incluindo amplos ajustes na política de segurança militar, aumentos contínuos dos gastos militares, o fortalecimento da capacidade de ataque preventivo, o afrouxamento das restrições à exportação de armas e tentativas de revisão dos “três princípios não nucleares”.

Isso demonstra de forma eloquente que a remilitarização do Japão, promovida ao longo de dezenas de anos após a derrota, está alcançando uma fase grave.

O documento que marcou oficialmente o ponto de partida da política de segurança militar do Japão foi o “Princípio Básico de Defesa”, que, nos primórdios da criação das “Forças de Autodefesa”, defendia, entre outros pontos, a “manutenção de uma capacidade defensiva dentro do limite necessário”. Esse breve documento de política de segurança militar, com menos de 300 caracteres, foi substituído em 2013 por uma volumosa Estratégia de Segurança Nacional. Em 2022, foi ainda mais deturpado, transformando-se abertamente em um documento de guerra que estipula dobrar os gastos militares em cinco anos e possuir capacidades de ataque preventivo, de ataque de longo alcance e de operações transfronteiriças. A isso se somou a mudança de denominação dos documentos militares práticos originais: o Esboço do Plano de Defesa passou a chamar-se Estratégia Nacional de Defesa, e o Plano de Médio Prazo de Manutenção da Capacidade de Defesa foi rebatizado como Plano de Manutenção da Capacidade de Defesa.

Analistas internos e externos já manifestavam preocupação naquela época, qualificando a adoção desses três documentos relacionados à segurança como uma “grande virada na política de segurança militar do Japão”. Agora, apenas três anos depois, pretende-se novamente reformulá-los.

Não é difícil prever que essa revisão será feita no sentido de ampliar ainda mais o alcance e a profundidade da remilitarização. As próprias autoridades declaram abertamente que o objetivo da atualização dos documentos de segurança é a “construção de uma capacidade de defesa realmente eficaz”. A meta de dobrar os gastos militares já foi alcançada antecipadamente em dois anos, por meio da manobra engenhosa de despesas suplementares do orçamento.

O fato de o Japão avançar em disparada rumo à ampliação escalonada da remilitarização constitui um desafio aberto à paz.

A Declaração de Potsdam, adotada há 80 anos, às vésperas da derrota do imperialismo japonês, exigia o completo desarmamento do Japão.

O Japão também se comprometeu, no instrumento de rendição, a cumprir fielmente todas as disposições da Declaração de Potsdam. A constituição promulgada no pós-guerra incluiu uma cláusula que renuncia para sempre à guerra e à posse de forças armadas. Ao ingressar na ONU em 1956, o Japão reconheceu a Carta das Nações Unidas, que o classificava como “país inimigo”, e jurou perante a comunidade internacional seguir o caminho da paz.

Essa série de documentos, que especifica as obrigações que o Japão derrotado deve assumir, continua tendovalidade jurídica internacional. Os países vizinhos que sofreram a agressão japonesa no passado e a comunidade internacional vêm exigindo de forma consistente que o Japão tire lições da história e respeite os princípios do pacifismo.

No entanto, nas últimas décadas, o Japão, sob o letreiro do “pacifismo”, vem avançando sorrateiramente no caminho da transformação em potência militar, em contradição com o direito e os princípios internacionais.

A remilitarização do Japão não visa, como proclamam seus governantes, à paz e à segurança do próprio país e da região. Pelo contrário, trata-se de um desafio maligno à paz.

As autoridades japonesas repetem incessantemente falácias como “ambiente de segurança severo” e “ameaças ao redor”, mas, em essência, isso não passa de um pretexto para acelerar a remilitarização.

O fato de o Japão maximizar as chamadas “ameaças” dos países vizinhos e provocar incessantemente disputas territoriais e históricas, tensionando a situação regional, não pode ser visto apenas como uma manifestação de caráter chauvinista. Trata-se de uma manobra para criar justificativas para a transformação em potência militar e para induzir apoio público à ampliação dos gastos militares, à revisão da constituição e à expansão militar no exterior.

É por isso que o Japão se inquieta sempre que surge um fluxo de distensão regional e insiste obstinadamente em atiçar focos de tensão.

O comportamento do Japão remete diretamente ao passado em que, evocando uma suposta “ameaça ao Estado”, doutrinava sua população e a empurrava para guerras de agressão destinadas a estabelecer a “Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental”.

Por mais que fanáticos militaristas se debatam tentando realizar antigos sonhos, a história jamais poderá ser revertida.

O Japão deve gravar como lição, junto aos 80 anos de sua derrota, que desafiar a aspiração universal da humanidade pela paz é uma ação insensata que apenas acelera a própria autodestruição.

Jang Chol

Declaração de Potsdam

Conhecimentos gerais internacionais

Declaração em que, em 26 de julho de 1945, os países aliados, incluindo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, exigiram a rendição incondicional do Japão e redigiram os princípios básicos relativos à solução pacífica do Japão.

Foi proclamada em Potsdam, na Alemanha. A União Soviética notificou o Japão, em 8 de agosto de 1945, de que participaria da Declaração de Potsdam com o objetivo de encerrar rapidamente a guerra, reduzir os danos causados por ela e antecipar a paz mundial.

A declaração refletia a necessidade de liquidar as forças agressoras do Japão, o desmantelamento de todas as forças armadas, a punição dos criminosos de guerra, a preservação no Japão apenas das indústrias necessárias às necessidades pacíficas e ao pagamento de indenizações, o fortalecimento dos elementos democráticos e o respeito aos direitos humanos fundamentais.

A declaração também limitava o âmbito de aplicação da soberania japonesa a Honshu, Hokkaido, Kyushu, Shikoku e a algumas outras ilhas, além de conter a exigência de ocupar o Japão. Isso foi algo imposto pelos Estados Unidos com o objetivo de ocupar o Japão de forma unilateral.

A Declaração de Potsdam regulamentou as questões relativas ao futuro do Japão derrotado e ao seu estatuto jurídico.

Na “Notificação de Aceitação da Declaração de Potsdam”, enviada pelo Japão ao lado aliado em 14 de agosto de 1945, indicava-se que o imperador japonês aceitava os artigos da Declaração de Potsdam e que, para cumprir suas disposições, cessaria as ações de combate e entregaria as armas; no documento de rendição assinado pelo Japão em setembro de 1945, também se estipulava que o Japão proclamava a rendição incondicional, que cumpriria fielmente os artigos da Declaração de Potsdam e que o governo japonês executaria todas as medidas adotadas pelos aliados.

A Declaração de Potsdam tornou-se um documento juridicamente vinculante que delimitava a posição do Japão derrotado. Contudo, os Estados Unidos, que ocuparam o Japão, seguiram um caminho que, contrariando as exigências da Declaração de Potsdam, reviveu o militarismo japonês e o utilizou como “tropa de choque” da agressão à Ásia.

Dirigente excepcional que acumulou façanhas que serão imortais na realização da causa da independência da humanidade

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il é um dirigente excepcional que realizou feitos imortais pela realização da causa da independência da humanidade com sua ideia e teoria extraordinárias e sua gigantesca prática revolucionária.

O Dirigente, que acalentou a independência como sua convicção revolucionária por toda a vida, tornou públicas obras como “Sobre a Ideia Juche” e “A independência é a força vital do país e da nação”, fornecendo a arma ideológica e teórica à qual a humanidade progressista deve se apegar na era da independência.

Em abril de 1992 foi adotada e proclamada a Declaração de Pyongyang sobre a defesa e o avanço da causa socialista. Foi uma declaração histórica que anunciou o novo início do movimento socialista mundial avançando sob a bandeira da Ideia Juche, a bandeira da independência.

É uma contribuição extraordinária para a realização da causa da independência global o fato de ele ter defendido e feito avançar o país e a revolução, esmagando as manobras dos imperialistas para sufocar a RPDC com sua liderança revolucionária do Songun.

Ele desenvolveu as relações amistosas e cooperativas entre os países por meio de intensas atividades externas, sustentadas por seu elevado prestígio internacional. E elevou a amizade RPDC-China e RPDC-Rússia a um novo patamar, por meio de visitas mútuas com os principais dirigentes da China e da Rússia no novo século, com base na profunda confiança e na boa vizinhança, promovendo vigorosamente a causa comum da humanidade pela independência, paz e prosperidade.

Ao longo de todo o período de sua liderança revolucionária, encontrou-se com um grande número de figuras políticas e sociais estrangeiras e lhes deu valiosas orientações que serviriam como diretrizes para fortalecer a unidade e a solidariedade das forças independentes anti-imperialistas.

Os feitos imortais do Dirigente, que dedicou sua nobre vida à realização da causa da independência da humanidade, servem como fonte de força que faz com que os progressistas que aspiram à independência ergam mais alto a bandeira do socialismo e do anti-imperialismo, por sua riqueza, profundidade e grande influência.

Agência Central de Notícias da Coreia

Museu de História do monte Myohyang


O Museu de História do monte Myohyang está situado ao pé do monte Myohyang, uma montanha célebre da RPDC.

O museu abrange todo o Templo Pohyon, um dos templos mais famosos do país, que exibe a arquitetura notável e as excelentes habilidades artísticas dos antepassados coreanos.

Ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e é composto pela capela Taeung, o pavilhão Manse, a capela Ryongsan, o templo Suchung, o campanário, o edifício onde se conserva Phalman Taejanggyong (grande coleção de livros budistas impressos com 80 mil pranchas xilográficas) e outras relíquias.

Possui as portas Jogye, Haethal e Chonwang.

A Chonwang conduz à pagoda tetragonal de 9 andares, ao pavilhão Manse, à pagoda octogonal de 13 andares e à capela Taeung.

A pagoda tetragonal de 9 andares é uma torre de granito de execução requintada, construída no início do período de Coryo (918-1392).

O pavilhão Manse, com telhado de duas águas, está situado em uma inclinação, com a metade frontal de dois andares e a metade traseira de um andar.

A pagoda octogonal de 13 andares, que se encontra no pátio entre o pavilhão Manse e a capela Taeung, foi construída com granito bem refinado. É um edifício típico coreano da Idade Média em termos de construção e decoração.

A capela Taeung, edifício principal do templo Pohyon, é majestosa e magnífica.

A leste da capela há outra chamada Kwanum. O pavilhão Mansu, situado a oeste da Kwanum, foi construído para a família real em 1894, no final da dinastia feudal de Joson (1392-1910).

O edifício onde se conserva a grande coleção de livros budistas impressos com 80 mil pranchas xilográficas foi construído em 1983. A coleção demonstra o talento e a sabedoria dos antepassados coreanos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da tecnologia de impressão ao fabricar os tipos de madeira e os primeiros tipos metálicos do mundo.

A leste da capela Kwanum ficam a capela Ryongsan e o templo Suchung.

Este templo foi erguido em memória de Sosan Taesa e Samyongdang, renomados como comandantes das tropas de voluntários no período da Guerra Patriótica de Imjin (1592-1598).

O museu é visitado por muitas pessoas, incluindo estrangeiros e compatriotas no exterior.

Yang Ryon Hui

Naenara

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Abramos vigorosamente um novo panorama da construção da potência socialista seguindo o desejo patriótico do grande Dirigente camarada Kim Jong Il

Editorial

Sobre a terra da minha pátria, por onde corre a sagrada história da vida eterna do líder, ondula com força o grande rio da saudade.

Desde aquele dia de dezembro em que todo o país se afogou em lágrimas de sangue, o tempo passou e as montanhas e rios mudaram, mas o nome sagrado e a imagem benevolente do grande Dirigente camarada Kim Jong Il continuam brilhando como símbolo da invencibilidade da Coreia Juche, como bandeira da vitória eterna, e a ideia e as realizações do grande General impulsionam com imensa força a luta revolucionária do nosso povo.

Hoje, todos os funcionários, militantes do Partido e trabalhadores, elevando-se em veneração ao grande Dirigente camarada Kim Jong Il, que dedicou toda a sua vida ao Partido e à revolução, à pátria e ao povo, oferecem com reverência as mais sublimes homenagens e infinitas saudações de votos de vida eterna, e, acolhendo o ideal patriótico e o ideal da potência do grande General, têm o peito em ebulição com o ardente anseio de erguer nesta terra o país mais poderoso sob o céu, a sociedade ideal do povo invejada pelo mundo.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Devemos exaltar o grande General como o eterno dirigente do nosso Partido e do povo e fazer brilhar para sempre a vida revolucionária do General e suas façanhas revolucionárias imortais."

A pátria socialista do Juche é o precioso legado patriótico do grande General.

Desde cedo, acolhendo o elevado propósito do grande Líder, o grande General estabeleceu como desejo de toda a sua vida construir a nossa pátria socialista como um país poderoso e próspero do povo e, com vontade de aço e energia sobre-humana, realizou a causa patriótica de alcance milenar. A vida revolucionária imortal e os feitos patrióticos imortais do grande General, que dedicou absolutamente tudo para o florescimento e a prosperidade da pátria, brilharão resplandecentes junto com a sagrada história de fortalecimento e desenvolvimento do nosso grande Estado.

Ter iluminado de forma radiosa o caminho à frente da construção de uma pátria rica e poderosa com extraordinária visão ideológica e teórica é o mais precioso dos feitos do grande General.

A vida revolucionária do grande General foi a de um eminente teórico e ideológico que fez brilhar incessantemente a ideia revolucionária do Líder como a orientação eterna da revolução da era da independência, iluminando o caminho para a vitória final da causa da independência das massas populares e da causa socialista. O grande General, por meio de reflexão e exploração incessantes dia e noite, herdou e desenvolveu de maneira brilhante a ideia revolucionária do Líder, estabelecendo e enriquecendo ainda mais a Ideia Juche como uma filosofia centrada no ser humano. Graças à vigorosa atividade ideológica e teórica do grande General, a ideia revolucionária do Líder foi completada como ideologia diretiva, teoria diretiva e método diretivo da era da independência, elevando extraordinariamente a força de atração e a vitalidade do Kimilsungismo e confirmando com vigor sua justeza na prática revolucionária.

Uma grande ideia é a lâmpada que ilumina uma grande época. O grande General, com visão penetrante e clarividência de longo alcance, perscrutou com lucidez todos os problemas teóricos e práticos que se colocavam na construção de uma pátria rica e poderosa e lhes deu respostas científicas. As ideias e teorias apresentadas pelo grande General — incluindo a ideia sobre a construção do partido revolucionário, a ideia da unidade monolítica, a linha de dar primazia à ideologia, às armas e à ciência e tecnologia, bem como a teoria da construção de uma potência socialista — são armas ideológicas e teóricas de imenso poder que devem ser empunhadas invariavelmente na luta pela realização da grandiosa causa histórica de enriquecer o país e fortalecer as forças armadas.

Hoje, o prestígio e a dignidade do nosso Estado, a dignidade e a glória do nosso povo, irradiam luz do palco do século. Toda essa dignidade e essa honra têm como alicerce os extraordinários feitos ideológicos e teóricos do grande General. Empunhando a ideia revolucionária do grande General como diretriz de vitória infalível e avançando com firme convicção rumo à construção de uma potência socialista, no caminho à frente do nosso povo haverá sempre apenas vitória e glória.

Ter fortalecido por todos os meios a unidade monolítica do Partido e das fileiras revolucionárias, assentando o fundamento eterno do socialismo ao nosso estilo, é um feito grandioso do grande General.

A unidade monolítica é o maior tesouro da nossa revolução legado pelo grande General.

O grande General, desde cedo, abraçou como credo político que a unidade monolítica do Líder, do Partido e das massas é o fundamento supremo da revolução e realizou de modo brilhante a invencível unidade e coesão do Partido e das fileiras revolucionárias. Ao apresentar a ideia de unir-se em torno do Líder e ao estabelecer rigorosamente em todo o Partido uma forte organização e disciplina para agir de maneira unânime segundo a ideia e a intenção do Líder, o grande Dirigente camarada Kim Jong Il criou uma nova história da unidade revolucionária, fazendo com que as organizações partidistas aplicassem cabalmente a linha revolucionária de massas e consolidando a unidade orgânica entre o Partido e as massas como algo invencível e indissolúvel. Graças à enérgica direção do grande General, o nosso Partido e as fileiras revolucionárias se tornaram ainda mais firmes com base na lealdade ao Líder e na camaradagem revolucionária, e a nossa pátria passou a se orgulhar como um país de unidade monolítica, em que, mesmo com dezenas de milhões falando, há uma só voz, e, mesmo com dezenas de milhões marchando, há uma só imagem.

Hoje, o nosso povo vive com a ideia da unidade monolítica, avança com o espírito da unidade monolítica e acelera a conquista da vitória final da causa socialista. Os notáveis milagres, inovações e mudanças deslumbrantes que recentemente vêm ocorrendo em sucessão e sacudindo montanhas e rios da pátria são todos frutos orgulhosos trazidos pelo elevado espírito de luta do nosso povo e pelo poder da unidade monolítica — um povo que ergue, ao redor do Partido, fortalezas sobre fortalezas e, para concretizar as concepções e decisões do Partido, levanta-se como uma montanha, sem poupar água nem fogo. Enquanto existir a unidade monolítica que o grande General consolidou com tanto empenho ao longo de toda a sua vida, a construção do nosso poderoso Estado socialista avançará com vigor, superando resolutamente quaisquer obstáculos e dificuldades.

Erguer bem alto a bandeira do Songun e a bandeira da autoconfiança, exaltando a dignidade e o poderio da nossa República e lançando uma base sólida para a prosperidade fundada nas próprias forças, é um mérito imortal do grande General.

No período em que duras provações se abateram sobre a nossa revolução, o grande General esteve na linha de frente mais aguda da frente militar anti-imperialista e criou milagres militares sem precedentes na história da humanidade e uma lenda de vitórias sem o estrondo dos canhões. As trilhas escarpadas e adversas da longa jornada do Songun que ele percorreu com determinação de vida ou morte, bem como as inúmeras histórias comoventes desse caminho, estão refletidas nos caminhos escarpados do monte Osong que só de serem lembrados apertam o coração, nos ásperos caminhos montanhosos do passo Chol, nas rotas marítimas tempestuosas da ilha Cho e no caminho da madrugada de Panmunjom; e tudo isso é testemunhado pelo uniforme acolchoado de campanha, já desbotado, que ele usou desde o período da Marcha Árdua até os últimos dias de sua vida. Pela direção extraordinária do grande General, a nossa pátria foi ainda mais fortalecida como baluarte socialista invencível, e o nosso povo pôde desfrutar plenamente de uma vida feliz, sem conhecer a guerra, sob o céu azul da nossa pátria.

“A autoconfiança é o único caminho para viver!” — esta era a convicção inabalável do grande General. Juche é precisamente autoconfiança, e é na autoconfiança que reside a garantia fundamental para estabelecer plenamente o Juche na revolução e na construção; por isso, onde quer que fosse, o grande General sempre elevava os combatentes da autoconfiança e lhes infundia confiança e coragem. Ao colocar a autoconfiança como linha vital da construção do Estado e orientar a resolver tudo com as nossas próprias forças, segundo o princípio da autoconfiança, a sábia direção do grande General fez brotar por toda esta terra, como cogumelos após a chuva, as orgulhosas criações ao nosso estilo, abrindo uma grande era de prosperidade da época do Partido do Trabalho.

O nosso povo continuará ampliando a invencível capacidade de autodefesa e a força independente que o grande General preparou ao longo de toda a sua vida, acelerando ainda mais o ritmo da marcha rumo à potência.

O ideal patriótico e o ideal da potência do grande General estão hoje se desdobrando como uma realidade orgulhosa sob a sábia direção do estimado camarada Kim Jong Un.

Os grandiosos planos e os magníficos projetos que o estimado camarada Secretário-Geral vem desdobrando destinam-se, do começo ao fim, a acolher o ideal do grande General e a erguer com altivez o socialismo ao nosso estilo diante do mundo, e a prática extraordinária de liderança do Secretário-Geral visa a realizar o quanto antes os belos sonhos e ideais do nosso povo, o melhor povo deste mundo, que o grande General lhe confiou ao partir.

Hoje, graças à ideia extraordinária e à liderança refinada do estimado camarada Secretário-Geral, a dignidade e a reputação da nossa pátria, que emergiu vertiginosamente como a única potência ideológica do mundo, acumulando um poder político-ideológico formidável, e como uma potência militar de classe mundial, dotada de uma capacidade de defesa independente que ultrapassa limites, evolui continuamente e avança de forma singular, resplandecem no palco do século. A realidade comovente em que, ano após ano, surgem sem falta na capital e nas zonas rurais as avenidas ideais do povo e as aldeias ideais do socialismo, e em que a transformação das localidades se desdobra com alegria e orgulho nas cerimônias de início e conclusão das obras dentro do próprio ano, é uma preciosa cristalização obtida ao preço dos incontáveis esforços do estimado camarada Secretário-Geral, que conduz os feitos patrióticos imortais do grande General à história eterna de crescimento e desenvolvimento da República.

O fato de o estimado camarada Secretário-Geral conduzir o nosso Partido, o Estado e o povo constitui a firme convicção do nosso povo de que a potência socialista desejada pelo grande General se erguerá, sem falta, num futuro próximo.

Todo o povo e os soldados do Exército Popular devem, sob a direção do Comitê Central do Partido, fazer brilhar incessantemente a preciosa vida revolucionária e os feitos imortais do grande Dirigente camarada Kim Jong Il e abrir com vigor uma nova fase da construção socialista.

Devemos exaltar o grande General como o eterno líder do nosso Partido e do povo e fazer com que sua vida revolucionária e seus feitos patrióticos imortais fluam eternamente sobre esta terra, de geração em geração.

Devemos embelezar e defender ainda mais o Palácio do Sol Kumsusan, onde o grande General permanece em sua forma de vida eterna, conservar sempre no mais profundo do coração a imagem benevolente do grande General e viver e lutar com ela. Todo o povo deve, munido de consciência pura e moralidade íntegra, defender e preservar firmemente a ideia e os feitos do grande General.

Devemos acolher com lealdade absoluta a ideia e a liderança do estimado camarada Kim Jong Un.

Todos os funcionários, militantes do Partido e trabalhadores devem considerar a defesa incondicional do Comitê Central do Partido como a exigência primordial da vida, como a mais elevada honra e dever do revolucionário, e defender política e vitalmente o estimado camarada Secretário-Geral. Devem armar-se cabalmente com a ideia revolucionária do Secretário-Geral, colocar em primeiro lugar sua autoridade e segurança e organizar e conduzir todo o trabalho a partir disso.

Na marcha geral rumo ao 9º Congresso do Partido, deve-se manifestar plenamente o fervor patriótico.

Todos os funcionários, militantes do Partido e trabalhadores devem redobrar o ímpeto e o espírito de dedicação para receber com dignidade o 9º Congresso do Partido com orgulhosos êxitos laborais. Devem prevenir a complacência e a autoglorificação, demonstrar elevado senso de responsabilidade e fazer brilhar cada dia de hoje com resultados concretos. Devem multiplicar por cem a confiança e a coragem quanto ao futuro de sua própria causa e de sua própria luta e continuar dedicando-se sem cessar à abertura de um futuro ainda melhor com a força da autodeterminação.

Todos, unidos como aço em torno do Comitê Central do Partido, lutemos com ainda mais vigor pela realização brilhante do ideal patriótico e do ideal da potência do grande Dirigente camarada Kim Jong Il.

Estimado camarada Kim Jong Un visita Palácio do Sol Kumsusan

Por ocasião do 14º aniversário do falecimento do grande Dirigente camarada Kim Jong Il, todo o povo e o exército rendem-lhe máxima homenagem com infinita saudade e fidelidade, recordando com reverência a sagrada vida revolucionária e as façanhas eternas daquele grande homem sem igual, que consagrou tudo de si à luta pela construção de uma potência próspera na Coreia, apresentando-a como a causa de toda a sua vida.

O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia (PTC) e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), visitou à hora zero do dia 17 o Palácio do Sol Kumsusan, por ocasião do dia de máxima recordação nacional do Partido, Estado e povo.

Acompanharam-no os membros do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do PTC e outros quadros diretivos do partido, do governo e das instituições das forças armadas, bem como os funcionários do CC do PTC, do Conselho de Ministros, dos comitês, ministérios e órgãos centrais.

Também estiveram presentes os membros do comando do Ministério da Defesa Nacional e os comandantes das grandes unidades combinadas do Exército Popular da Coreia (EPC).

Foram depositados cestos de flores ao pé das estátuas de corpo inteiro do grande Líder camarada Kim Il Sung e do grande Dirigente camarada Kim Jong Il.

O camarada Kim Jong Un, juntamente com os participantes, prestou o sublime tributo aos líderes antecessores diante de suas estátuas de corpo inteiro e no salão da eternidade.

Todos os participantes tomaram a firme decisão de apoiar com total lealdade a ideia e a direção do camarada Kim Jong Un, que glorifica as façanhas patrióticas do Dirigente, criando a nova e grandiosa história da prosperidade estatal.

Inauguradas fábricas da indústria local e Complexo de Serviços no condado de Kangdong

Ampliando o júbilo da segunda temporada de inaugurações como resultado da implementação da política de desenvolvimento local, graças à liderança do Partido do Trabalho da Coreia, que acelera o cumprimento da causa secular de reconstruir integralmente a economia local como parte da realização da prosperidade integral do socialismo ao estilo coreano, chegou o dia da conclusão da construção das fábricas da indústria local e do Complexo de Serviços no condado de Kangdong.

As modernas fábricas da indústria leve e os centros multifuncionais de vida cultural, erguidos em 20 cidades e condados do país, coroam de modo significativo o encerramento do histórico ano de 2025, demonstrando a tendência invariável de mudança e desenvolvimento.

Realizou-se com solenidade, no dia 15, a cerimônia de inauguração das fábricas da indústria local e do Complexo de Serviços do condado de Kangdong, em virtude da política de desenvolvimento local 20x10.

O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, participou do ato inaugural.

Quando ele chegou ao local do evento, irromperam efusivas aclamações.

Todos os participantes prestaram o mais elevado tributo e glória ao Secretário-Geral, que, considerando a política de desenvolvimento local da nova época como o juramento e a promessa firme do Partido assumidos com seriedade perante a pátria e o povo, abre uma era dourada de transformação, na qual se alcançam incessantemente os resultados da grandiosa revolução para oferecer benefícios reais aos habitantes.

Participaram no ato inaugural os quadros diretivos do Partido, do Governo e das instituições das forças armadas, os membros do órgão de direção central do Partido na cidade de Pyongyang, os secretários-chefes dos comitês partidistas provinciais, os funcionários dos organismos do Partido e do Poder na capital e no condado de Kangdong, bem como os trabalhadores e os oficiais e soldados das unidades militares construtoras.

O discurso inaugural foi proferido por Ri Il Hwan, membro do Bureau Político e secretário do Comitê Central do PTC.

O orador expressou a emoção de celebrar outra solene cerimônia de inauguração em Kangdong, onde havia sido declarado o início das grandiosas construções do ano de 2025 e foi erguido o primeiro hospital local de tipo moderno.

Felicitou calorosamente os habitantes de Kangdong, que desfrutarão de uma vida feliz e culta sob a afetuosa bênção do grande pai, qualificando as novas edificações como riquezas valiosas criadas como resultado da direção enérgica do estimado camarada Kim Jong Un, que deu a primeira pá de terra da construção e a orientou no terreno em várias ocasiões.

E estendeu o sincero agradecimento e a saudação estimulante aos construtores militares que ergueram com excelência os objetivos da política de desenvolvimento local, guardando profundamente no coração a grande confiança do Partido que os colocou à frente do trabalho pelo desenvolvimento local, bem como aos funcionários e trabalhadores do setor correspondente que deram grande contribuição à construção, com elevada responsabilidade pela materialização das resoluções partidistas.

"As tarefas destinadas a fomentar o bem-estar do povo devem alcançar saltos contínuos ao longo dos anos e ser orientadas e ampliadas para promover o desenvolvimento das localidades e dotá-las de todos os fatores necessários para elevar o nível de vida da população, o que constitui a meta invariável da orientação do estimado camarada Kim Jong Un em matéria de construção local", destacou, referindo-se às entusiásticas diretrizes deste, que dirigiu energicamente a construção das fábricas da indústria local e dos centros de serviços.

"A maravilhosa transformação deste condado, onde foram erguidos simultaneamente e em menos de um ano um hospital moderno, as fábricas da indústria local e o Complexo de Serviços, transmitirá de geração em geração a grandeza e a vitalidade da política de desenvolvimento local do nosso Partido", apontou.

Mencionando que, em meio aos contínuos atos de início de construção e de inauguração das obras, a causa secular de transformar fundamentalmente as localidades entra numa órbita de ascensão integral, exortou todos os presentes a dedicar sabedoria, força e paixão à prosperidade da pátria, compartilhando tanto os pensamentos quanto os passos com a grande vontade patriótica do Secretário-Geral.

O camarada Kim Jong Un cortou a fita inaugural.

No céu do local do evento, muitos balões foram lançados e salvas de fogos de artifício foram disparadas como testemunho da alegria e do júbilo dos habitantes, que se reuniram mais uma vez em sua residência com o pai generoso da grande família socialista e celebraram um acontecimento digno de ser escrito com letras maiúsculas na história do desenvolvimento do condado.

Todos os participantes expressaram agradecimento a esse grande mestre da criação e da construção, eminente dirigente do povo, que dá continuidade aos anais da gigantesca transformação que integra o desenvolvimento local da nova época.

O camarada Kim Jong Un percorreu a Fábrica de Alimentos e o Complexo de Serviços do condado de Kangdong.

Expondo sua impressão ao vivenciar a nova conquista dos trabalhos impulsionados pela grande transformação do país sob o apoio absoluto do povo, disse que as tarefas pelo rápido desenvolvimento das localidades e pela prosperidade e civilização dos habitantes se tornam uma obra sagrada a ser promovida de maneira incondicional e invariável pelo Partido, que serve em prol do povo.

"O valor genuíno da revolução da indústria local deve ser comprovado não apenas no trabalho de criar riquezas materiais, mas também na renovação do conceito ideológico dos funcionários e trabalhadores de acordo com a nova época", ressaltou, apontando que as metas e o nível de criação devem ser continuamente renovados e elevados, ao mesmo tempo em que devem ser rigorosamente mantidos o espírito e o princípio de luta de apoio à política partidista.

"Os beneficiários e usufrutuários da política de desenvolvimento local da nova época são os habitantes das localidades", frisou, destacando a necessidade de preservar e glorificar a natureza do socialismo ao estilo coreano, em que as políticas do Partido são traçadas em favor do povo e este se beneficia delas.

Enfatizou que, à medida que se acumulem êxitos e experiências preciosas e se ampliem o sonho e o ideal do povo, o Partido redobrará ainda mais a vontade e o temperamento férreos com os quais conduzirá ao desenvolvimento contínuo e vertiginoso a época estimulante em que se superam os precedentes e os limites, tanto na velocidade de avanço e na fisionomia variável da prosperidade estatal quanto no alcance e na profundidade das inovações e da criação.

Os participantes do ato percorreram as fábricas modernas, promissoras e de alta utilidade econômica adequadas à situação local, bem como o Complexo de Serviços que proporcionará uma vida culta à população, trocando opiniões sobre a nova vida, a nova civilização e o novo bem-estar gerados pela política do PTC.

A solene inauguração das fábricas da indústria local e do Complexo de Serviços no condado de Kangdong serve como mais uma oportunidade significativa para centuplicar o júbilo e o fervor patriótico dos habitantes de todo o país, que acolherão o 9º Congresso do PTC com a implementação da revolução do desenvolvimento local.

Revolução contínua

Explicação de terminologias políticas

A revolução contínua é a execução sucessiva da luta revolucionária que prossegue até que a independência das massas populares seja plenamente realizada.

A revolução contínua é o processo regido por leis do desenvolvimento da luta revolucionária para realizar a independência das massas populares, e manter firmemente a concepção da revolução contínua é uma posição de princípio que os revolucionários devem sustentar de forma consequente.

A causa socialista, realizada sob a direção do partido da classe trabalhadora, alcança a vitória por meio de um longo curso histórico que atravessa várias etapas do desenvolvimento revolucionário.

Quando a revolução socialista é realizada, as massas trabalhadoras tornam-se donas do poder estatal e dos meios de produção, verdadeiras donas da sociedade, mas a independência das massas populares não é plenamente realizada. Para realizar completamente a independência das massas trabalhadoras, é necessário libertá-las não apenas da dominação e da subordinação de classe, mas também até das amarras dos vestígios da velha sociedade; para isso, mesmo na sociedade socialista, é preciso continuar a revolução.

As três revoluções, ideológica, tecnológica e cultural, são tarefas da revolução contínua que devem ser realizadas durante todo o período da construção socialista e constituem a etapa mais elevada da revolução para realizar a independência das massas populares. As três revoluções são, em sua essência, a luta para realizar a independência das massas trabalhadoras. A questão de continuar ou não as três revoluções, de sustentar ou não a posição da revolução contínua, é a questão fundamental de levar até o fim ou abandonar a causa revolucionária da classe trabalhadora. Somente quando, por meio das três revoluções, se realizar em alto nível a uniformização ideológica e a unidade e coesão de toda a sociedade com base no Kimilsungismo-Kimjongilismo, e se alcançar um desenvolvimento vertiginoso na construção econômica e cultural, é que serão atingidos os objetivos da construção de uma potência socialista.

Quando todos os funcionários, militantes partidistas e trabalhadores se armam firmemente com a ideia da revolução contínua do nosso Partido e lutam de forma perseverante, a construção da sociedade ideal do povo será antecipada.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Uma nobre vida que brilha junto com o trem rumo ao povo

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il dedicou toda a sua vida à prosperidade do país e à felicidade do povo.

Em um dia frio de janeiro de 1998, o Dirigente dirigiu-se à província de Jagang, dizendo que precisava percorrer mais de 20 unidades em dois dias e que, quando ele próprio estivesse à frente da marcha forçada, o povo o seguiria e essa marcha sairia vitoriosa.

Somente no ano de 2009, esteve em mais de 200 unidades de diferentes localidades, como Hungnam, Rakwon, Wonsan, o Complexo Siderúrgico Kim Chaek, Ranam e Musan.

A distância desse percurso equivale à das visitas realizadas de trem ao longo dos dez anos anteriores.

De janeiro a dezembro de 2011, último ano de sua vida revolucionária, o Dirigente continuou suas visitas de trabalho de trem a uma moderna fábrica de produção de garrafas de vidro e a outras fábricas e empresas, pomares, pisciculturas, parques e áreas de recreação.

No dia 16 de dezembro, tomou medidas relacionadas ao fornecimento de peixes aos habitantes da capital e, à noite, subiu ao trem para encontrar-se com o povo.

Ao longo de toda a sua vida, o Dirigente realizou de trem 1.647 ocasiões de orientação no local, percorrendo mais de 398 mil quilômetros.

Hoje também, o povo coreano não esquece as proezas imortais do Dirigente, que continuou suas visitas de trem considerando o serviço ao povo como o orgulho de sua vida.

Agência Central de Notícias da Coreia

União das Crianças Saenal que deu origem ao movimento das crianças da Coreia

O dia 15 de dezembro do presente ano marca o 99º aniversário da constituição, pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, da União das Crianças Saenal, a primeira organização infantil da Coreia.

Depois de fundar a União para Derrotar o Imperialismo em 17 de outubro de 1926, o camarada Kim Il Sung passou por Fusong em sua viagem rumo a Jilin para ampliar ainda mais o cenário da luta.

Então, na cidade de Fusong havia não poucas crianças que, sem sequer pensar em frequentar a escola devido à difícil situação econômica, dedicavam-se aos trabalhos agrícolas ajudando seus pais em casa.

O camarada Kim Il Sung pensou que, se as aglutinasse em uma organização e as fizesse somar-se à luta pelo resgate do país, isso se tornaria uma grande força, e desenvolveu ativamente o trabalho com as crianças durante sua permanência em Fusong.

Ele lhes contou a história de nosso país e a trágica realidade da pátria e as convenceu de que deviam lutar até o fim, sem conciliar-se com os inimigos.

Graças à sua enérgica direção, entre as crianças da região de Fusong elevou-se pouco a pouco o entusiasmo de lutar para resgatar a pátria arrebatada pelo imperialismo japonês.

Nessas circunstâncias, ele convocou a reunião preliminar para constituir a organização infantil.

Na reunião, afirmou sua decisão de constituir o mais rapidamente possível uma organização infantil capaz de aglutinar as crianças e orientá-las pelo caminho correto, e assinalou que a organização que seria constituída deveria ser uma organização que lutasse pela restauração da pátria, após a derrota do imperialismo japonês, e pelo luminoso dia da construção de uma nova sociedade em que as massas trabalhadoras vivam felizes. E sugeriu que, a seu ver, seria melhor denominar a organização como União das Crianças Saenal (novo dia), no sentido de que se trata de uma entidade revolucionária da nova geração que luta pelo luminoso dia da restauração da pátria.

Em 15 de dezembro de 1926, o camarada Kim Il Sung organizou a União das Crianças Saenal (UCS) com pequenos patriotas da cidade de Fusong e de suas proximidades.

A UCS definiu seu princípio organizativo, o sistema de trabalho e as normas de ação de seus membros, com vistas a prepará-los firmemente para alcançar a independência do país e o triunfo da revolução coreana.

Sua constituição deu origem ao movimento infantil revolucionário na Coreia, e a UCS desenvolveu-se como a União das Crianças da Coreia após a libertação do país (15 de agosto de 1945).

Pak Ryong Un

Naenara

domingo, 14 de dezembro de 2025

Recebamos o 9º Congresso do Partido como um congresso de vitória e glória fortalecendo ainda mais o ímpeto de luta audacioso e combativo


Editorial

Sob a extraordinária orientação do grande Comitê Central do Partido, que conduz com firme convicção a sagrada causa revolucionária do Juche rumo a um auge incessante, a fase de desenvolvimento da prosperidade integral do Estado vem se ampliando de forma extraordinária, e o ímpeto de marcha do nosso povo, que avança segundo seu próprio método e ao longo de seu próprio curso de desenvolvimento, eleva-se a cada dia.

No contexto em que o ardor revolucionário de todo o Partido e de todo o povo, destinado a alcançar um desenvolvimento qualitativo ainda mais elevado da construção socialista por meio da vigorosa luta de lealdade e patriotismo e da prática resoluta de abertura de novos caminhos e transformação, vem se intensificando e sublimando sem precedentes, realizou-se a sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

A sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia tornou-se um importante momento político que definiu claramente o rumo para novos avanços da construção socialista e impulsionou com força a marcha de todo o povo.

Unir-se ainda mais firmemente em torno do Comitê Central do Partido, concluir com êxito a luta pela implementação das resoluções do 8º Congresso do Partido e receber o 9º Congresso do Partido como um congresso dos vencedores, um congresso de glória, é a convicção inabalável e a vontade ardente de todos os militantes do Partido e do povo.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Devemos, assumindo com responsabilidade e sem vacilações cada passo da luta que desbrava a grandiosa causa do desenvolvimento integral, cumprir até o fim a sagrada missão que a época e a revolução nos confiaram."

O ano de 2025 é, para o nosso Partido e o nosso Estado, e para o nosso povo, um ano verdadeiramente significativo. Sendo ao mesmo tempo o ano do 80º aniversário da fundação do Partido e do 80º aniversário da libertação da pátria, bem como o último ano da execução do plano quinquenal, cada dia deste ano esteve longe de ser comum.

A 11ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido apresentou como orientação geral do trabalho de 2025 a promoção substancial dos preparativos para ingressar na etapa seguinte do desenvolvimento, ao mesmo tempo em que se conclui com êxito o plano quinquenal.

Todo o povo, elevando bem alto o programa de ação prática apresentado pelo Partido e levantando-se em uníssono, lutou de forma ainda mais ousada, mais concreta e mais intensa, alcançando, assim, resultados notáveis e sucessivos em todos os domínios da construção socialista.

Como declarou o estimado camarada Secretário-Geral, o ano de 2025 é um ano histórico de virada, no qual, com o vigoroso ímpeto de avanço do desenvolvimento integral, se rompe com confiança a linha final da execução do plano quinquenal e se acumula a força motriz para uma transição enérgica a uma nova etapa.

Com este ano, que fez sentir de modo vívido a velocidade acelerada do avanço e a força autossustentada duplicada por meio de transformações e mudanças deslumbrantes, o percurso orgulhoso dos últimos cinco anos firmou-se como um sólido alicerce que sustenta a luta incessante rumo a uma etapa mais elevada e as novas vitórias que continuarão sendo alcançadas.

Ao atravessar os processos preparatórios indispensáveis para a luta da próxima etapa, reforçando cem vezes mais a independência e a capacidade de autodefesa, mantendo de forma coerente a iniciativa e o espírito progressista, e intensificando o ímpeto de inovação, criação e avanço, o nosso povo transborda de grande confiança e vitalidade. A elevada autoconfiança e a coragem de todo o povo são, precisamente, a força motriz inesgotável do desenvolvimento do nosso Estado.

Nesta reunião, foram apresentadas diversas tarefas destinadas a garantir a realização bem-sucedida do 9º Congresso do Partido, que se tornará um ponto de virada decisivo para impulsionar com vigor o fortalecimento e o desenvolvimento do nosso Partido e para ampliar ainda mais a força motriz do avanço rumo ao desenvolvimento integral da construção socialista.

Receber o 9º Congresso do Partido como um congresso de glória é uma importante tarefa política que confirma, mais uma vez, que a ideia e a política do Partido do Trabalho da Coreia são científicas e que sua extraordinária capacidade de liderança é invencível e infalível.

Os resultados notáveis que vêm sendo alcançados na luta de abertura e na luta de transformação da primeira etapa rumo ao desenvolvimento socialista integral estão diretamente ligados à extraordinária liderança do nosso Partido. Graças aos claros programas de luta e às estratégias apresentadas pelo nosso Partido, o nosso povo pôde multiplicar sua força de avanço e de mobilização e avançar diretamente para vitórias ainda maiores. Pela liderança extraordinária do nosso Partido, que inculcou profundamente em todo o povo o verdadeiro significado do patriotismo e estimulou a todos a se engajarem na luta pela revitalização e desenvolvimento do Estado, avivando em todos os campos da construção socialista o espírito de criação de novos padrões, novos recordes e novos milagres, cada ano da execução do plano quinquenal foi repleto de conquistas em expansão e crescimento, ficando nitidamente gravado na história do país.

Quando, em todos os setores e em todas as unidades, se alcançam mais excelentes resultados com uma capacidade de execução firme e inabalável, a autoridade dirigente e o poder combativo do Partido do Trabalho da Coreia se elevam ainda mais.

Receber o 9º Congresso do Partido com orgulhosos êxitos de trabalho constitui uma grande demonstração do poder da unidade monolítica, na qual todo o povo se une de um só coração e uma só vontade em torno do grande Partido.

Para o nosso povo, que compartilha com o Partido o pensamento, a vontade e os passos, não existe o impossível na concretização dos desígnios do Partido. Quanto mais se acumulam as dificuldades e obstáculos, quanto mais vastas são as tarefas da luta, mais firmemente ele guarda a lealdade inabalável e se levanta com ousadia. O poder da unidade indissolúvel, mais forte que as provações e mais impetuoso que os desafios, torna-se a fonte que faz surgir milagres que surpreendem o mundo.

Receber de forma significativa, com grandes realizações impregnadas de esforço árduo e de ardor inesgotável, o congresso do Partido que constitui um divisor de águas no desenvolvimento da nossa revolução é a tradição de luta do nosso povo. A honra de poder gravar em suas próprias criações o cartão de visita de presente oferecido ao congresso do Partido é um direito reservado apenas aos verdadeiros patriotas que, iniciando com uma partida ousada movida pelo amor à pátria, prosseguiram com uma luta incessante e alcançaram resultados orgulhosos. O espírito criador e o estilo de luta do povo da província de Kangwon, que, por meio de uma luta ousada e ininterrupta, estabeleceu sólidas bases motrizes de autossustento e autossuficiência e ofereceu ao 9º Congresso do Partido um precioso patrimônio do qual também as gerações futuras se beneficiarão, vêm agora estimulando infinitamente todo o povo à luta pela implementação das resoluções do Partido.

O período até a convocação do 9º Congresso do Partido constitui um momento extremamente importante e responsável para concluir com êxito a implementação das resoluções do Partido e avançar para uma nova etapa de transformação. Mesmo que se trate de dar passos ainda maiores rumo ao cumprimento das metas do próximo plano quinquenal, ou de expandir rapidamente a fase ascendente conquistada a um alto custo de luta, não pode haver sequer uma pendência mínima na execução das tarefas apresentadas.

O Comitê Central do Partido, nutrindo grande orgulho e autoconfiança por ter sublimado os últimos cinco anos como um grandioso período de abertura rumo à prosperidade integral, conclamou ardorosamente a imprimir ainda mais ímpeto ao espírito de luta ousado e ofensivo e a avançar com vigor para uma nova etapa de transformação.

Todos os funcionários, militantes do Partido e trabalhadores devem, com ainda maior confiança e coragem quanto ao futuro de sua causa e de sua luta, continuar dedicando-se incansavelmente à abertura do porvir com seus próprios métodos de luta e com o poder da autodeterminação e do autossustento.

Sob a sábia liderança do Partido, alcançamos nos últimos cinco anos transformações verdadeiramente grandiosas e fizemos surgir um panorama de desenvolvimento extraordinário que antes sequer podia ser imaginado. Tudo isso é uma demonstração cabal da invencibilidade da liderança do nosso Partido, e a convicção de todo o povo de que somente no caminho único de seguir o grande Partido residem todas as vitórias, a glória e o amanhã da revitalização civilizacional torna-se cada vez mais firme.

Mesmo um caminho de centenas de milhares de quilômetros se conclui com o último passo. Se, hoje, diante do 9º Congresso do Partido, afrouxarmos a tensão interior e estagnarmos no lugar, as preciosas vitórias alcançadas até agora perderão seu brilho.

Devemos examinar, cláusula por cláusula, as resoluções do Partido e submeter à prova da própria consciência limpa se somos capazes de apresentar ao nosso Partido um relatório de lealdade. Ao mesmo tempo em que concluímos, no mais alto nível, os projetos de construção oferecidos como presentes laborais ao congresso do Partido, devemos assegurar, em todos os lugares, a implementação perfeita das resoluções do Partido, sem que reste sequer o menor ponto insuficiente ou pendente.

A elevada disposição combativa e a autoconfiança das massas são uma força inesgotável que gera milagres. A imensa força espiritual de milhões de militantes do Partido e de todo o povo, que encarnam fielmente o grande espírito ofensivo do nosso Partido, é precisamente a poderosa garantia capaz de concluir vitoriosamente a nossa luta rumo ao 9º Congresso do Partido.

Atualmente, a situação geral é extremamente encorajadora, e o fervor político e o ímpeto de avanço do nosso povo encontram-se extraordinariamente elevados. É preciso imprimir ainda mais vigor a esse espírito de luta ousado e ofensivo.

A luta de hoje é uma batalha ofensiva tenaz para consolidar e ampliar ainda mais os êxitos já alcançados. A inovação contínua e os saltos sucessivos são características próprias do nosso povo, que gosta de fazer revolução, gosta de lutar, avança incessantemente e combate sem jamais se curvar, e constituem também o método de liderança do Partido do Trabalho da Coreia, que supera com firmeza qualquer provação e avança sempre para a frente, rumo ao futuro, como uma tempestade.

Em todos os setores, é preciso estabelecer com precisão os objetivos da luta da próxima etapa voltados ao desenvolvimento qualitativo e encontrar métodos científicos e realistas para sua realização. Devem-se preparar de maneira sólida as condições para que a nova era de transformação das localidades se estenda continuamente ano após ano, e, no setor agrícola, realizar de forma substancial os preparativos da produção para assegurar colheitas abundantes no ano significativo em que se realiza o 9º Congresso do Partido. Em todos os setores e unidades, deve-se aprofundar incessantemente a luta pelo aumento da produção e pela economia, acumulando possibilidades e potencialidades que permitam dar um novo salto a um patamar ainda mais elevado.

Quando os militantes do Partido avançam com vigor, as massas os seguem, e a força espiritual de todo o povo irrompe como um vulcão em erupção.

Para que os militantes do Partido do Trabalho da Coreia comprovem com prática resoluta o juramento feito diante da bandeira do Partido, para que deem brilho à vida de pioneiros que abrem as brechas do avanço, cada um deve tornar-se uma chama que não se apaga, fazendo com que sua unidade e seu posto fervilhem de ardor revolucionário, ardor de luta e ardor patriótico. Na luta para receber dignamente o 9º Congresso do Partido, devem demonstrar com feitos notáveis quem são, de fato, os militantes do Partido do Trabalho da Coreia.

É necessário elevar por todos os meios a atividade das organizações partidistas, a fim de intensificar ainda mais o ímpeto de luta de todo o povo do país para receber o 9º Congresso do Partido como um congresso de glória.

As organizações partidistas de todos os níveis devem fazer com que as massas compreendam profundamente a ideia da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido, o grande significado do 9º Congresso do Partido e as tarefas de luta colocadas diante de suas respectivas unidades, ao mesmo tempo em que sintetizam de forma rigorosa a situação da implementação das resoluções do Partido, garantindo a obtenção dos melhores resultados. Devem mobilizar totalmente as forças e os meios de propaganda e agitação, elevando ao máximo sua eficácia, para que em todos os lugares ressoe com força o toque da corneta de avanço rumo ao 9º Congresso do Partido e transbordem nova vitalidade e novo ambiente. Seguindo métodos de trabalho ideológico inovadores e dinâmicos das fileiras revolucionárias, deve-se fazer com que milagres e inovações floresçam em todos os campos da implementação das resoluções do Partido.

A luta de hoje exige que os nossos funcionários, que são os quadros dirigentes da revolução, tornem-se os porta-estandartes da execução incondicional da política do Partido.

Os funcionários devem, por meio de uma prática responsável e ousada, transformar suas unidades e regiões em lugares capazes de receber dignamente o glorioso congresso do Partido, assumindo a dianteira, elevando ainda mais o nível de exigência e conduzindo habilmente as massas como comandantes de campo. Quando os funcionários organizam e dirigem todo o trabalho com ímpeto combativo, em estilo de linha de frente, criando novos padrões com uma nova visão e um novo modo de atuar, o ímpeto geral da marcha torna-se ainda mais elevado.

Há a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia e há um povo forte que sustenta os desígnios e as decisões do Partido com ação prática resoluta; por isso, a vitória é certa.

Avancemos todos com vigor para receber o 9º Congresso do Partido como um congresso dos vencedores, um congresso de glória!