segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Informe sobre a 9ª Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia


O Partido do Trabalho da Coreia, grande orientador de nosso Estado e povo, preserva a vitalidade eterna do socialismo, que é o ideal e futuro da humanidade, e conduz energicamente seu desenvolvimento constante comprovando com a luta inflexível e valiosas vitórias a justeza da sagrada missão e ideal estipulados em seu programa.

Através da luta de 2023, ano muito importante e chave no trajeto de desenvolvimento integral do socialismo ao estilo coreano, foi orientada evidentemente a tendência de marcha posterior ao cumprimento do Plano Quinquenal e foi colocada em órbita de ascensão a vida social do Estado em seu conjunto, o que é uma mostra da liderança provada e da capacidade de execução resoluta do Partido do Trabalho da Coreia.

Graças à guia extraordinária do PTC e ao empenho do povo coreano muito fiel a sua direção, foram preparadas a valiosa riqueza ideológica e espiritual, que impulsionará com dinamismo o desenvolvimento do Estado na nova época, e a garantia científica para estabelecer e cumprir com acerto as metas e pontos aspirantes da luta do Ano Novo e foram comprovados o grande poderio e a invencibilidade de nosso Estado com os resultados materiais da obra pelo país próspero e exército poderoso.

2023 foi um ano de mudanças alentadores em que foram acumulados os êxitos valiosos logrados com esforços tenazes e constantes de cada ano segundo o marco da vitória traçado no VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia e sua validade começou a ser manifestada globalmente.

Este fato eleva notavelmente o fervor patriótico e empenho do povo coreano que aspira a saltar à nova vitória.

Para nosso povo, que tem à frente de sua fila a bandeira combativa do glorioso Partido do Trabalho da Coreia, não há nada temível nem impossível e a vitória será sempre da Coreia ainda que sejam múltiplas as provas, o que é o balanço mais valioso de 2023 e a firme vontade do povo coreano que empreende a marcha do Ano Novo de 2024.

Foi realizada de 26 a 30 de dezembro de Juche 112 (2023), na sede do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, supremo Estado-Maior da revolução, a histórica reunião ampliada da 9ª Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia que balanceou com orgulho a vitória de 2023, lograda com a luta unida do Partido e do povo, e determinou o rumo e estratégia de desenvolvimento dos trabalhos partidistas e estatais do Ano Novo.

Participou na ocasião o Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un.

Quando ele saiu à tribuna, todos os participantes proferiram estrondosas aclamações rendendo máxima glória ao líder extraordinário de nosso Partido e Estado, que partindo de sua nobre missão de responsabilizar-se pelo destino da pátria e do povo, deu início à nova época de grandes mudanças no território da pátria e exalta ao mundo inteiro a dignidade e fama da Coreia poderosa com sua incansável e enérgica orientação.

Na reunião participaram os membros do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, os integrantes e os suplentes do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e estiveram presentes na qualidade de observador os funcionários dos departamentos do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, os quadros dos ministérios, órgãos centrais, instituições diretivas de nível provincial e das cidades e condados e das fábricas e empresas importantes e os presidentes dos comitês de gestão agrícola das cidades e condados que se destacaram na produção agrícola.

Foi eleita a presidência com os membros do Bureau Político do Comitê Central do Partido.

Por incumbência do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, o estimado camarada Kim Jong Un presidiu a reunião plenária.

Na ocasião foram apresentados os seguintes temas da agenda.

1. Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do partido e do Estado de 2023 e o rumo de luta para 2024.

2. Para elevar o senso de responsabilidade na implementação das políticas socialistas para as crianças escolares.

3. Sobre o estado do trabalho da Comissão Revisora Central do Partido do Trabalho da Coreia em 2023.

4. Sobre o estado de execução dos orçamentos estatais de 2023 e o projeto dos mesmos para 2024.

5. Sobre algumas medidas para intensificar a função diretiva do Partido na época atual.

6. Problema de organização.

A reunião aprovou por unanimidade da agenda apresentada e discutiu o primeiro ponto "Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do partido e do Estado de 2023 e o rumo de luta para 2024".

O Secretário-Geral proferiu o informe histórico "Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do partido e do Estado de 2023".

Em seu informe, se referiu à importância e significado real que tem a luta de 2023, cheio de grandes acontecimentos e resultados satisfatórios, em determinar os êxitos de trabalho do VIII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

"O presente foi um ano muito importante para nosso Partido e povo que marcham tenazmente para materializar o programa de luta apresentado pelo VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.

Na campanha deste ano, que pode ser dito como determinante da implementação ou não da resolução do Congresso partidista, manifestamos mais uma vez o ímpeto inflexível, típico de nosso Partido e povo que cumprem com audácia suas tarefas revolucionárias definidas mobilizando ao máximo as forças e potencialidades próprias. E, neste processo, incrementamos em grande medida o poderio geral do país.

Em resumo, através da luta deste ano, não passamos simplesmente ao terceiro ano de cumprimento do Plano Quinquenal, como se previa, mas alcançamos o êxito transcendental de preparar o firme fundamento e as condições favoráveis para acelerar a velocidade de avanço posterior em todas as esferas da construção socialista e o incremento do poderio nacional.

Todos os anos posteriores ao VIII Congresso do Partido foram coroados com milagres e mudanças sem precedentes, porém não houve um ano como o presente, repleto de vitórias e acontecimentos tão surpreendentes.

Não foi nada fácil lograr tal mudança.

Nos vimos obrigados a começar a marcha deste ano na conjuntura de provas e dificuldades realmente duras.

Mesmo depois do fim do estágio de emergência de saúde pública internacional, que perdurou mais de 3 anos, todos os sectores sofreram muitas restrições devido às rigorosas medidas profiláticas aplicadas pelo Estado e tivemos que fazer frente às sanções e pressões brutais das forças hostis e das obstrutoras e tomar contramedidas frente ao grave ambiente de segurança. O mais premente era superar a séria crise alimentar, causada pela agricultura deficiente do ano passado.

Em tal circunstância, surgiu o dilema de seguir avançando para o cumprimento das metas do terceiro ano de implementação da resolução do VIII Congresso do Partido ou orientar tudo a resolver as dificuldades iminentes.

O Comitê Central do Partido optou, assim como todos nós, pelo avanço contínuo e pela luta constante.

Com base na análise científica sobre a desfavorável situação interna e externa e as enormes tarefas indispensáveis, o Comitê Central do Partido definiu as metas ambiciosas e a estratégia dinâmica na VI Reunião Plenária de seu VIII Período e as distribuiu a todas suas filiais.

Ao impulsionar energicamente sua implementação, garantiu o cumprimento exitoso da luta deste ano aspirante ao desenvolvimento."

O informe enumerou os êxitos notáveis alcançados na economia nacional em seu conjunto.

"Foram cumpridas todas as 12 metas para o desenvolvimento da economia nacional: a produção de cereais em 103%, de eletricidade, carvão e fertilizantes nitrogenados em 100%, de materiais de aço laminado em 102%, de matais não ferrosos em 131%, de madeira em 109%, de cimento e tecido em geral em 101%, de produtos marítimos em 105%, o transporte ferroviário em 106% e a edificação de moradias em 109%, incluindo as em curso de construção.

Ademais, foi obtido um avanço no estabelecimento da disciplina de planificação e foi reportado um evidente incremento produtivo na economia nacional em geral, especificamente, na produção de motores elétricos (220%), transformadores (208%), rolamentos (121%), zinco eletrolítico (140%), chumbo (121%), papel (113%), sal (110%), cosméticos (109%), placas de vidro (100%) e clínquer de magnésia (104%).

Em comparação com 2020, tempo anterior à celebração do VIII Congresso do Partido, a dimensão de crescimento geral do ramo econômico de 2023 é a seguinte nos principais índices: a produção de trióxido de ferro aumentou 3,5 vezes, ferro fundido (2,7), materiais de aço laminado (1,9), máquinas-ferramentas (5,1), cimento (1,4) e fertilizante nitrogenado (1,3).Ademais, o Produto Interno Bruto cresceu 1,4 vezes."

O informe avaliou o cumprimento em excesso da meta de produção de cereais, a dominante que tem importância decisiva para o desenvolvimento da economia em geral e o asseguramento da vida da população, como êxito mais precioso e caro dos trabalhos econômicos de 2023.

O Secretário-Geral disse que foram elevados incomparavelmente o entusiasmo e a segurança dos funcionários e trabalhadores do ramo agrícola e foram realizados sucessivamente nas fazendas de todo o país os atos de distribuição de colheitas, o que foi um marco importante para produzir uma grande mudança na disposição mental dos agricultores. Prosseguiu que esta é a melhor mudança real alcançada no curso da luta para conquistar as metas de produção de cereais de 2023 e o mais valioso para o desenvolvimento sustentável da agricultura no futuro.

Ao apresentar o fato de que muitas entidades ao longo do país enviaram ao Comitê Central do Partido as cartas em que expressam a vontade de doar ao Estado os grãos preparados com toda sinceridade e patriotismo, apontou que nosso Partido aprecia mais a alma patriótica modesta e sincera dos agricultores que dezenas de milhares de toneladas de cereais. E propôs com cortesia expressar agradecimento a essas entidades em nome da Reunião Plenária do Comitê Central do Partido.

A Reunião Plenária expressou apoio total à proposta do Secretário-Geral.

"Foi construída a Fazenda Avícola de Kwangchon como modelo de modernização do ramo avícola, foram levantadas nas cidades de Sariwon, Haeju e Nampho modernas fábricas de processamento de trigo e foram concluídas as obras do canal Kindung-Hwangju, de dessalinização do lago Kangryong e da rede externa de milhares de hectares do pôlder, além da preparação da firme base para cumprir a meta de recuperação de 300 mil hectares de marismas.

Tudo isso é uma prova clara da justeza do programa da revolução rural da nova época do Partido do Trabalho da Coreia e sua política agrícola e da capacidade diretiva desta organização que mobilizou todo o país à luta para lograr viragem radical na produção agrícola sem hesitação alguma ante as provas e dificuldades", apontou o informe.

Avaliou que depois do VIII Congresso do Partido, foram obtidos êxitos relevantes na construção de moradias para os habitantes, importante assunto estatal a que o Partido do Trabalho da Coreia vem prestando maior atenção.

"O setor da construção voltou a edificar na zona de Hwasong as moradias para 10 mil núcleos familiares, o que possibilita que os moradores da capital se mudem a elas no próximo Dia do Sol. E os construtores jovens criaram o novo monumento da juventude chamado avenida Jonwi (vanguardista) ao impulsionar com audácia a construção de moradias para mais de 4100 núcleos familiares na zona de Sopho.

Os militares do Exército Popular, que consideram como sua vida a fidelidade ao partido e ao povo e o cumprimento absoluto e incondicional de suas ordens e indicações, completaram a construção de moradias da capital e abriram um panorama espetacular de nova cidade montanhosa ao levantar as moradias para mais de 20 mil núcleos familiares na zona de Komdok durante 4 anos passados. E fizeram aporte a terminar a construção da Fazenda de Estufas de Kangdong até a festa de fevereiro de 2024.

As moradias rurais planejadas para construção são mais de 58 mil, o que é o dobro em relação a 2022, e mais de 40 cidades e condados já terminaram esta obra. E outras cidades e condados o farão no geral até a primavera do ano que vem.

Durante a campanha para alcançar as 12 metas principais do desenvolvimento da economia nacional, as indústrias-chaves alcançaram um notável aumento produtivo e foram inaugurados muitos objetos de reajuste e reforço, entre outros êxitos muito estimulantes.

Os trabalhadores do Complexo de Maquinaria de Ryongsong registraram grandes inovações ao fabricar excelentemente os compressores de grande dimensão ao converter a tarefa de produção, atribuída pelo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, no processo de criação do segundo espírito de Chollima e de inovação técnica massiva. Desta maneira, aplicaram um duro golpe ao derrotismo e misticismo sobre a tecnologia, latentes no setor econômico, e evidenciaram com ações a justeza e vitalidade da política partidista.

O Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia avaliou altamente as proezas heroicas da classe trabalhadora de Ryongsong que, apesar da apertada tarefa de produzir muitos equipamentos solicitados, fabricaram grandes compressores com o espírito de autoconfiança e a luta tenaz e os dedicaram à recente reunião plenária."

O informe se referiu a que foram completados a instalação do alto-forno de tipo poupador de energia, baseado no aquecimento por oxigênio, e dos separadores de oxigênio de 15 mil ㎥/h no Complexo Siderúrgico Kim Chaek, a do forno de indução do Complexo Siderúrgico de Hwanghae, a construção do forno vertical de mineral de ferro oxigenado e calcinado na Aciaria de Chongjin e o desenvolvimento da filial de Sohaeri da Mina de Unryul. "Todos estes equipamentos já entraram em operação", acrescentou e qualificou 2023 como ano em que foram dados grandes passos adiante em assegurar a autoctonia e modernidade da indústria metalúrgica.

"O setor da indústria química forneceu suficientemente os fertilizantes nítricos ao priorizar sua produção e inaugurou a fábrica de fertilizantes líquidos nutritivos do Complexo Químico de Sunchon para as fazendas de estufas da zona costeira do Mar Oeste. E preparou a garantia material para aumentar notavelmente a produção de fertilizantes ao dar bom acabamento ao estabelecimento adicional do processo de síntese de uréia e do processo de purificação do Complexo Químico Juventude de Namhung e até a extensão de linhas de transmissão elétrica.

No setor da indústria elétrica, foi assentada a sólida base material e técnicas das termelétricas e, elevando a eficácia operacional das hidrelétricas, foram cumpridos sem falta os planos mensais de produção de acordo com as demandas. Outros êxitos muito significativos são a redução da enorme quantidade de derivação mediante o estabelecimento do otimizado sistema de serviços elétricos nas principais linhas de transmissão e a preparação do processo de elaboração da torre de ferro de alta tensão.

A onda de inovação solidária no domínio da indústria carbonífera, iniciada pelo movimento patriótico socialista da nova era pelo aumento da produção de carvão, cujo artífice é a mina carbonífera encarregada do fornecimento à província de Jagang, ligada ao Complexo Carbonífero da Região de Kaechon, constitui o acelerador da luta pelo aumento produtivo em todos os setores da economia nacional e significou um grande alentou para o Partido do Trabalho da Coreia."

O informe avaliou que os setores econômicos como a indústria extrativa, a de materiais de construção, a silvicultura, a indústria leve, a pesqueira e o transporte ferroviário, abriram a via para incrementar obviamente a produção atual e a perspectiva ao dar bom impulso ao cumprimento da estratégia de ajuste e reforço completando sem falta ao mesmo tempo o plano da economia nacional.

"Outros domínios também, como a indústria de tecnologia da informação, o de proteção territorial e ambiental e o do urbanismo levaram adiante os projetos imprescindíveis e básicos para aumentar as potencialidades materiais e técnicas."

O Secretário-Geral avaliou este ano como o de multiplicação dos esforços para lograr inovações e mudanças no setor científico-técnico e apontou que o êxito mais orgulhoso deste ramo foi observado nas ciências e tecnologias espaciais.

"Tomando como fé o projeto estratégico e a intenção do Partido do Trabalho da Coreia e sobrepondo-se aos repetidos fracassos, nossos cientistas e técnicos lograram por fim o acontecimento surpreendente, que foi o lançamento exitoso do satélite de reconhecimento, com a decisão de conquistar a todo custo o espaço cósmico com a inteligência e tecnologia próprias.

Isso é uma mostra plena do temperamento revolucionário e cérebro perspicaz de nossos cientistas e técnicos que alcançam a todo custo qualquer meta científica se é exigido pelo Partido e é necessário para incrementar o poder nacional.

É um êxito incomparavelmente orgulhoso que tenha sido produzida uma revolução no trabalho docente deste ano para a construção da potência da educação e de talentosos.

O setor docente, que se encarrega do futuro do país e das perspectivas de desenvolvimento e prosperidade do Estado, impulsionou em etapa de execução plena a mudança geral da estrutura educacional, que perdurou várias décadas, no sentido de oferecer uma educação mais avançada e prática aos estudantes. Também foram logradas muitas mudanças inovadoras e qualitativas nos conteúdos, formas e métodos de ensino.

Ocorreram avanços claros na consolidação da base material e técnica do ramo docente neste ano, como a construção do Instituto de Educação como centro de estudo científico do ensino que garantirá o desenvolvimento educacional do país, a remodelação da biblioteca científica da Universidade Kim Il Sung e a construção ou reestruturação de mais de 160 escolas e jardins de infância ao longo do país como modelos."

Segundo o informe, os setores de saúde pública e de esportes também fizeram aporte peculiar à produção de novas mudanças em 2023.

"Foram levantadas as fábricas farmacêuticas, as outras de insumos médicos e as instalações especializadas na prevenção de enfermidades, o que fez mais sólido o cimento material e técnico do ramo sanitário e preparou um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e à estabilização da vida da população.

Ao competir nos jogos internacionais, quase quatro anos após o início da crise sanitária mundial, nossos esportistas ganharam muitas medalhas e quebraram sucessivamente os recordes mundiais nos 19º Jogos Asiáticos, no 22º Campeonato Mundial de Taekwondo e no Grand Prix da Federação Internacional de Halterofilismo - 2023.

Ademais, fizeram flamejar nossa bandeira nacional nos eventos internacionais, fato que deu grande ânimo a todos os habitantes do país."

O informe enumerou os avanços logrados por todas as províncias no desenvolvimento econômico, na vida da população e na criação da civilização nas respectivas zonas ao dinamizar a campanha para colocar em prática as decisões do partido.

"Em particular, a província de Hwanghae Sul cumpriu o plano de recolhimento de cereais ao intensificar a educação e a campanha para eliminar os defeitos surgidos anteriormente nas atividades agrícolas e melhorar o desempenho do grupo de promoção de cultivo científico", destacou e avaliou que isso é resultado dos esforços excepcionais dos comitês partidistas nas cidades e condados da província, das organizações partidistas e dos funcionários e trabalhadores do rama agrícola, que são autores da agricultura.

"Em todas as províncias foram mantidos durante todo o ano o ambiente de luta intensa e o estilo de trabalho para edificar a biblioteca de ciências e tecnologias, a fábrica de uniformes escolares, a de calçados e a farmácia padronizada, remodelar e modernizar as fábricas farmacêuticas Coryo e executar a política sobre a criação das crianças, que são tarefas incluídas na resolução da Reunião Plenária do Comitê Central do Partido", destacou.

Acrescentou que foram levantados numerosos estabelecimentos que fazem possível cobrir as demandas econômicas perspectivas e imediatas e assegurar a comodidade de vida dos habitantes locais satisfazendo as exigências da estética arquitetônica da nova época. "Assim, 2023 foi um ano de mudanças substanciais em que foram incrementadas de maneira visível as criações orgulhosas em todas as localidades."

O Secretário-Geral reconheceu como êxito mais importante da luta de 2023 o crescimento extraordinário de nosso poderio ídeo-político.

"Primeiramente, foi observado o progresso transcendental no exercício da soberania nacional e no trabalho para fortalecer o Poder Popular.

A 9ª reunião da XIV Legislatura da Assembleia Popular Suprema, realizada em setembro passado, estipulou na Constituição da República a política sobre o fortalecimento das forças armadas nucleares do Estado. Este acontecimento político será registrado dignamente nos anais da pátria porque preparou um cimento legal para garantir para sempre a segurança de nosso Estado e povo, situado no plano cimeiro a dignidade e posição estratégica do país e acertando ao mesmo tempo um golpe mortal e demolidor aos inimigos.

Como resultado do trabalho legislativo para especificar e detalhar mais as normas e os regulamentos de acordo com a exigência das políticas partidistas e da realidade e buscar e remediar todos os espaços não regidos pela lei, foram instituídas ou emendadas e suplementadas mais de 110 leis e regras por setores, entre outras, a lei de supervisão financeira, a de irrigação, a de educação dos talentosos, a de distribuição da força produtiva e a de funcionários públicos, da República Popular Democrática da Coreia. Assim foi preparada uma garantia legal para consolidar ainda mais nosso vantajoso regime social do Estado.

Foi modificado de maneira mais democrática o método de eleição dos deputados às assembleias populares de todos os níveis a fim de pôr em relevo o caráter popular da República Popular Democrática da Coreia e intensificar ainda mais os trabalhos dos órgãos do Poder. Por conseguinte, a eleição de deputados às assembleias populares das províncias, cidades e condados, efetuada em novembro passado, constituiu uma oportunidade para despertar mais a consciência cívica e o fervor patriótico de toda a população para compenetrar-se e tomar parte ativa nas políticas estatais.

Como trabalho em escala do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, foi efetuado o primeiro curso para os presidentes dos comitês populares nas províncias, cidades e condados, encarregados totalmente dos trabalhos dos órgãos do Poder Popular ante o Partido, o Estado e o povo, o que serviu de importante motivo para elevar o papel das instituições do Poder.

Embora não tenham sido muitas as reuniões celebradas este ano, demos início ao ano em curso com os delegados ao IX Congresso da União das Crianças da Coreia e compartilhamos significativamente o tempo final da agenda do ano junto com as participantes na V Conferência Nacional de Mães. Podemos dizer que tais eventos foram muito significativos para caracterizar este ano e dar destaque ao objetivo e caráter de nossa luta.

Graças ao fervor extraordinário de todos os habitantes do país para defender a pátria e a revolução, foram dinamizados os movimentos patrióticos socialistas e outros massivos de caráter revolucionário, entre outros, o de doação de cereais e o de contribuição para a construção de navios", recorda o texto e continua:

"Nesse curso, foram doados os lançadores de foguetes reativos autopropulsados, veículos carregadores de projéteis e caminhões denominados como Sonyon, Taehaksaengchongnyon, Jikmaeng, Nonggunmaeng, Nyomaeng e Pusasu.

Em meio a tais campanhas patrióticas, foi formado um grande contingente de patriotas que pensam primeiro no Partido, na revolução e na pátria e têm alma sincera de ajudar a aliviar as dificuldades do país. Isso constitui um grande êxito político que não se pode comparar nem com um monte de ouro.

Foram manifestados plenamente ao mundo inteiro a dignidade e o prestígio do Partido, do Estado e do povo e o verdadeiro aspecto da unidade monolítica entre eles através dos grandes festivais políticos e militares como desfiles militares que foram efetuados com maior solenidade em 3 ocasiões em homenagem ao 75º aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia e do 70º da vitória na Guerra de Libertação da Pátria, superando os níveis anteriores."

O informe fez balanço do novo progresso logrado em 2023 nos trabalhos para potenciar ainda mais o aspecto revolucionário do Partido do Trabalho da Coreia e sua combatividade.

"No fragor da luta para materializar a linha de cinco pontos para a construção do Partido na nova época, foram estudados e executados o importantíssimo e inovador sistema e métodos de trabalho partidista que garantem a eternidade de consolidação ídeo-organizativa do Partido e de incremento de sua combatividade.

Foram traçados e colocados em prática em todo o Partido os trabalhos para organizar e despachar os poderosos batalhões de militantes partidistas com a missão de ajudar na construção de moradias rurais da província de Ryanggang e os outros para melhorar a situação das fazendas atrasadas sob a assistência dos Departamentos do Comitê Central do Partido, dos ministérios e órgãos centrais. Isso é a materialização consequente do tradicional modo de trabalho partidista em que os superiores ajudam os inferiores e desenvolvem de maneira simultânea as unidades atrasadas, e constitui outro progresso precioso nos trabalhos partidistas."

O informe se referiu aos grandes êxitos obtidos na luta contra os inimigos e pelo fortalecimento da capacidade de defesa nacional para resguardar a soberania do país e a dignidade nacional.

"No marco da aceleração do desenvolvimento de armas nucleares, que forma parte importante do potencial de defesa nacional e constitui o superpoderoso dissuasivo de guerra, foram realizados com êxito em várias ocasiões os lançamentos de prova e exercícios de disparo dos mísseis balísticos intercontinentais Hwasongpho-17 e Hwasongpho-18, de maneira que foram comprovadas sua confiabilidade e superioridade e determinado o rumo de construção perspectiva das forças armadas estratégicas da República Popular Democrática da Coreia.

Foram organizadas e efetuadas de modo ofensivo as importantes atividades militares como treinamentos de disparo de mísseis balísticos táticos e de mísseis de cruzeiro para fazer frente de maneira esmagadora às frenéticas manobras militares dos inimigos e foram desenvolvidos os drones de reconhecimento e outros de múltiplos propósitos.

Através da cerimônia de lançamento ao mar do novo submarino, foram demonstrados patentemente a disposição de guerra e o aspecto de desenvolvimento das forças armadas da República Popular Democrática da Coreia.

Em particular, chegamos a possuir a propriedade de reconhecimento espacial ao pôr com êxito em órbita o primeiro satélite de exploração da República Popular Democrática da Coreia, o Malligyong-1, o que constitui um acontecimento bravo para lograr avanço decisivo no cumprimento da maior prioridade da modernização das forças armadas da República, apresentada pelo VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, e no desenvolvimento da força estratégica de nosso Estado em etapa elevada.

O Partido do Trabalho da Coreia praticou com iniciativa a estratégia diplomática mantendo a firme posição independente e os princípios nas atividades externas. Como resultado, foram elevados consideravelmente a dignidade e o prestígio do país e foram defendidos firmemente os direitos soberanos de nosso Estado das brutais manobras dos EUA e seus satélites."

Estimando que 2023 foi um ano de grandes mudanças e viragem que registrou um passo gigantesco no orgulhoso trajeto de desenvolvimento da República Popular Democrática da Coreia, tanto no aumento do poderio estatal como no crescimento do prestígio nacional, o Secretário-Geral rendeu homenagem à luta heroica dos militantes do Partido, aos trabalhadores sinceros e aos oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia que, em pleno acato à ideia e direção do partido, vieram forjando com vigor a nova conjuntura de prosperidade e desenvolvimento com o empenho redobrado e esforços audazes.

Estendeu agradecimento cordial a todos os militantes do partido, habitantes do país e oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia, que contribuíram a coroar 2023 com êxitos de fidelidade e patriotismo superando todo tipo de provas e dificuldades com a confiança em nossa causa e o espírito inesgotável e inflexível.

Disse que através da luta tenaz dos três anos passados, o partido e o povo se convenceram de que é completamente possível cumprir o Plano Quinquenal, orientado a consolidar o cimento de desenvolvimento da economia nacional, e lograr o avanço sustentável, e prosseguiu:

Uma grande mudança positiva, que foi produzida no estado ídeo-espiritual de nossos habitantes, sobretudo os jovens, leva ao auge seu fervor revolucionário e ânimo de luta e são revitalizados todos os domínios, o que constitui uma situação favorável que propiciamos através da luta tenaz e ofensiva depois do VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.

Isso significa o recurso mais valioso e efetivo para o avanço e desenvolvimento posteriores e já podemos assegurar com segurança que transitamos à etapa mais dura e ao ponto limite na luta para cumprir as tarefas do Congresso partidista.

Em resumo, a revolução coreana logrou abrir durante o VIII período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia a era de desenvolvimento integral do socialismo em que são revitalizados ao mesmo tempo todos os setores da economia e cultura, além da defesa nacional, são transformadas simultaneamente esta capital e as localidades e são produzidas grandes mudanças tanto nas zonas urbanas, povoados e territórios como no aspecto ideológico e espiritual das pessoas.

A luta de três anos passados nos ensina a experiência de que podemos vencer as dificuldades e cumprir com êxito as importantes tarefas de desenvolvimento se trabalhamos de maneira escrupulosa e sincera mantendo a posição de superar com ousadia as dificuldades que enfrentamos, já que são firmes o sistema de direção do Partido do Trabalho da Coreia e a confiança que todo o povo deposita nesta organização política.

Tudo isso comprova que o programa de luta, aclarado pelo VIII Congresso partidista, é a guia mais acertada e poderosa, que impulsiona energicamente o desenvolvimento da revolução coreana apesar das provas mais severas que nunca, e faz abrigar o otimismo e a convicção de que isso será cumprido sem falta graças à luta seguida dos dois próximos anos."

O informe revisou os trabalhos em geral do ano com ponto de vista crítico e progressivo e com base na posição revolucionária do Partido que presta mais atenção aos defeitos e lições que aos êxitos e experiências para registrar o avanço e desenvolvimento mais rápidos do futuro, e fez análise e balanço serenos dos deméritos implicados.

O Secretário-Geral instou todos os participantes na reunião que tenham o orgulho e dignidade de luta de 2023 e tomem em conta os pontos defeituosos que devem ser superados sem falta nos trabalhos do futuro, e os encomendou que cumpram com sua responsabilidade e papel nos afazeres do próximo ano para escrever a história de nova vitória da prosperidade integral do Estado.

Foram proferidas intervenções sobre o primeiro ponto da agenda.

O Primeiro-Ministro, Kim Tok Hun, o presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, Choe Ryong Hae, o diretor de departamento do Comitê Central do Partido, Ri Chol Man, o ministro da Defesa Nacional, Kang Sun Nam, e o secretário de Organização do Comitê Central do Partido, Jo Yong Won, revisaram e balancearam o estado de trabalho dos ramos encarregados e propuseram à Reunião Plenária as medidas correspondentes.

E os quadros de vários setores apresentaram as intervenções escritas.

A Reunião Plenária escutou e analisou as intervenções e deu a avaliação a respeito.

O estimado camarada Kim Jong Un proferiu o programático discurso de conclusão sobre o primeiro ponto da agenda "Sobre o rumo de luta de 2024".

"Os avanços dados no curso de execução das políticas do Partido e do Estado de 2023 constituem outro valioso recurso para nossa marcha e desenvolvimento", destacou ele e indicou o rumo de luta posterior.

"Agora nos restam dois anos para completar o período do Plano Quinquenal", apontou e continuou:

"Durante este biênio, devemos multiplicar os esforços e empenhos para comprovar que são corretos a orientação de luta, indicada pelo VIII Congresso do Partido, e o trajeto da marcha empreendida até a data, e obter maiores avanços e balancear a luta ante o seguinte Congresso.

Nossa direção posterior de luta geral é cumprir com êxito o programa do VIII Congresso do Partido e preparar o trampolim para o novo avanço do futuro, ao ampliar e aproveitar ao máximo a situação e conjuntura favoráveis, criadas através da luta tenaz.

Com base nos êxitos e experiências adquiridos no último triênio, temos que converter os dois anos restantes no processo eficiente para preparar o novo desenvolvimento da etapa seguinte, completando constantemente a execução da resolução do último Congresso partidista.

Em particular, desde o ano que vem, devemos nos esforças principalmente para resolver os problemas não resolvidos e os obstáculos que impedem a materialização da resolução do Congresso do Partido, de modo que sejam ampliados e surtam efeito os êxitos alcançados até agora e sejam cumpridas perfeitamente todas as tarefas apresentadas.

2024 é o ano decisivo que determinará a possibilidade de alcance da meta de luta, determinada pelo VIII Congresso do Partido, ao dar auge ao ímpeto de ataque em todos os domínios da construção socialista.

Em outras palavras, até o final de 2024, todos os domínios e entidades deverão assegurar a garantia evidente e prática do cumprimento do Plano Quinquenal.

É preciso coroar o próximo ano com triunfos novos e significativos que devem ser alcançados mediante a luta mais entusiasmada tendo a segurança em si mesmo que nos inspira por haver superado com ousadia as provas mais duras.

O problema, que devemos tratar primeiro, é tornar mais rigoroso o sistema e ordem dos trabalhos administrativos e econômicos do Estado", disse o Secretário-Geral e detalhou os problemas de princípios e meios que correspondem ao Conselho de Ministros em revitalizar as artérias da economia nacional e promover o desenvolvimento econômico aspirante, de acordo com sua missão de órgão de administração geral do Estado atribuída pela Constituição.

"Todos os setores da economia nacional devem impulsionar o incremento produtivo, concluir com adianto o reajuste e reforço e concentrar as forças também no ano que vem no cumprimento das 12 metas importantes", enfatizou e indicou as tarefas-chaves que devem ser cumpridas pelas indústrias-chaves como a metalúrgica, a química, a elétrica, a carbonífera, a de maquinaria e pelo transporte ferroviário.

O discurso de conclusão definiu como rumo de desenvolvimento da indústria mecânica do Partido na etapa atual modernizar como padrão e exemplo, durante o Oitavo Período do Comitê Central do Partido, o Complexo de Maquinaria de Ryongsong, base matriz deste ramo, e remodelar com base em tal experiência o Complexo de Maquinaria Pesada de Taean e o Combinado de Maquinaria de Rakwon durante o período de cumprimento do novo Plano Quinquenal para o desenvolvimento econômico, e indicou os meios a respeito.

Mencionou as tarefas gerais que surgem em dar mais impulso à construção da capital e a de moradias rurais, que é um trabalho importante iniciado em virtude da decisão histórica tomada pelo VIII período do Comitê Central do Partido, e sobre outros assuntos práticos para pôr em prática o ambicioso plano perspectivo do Comitê Central do Partido sobre a construção.

Exigiu aos ramos de proteção territorial e ambiental e de urbanismo que promovam com esmero as tarefas por etapas incluídas no Plano Quinquenal e a todos os órgãos e empresas que impulsionem energicamente, ano após ano, a campanha para fazer frente à crise de desastres naturais.

O Secretário-Geral apresentou as tarefas e meios concretos para elevar constantemente a produtividade agrícola, assim como traçar claramente a estratégia de desenvolvimento de máquinas agrícolas e as metas por etapas, após analisar e avaliar a infraestrutura agrícola em geral e a capacidade agrotécnica do país, dar um grande impulso na mecanização da economia rural e dinamizar continuamente o aperfeiçoamento do sistema de irrigação do país e a recuperação de marismas.

Instruiu aumentar ainda mais em todo o país o ambiente e modo sociais de oferecer ajuda ativa ao campo, estabelecer rigorosa disciplina de administração de cereais, construir em distintas localidades modernas fábricas de processamento de trigo de acordo com o aumento da produção deste cereal e melhorar a qualidade dos produtos mediante a renovação da técnica de elaboração.

O informe aclara as tarefas que competem ao ramo da indústria leve, como empreender uma campanha pela melhoria da qualidade dos artigos de consumo massivo e dos condimentos, apresentando-a como primeira meta de seus trabalhos do ano que vem, acelerar a modernização das fábricas da indústria leve e das locais, lograr o desenvolvimento da sericultura e melhorar os serviços comerciais, gastronômicos e públicos.

"Compete ao ramo pesqueiro ativar a pesca no alto-mar, aumentar as variedades e espécies de piscicultura e cultivo e alcançar um aumento na produção de pescados através da criação marítima de grandes proporções". E enumera as medidas para oferecer aos moradores da capital as condições e ambiente de vida mais civilizada e acomodada no lapso do VIII período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

O Secretário-Geral instou o setor de cultura, que ocupa uma posição importante na luta de hoje ao desenvolvimento integral do socialismo e deve lograr um progresso rápido e constante marchando à frente, a dar passos maiores em todos os aspectos da construção cultural com base nas experiências e lições valiosas, obtidas de seu trabalho de 3 anos passados, em particular, de 2023.

Indicou as metas principais e meios para fomentar o progresso social e a prosperidade total do país mediante o aumento constante da capacidade científico-técnica e da vitalidade substancial de apreço às ciências e tecnologias, assim como estabelecer o sistema de definir com fins determinados o plano de desenvolvimento das ciências e tecnologias sofisticadas de caráter central e atrativo e executá-lo concentrando as forças de investigação científica e dirigir e administrar de modo unificado o desenvolvimento científico-técnico do país.

Exigiu fazer de 2024 um ano de maiores mudanças em situar nossa educação no nível dos países avançados ao detalhar e diversificar os conteúdos e métodos docentes e aumentar seu valor prático mediante a introdução nas matérias especializadas dos métodos de ensino e estudo de tipo investigador, e garantir assim no pedagógico a implementação das políticas partidistas.

Foi dada ênfase a praticar corretamente as políticas de saúde pública socialista e reforçar mais a base material e técnica do ramo sanitário, seguir levando à ascensão a moral elevada de todo o partido, Estado e povo ao abrir em 2024 a nova era dourada de seu desenvolvimento no domínio de literatura e arte e de imprensa e informação, defensores da primeira linha da frente ideológica e cultural. E demandou ao setor de esportes ampliar continuamente os êxitos logrados no ano em curso.

Apresentou as tarefas políticas que competem aos órgãos do Poder Popular e às instituições legais como a Procuradoria e a Segurança Pública para consolidar e desenvolver o regime social de nosso Estado, valiosa conquista da revolução e poderosa arma política, e aclarou os meios práticos encaminhados a organizar com mais energia os trabalhos das entidades de massas.

O Secretário-Geral analisou e avaliou o crítico ambiente de segurança da região da Península Coreana, que chegou à beira da guerra nuclear, e o caráter da campanha de confrontação militar das forças hostis. Declarou a importantíssima decisão política de impulsionar mais o desenvolvimento vertiginoso do potencial de defesa nacional, e prosseguiu:

"Neste ano também, continuou sendo brutal a campanha conflitiva anti-RPDC dos EUA e suas forças seguidoras e suas ações desesperadas chegam ao ponto tão extremo que não se pode encontrar paralelo na história em seu caráter aventureiro, provocativo e perigoso.

Os EUA, que causaram a instabilidade da situação da Península Coreana e vêm agravando-a continuamente, estão ameaçando de diferentes formas militares a República Popular Democrática da Coreia até nos últimos dias do ano.

Os EUA buscaram ampliar a cooperação bilateral e tripartida com os títeres sul-coreanos e japoneses, que jogam o papel de serventes e 'cães fiéis' na execução da política hostil anti-RPDC, e formar o sistema de cooperação anti-RPDC. Tal tentativa se tornou mais grave este ano com a concordância dos interesses dos sujeitos sul-coreanos que sofrem com a incerteza de segurança.

Falando abertamente até de 'fim do regime' da República Popular Democrática da Coreia, o presidente estadunidense firmou com os sujeitos sul-coreanos a chamada 'Declaração de Washington', programa de confrontação nuclear anti-RPDC, instalou e colocou em operação o 'grupo consultivo nuclear', cujo objetivo reside no planejamento e execução conjuntos do uso de armas nucleares. E promove abertamente aos olhares do mundo o complô de guerra nuclear anti-RPDC por meio do referido 'grupo'.

Leva a situação da Península Coreana à fase mais perigosa e imprevisível a postura provocativa dos EUA, que andam concentrados no fortalecimento do sistema de cooperação tripartida sob o injusto pretexto de fazer frente à 'ameaça' da RPDC, reunindo-se com frequência com os sujeitos de Japão e Coreia do Sul para prometer a confabulação anti-RPDC de longa duração e realizar anualmente o debate dos projetos de reação e os exercícios militares tripartidos.

O que não se pode ignorar é que voltou a entrar, após mais de 40 anos, na parte sul-coreana o submarino estratégico nuclear de grande dimensão e aterrissou pela primeira vez o bombardeiro estratégico nuclear. Ademais, devido à presença frequente da flotilha de ataque de porta-aviões de grande dimensão e de propulsão nuclear e à introdução sucessiva de outros meios estratégicos nucleares dos EUA de diferentes missões na Península Coreana, o solo sul-coreano se converteu completamente na base militar avançada e no arsenal nuclear dos EUA. Ademais, foram realizados ininterruptamente ao longo do ano os exercícios militares conjuntos de diferentes dimensões, estabelecendo o recorde da história.

Este ano, dobrou o número de treinamentos conjuntos empreendidos pelos gângsteres do círculo militar estadunidense junto com os sujeitos do Japão e da Coreia do Sul, em comparação com o ano passado.

Este fato basta para saber que os EUA perseguem obstinadamente o enfrentamento militar com a RPDC e se concentram cada vez mais nos preparativos de guerra.

Há alguns dias, os sujeitos estadunidenses convocaram a segunda reunião do 'grupo consultivo nuclear', convidando a Washington os títeres sul-coreanos, publicaram que estabelecerão o 'plano de estratégia nuclear e a guia de sua operação' e o 'sistema do dissuasivo ampliado' até meados do ano que vem e realizarão o exercício de operação nuclear durante a manobra conjunta de grande envergadura, programada para agosto que vem. Ao mesmo tempo, voltaram a despachar o submarino de propulsão nuclear à Península Coreana incorrendo na provocação militar até no fim do ano.

A realidade demonstra que o excesso crônico dos atos hostis anti-RPDC dos EUA não se limita à simples ameaça retórica ou ao objetivo demonstrativo, mas passa à etapa criminosa de ação militar que pode causar um choque armado entre ambas partes."

O discurso recordou que as relações Norte-Sul, que pioraram cada vez mais depois da aparição do "governo" títere de Yoon Suk Yeol, se intensificam ainda mais diante da desconfiança e hostilidade causadas pelas loucuras conflitivas anti-RPDC deste traidor, que se tornaram mais abomináveis nos últimos tempos. "E chegaram até o resultado da quebra do Acordo do Domínio Militar Norte-Sul de 19 de setembro que cumprir, ainda que superficialmente, a tênue missão de prevenir os choques armados.

"O que chama a atenção é que a camarilha títere de Yoon Suk Yeol tem a intenção suicida de lograr o 'equilíbrio de força' com a RPDC e enfrentar esta até o final mediante a ampliação do Comando das Forças da ONU, entidade fantasma de caráter ilegal, como um aparato multinacional para a provocação da segunda guerra coreana.

Ultimamente, estão sendo substituídos um após o outro os caudilhos do círculo militar títere pelos belicistas extremistas, ao mesmo tempo em que se tornam mais sinistras as provocações dos inimigos nas intermediações da Linha de Demarcação Militar e são reorganizadas e aumentadas as filas do exército títere sul-coreano.

Tais movimentos militares radicais, que se tornam cada dia mais explícitos, são uma mostra contundente do maligno desígnio de provocar a guerra de agressão.

Como mostram os fatos, não mudou em nada a abominável natureza conflitiva dos EUA e seus lacaios nº 1. Pelo contrário, se torna cada vez mais aberta e atroz.

Se observamos agudamente os atos militares de caráter conflitivo que as forças hostis cometem agravando a cada momento o vulnerável ambiente de segurança da Península Coreana, a 'guerra' já não é uma concepção abstrata mas se aproxima como uma realidade.

A grave situação atual exige à RPDC que dê continuidade aos preparativos para adquirir a capacidade de reação esmagadora à guerra e tomar a perfeita disposição militar, capaz de frustrar em um instante os atos provocativos de qualquer tipo de inimigo, que se tornam mais brutais.

O Exército Popular da Coreia deve completar as medidas militares com o objetivo de defender com firmeza a segurança do Estado, observando e controlando com alta vigilância o ambiente de segurança da Península Coreana que se agrava a cada momento, e tomando sempre a posição de represália esmagadora. Ao mesmo tempo, corresponde dar resposta rápida no caso da possível crise nuclear e acelerar sem parar os preparativos do grande acontecimento para pacificar todo o território sul-coreano, mobilizando no tempo de emergência todos os meios físicos e forças possíveis, inclusive as nucleares."

O discurso de conclusão apontou que o ramo da indústria bélica deve garantir fidedignamente a implementação exitosa da estratégia partidista em matéria do desenvolvimento da defesa nacional, ao ampliar seus êxitos já alcançados no fortalecimento de seu fundamento independente e no desenvolvimento e produção de armamentos.

"O setor de armas nucleares devem assentar a firme base que favoreça o incremento constante da produção e desenvolver uma campanha dinâmica pelo cumprimento do plano de produção para 2024."

Em seguida, foram apresentadas as metas-chaves e tarefas combativas para o ramo de desenvolvimento e produção de mísseis.

Com base na experiência de haver lançado exitosamente e colocado em operação o primeiro satélite de reconhecimento em 2023, foi apresentadas a tarefa de lançar adicionalmente 3 satélites desse tipo em 2024 e foram buscadas as medidas integrais de nível estatal, necessárias para dar bom impulso ao desenvolvimento das ciências e tecnologias aeroespaciais.

Apresentou como tarefa central para o setor da indústria naval melhorar as forças armadas submarinas e de superfície da marinha de guerra ao produzir a segunda revolução da indústria de construção de navios e completar em curto prazo os pontos não cumpridos para o alcance das 5 metas principais para o desenvolvimento da defesa nacional. E atribuiu à indústria de drones e ao setor de reconhecimento e batalha eletrônica a tarefa de desenvolver e produzir os armamentos não tripulados de diferentes tipos e poderosos meios dessa forma de combate em conformidade com as características da guerra moderna.

"O setor das forças paramilitares, que se encarrega de um flanco da defesa nacional, deve inovar continuamente nos conteúdos e métodos de treinamento para fazer frente de modo protagonista e ativo a quaisquer métodos de ação em combate dos inimigos. Assim elevará o nível de comando operacional dos comandantes do Exército Vermelho Operário-Campesino e a capacidade combativa de seus membros, entre outras tarefas para completar os preparativos de guerra."

O Secretário-Geral analisou profundamente a grande mudança geopolítica produzida no panorama político internacional de 2023 e na correlação de forças, as características principais da atual situação internacional e o ambiente externo da região da Península Coreana. Apresentou as orientações estratégico-táticas que devem ser mantidas pelo setor de trabalho com o exterior e instruiu estabelecer novamente a posição sobre as relações intercoreanas e a política de reunificação e provocar uma mudança resoluta na política no trabalho com os inimigos.

"O ramo de trabalho com o exterior escreverá a história diplomática da República Popular Democrática da Coreia em conformidade com sua posição de potência, no princípio de defender a dignidade do partido e os interesses do país e elevar o prestígio nacional, enfrentando com iniciativa e sabedoria a situação internacional em constante mudança e desenvolvimento."

Apresentou as tarefas de consolidar mais o terreno de apoio e solidariedade de nosso Estado ao ampliar o espaço de trabalho com o exterior do país, priorizando o desenvolvimento das relações com os partidos governantes dos países socialistas e desenvolver os vínculos com os países independentes anti-imperialistas, que se opõem à estratégia hegemônica dos EUA e do Ocidente, em conformidade com a situação internacional em transformação, e empreender com ousadia em escala internacional as ações conjuntas anti-imperialistas e a luta conjunta.

"É essencial manter invariavelmente o princípio de luta contra os EUA e outros inimigos, consistente em responder à intransigência com intransigência e lograr a vitória com o enfrentamento frontal, e praticar a política intransigente de caráter mais imponente e ofensivo.

Este ano, afirmamos novamente a invariável vontade de responder da mesma maneira às armas nucleares e ao enfrentamento frontal diante das desesperadas ameaças de guerra nuclear dos EUA e seus seguidores e fizemos os inimigos sofrerem uma irreparável crise de segurança e pavor mediante o exercício esmagador do dissuasivo de guerra.

É nosso invariável princípio e modo de luta contra o inimigo responder e controlar com reações intransigentes qualquer tentativa e opção dos inimigos."

Foi apresentada no discurso de conclusão a linha de modificar radicalmente o rumo do setor de trabalho com a Coreia do Sul, com base em análise serena da amarga história das relações Norte-Sul que vieram repetindo somente a desconfiança e o confronto.

"Perdura agora na Península Coreana a situação de crise incontrolável devido à febre conflitiva anti-RPDC dos EUA e dos sujeitos sul-coreanos.

É um fato que na zona da Linha de Demarcação Militar, onde se encaram enormes forças armadas de ambas partes, pode ocorrer um conflito físico por qualquer menor fator eventual e isso provocar uma guerra. E ninguém pode negar a existência dos dois Estados mais hostis na Península Coreana.

Ao tomar em consideração da política dos governos títeres anteriores, esse estado anormal não é um fenômeno casual como mutação, mas um resultado inevitável da história das relações intercoreanas.

Durante o longo período de mais de meio século, a ideia, linha e orientações em matéria de reunificação da pátria, propostas pelo Partido e pelo Governo da República, ganharam apoio absoluto de toda a nação e produziram simpatia do mundo por seu caráter mais justo, racional e imparcial.

Porém, nenhuma delas saiu frutífera e as relações intercoreanas repetiram o círculo vicioso entre o contato e a suspensão e o diálogo e o confronto.

Um ponto comum na 'política sobre o Norte' e na 'de unificação' de que falaram os sucessivos políticos sul-coreanos foi a 'derrubada do governo' da RPDC e a 'unificação mediante a absorção'.

Como prova disso, segue invariável a base da 'unificação sob o sistema democrático e liberal', embora tenha sido trocado mais de 10 vezes o governo títere até a data."

O Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia destacou que a sinistra intenção dos títeres sul-coreanos de derrubar o regime e o governo da RPDC não varia nem um pouco, embora eles preconizem a 'democracia' e pratiquem o 'conservadorismo'.

"A conclusão geral obtida pelo Partido recordando as relações intercoreanas de longa data é que não se pode alcançar a reunificação com os sujeitos da República da Coreia que determinaram como política estatal a 'unificação mediante a absorção' e a 'fusão de regimes', que vão diametralmente contra a linha da República Popular Democrática da Coreia sobre a reunificação da pátria, baseada no princípio de uma nação, um Estado e dois regimes", insistiu e prosseguiu:

"Neste momento também, os sujeitos sul-coreanos falam sem nenhuma hesitação que a República Popular Democrática da Coreia e seu povo são o território e habitantes da República da Coreia, que devem ser resgatados, e na chamada 'Constituição' desta está estipulado realmente que 'o território da República da Coreia abarca a Península Coreana e suas ilhas anexas'.

A realidade apresenta a necessidade urgente de estabelecer novamente a posição sobre as relações entre ambas partes coreanas e a política de reunificação.

É necessário agora expor em termos mais claros a posição sobre as relações com os sujeitos sul-coreanos reconhecendo a realidade.

Considerar como contraparte de reconciliação e reunificação a camarilha que nos definiu como 'inimigo principal' e busca a oportunidade para 'derrubar o regime' da RPDC e lograr a 'unificação mediante a absorção' em conluio com as forças estrangeiras é um erro que não devemos cometer nunca mais", opinou o Secretário-Geral e acrescentou que não convém ao prestígio e posição de nosso Estado discutir o problema de reintegração territorial da pátria com a camarilha estranha que nada mais é que um bando de lacaios coloniais dos EUA, por causa da expressão retórica da parte compatriota.

A Coreia do Sul não passa de um ente deformado paraplégico e colônia dos EUA que já perdeu sua política, está contagiado com a cultura estadunidense e confia inteiramente sua defesa e segurança em sua metrópole.

O Norte e o Sul da Coreia já não têm mais relações entre compatriotas e homogêneas, mas estabeleceram seus vínculos em dois Estados hostis em beligerância.

Se pode dizer que essa é a direção atual que explica as relações entre ambas partes coreanas."

O Secretário-Geral enfatizou a necessidade de tomar as medidas para ordenar e reorganizar o Departamento da Frente Unida do Comitê Central do Partido e outras instituições encarregadas do trabalho com a Coreia do Sul e modificar fundamentalmente os princípios e rumo de luta julgando e reconhecendo com serenidade a realidade.

Declarou com seriedade que nosso dissuasivo de guerra nuclear passará sem nenhuma hesitação à ação importante se os EUA e os sujeitos sul-coreanos tentem  finalmente nos enfrentar militarmente.

E apresentou ante o setor de trabalho com os inimigos e com estrangeiros as tarefas importantes de impulsionar os preparativos com previsão em consonância com a poderosa ação militar de nosso exército, decidido a pacificar toda a extensão territorial sul-coreana, considerando como um fato consumado a eclosão da guerra em qualquer momento na Península Coreana devido às imprudentes manobras dos inimigos para a agressão ao Norte.

Convencido de que, graças ao denodo e esforços tenazes de milhares de militantes de todo o Partido, dos habitantes de todo o país e dos oficiais e soldados do Exército Popular, infinitamente fiéis ao Partido e à causa revolucionária, será registrada mais uma vez em 2024 em todos os trabalhos do Partido e do Estado e na construção socialista uma grande mudança a ser escrita com letras maiúsculas nos anais da pátria, exortou todos a empreender uma luta mais dinâmica com a convicção de vitória e fervor inesgotável.

Todos os participantes manifestaram com aclamações e aplausos efusivos o apoio e consentimento absolutos ao programático discurso de conclusão que serve de guia para lograr inovações contínuas e saltos sucessivos no cumprimento da causa do Partido do Trabalho da Coreia e da socialista.

As obras históricas, apresentadas na ocasião pelo Secretário-Geral, aclaram o rumo de avanço e as orientações de luta do ano novo para materializar seguramente a estratégia de desenvolvimento ao nosso estilo com a prática revolucionária precavida e resoluta, razão pela qual constituem uma bandeira combativa imortal para levar à ascensão constante a revolução coreana e adiantar a nova era de prosperidade estatal.

A reunião plenária passou ao debate do segundo ponto da agenda "Para elevar o senso de responsabilidade na implementação das políticas socialistas para as crianças escolares".

Ao apresentar o informe da ocasião, o Secretário-Geral resumiu o fato de que a 4ª Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido havia aprovado a decisão de fornecer sem exceção alguma os uniformes e mochilas de boa qualidade a todos os alunos do país e impulsionou vigorosamente a cada ano sua execução, e analisou detalhadamente a produção e fornecimento de uniformes, mochilas e calçados em 2023.

"O fornecimento responsável dos artigos de primeira necessidade para os alunos às expensas do Partido e do Estado é uma invariável política partidista e estatal", reiterou e expôs os princípios que devem ser mantidos pelas instituições correspondentes, como o Ministério da Indústria Leve, os órgãos do Partido e do Poder de todos os níveis e as unidades de confecção de uniformes escolares de diferentes localidades, na produção e fornecimento de materiais escolares, que serão impulsionadas energicamente também no ano que vem como um trabalho de todo o Partido e Estado, e os meios correspondentes.

Apontou que os afazeres para as crianças escolares não são um trabalho econômico mas um trabalho político que garante o futuro maravilhoso da pátria, e acrescentou que os risos alegres delas são precisamente o símbolo do regime socialista e imagem do socialismo com características coreanas.

Encomendou encarecidamente a todos os funcionários que cumpram com sua missão e sagrada obrigação como revolucionários autênticos e melhorem seu senso de responsabilidade e desempenho no cumprimento da tarefa revolucionária a que o Partido concede maior importância.

A reunião passou ao debate do terceiro ponto da agenda "Sobre o estado de trabalho da Comissão Revisora Central do Partido do Trabalho da Coreia. 2023".

Após deliberar o trabalho da Comissão Revisora Central do Partido do Trabalho da Coreia em 2023, reconheceu que esta entidade cumpriu satisfatoriamente com sua missão em implementar as linhas partidistas em matéria do estabelecimento da disciplina e garantir no financeiro e material os trabalhos e atividades do partido.

No debate do quarto ponto, a reunião concordou em compor o grupo de deliberação com o fim de revisar e deliberar o estado de execução dos orçamentos estatais em 2023 e o projeto dos mesmos para 2024.

Como quinto ponto, discutiu o tema "Sobre algumas medidas para intensificar a função diretiva do Partido na época atual" e aprovou por unanimidade a resolução correspondente.

Como sexto ponto, a Reunião Plenária discutiu o problema de organização.

Destituiu e elegeu os membros e os membros suplentes do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

Os membros suplentes do Comitê Central do Partido, Sim Hong Bin, Jo Yong Dok, Jong Yong Nam, Ri Chang Gil, Han Myong Su e Myong Song Chol, foram eleitos membros plenos e assumiram diretamente este cargo Pak Jong Chon, Pak Song Chol, Choe Jun Ho, Kim Jong Sik, Jon Il Ho, Kim Myong Hun, Jang Chang Ha, Ko Pyong Hyon, Ryu Sang Hun, Kim Chol Won e Kim Yong Hwan.

Se tornaram membros suplentes do Comitê Central do Partido: Kim Yong Su, Jo Yong Chol, Ri Chung Gil, An Kyong Gun, Ri Sun Chol, Kim Kwang Jin, Paek Min Gwang, Jong Song Gil, Ok Chang Guk, Kuk Myong Ho, Ri Sang Do, Kim Kyong Jun, Jong Mu Rim, Kim Yong Chun, Pak Myong Ho, Kim Chol Nam, Choe Kyong Nam, Kim Jong Su, Ri Kyong Il e Kim Jong Gil.

Foram substituídos os membros e os suplentes do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

O membro suplente do Bureau Político do Comitê Central do Partido, Jo Chun Ryong, foi eleito como membro pleno, e Pak Jong Chon e Jon Hyon Chol assumiram diretamente este cargo.

Kim Chol Sam foi eleito membro suplente do Bureau Político do Comitê Central do Partido.

Pak Jong Chon, Jo Chun Ryong e Jon Hyon Chol foram eleitos como secretários do Comitê Central do Partido.

Pak Jong Chon foi eleito como vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido.

Foram eleitos Kim Chol Sam como vice-presidente da Comissão Revisora Central do Partido, e Choe Jun Ho e Kim Chol Won como seus membros.

Foram liberados do cargo e nomeados os diretores de departamento do Comitê Central do Partido.

Kim Jae Ryong, Jon Hyon Chol, Ju Chang Il, Kim Chol Sam e Ju Chol Gyu foram nomeados como diretores de departamento do Comitê Central do Partido.

Kim Yong Hwan e Pak Song Chol foram nomeados como secretários responsáveis dos comitês partidistas na província de Hamgyong Norte e na de Pyongan Norte, respectivamente.

Foram substituídos alguns quadros dos órgãos governamentais e outros cargos importantes.

Ri Chol Man foi nomeado como vice-Primeiro-Ministro e presidente do Comitê de Agricultura, Kim Myong Hun como vice-Primeiro-Ministro, Kim Kyong Jun como ministro de Proteção Territorial e Ambiental, Kuk Myong Ho como ministro das Ferrovias, Jong Mu Rim como ministro da Saúde Pública, Ri Sang Do como ministro da Indústria Extrativa, Ri Chung Gil como presidente do Comitê Estatal de Ciência e Tecnologia, Kim Chol Won como presidente da Procuradoria Central, Jon Il Ho como reitor-geral da Academia de Defesa Nacional Kim Jong Un, e Ko Pyong Hyon como presidente do Segundo Comitê de Economia.

Foram realizadas em dois dias as sessões de estudo e consulta por comissões para estabelecer o plano de cumprimento correto e estrito das tarefas de luta do ano novo, atendo-se à ideia e ao espírito do programático discurso de conclusão do Secretário-Geral.

Os membros do Bureau Político do Comitê Central do Partido dirigiram as consultas das comissões em que foram debatidos de maneira empreendedora os assuntos para consolidar, ampliar e desenvolver os êxitos de luta de 2023 em matéria de implementação da resolução do VIII Congresso do Partido e foram apresentadas neste curso as opiniões inovadoras e construtivas.

Foi convocada em 30 de dezembro a 18ª reunião do Bureau Político do VIII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

O Bureau Político do Comitê Central do Partido decidiu submeter à consideração da reunião plenária o projeto de resolução complementado após examinar as opiniões recolhidas nas consultas por comissões.

Igualmente, decidiu revisar o estado de trabalho do grupo de deliberação da execução dos orçamentos estatais de 2023 e o projeto dos mesmos para 2024 e informar seu resultado ao Pleno.

Considerando que o importante para garantir a tendência de crescimento econômico geral, mantendo com firmeza os êxitos alcançados em 2023, está em seguir canalizando as forças no ano novo também às 12 metas de importância-chave para o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida da população, o Bureau Político do Comitê Central do Partido propôs à Reunião Plenária os objetivos importantes.

Na Reunião Plenária, o Primeiro-Ministro Kim Tok Hun informou o resultado da reunião do Bureau Político do Comitê Central do Partido.

A reunião aprovou por unanimidade a resolução intitulada "Para cumprir cabalmente as tarefas para 2024 do Plano Quinquenal apresentado pelo VIII Congresso do Partido".

Após deliberar finalmente o estado de execução dos orçamentos estatais de 2023 e o projeto dos mesmos de 2024, autorizou apresentá-lo ante o 10º período de sessões da XIV Legislatura da Assembleia Popular Suprema.

O Secretário-Geral apontou que esta histórica Reunião Plenária de dezembro decidiu o rumo de luta de 2024 assumindo uma atitude mais séria no conveniente às exigências da revolução e à situação objetiva e subjetiva e adotou as resoluções correspondentes. Afirmou que, desta maneira, foi preparada uma poderosa arma de luta para dar rumo firme ao período de desenvolvimento integral do socialismo ao estilo coreano e obter maiores êxitos com auge constante da revolução.

"Lutar com maior dinamismo pela conquista da meta de luta, apresentada pelo VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, unindo-se com patriotismo, esta é a ideia e o espírito essenciais desta Reunião Plenária", disse e continuou:

"Seguros de nossa força e causa, devemos ampliar em 2024 a honra deste ano em que obtivemos junto com o grande povo as valiosas vitórias e os êxitos sem precedentes dando provas de coragem e empenho multiplicados.

Serão vencidas as múltiplas provas e dificuldades e avançará em ritmo acelerado nossa causa aspirante às metas e ideais ambiciosos, quando todas organizações partidistas e funcionários cumpram sua sagrada missão e dever assumidos ante o Estado e o povo mantendo a unidade compacta em torno ao Comitê Central do Partido."

Em representação do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, o Secretário-Geral jurou solenemente ser sempre fiel à ideia e causa revolucionárias do grande Líder camarada Kim Il Sung e do grande Dirigente camarada Kim Jong Il e manifestou a segurança de que será colocado em prática e dará frutos orgulhosos o elevado entusiasmo de todos os participantes a ponto de empreender a nova luta de 2024.

A Reunião Plenária de dezembro de 2023 do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia concluiu exitosamente seu debate histórico e responsável em um ambiente marcado pela elevada consciência política e pelo entusiasmo de todos os participantes para manifestar ao mundo inteiro o caráter invencível da revolução coreana, que avança com grandes aspirações e ideais, e conduzir vigorosamente a execução exitosa do programa de luta do Partido.

Os membros do órgãos de direção central do Partido, que iniciarão a luta importante para preparar a garantia definitiva de cumprimento do Plano Quinquenal, tomaram a firme decisão de cumprir sua missão responsável, atribuída pelo partido e pelo povo, ao procurar sem falta durante o VIII Período o cimento e ambiente mais favoráveis para consolidar e fomentar a conjuntura de desenvolvimento integral da construção socialista, em fiel acato à guia do Secretário-Geral.

A 9ª Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, que brilhará junto com 2023, ano de grandes vitórias, ficará registrada para sempre na história de nosso partido como evento político de grande significância que centuplicou a convicção e o otimismo sobre a veracidade de nossa ideia e causa, verificada através de provas e milagres, e seu futuro prometedor manifestando plenamente o aspecto impetuoso de nosso Estado.

Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário