Conhecimentos gerais internacionais.
Quando os Estados Unidos provocam incêndios em diversos lugares com a "guerra contra o terrorismo" e várias guerras por procuração, o mundo tem denunciado que estão abrindo a "Caixa de Pandora".
A história sobre a "Caixa de Pandora" tem origem na obra "Teogonia" do poeta grego antigo Hesíodo.
Segundo ele, o rei dos deuses, Zeus, ordenou a seu filho, o deus do artesanato Hefesto, que criasse uma bela mulher à imagem das deusas. Zeus, mesmo fazendo Prometeu sofrer terríveis dores por ter trazido o fogo aos humanos, não ficou satisfeito e planejou punir até mesmo as pessoas que viviam felizes com o fogo.
Os deuses concederam à mulher criada por Hefesto não apenas vida, beleza, sabedoria e habilidades, mas também o dom de enganar os outros e seduzir os homens. Por isso, ela recebeu o nome de Pandora (a que contém tudo).
Zeus enviou Pandora, uma mulher preparada com beleza e malícia, como esposa de Epimeteu, irmão de Prometeu, e lhe deu uma caixa reluzente como presente. Ele então fez questão de adverti-la a não abrir a caixa de jeito nenhum.
Por sua vez, Epimeteu, ignorando a forte oposição de seu irmão, ficou completamente encantado por Pandora, a bela e sedutora mulher, e acabou se casando com ela.
Durante o dia, enquanto seu marido saía para caçar, Pandora, que se sentia sozinha, não conseguiu resistir à curiosidade sobre a caixa que Zeus havia lhe dado e acabou abrindo-a. De dentro dela, saíram todos os males, incluindo a morte, a dor, a ganância e o ciúme. A partir desse momento, a mitologia diz que a infelicidade entrou no mundo humano.
A expressão "Caixa de Pandora" tem sido usada desde tempos antigos como um sinônimo para a origem de toda sorte de infortúnios e sofrimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário