segunda-feira, 7 de outubro de 2024

China exige firmemente que Japão não cause caos nas relações entre os dois países, nem na paz e estabilidade do Estreito de Taiwan.


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China comentou sobre a recente passagem de um navio de guerra japonês pelo Estreito de Taiwan.

Ele destacou que a questão de Taiwan está relacionada à soberania e à integridade territorial da China, sendo a base política das relações China-Japão, e, portanto, constitui uma linha vermelha inviolável.

"Sobre a entrada do navio de guerra das Forças de Autodefesa do Japão no Estreito de Taiwan, o exército chinês já tomou as devidas providências de acordo com a lei e os regulamentos.

A China presta muita atenção à intenção política dessa ação por parte do Japão e já apresentou um sério protesto ao país.

Na Declaração Conjunta entre China e Japão de 1972, o Japão reconheceu o governo da República Popular da China como o único governo legítimo, e o governo da RPCh reafirmou que Taiwan é uma parte inseparável de seu território.

O governo japonês afirmou que compreendia plenamente e respeitava a posição do governo chinês, além de observar a posição esclarecida no artigo 8 da Declaração de Potsdam.

A China exige categoricamente que o Japão cumpra sua palavra em relação à questão de Taiwan, seja prudente em palavras e ações e não cause caos nas relações sino-japonesas, nem na paz e estabilidade do Estreito de Taiwan."

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário